Notícias

Apple admite bug no iTunes que apaga músicas do computador

A Apple admitiu nesta sexta-feira a existência de um bug no iTunes que pode apagar toda a biblioteca musical que o usuário possui no computador. Ela afirma, porém, que isso atinge apenas um número muito pequeno de clientes e que já está preparando uma atualização do programa para os próximos dias.

Uma polêmica começou quando a reclamação de um usuário publicada em seu blog pessoal tornou-se viral e passou a ser repercutida na blogosfera tecnológica. Ele afirmava que o Apple Music tinha apagado toda a sua biblioteca e baixado algumas faixas com proteção DRM (aquela que não deixa a música ser escutada em outros programas ou dispositivos não associados à mesma conta). E o pior: ao contatar o suporte da Apple, a atendente desinformada informou que era assim mesmo que o serviço funcionava.

Por sorte, ele tinha um backup de todas as suas musicas, que somavam mais de 122 GB de arquivos.

Depois que o caso se espalhou, ele recebeu um telefonema da Apple e falou diretamente com um funcionário da equipe técnica, que quis estudar o caso mais profundamente. Afinal, o Apple Music não é programado para apagar nenhum arquivo musical do usuário, sem avisar ou pedir permissão.

Agora, chegaram à conclusão oficial de que é um bug no iTunes (e não no serviço de música) que pode ocasionar o estrago.

Enquanto a atualização não chega, a dica é fazer backup de sua biblioteca musical, para não correr o risco de perdê-la.

É claro que é lamentável acontecer este tipo de problema, mas pelo menos a empresa está tentando resolvê-lo para que ele pare de acontecer.

via iMore

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Clístenis Canuto

    Nossa! Sei como é perder todas as musicas do HD! Aprendi a lição e hoje tenho backup dos arquivos.

    • Francisco Luiz Fernandes

      Também fiz o backup dos arquivos. Mas quando quero ouvir as minhas músicas do meu iphone ou do meu ipad, que deveriam estar armazenadas no meu itune match não aparecem. Pago assinatura do itunes match. Muito chato. Gostaria de saber se essa atualização que lançaram do itunes vai corrigir esse problema.

  • Fernando Marins

    Tem um pequeno erro no texto: no penúltimo parágrafo tá escrito “atualizava”, acho que você quis dizer “atualização”.

    • Obrigado, Fernando. Arrumado.
      Escrever no iPad com o corretor que muda as palavras nem sempre é uma tarefa fácil. Claro que o revisor de carne e osso não pode falhar também. 😉

  • Pablo Lemos

    Comigo acontece também, de vez em quando uma música some do computador mas fica disponível na nuvem, daí tenho que fazer o download novamente.

  • Mauricio

    Por essas e outras que uso o Spotify. ?

  • Ogro da Floresta

    Hoje em dia não tem mais desculpa. É “HD Externo + SyncBack” e viver em paz.

    • Marcelo

      Boa! Eu uso o Time Machine. Sensacional!

      • Ogro da Floresta

        Vocês são “chique no úrtimo” e tem Mac. Aqui é Windows, o OS do Povo.

        • Edu Guilherme

          kkkkk, pode crer!

  • Ibiel

    Que desespero pra quem compra música como eu.

  • Alex iPilot

    Mas o bug do iTunes atinge somente usuários assinantes do Apple Music???
    E eu descobri que é realmente um bug do app Música a razão de alguns álbuns não serem mostrados no iPhone! Os álbuns estão no meu aparelho mas somente são exibidos se eu escolher visualizar por gênero musical. Qualquer outra opção (artista, álbum,…) ignora a existência dos álbuns completamente… Descobri que isso acontece quando o campo “Artista” é “Vários Artistas” nas informações do álbum! O bug impede a visualização desses álbuns! Descobri também que dá para “consertar” isso se desmarcar a opção de “indexar por artista” nas opções de visualização. Um saco!

    • Edu Guilherme

      Não sou assinante do apple music mas o bug me atingiu. Descobri ontem que a minha biblioteca havia sido totalmente apagada. Ou seja, o bug tem tudo a ver com o itunes. O itunes apaga mesmo a biblioteca.

      • Alex iPilot

        E aconteceu com a versão mais nova, que deveria corrigir o problema, ou você ainda tinha a versão anterior?

        • Edu Guilherme

          Foi com a anterior. Eu abri só pra atualizar e desconri que já estava tudo apagado. Ainda falta eu testar a nova atualização

  • Jeff

    Eu desisti do Apple Music há tempos, foi suficiente apenas 1 mês para ver que é um lixo. Voltei para o Spotify, que possui uma compactação de arquivos (offline) que não ocupa nem 1/3 do espaço que ocupava pelo AM. Sem contar que quando assinei tudo ficou uma droga, misturou tudo e tive que formatar o iPhone. Não recomendo e acredito que a Apple tinha que aposentar o iTunes, começar do zero e repensar o modo como sincroniza e organiza a biblioteca no iPhone.

  • Jefferson Soares

    Deu tanto trabalho inserir todas as tags, capas e letras nos meus arquivos de música, que hoje em dia faço backup no HD externo e no AirPort Time Capsule.

  • Fernando Marques

    Para vocês terem uma ideia, esses dias estava andando na rua e ouvindo musica com o iPhone 6s plus, e ai do nada a musica parou, tirei o iPhone do bolso e vi que estava conectado a uma rede Wi-fi, fui olhar de quem era esse wi-fi e descobri que era da Claro ( aqueles pontos de wi-fi para clientes) e ai então fui voltar a ouvir musica e TODAS as minhas musicas tinha sido APAGADAS, não sobrou nenhuma! eu tinha em torno de 1000 musicas coisa de 4 gigas se não engano. tudo isso em questão de segundos!
    Agora eu pergunto de quem foi a culpa? do sinal da claro que ao entrar o wi-fi ou do apple music que ao encontrar um novo sinal , achou que era tipo alguém tentando fazer login em uma nova rede.
    Enfim tive que voltar para casa e sincronizar tudo de novo.

    Ahh detalhe eu estava ouvindo musicas que sincronizei direto do iTunes, eu não assino o Apple Music! já assinei e desisti no 2º mês quando lançou

  • JanjaBoy

    Na época em que Jobs era vivo, aconteceu coisa pior.
    Alguém lembra do iTunes 2.0?

  • Geraldo Dal Berto Jr.

    Amigo, como é o consumo da bateria do spotify pra você? No meu é tão alta q não posso usar.

    • Reginaldo Pereira Dos Santos

      Não tenho esse tipo de problema, uso ele com frequência, inclusive com Bluetooth!
      Sem drenar a bateria

      • Geraldo Dal Berto Jr.

        No meu é terrível. Gasta mais que o Facebook. Já apaguei e reinstalei várias vezes. Acabei desistindo. O que menos gasta bateria, pra mim, é copiar as músicas via iTunes. É um saco…

  • Mudaram o tema pro iPhone? Ficou muito bom.

  • Cacete, tinha certeza que não estava louco.. Perdi algumas musicas e achei que algum dos meus filhos tinham apagado.

  • Reginaldo Pereira Dos Santos

    Eu tive o mesmo problema, por sorte, tinha backup de toda minha biblioteca com mais de 38 mil arquivos no Dropbox!
    Depois disso desativei o Apple Music e nunca mais tive esse tipo de problema.

    • Edu Guilherme

      Cara, uma notícia ruim. Uso o itunes mais de 2 anos e ontem ele apagou toda a minha biblioteca. Ou seja, o problema não é o apple music mas o itunes em si. Ainda bem que vc tem backup.

  • Reginaldo Pereira Dos Santos

    Condordo contigo, o iTunes Hoje é um aplicativo cheio de bugs, lento, e não faz nada que se propõe fazer, não sicroniza com eficiência, não é um player Confiavel, leva uma eternidade pra abrir, e quando termina de abrir, trava!

  • Comigo aconteceu esse problema, mas não apagou a biblioteca inteira. Eu fui incluir alguns arquivos na biblioteca e quando fui sincronizar com o iPhone eles sumiram. Não utilizo Apple Music

  • Gustavo Rezende

    É triste ver uma empresa do porte e qualidade da Apple não conseguir entregar um sistema descente q consiga fazer o básico a q se propõe, ainda mais em um segmento em q ela revolucionou o mercado e é referência.
    Eu desisti do Apple Music há uns meses e voltei pro Deezer. Minhas músicas eram apagadas constantemente além do bug das músicas explícitas.
    Para minha biblioteca de músicas q já tinha, comecei a subir minhas músicas para o Play Música do Google, lá posso ter gratuitamente um “backup” de até 50.000 músicas, ouvi-las via streaming e baixar novamente quando quiser.

  • Bruno Botelho de Carvalho

    Assino o iTunes Match e ele tem trocado minhas musicas por DRM. inclusive algumas musicas, principalmente da Disney são trocadas por faixas com cantores/vozes diferentes da original, como se eu tivesse ouvindo uma versão de um programa de calouros como the voice etc…

  • Edu Guilherme

    Aconteceu comigo nesse mês de maio e percebi ontem. Uso o itunes a mais de 3 anos e foi a primeira vez que isso aconteceu. Meu notebook é hp com windows 7 ultimate. Não sei se o que influenciou foi eu ficar mais de 2 meses sem abrir o itunes. Me desculpem os fãboys mas é um absurdo ter que fazer backup pra não perder as musicas. Apesar disso eu tenho um hd externo com tudo. Mas o problema é que você tem que ter trabalho pra fazer tudo de novo de forma que nem lembro como estava organizada a biblioteca.

  • Thiago Moraes

    Hoje pela manhã saio todo animado de casa, vou no meu iPhone para colocar umas músicas e quando vou ver cadê meus quase 16 GB de músicas? Sumiu, apagou, excluiu tudo e sozinho. Muito complicado hein Apple, torcer para que no meu HD externo ainda estajam lá pelo menos as minhas músicas

  • Alex Cambero

    iLex e amigos, estou tendo um problema inverso à esse, todas minhas musicas sumiram do iPhone 6s q tenho (de um dia pro outro), e agora não consigo sincronizar com minha biblioteca do iTunes. Já fuçei em vários tópicos e não encontrei nada a respeito. Dei um print screen pra vcs verem como fica. Obrigado desde já.

  • Felipe FL

    O BUG CONTINUA.