iOS

Futuro iOS 12.2 irá eliminar a opção “Pedir para Não me Rastrear” no Safari

A mesma opção será retirada também da versão de computador do navegador

Você já deve estar acostumado a procurar na internet sobre um produto específico, e depois quando muda de foco e tenta visitar outros sites a respeito de outras coisas, é bombardeado por banners publicitários daquele produto que você pesquisou antes. Isso acontece porque todo o usuário é rastreado por cookies, e isso acontece em toda a internet. É assim que ela funciona e, sem isso, provavelmente não conseguiria se manter como a conhecemos.

Para tentar amenizar isso, a indústria criou uma função chamada “Não Rastrear” (DNT – Do not track), que consiste em, quando ativada, enviar ao site que está sendo visitado a informação de que o usuário não quer ser rastreado. Desde o iOS 7, o sistema do iPhone e iPad possui esta opção.

Porém, agora a Apple quer acabar com ela, porque ninguém a está respeitando mais.


O problema é que as empresas de dados analíticos, redes de publicidade e os diversos serviços de internet simplesmente ignoram este pedido e continuam rastreando o usuário da mesma maneira. Ninguém respeita o DNT.

A função não bloqueia nada, apenas é um pedido voluntário para não ser rastreado. Em um artigo publicado no blog do DuckDuckGo, eles relatam que o pedido de não rastrear é ignorado por grande parte das redes de publicidade e dados analíticos, incluindo Google, Facebook e Twitter.

O ‘Não Rastreie’ é como você colocar uma placa na frente da sua casa dizendo “Por favor, não olhe dentro da minha casa”, mas continuar mantendo as cortinas todas abertas.

De fato, a função apenas causa uma falsa sensação de segurança ao usuário, sem efetivamente protegê-lo de nada. E é por isso que a Apple decidiu remover definitivamente a função do iOS.

No beta do iOS 12.2 (atualmente nas mãos dos desenvolvedores e voluntários) a função foi retirada. No Safari 12.1 para Mac também ela não aparece mais.

No lugar disso, a Apple está investindo em outro tipo de proteção, chamada de Prevenção Inteligente de Rastreamento (ITP), que dificulta a vida dos rastreadores.

Ainda não há uma data confirmada para o lançamento da versão definitiva do iOS 12.2 para o público.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • E eu achando que estava sendo protegido por essa função…

  • Jorge Junior

    Nos computadores e celulares com Android, o serviço do AdGuard é bem satisfatório contra esse tipo de coisa. Apesar de tentar o mesmo no iOS, ele não consegue ter a mesma eficiência devido às limitações do sistema. Temos que nos conformar e confiar que a Apple fará algo para amenizar isso…

  • Guilherme Tardin Frias

    O Google ouve a gente pelo microfone, não adianta muita coisa rs

  • Antonio Frederico

    O engraçado é que a maioria (não todas) das pessoas que ficam chocadas com a informação de que seus dados estão sendo analisados por empresas para vender produtos são as mesmas que escancaram suas vidas nas redes sociais. E depois ficam chorando por ai dizendo que a privacidade delas não está sando respeitada….

    • Daniel Carvalho

      Discordo plenamente, as pessoas que conheço que escancaram sua vida pessoal em redes sociais não estão nem aí pra isso, já tentei argumentar com várias, elas simplesmente não ligam.

  • Mariano

    Existe um aplicativo no iOS chamado Firefox Focus, que além de ser ele mesmo um navegador cheio de ferramentas de privacidade, também acrescenta ao Safari uma boa parte desses recursos (através de Ajustes>Safari>Bloqueadores de Conteúdo>Firefox Focus)

    • Daniel Carvalho

      Sabe se ele ajuda nessa questão de localização? Pois tenho ele e o Adblock instalados, mas é engraçado pois sempre que aparece aquela caixinha de que tal site quer minha localização, eu marco “Não” e eles sempre indicam a loja mais próxima.

      • Mariano

        Bloqueadores de rastreamento (proteção contra rastreamento) são sempre uma forma ativa (e portanto melhor) do que apenas “pedir” para não rastrear. Ajuda? Sim é claro que ajuda. Mas você sabe que qualquer buscador mequetrefe consegue estimar sua localização apenas por seu IP né? Então, no exemplo da loja mais próxima, a saída seria esconder o IP com um VPN, o que na minha opinião já seria um pouco demais… rsrsrs

  • Régis

    Um bloqueador muito eficiente e levíssimo para o Safari é o Ka-Block! Recomendo!

  • K1by

    Usem o navegador Ghostery ele bloqueia tudo ou quase tudo

  • João Pedro M. Trabbold

    Mas gente, alguém aqui realmente se importa em ser rastreado? Sem contar a parte filosófica/conceitual, quais são os reais impactos na nossa vida? Claro, a não ser que vc tenha o que esconder…

    Por outro lado entendo que o conceito de rastreamento, nas mãos de um governo tirano, é uma arma contra o cidadão, que é o que está acontecendo na China com o sistema de “crédito pessoal”.

Back to top button
Close