CuriosidadesDicas

Com o iOS 11, você poderá compartilhar a rede Wi-Fi sem revelar a senha

Quando alguém vai na sua casa e quer usar o seu Wi-Fi, você precisa informar a senha da rede para a pessoa se conectar. Mas isso irá mudar no iOS 11, graças a uma função que permite compartilhar a senha sem revelá-la.

E o legal é que não funciona apenas com a rede de sua casa, mas qualquer outro Wi-Fi que estiver memorizado no seu iPhone ou iPad.

O processo é bem simples. Digamos que você já esteja com seu iPhone conectado a um Wi-Fi. Quando um outro dispositivo estiver próximo e tentar se conectar à mesma rede, um aviso aparecerá no seu aparelho, perguntando se você deseja compartilhar a senha.

Ao aceitar, o processo todo acontece automaticamente, sem você precisar passar nenhuma informação. Isso é muito útil inclusive para lugares que você nem lembra mais da senha (um bar, restaurante, hotel), mas quer compartilhar com outro dispositivo.

A função é bem legal, mas só pode ser usada entre dispositivos com o iOS 11 ou posterior.

Por enquanto o novo iOS está em fase de testes e a liberação para todos os usuários é esperada para setembro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Samir

    Essa autorização fica para sempre ou é temporária?

    • Aposto que é só abrir o iCloud Keychain no mac e copiar a senha .. ‘-‘

      • Samir

        Aí furou o esquema

      • Gustavo Rezende

        Ah não brinca! 🤦🏻‍♂️

        • Ué, experiência própria. Tds senhas do iOS vão pro Keychain, incluindo Wifi.

          Só se tentarem remover o path pra ver. Mas daí nada que um JB (ainda existe?) pra resolver kkk

          • Gustavo Rezende

            Tô ligado, falei isso brincando com vc pq é óbvio mesmo. Já usei um app no JB q mostrava as senhas salvas.

            • É, eu tinha o Bioprotected e ele revelava.

              Essa senha tem que ir pra algum lugar, mesmo escondido ela existe.

              E como a Apple tá relaxada não duvido nem um pingo que ela deixe a cagada rolando no keychain

              Rsrs

      • Uai gente como se faz isso,só da no mc ?

    • Paulo Victor Toni Ferreira

      Acredito que será como se a pessoa tivesse colocado a senha no dispositivo dela também.
      O problema é você estar em um restaurante, bar, etc e 1654435454 dispositivos Apple estiverem tentando se conectar na rede e aparecer toda hora pra você perguntando se você quer compartilhar.

      • Samir

        Vamos ver na pratica como será

      • Gustavo Rezende

        Também acho que será exatamente como se tivesse digitado manualmente mesmo, mas creio que terá opção para não ser perguntado se não quiser, assim só ativaremos quando quisermos compartilhar com alguém, para não sermos incomodados com pedidos de quem nem conhecemos, pois prevejo em apartamentos um vizinho ou outro pedindo a senha da sua rede. 😅

        • Igual no AirDrop, visível apenas para contatos ou para todos.

      • Carlos Magno Duarte

        Acho que não vai ser bem assim! Fiz o teste em casa, e o iPhone tem que estar realmente muito próxima pra que solicite o compartilhamento. Acredito que similar ao NFC.

  • Rodrigo Silva

    Tenho uma dúvida quanto a esse recurso. Imagine a situação em que você compartilha a rede da sua casa com alguns amigos, utilizando este recurso. Daí um ou alguns destes amigos, resolvem repassar as credenciais pra frente (também utilizando este mesmo recurso) e daí por diante… em pouco tempo, o bairro todo pode estar usando sua rede, sem você saber.
    Minha dúvida reside neste ponto. Será que a pessoa que pode compartilhar as credenciais do Wi-fi será somente aquela que realmente digitou usuário e senha, sendo bloqueado a função de repassar, para aqueles que receberam as credenciais pelo novo recurso? (E mesmo assim isso não adiantaria muito, visto que você pode passar a senha para alguém (da forma tradicional) e esta realizar o compartilhamento para outrém.
    Outro ponto “polêmico”: Um local que disponibiliza o Wi-fi para clientes somente. Daí você compartilha o Wi-fi para não clientes…
    Complicado isso… A solução que enxergo? Passaremos a ter necessidade de roteadores com função de rede Guest com validade temporária. Daí todas as vezes em que você quiser compartilhar esta rede com alguém, você ativa a rede Guest com uma senha diferente.

  • Ricardo Miler

    Onde consigo esse wallpapers das imagens ?

    • É o wallpaper do iOS mesmo.

  • Gustavo Rezende

    Excelente, vai facilitar muito a vida de quem tem iOS, principalmente se tratando de senhas complexas. Podia ser um protocolo padrão e ser adotado por todos os sistemas.
    Só teremos que ter uma atenção a mais nas redes de casa, pois muita gente provavelmente vai passar “sem querer” a senha para quem não deve.

    • Rodrigo Silva

      “Capitão, isso vai dar merda…”

      • Gustavo Rezende

        Kkkkk
        Certeza!!!

  • Alex iPilot

    Esse recurso já funciona nos betas??? Seria interessante um review mais detalhado pois levanta sérias dúvidas… Por exemplo, como fica a distribuição de senhas numa rede onde o acesso foi pago (ou controlado) somente para o usuário que a recebeu? Outro caso: quem receber essa senha compartilhada também poderá distribuí-la?

    • Rodrigo Silva

      Exato. Fiz um questionamento parecido acima. Sinceramente, se for da forma como estou pensando, será uma dor de cabeça para muita gente.

    • Carlos Magno Duarte

      Quando vc fala em acesso pago ou controlado, acredito que esteja falando daqueles que direciona para uma tela de login. Se for esse o caso, não funciona, pelo menos no teste que fiz.
      Acredito que isso só sirva pra redes cadastradas no dispositivo, acessadas pelo “Ajustes” > “Wi-Fi”…

      • Alex iPilot

        Não me refiro aos sistemas de login, mas às redes simples, pagas, como em hotéis, restaurantes, lounges,…

      • Alex iPilot

        Não me refiro aos sistemas de login, mas às redes simples, pagas, como em hotéis, restaurantes, lounges,…

  • Robert Venicius

    Boa pergunta!

  • Acredito eu que o mais sensato é que só quem tenha a senha digitada consiga compartilhar a conexão desta forma. Caso contrário vai virar o circo que você comentou acima!!!

  • Estranho essa função vinda de alguém que sequer disponibiliza WPS pra nos conectarmos facilmente.

  • Gabriel

    Poderiam colocar uma imagem de como é a conexão no outro dispositivo que está tentando conectar! É a mesma coisa que o anterior? Fica na tela de inserir senha?

    • Carlos Magno Duarte

      Fica na tela de solicitar senha…

  • Paulo Ricardo

    Prefiro a função WPS dos roteadores, pois é temporária.

  • Nelson

    Alguém poderia me dizer se tem como utilizar os dados do Wi-Fi do iPhone no computador por meio do USB? (Estou me referindo ao Wi-Fi e não ao 3G/4G do iPhone).

    • Rodrigo Silva

      Até onde eu saiba, não há como. A função de compartilhamento pessoal usa a rede de dados celulares somente.

      • Nelson

        Ahh, que pena! Estava acostumado a usar no outro celular, enfim… procurei aqui e também não achei nada, esperemos que adicionem essa função algum dia então, muito obrigado! 👍🏻

      • Errado kk

    • Tem sim. Quando jogo algo online que não posso contar com a instabilidade do wifi eu uso o 4G do iPhone.

      Porém, já me deparei infinitas vezes que tava o iPhone conectado no Wifi compartilhando a internet. Mas isso via usb e com a tela dos ajustes fechada.

      Ao abrir a aba de compartilhamento, ele remove automaticamente o iPhone do wifi.

      Hoje à noite farei o teste definitivo, se ele marcar a mesma velocidade do Wifi enquanto compartilha, é 110% de certeza que é possível.

      • Nelson

        Pode até ser, mas acho que não existe ainda uma “forma” (e quando digo forma, quero dizer função dentro do sistema) de conectar o iPhone no PC e utilizá-lo como modem sem utilizar a conexão 3G/4G, mas sim Wi-Fi. Pelo menos quando eu tento conectar o iPhone através do “acessso pessoal” no PC, ele automaticamente desliga o Wi-Fi e começa mandar os dados da intenet móvel para o computador! Se caso você tiver conhecimento de que isso é possível, por favor compartilhe haha. Abraços!

  • Hades666

    Como não forneço senha a ninguem e mudo as senhas uma vez por mês….taí coisa sem importância.

  • A maioria das pessoas estão se perguntando sobre a segurança do sistema. Mas na verdade a solução é para resolver um problema bem simples.

    Ao invés de alguém perguntar a senha do WiFi, a outra pessoa responder, a primeira digitar e bla bla bla, você tem a opção de deixar o seu iPhone passar a senha pra você. Simples assim. Só vai funcionar se a pessoa tiver conectada na rede, então não há o perigo de alguém estar longe da sua residência e ficar distribuindo sua senha.

    Quanto a redes públicas ou pagas, o “problema” da segurança ocorre com ou sem essa função. Se o acesso é limitado apenas à senha do roteador, qualquer pessoa que possuí-la poderá passar verbalmente, então não vejo o problema do iPhone fazer o mesmo. Redes mais controladas geralmente usam uma autenticação extra no momento que o usuário se conecta.

    Ou seja: é o mesmo que você perguntar a alguém e digitar a senha no seu celular, só que de forma automática. Sim, a senha fica salva “pra sempre”, como quando você digita. 🙂

  • Quer uma dica?

    Liga o compartilhamente apenas via usb. Conecta no pc.

    Em seguida, sai da tela “acesso pessoal”. Quando estiver com a barra azul lá em cima, liga o wifi. O iPhone vai força a se conectar no wifi. Primeira etapa concluída.

    Em seguida é só ir em “dados” e desligar a os dados celulares. Se mantiver a faixa azul e pc com internet, a gambiarra foi concluída com sucesso kkk

  • Julio Cesar S. Figueiredo

    Acabei de receber um e-mail da Apple dizendo que o beta publico do IOS 11 já está disponível

  • Aaaaaaaa blzzz vlwww,queria saber a senha de um wifi que o iPad da minha mãe é conectado hahahaahahha

    • Pois é, o Keychain cagueta todas senhas já passadas! Kkk

      Só vai precisar passar o iCloud do iPad dela pra mostrar as senhas.

      • Eduardo Pires

        Mas isso não é um problema de segurança.
        O Keychain precisa de senha do administrador. Ou seja, ele só revela se o administrador autorizar. E provavelmente nessa função nova
        não fica salva a senha.

        • A questão não é essa. É que estão preocupado de, por exemplo, eu lhe compartilhar o wifi. E em seguida você abrir seu mac e ficar sabendo.

          Eu particularmente só acho que isso é um facilitador. De qualquer forma quem empresta o wifi vai expôr a senha eventualmente.

  • Serginho Arnoud

    Tá, mas se tu der a senha dá na mesma. Não criou nenhum problema novo…

    • Rodrigo Silva

      Na minha visão, criou sim. Por exemplo, a senha do Wi-fi da minha casa é enorme e com caracteres totalmente aleatórios. Quando uma pessoa vai a minha casa e pede a senha, eu mostro, a pessoa digita e pronto. Pergunta se ela vai lembrar de uma senha totalmente aleatória de 30 caracteres (letras, números e caracteres especiais), que ela digitou somente uma vez na vida. O treco é tão cabuloso, que na maioria das vezes, as pessoas pedem para eu digitar. (Pergunte a si próprio de quantas senhas de Wi-fi de amigos você se lembra neste momento)
      Agora não, basta que a pessoa tenha o Wi-fi registrado e passar pra frente.
      Mas enfim, vamos aguardar o iOS 11 sair para ver no que isso vai dar. Com toda sinceridade, espero estar errado e que ela vai implementar algo bem mais elaborado do que estou pensando.

  • Gabriel Amaral

    Tentei fazer ontem não consegui… será que tem alguma restrição?

    • ZhanG .XiezhEn

      Sim dependendo do vídeo ele fica no loop de abrir e fechar, ai recomendo usar o workflow do social media q ele corrige isso