Notícias

App Store passa a permitir que usuários testem aplicativos antes de pagarem por eles

No próximo dia 10 de julho, a App Store (loja de aplicativos da Apple) completará 10 anos de existência. E durante este tempo todo, uma das maiores reclamações de muitos usuários e desenvolvedores sempre foi a respeito da impossibilidade de se pode testar os aplicativos antes de se pagar por eles.

Agora a Apple irá melhorar isso, permitindo que aplicativos pagos tenham um período de testes antes de cobrar.


Até então, a maçã sempre foi bem compreensível e devolve o dinheiro caso o cliente tenha se arrependido de alguma compra e peça reembolso. Porém, nesse caso, o usuário nunca mais poderá comprar novamente aquele mesmo aplicativo. Se ele sofrer alterações e melhorar algo que fez o usuário se arrepender da compra, não é mais possível voltar atrás.

Agora, durante a WWDC, a Apple anunciou algumas mudanças na App Store. E uma delas é a possibilidade dos desenvolvedores incluírem um período gratuito antes de ativar o cartão de crédito.

É bem similar ao que já existe em assinaturas, em que o usuário pode experimentar a integralidade dos serviços oferecidos pelo app durante um curto período. Porém, é a primeira vez que o recurso poderá ser usado também para aplicativos de preço fixo, que não necessitam de uma assinatura constante.

Mas os testes grátis não ficarão disponíveis automaticamente para todos os aplicativos. O desenvolvedor é quem decide se quer ou não disponibilizar esta vantagem para o usuário. Portanto, a partir de agora deveremos ficar de olho para ver quais aplicativos entrarão na brincadeira.

Como já dito, esta WWDC pode não ter trazido anúncios revolucionários, mas traz diversas melhorias menores que acabam tornando a experiência do usuário de iPhone e iPad mais fácil e prática.

Botão Voltar ao topo