BDI News

Apple dá um recado ao Google e ao Facebook: não tentem burlar as regras

Desde 2008, a Apple nos ensina que a única maneira certa de se instalar aplicativos no iPhone e iPad é pela App Store. Porém, para empresas e seus aplicativos internos, ela criou uma maneira paralela de instalação, usando certificados empresariais. Isso é necessário para que corporações possam criar aplicativos próprios para seus funcionários, sem toda a burocracia da loja.

Este método acabou sendo usado por grupos “paralelos”, que assim podem instalar apps não autorizados (como emuladores de jogos retrô, por exemplo), usando algum certificado empresarial. É uma forma alternativa (e ‘pirata’) de instalar aplicativos.

Quem usou esta técnica para burlar algumas regras da Apple foram ninguém menos que dois gigantes do mundo tecnológico: Facebook e Google. E como castigo, ficaram algumas horas com seus certificados revogados.


Descobriu-se recentemente que Google e Facebook (separadamente) tinham um aplicativo “alternativo” que pagava alguns adolescentes para eles mostrarem tudo o que fazem no celular. Sites que acessam, histórico de compras na Amazon, mensagens que recebem… tudo era repassado para as gigantes, em troca de alguns gift cards.

Mas visto que este tipo de coisa não é permitido pelas rígidas regras da App Store, como eles faziam para oferecer o aplicativo para os usuários? Justamente através de instalação paralela, usando os certificados empresariais (que deveriam ser destinados apenas para criar aplicativos internos para funcionários, não usuários comuns).

Resultado? A Apple revogou esta semana, por um curto período, os certificados do Google e do Facebook, o que causou uma grande dor de cabeça para as duas empresas, pois isso fez com que todos os aplicativos internos dos empregados parassem de funcionar. No dia de ontem, muita gente ficou sem trabalhar, ou não conseguiu fazer seu trabalho à distância, por causa disso.

A atitude da Apple foi apenas um aviso, e os certificados hoje já foram restabelecidos. Mas ficou o recado de que, se continuarem a propor clandestinamente este tipo de aplicativo para usuários comuns, usando seus certificados próprios, terão que se ver com a maçã depois.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Matheus

    Dona do parquinho. rsrsrs

  • Carlos Frederico

    Não tem santo nessa história, mas fico do lado da Apple com razão: se não exercer autoridade, vira bagunça, infelizmente.

  • Esdras Ghomes

    A bola é da Apple. rsrs

  • Marccus Phillipe

    “se começar a brigar, eu vou desligar!”

  • Cássio Tafarel Petek

    Chega do Google e do Facebook ficarem utilizando de métodos escusos pra ferir a privacidade das pessoas e empresas. Eles têm que tomar punições exemplares!

  • Eu só queria saber: esse GBA4iOS é seguro?

  • Murilo Lourenço Cabral

    Apesar de não concordar com muitas das politicas da Apple nesse caso fico do lado dela. Trabalhei com desenvolvimento e sei que algumas de suas politicas para desenvolvedores como por exemplo cobrar 100 dolares por ano para ter o direito de publicar aplicativos na loja sendo eles pagos ou não, ou até simplesmente eles te mandarem uma mensagem apos você publicar que o seu aplicativo não tem funções o suficiente para estar na loja deles e assim negar a publicação na loja alegando que o app não está dentro dos padrões de funcionalidades, tipo como quem diz “seu app não é bom o suficiente para nossos usuários”. Mas nesse caso eles estão certos!

  • Exes Man

    Sou totalmente contra a proibição da Apple de não permitir que se instale o App que eu bem quiser! Sabemos claramente qual a intenção da Apple e logicamente não é para preservar a segurança dos usuários em hipótese alguma! Se eu instalo programas maliciosos, vírus, etc a responsabilidade é minha assim como acontece em qualquer outro sistema operacional! Muitos fanboys irão dizer que estou errado, então já que é assim sugiro que as montadoras de carros permitam somente colocar nos seus carros combustível que elas vendem e não deixar ninguém abastecer mais em postos sem bandeira e que não tiverem certificado empresarial fornecido por elas!!! Os fabricantes de TV´s também só devem permitir que vc veja os canais que elas certificarem e vendem, em hipótese alguma vc poderá colocar um DVD/Bluray Player pq eles representam um risco para a integridade das TV´s e os usuários são todos ignorantes e pq isso elas presam pelo seus clientes!!!! hahahahahahahahahaha… só trouxa pra cair nesse papo furado!

    • Antonio Frederico

      O tão mau falado Windows é criticado por travar e ter vírus demais justamente por permitir que o usuário faça o que quiser. Seria o Windows ruim ou será que é liberdade demais?

      Se um dia o iOS permitir que se faça o que quiser dele, será que ele continua sendo um iOS ou vira um Windows?

      Aliás, será que teríamos tanta gente defendendo o iOS se ele fosse tão aberto assim? Junto com a liberdade, vem a responsabilidade.

      • Miguel Dornaes – Virtuamigtec

        Nao !!! O Windows nem precisa ser personalizado para automaticamente se tornar emperrado, basta deixar o tempo passar e voce terá uma auto-corroça

    • Miguel Dornaes – Virtuamigtec

      Qual aplicativo você foi proibido de instalar ?

      • Exes Man

        Amigo, na boa, em hipótese alguma estou tentando ofender alguém, ok? Mas se vc não tiver familiaridade com Informatica e nunca instalou um Jailbreak, não vai conseguir entender… não é simplesmente UM App, é um universo muito maior que isso… é a completa e total liberdade de vc ser realmente DONO do seu bem, no caso seu iPhone!

        • Christiano

          Não quis ofender e chama os outros de trouxa… tá sertu!

          • Miguel Dornaes – Virtuamigtec

            O cara até apagou !!! Ele não soube responder a minha pergunta !

        • Lima

          Todos os donos de iphone são donos do proprio bem , você é que possui toque ou é vaidoso o suficiente pra querer ficar personalizando tudo que vê pela frente.

          Vá de android e seja feliz.

          • Miguel Dornaes – Virtuamigtec

            Aí ele pode colocar aquela fonte comic sans em todo os sistema !!! Uma baita personalização !!!

    • Monsieur Miller

      A solução é muito simples, vai de android e instala “o que quiser”.

    • Jorge Junior

      Na verdade é até bem simples: compra um Android. Ou fique refém do Jailbreak (fazem tantos anos que não faço que não sei nem em que pé está).

    • Exes, eu discordo de algumas coisas que você disse e poderia facilmente argumentar contra e termos uma discussão saudável e produtiva. É para isso que serve este espaço.

      Mas o problema foi a sua frase final: “Só trouxa pra cair nesse papo furado“, o que transforma tudo o que você disse em um comentário babaca.

      Você pode ter sua opinião sobre as coisas. O que não pode é vir aqui vomitar as tuas verdades como se elas fossem absolutas, e menosprezar quem pensa diferente ou discorda de você.

      Você precisa aprender a expor sua opinião e estar disposto a ouvir a dos outros, de forma mais humilde, sem a postura “eu sou o certo, o resto está errado“. Enquanto você não mudar isso, terá que procurar outro lugar para postar seus comentários intolerantes, pois aqui a gente congela este tipo de usuário.

  • Vinicius Jota

    iLex, gift cards, está escrito “gifs”

  • Jeferson Danine Dos Santos

    Apple: Se começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema

  • Matheus Cecato

    Vai, brinca com a Apple ?

  • Rafael Tonon

    poxa, eu adoraria usar os emuladores ;/

  • Leandro Understood

    iPhone é o melhor, o sistema, ecosistema e outras caracteristicas, mas mudei para Android pela liberdade, precisava fazer algumas coisas, o ruim é que trava as vezes, apesar do meu ter uma boa configuração.

  • Verdade, é um problema no Disqus, que sumiu com a opção de português nos comentários.
    Estamos tentando entender a razão disso.

  • Diego Azevedo

    Só para complementar, os certificados não foram “reestabelecidos”. Os que foram revogados continuam revogados, e todos os apps assinados com eles não funcionam mais. Novos foram emitidos, e dessa forma, garante-se que os apps “bichados” fiquem desabilitados.

Back to top button