Dicas

Como dar zoom nos mapas do iOS usando apenas um dedo

Desde que o primeiro iPhone foi lançado, os smartphones se transformaram em uma espécie de computador de bolso em que fazemos quase tudo hoje em dia. O uso é tão intenso que geralmente queremos ler e-mails, mensagens, ler notícias enquanto fazemos outra coisa, como tomar café, por exemplo. Por isso, fazer tudo no iPhone com uma mão só é necessário hoje em dia, para aumentar nossa produtividade.

Seguindo este conceito, a Apple incluiu no iOS 11 uma maneira de dar zoom em um mapa sem precisar usar o movimento de pinça, que requer dois dedos de uma mão e, necessariamente, a outra mão precisando segurar o aparelho. Com este simples truque, é possível aumentar ou diminuir os detalhes de uma região nos Mapas do sistema usando apenas um dedo.


Caso você ainda não saiba, com o mapa aberto, basta tocar duas vezes na tela e segurar, arrastando o dedo para cima ou para baixo. Você poderá manipular assim o zoom da imagem, sem precisar usar a outra mão.

Veja no vídeo o gesto em ação:

O gesto é bastante prático, mas não foi inventado pela Apple. O aplicativo Google Maps já usa há alguns anos esta maneira de aproximar a imagem com apenas um dedo.

A dica vale por enquanto apenas para o aplicativo nativo Mapas, a partir do iOS 11 e não serve em outras partes do sistema, como Fotos, por exemplo. Quem sabe este gesto não vire padrão para outros aplicativos nativos em versões futuras do sistema?

Confira mais dicas de iOS aqui no blog. 😉

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • paulogrego

    Ué, sempre usei isso no Google maps, aliás será que esse recurso não foi aplicado primeiro no Google não? Se não me engano já uso há muitos anos e não lembro do Mapas ter isso.

    • paulogrego

      Realmente me confundi com a frase final, vc fala de isso se tornar padrão em apps nativos, entendi que dizia de outros apps em geral. Mas o artigo poderia conter uma menção honrosa ao Google maps que já funciona dessa forma.

      • Ok, é justo. Menção incluída no texto. 😉

  • Gustavo

    achei que ia ser aquele zoom em bola que aparece às vezes….aliás, tem algum truque que faça ele aparecer pq aqui só aparece quando ele quer

  • McKoe

    Só não vai tentar isso no Instagram

    • Na verdade acabei de testar aqui e funciona no Instagram sim! Tentem aí! 😉

      .

  • Henrique Mafra

    Legal ! Não sabia. Apple inventou o multitouch e no CarPlay parece não ter, tem que usar os botões + e – pra dar zoom. estranho

    • O multi-touch depende não só do software, mas principalmente do hardware. Não é qualquer tela touch que consegue interpretar múltiplos toques. Por isso fica difícil implementar no CarPlay, uma vez que a Apple não tem 100% de controle sobre o hardware do som automotivo. 😉