Notícias

Apple apresenta oficialmente o novo iPhone 7

Exatamente como foi adiantado por diversos rumores, a Apple apresentou hoje o novo iPhone 7, com câmera melhorada, sem entrada para fones de ouvido e com uma nova cor Preto Brilhante.

O novo modelo mantém mais ou menos o mesmo design externo, mas traz importantes upgrades técnicos, como a retirada do conector para fones de ouvido, o novo processador A10 Fusion quad-core e uma curiosa e potente câmera dupla (7 Plus), capaz de produzir fotos ainda melhores.

Antes de tudo, assista o vídeo de apresentação, legendado em português:

YouTube video

Processador A10 Fusion

O novo processador foi apresentado como sendo 40% mais performático que seu antecessor e 120 vezes mais rápido que o iPhone original. Os recursos, ideias para aplicações que exigem muito do processador, como jogos e ferramentas de edição de áudio e vídeo, são realmente interessantes. O chip gráfico é 50% mais rápido que o A9 e 3x mais rápido que o A8. Dessa forma, ele traz mais eficiência para reproduzir gráficos complexos.

iPhone 7

Fim da entrada analógica para fones de ouvido

Como vimos em uma série de rumores, o iPhones 7 e 7 Plus chegam sem a saída 3,5mm para fones. Dessa maneira, o aparelho passa a ter apenas um conector, a porta Lightning, que será o padrão para integrar acessórios ao aparelho, inclusive fones de ouvido disponíveis no mercado. Como esperado, os novos EarPods com conector Lightning virão na caixa original do iPhone. Segundo a Apple, o novo padrão é muito eficiente para transmitir áudio, sem perdas de qualidade para o padrão anterior. Para não deixar ninguém na mão, a maçã também adicionou ao pacote um adaptador para fones com conexão 3,5mm, garantindo assim que todos usuários possam ouvir música no celular com seus próprios fones.

EarPods Lightning

Tela Retina HD

A nova tela do iPhone é 25% mais brilhante e conta com vasta gama de cores, ideal para visualizar vídeos, fotos e iniciar jogos com qualidade melhor que versões anteriores do aparelho.

iPhone 7

Resistente à água

FINALMENTE a Apple resolveu lançar um iPhone resistente à água. Classificado como IP67 segundo a norma IEC 60529, ele se diz resistente à “respingos d’água” e poeira. Mas na apresentação, uma foto mostra um rapaz caindo em uma piscina, o que demonstra que não há problema em dar mergulhos com ele.

iPhone 7

Novo botão de início

O botão frontal do iPhone (chamado de Home) está mais sólido no iPhone 7. Justamente para conseguir fazer um aparelho sem muitas aberturas à água, o botão precisou ser remodelado e agora está mais “sólido”. Ele trabalha com o 3D Touch e o novo Taptic Engine, dando respostas táteis precisas quando você encosta – e essas respostas podem ser personalizadas. Ainda precisamos testar na prática o que ele tem de tão diferente e o que muda no uso diário.

iPhone 7

Altofalantes Estéreo

O iPhone 7 (e o modelo Plus) conta com um altofalante na parte inferior e outro na parte superior. Dessa maneira, ele poderá emitir som de qualidade estéreo. Segundo a Apple, eles são duas vezes mais potentes que os falantes do iPhone 6s, sendo ideais para ouvir música em locais pequenos e sem muito ruído. [N.D.E.: Foi quase uma compensação por ela ter nos tirado a entrada do fone de ouvido].

iPhone 7

Bateria que dura um pouco mais

A bateria, sempre um fator de fragilidade na avaliação dos usuários, recebeu uma pequena melhoria. A Apple garante que o novo iPhone 7 segura por 2h a mais a autonomia em relação ao 6s, e 1h a mais nos modelos Plus.

Melhorias gigantes da câmera fotográfica

O modelo 7 e 7 Plus terão diferentes câmeras fotográficas, ambas com estabilizador óptico de imagem. A nova câmera dupla, divulgada nos rumores, é exclusiva para o modelo Plus. Elas trabalham simultaneamente, uma delas é uma grande angular, enquanto a outra é uma teleobjetiva. Com pixels maiores, a grande angular permite um campo de visão maior, como acontece nas câmeras GoPro. Já a teleobjetiva (ou telefoto), permite zoom ótico para buscar cenas sem aumentar a imagem digitalmente. A câmera ainda possui abertura F/1.8, um novo sensor de alta performance e um novo flash com quatro LEDs truetone. Com software reformulado, a câmera é capaz de analisar a cena para definir automaticamente a exposição correta, o foco e o balanço de branco. Em ambos os modelos de iPhone 7, a qualidade das fotos na câmera frontal foi melhorada para 7 megapixels, o que é ótimo para selfies.

iPhone 7

A câmera dupla permite fazer fotos com baixa profundidade de campo. Esse efeito, comum em DSLRs, é possível através do mapeamento automático realizado pelo sistema, que consegue identificar pessoas e objetos focados em primeiro plano. Para usar esse recurso, o usuário terá que ativar o modo Portrait do seletor de cenas para usar a lente grande angular para focar a pessoa/objeto e a teleobjetiva para desfocar o fundo. No entanto, este recurso só será liberado no final do ano, através de um update do iOS 10, pois aparentemente não deu tempo para adaptar o sistema ao novo hardware.

YouTube video

Capacidade de 32GB e 256GB

Outra novidade muito esperada e que foi também antecipada pelos rumores. Agora, modelos de entrada da nova geração contam com 32GB de armazenamento interno. Essa é uma melhoria muito aguardada por usuários que, muitas vezes, precisam apagar arquivos e aplicativos para atualizar o sistema ou instalar novas ferramentas. Outras opções de armazenamento são 128 e 256 gigabytes. Ou seja. Todas as capacidades foram dobradas para nova versão do aparelho.

iPhone 7

Com pré-venda para sexta-feira (9), os novos aparelhos chegarão às lojas de alguns países no dia 16 de setembro. O iPhone 7 custará US$ 649 (modelo de entrada) nos EUA – que era o valor do iPhone 6s. Eles estarão disponíveis nas cores Preto fosco (que substitui o Cinza Espacial), Preto Brilhante, Dourado, Prata e Ouro Rosa. Não há informações sobre o lançamento no Brasil, já que nosso país não consta na lista dos primeiros a receberem os aparelhos para venda.

Botão Voltar ao topo