Aplicativos

WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS 8 a partir de 2020

O iPhone tem uma característica bem peculiar em relação a muitos concorrentes: você pode usar o aparelho por anos, pois sua longevidade costuma ser alta e duradoura. Além do longo suporte com atualizações do sistema (que costuma cobrir dispositivos com mais de 4 anos), é muito comum as pessoas comprarem modelos antigos para conseguirem usar o iOS sem ter que vender um rim. 😂

Por causa disso, há ainda muitos usuários que usam modelos “velhinhos” de iPhone, e estão muito bem com eles.

O problema é que, por mais que a Apple tente prolongar ao máximo o suporte do sistema, há novas tecnologias que surgem e que, infelizmente, não podem ser adaptadas aos modelos com hardware antigo. A tal da “retrocompatibilidade” (que amarrou por anos a evolução do Windows) um dia cobra a sua conta.

Por mais que os aparelhos ainda deem um bom gás no hardware, a grande dificuldade é encontrar aplicativos que ainda funcionem com ele. Eu, por exemplo, ainda tenho um iPhone Classic (1ª geração) que funciona que é uma beleza. Tenho também um iPhone 4 que uso como celular de backup, com todas suas funcionalidades intactas. O problema é encontrar aplicativos atualmente que rodem neles.


Em dispositivos antigos, a dica é não atualizar o sistema para o máximo permitido, na tentativa de preservar a performance original. Mas isso faz com que fique a cada ano mais difícil fazer os aplicativos funcionarem.

Meu velho e bom iPhone 4 ainda está com o iOS 6, pois além de ser um sistema mais estável que os posteriores, me ajuda a guardar uma parte da história do iPhone.

O problema é que não consigo instalar praticamente mais nada nele. Na App Store nenhum aplicativo é mais compatível, e só consigo usar aqueles que já estão instalados. E mesmo assim, alguns deles já deixaram de funcionar, como é o caso do WhatsApp.

O fim da compatibilidade do WhatsApp com aparelhos que rodam ainda o iOS 6 aconteceu no final de 2017, notícia esta que divulgamos aqui no BDI. E agora chegou a vez daqueles que mantém o iOS 8.

A partir do dia 1º de fevereiro de 2020, todos os dispositivos que ainda rodam o iOS 8 ficarão sem poder se comunicar pelo WhatsApp, mesmo que estejam com o aplicativo já instalado. Já hoje não é mais possível instalar ou atualizar o app pela loja, mas ainda assim os usuários conseguem receber e enviar mensagens. A partir de fevereiro, nem isso mais será possível.

Não, o WhatsApp não faz isso por maldade. Já em 2016 explicamos aqui o motivo para este tipo de atitude dos desenvolvedores:

A justificativa é que não se pode evoluir toda a potencialidade de aplicativos se os desenvolvedores forem sempre obrigados a manter retrocompatibilidade com sistemas antigos. Isso impossibilita a implementação de recursos mais modernos, além de fazer com que o código fique maior do que poderia, deixando o aplicativo grande, desnecessariamente parrudo e propenso a bugs.

Então não tem jeito: quem quer continuar usando um dispositivo antigo, vai ter que se acostumar com a ideia de que, aos poucos, ele vai ficando menos útil. É assim que funciona o mundo de hoje, que está em uma velocidade de transformação muito maior que no tempo de nossos pais e avós. E com tudo, não apenas no mundo digital.

Gostaria de deixar aqui registrado todo o meu respeito aos corajosos que ainda usam dispositivos antigos, seja por nostalgia ou por necessidade. Se você for um deles, deixe um comentário aqui embaixo, contando pra gente a sua história. ;)

Botão Voltar ao topo