Aplicativos

Já está no ar a versão do Waze que funciona no Apple CarPlay

Depois de uma semana de espera, finalmente os usuários do mundo inteiro poderão instalar em carros compatíveis com o CarPlay uma versão do navegador Waze. A atualização chegou à App Store no início da tarde desta segunda (24).


O Blog do iPhone mostrou com antecedência como o programa funciona. Ele agora passa a funcionar diretamente na tela acoplada do veículo, sem a necessidade de fixar o iPhone no painel para ver a rota a ser percorrida.

Na semana passada, o Google Maps também ganhou atualização para o CarPlay.

Lembrando que o Waze usa a rede 3G/4G para atualizar os mapas e situação do trânsito. Confira mais detalhes neste outro artigo.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • f.u.

    Ótima notícia para começar a semana!

  • Muito bom! Adoraria que o Waze permitisse criar rotas com múltiplos pontos de parada. Eu viajo 2x por ano cerca de 1000 km de carro, entre SP e PR por uma rota que eu gosto mais, tenho mais de 40 pontos de passagem para fazer a rota, e hoje o único que permite fazer isso é o Sygic.

    • Andrieux Querido

      Da pra fazer, quando a rota esta criada, vc procura o outro endereço e põe: criar nova parada. mas so da pra adicionar 1 a mais 🙁

  • Marcelo Silva

    Atualizando urgente… bye bye GMaps!

  • ecarvm

    Aleluia!!! Agora falta comprar o Carro 🙂

    • Marcelo

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • Belton

    Ainda prefiro o Maps.

    • Nakalondres

      Poderia explicar por que?
      Usei esses dias o maps. Não mostra velocidade, alertas de eventos, radar… e também mandou virar na contra mão (moro em SP). Tem alguma configuração q permite mostrar alertas?
      Obrigado

      • Belton

        Eu prefiro o Maps pelo layout dele, eu acho que ele se mantém mais atualizado, mostra mais pontos de interesse próximo a rota e a imagem de satélite que é um show. Velocidade nem Waze mostra na tela do Carplay, isso deve ser proibido. Tbm não sei se há esse recurso de motrar alertas on line como Waze, mostra radares, obras…

        • Nakalondres

          Usei o Waze.
          Os alertas funcionaram! Inclusive consegui configurar no próprio celular (acho q pelo carro não dá). A velocidade do carro realmente não mostra, mas ele indica quais os limites das vias.
          Uma vantagem no Maps é a indicação de faixas para facilitar conversões…

          • Fernanda Costa

            Também usei o Maps qdo liberou e não gostei. Demorou para atualizar, fazia a conversão e não acompanhava ficando negativo os km, não tem alertas, mandou virar numa rua que não podia e qdo não fiz demorou pra atualizar e eu fiquei sem saber pra onde ir rs. Tive que encostar o carro, ligar o waze e seguir pela tela do celular mesmo rs

            • Nakalondres

              Também senti falta disso! Fora que não consegui dar zoom ou navegar pelo caminho…

            • Reano De Vitto

              Isso dá pra fazer. De uma forma bem tosca, mas dá.

          • Reano De Vitto

            Onde vc viu a velocidade das vias? Talvez não seja uma opção default, mas na img que ilustra esta matéria não tem e nos (poucos testes) que fiz, tb não vi.

            • Felipe Ribeiro

              Ola, eu testei o G Maps e o Waze, em ambos o volume da voz que faz as notificações é extremamente baixo. Coloquei o celular no volume máximo, olhei as configurações do aplicativo e não achei nada que tenha relação com esse volume. Por exemplo estou escutando spotify, a musica abaixa, faz a notificação (volume quase imperceptível) depois aumenta o volume da musica. Sabe o que poderia ser isso?

            • Fernanda Costa

              O meu som ficou normal, parece que usa um lado da cx de som para a voz do aplicativo e na outra continua a música. Nos dois app achei configuração para ajustar o volume da voz, dá uma procurada. Ah, na configuração do iphone pq no carplay não tem nada mesmo.

            • Oly Modesti

              O volume é definido pela multimídia do carro.

            • Vinny

              Fica no canto superior direito.

      • Thiago Brandão Barbosa

        Usei esses dias, e por várias vezes também me mandou virar na contra mão ou em lugares proibidos. O que me fez dar uma volta maior pra corrigir meu percurso. E não encontrei uma maneira de avisar o aplicativo. =/

    • Nicolau Waris

      No meu carro o Maps da Apple não aparece. Será que existe restrição a depender do modelo de central com carplay?

      • Vinny

        Nao. Restrição regional. Não funciona no Brasil.

  • Denys Volpe

    A L E L U I A !!!

  • Gabriel Rodrigues

    Pessoal, tenho um Peugeot 208 2015/2016 com SMEG+. Atualizei o firmware para a versão mais recente, mas continua não tendo compatibilidade com o Carplay. Ouvi dizer que preciso habilitar a função na concessionária. Alguém sabe se existe outro caminho?

    • Marcelo

      Gabriel, não sei se te avisaram, mas o CarPlay do 308 pelo menos, só funciona se o iPhone estiver configurado em inglês US. Tente fazer o mesmo no seu iPhone e depois me avisa se rolou no 208. 🤘🏻

    • Oly Modesti

      Trocar de carro?

  • Reano De Vitto

    Vou dar aqui minha opinião sobre o Waze no carro. Ter mapas no CarPlay é algo que espero há mais de um ano – e nesse meio tempo quase fui pro Android por isso.

    Alguns pontos a destacar:

    – Dada a política da Apple de restringir o que se mostra numa tela veicular, várias funcionalidades do App ficaram de fora, por exemplo velocidade (que eu usava muito) e poder ver rotas alternativas (esta eu acho indispensável e vai me fazer continuar a usar o app no celular, em conjunto com a tela do veículo. Por outro lado, os radares aparecem por lá – algo que o G Maps não traz.

    – Deveria ser possível usar um app no celular e ter outro na tela do carro – sei que isso pode parecer arriscado, mas atitudes arriscadas dependem mais do motorista. Por exemplo: trocar de música sem tirar o mapa da tela do carro.

    – Achei o espaço da tela mal utilizado (no Waze e no G Maps). Daria pra incluir mais infos úteis.

    – A quantidade de apps preparados pro CarPlay ainda é ridiculamente pequena.

    – Dependendo do aparelho que tem o CarPlay, a experiência pode ser prejudicada. No caso do meu aparelho (um Sony XAV-AX100) o touch da tela é resistivo e não capacitivo, o que torna a experiência de touch meio ruim (mas é um problema do aparelho da Sony e não do CarPlay).

    – Ainda acho que – com o carro parado – outros apps tipo YouTube e Safari deveriam poder ser usados na tela do carro. A precaução da Apple em não deixar o motorista correr riscos é bem mais restritiva do que aparelhos que estão no mercado há anos, com DVD, TV, etc.

    – Seria legal ter uma opção de espelhar a tela ou (sonhando alto) ter um AirPlay no aparelho.

    Enfim… Sabemos que a plataforma da Apple é bem mais fechada do que o robozinho, mas não custa listar os potenciais pontos de melhoria.

    Abraços.

    • Nakalondres

      Algumas observações:
      – sim, consegui dar zoom e mover pelo mapa, mas de forma tosca como vc disse
      – não sei se seria isso, mas dá para olhar as diferentes rotas sim. E selecionar a q quiser
      – eu consigo mudar as musicas sem sair do Waze e Maps pelo controle no volante
      – sim, apareceu a velocidade da via e não mexi em nenhuma configuração (vou tentar postar a foto depois de novo)

    • Vinny

      A velocidade aparece no canto superior esquerdo. E as rotas alternativas são uma restrição do aplicativo. O google maps no CarPlay disponibiliza.
      O CarPlay existe justamente pra você não usar o celular no carro. E ele usa o processamento do aparelho pra espelhar a tela. Por isso não é possível abrir aplicativos diferentes na CMM e no iphone.
      A experiência ruim não é apenas culpa da Sony. Mas da Apple também. A Apple deveria exigir requisitos minimos para garantir a usabilidade. Made for CarPlay.
      Não vejo sentido em acessar esses apps com o carro parado. Melhor usar o celular. E ainda não acaba com a bateria do carro.
      Espelhamento existe. Só não no CarPlay. Mas tem um aparelho (não lembro o nome) que cria um AirPlay na tela multimídia.

  • Oly Modesti

    Testei os dois. Funcionam perfeitamente. Usar Google Maps ou Waze é questão de preferência.

  • Daniel Sant’ Ana

    Galera, alguém sabe como faz para apagar a barra de busca no waze pelo carplay? vi que no Google maps ele se oculta sozinho mas no waze ele fica sempre em exibição, minimizando a tela do mapa. Alguem tem alguma dica?

  • Nicolau Waris

    E o mapa do apple? Ele não aparece na central MYLINK da Chevrolet. Apenas o GoogleMaps, e agora, o Waze. Acontece isso com mais alguém?

    • Vinny

      Acontece com todos. Os mapas da Apple não tem curva a curva no Brasil e por isso não são disponibilizadas no CarPlay.