AppleNotícias

Apple faz recall de adaptadores de tomada no Brasil e em outros países

Se você tem um iPad ou até mesmo um iPod ou iPhone mais antigo, provavelmente conhece o adaptador de tomada que vem junto com o aparelho, dentro da caixa original. Ele serve para carregar o dispositivo nas tomadas de parede, usando o cabo USB.

Pois a Apple começou um programa de troca (recall) para adaptadores vendidos no Brasil e alguns outros países. Confira se é o seu caso.

Se você tem um adaptador no padrão brasileiro, coreano, europeu, australiano ou argentino, pode pedir para trocá-lo em qualquer assistência técnica oficial da Apple.

Tomadas afetadas

O que acontece é o seguinte: segundo a maçã, ocorreu em um baixíssimo número de casos o problema de quebrar o adaptador e gerar risco de choque elétrico se for tocado. Estes adaptadores para conector de parede foram enviados de 2003 a 2015 com o Mac e certos dispositivos iOS e também incluídos no Kit Apple de adaptadores para viagem.

Com isso, a empresa iniciou o Programa de troca do adaptador para conector de parede CA da Apple, que permite que qualquer usuário que possua o adaptador afetado possa trocá-lo gratuitamente por um mais reforçado, que não apresenta o problema.

Para saber se é o seu caso, desencaixe a peça da tomada do resto do corpo, e observe dentro da fenda. Se você visualizar um número de 4 ou 5 dígitos (e não um código de região, como EUR ou BRA), então o adaptador é um dos afetados e pode ser trocado sem custos.

tomadatomada3

Em todos estes anos, nunca ouvimos aqui falar de algum problema do tipo, o que confirma que é algo realmente raro. Mas é sempre bom saber que este tipo de programa é disponibilizado para melhorar a segurança dos usuários.

Para trocar o seu, procure uma loja Apple Store (no Rio ou em São Paulo) ou então um Centro de Serviço Autorizado Apple. Será preciso informar o número de série de seu Mac, iPad, iPhone ou iPod como parte do processo de troca. Se ele tiver sido comprado nos Estados Unidos (ou em outro país não afetado), obviamente não poderá fazer parte do programa.

Os adaptadores compactos que vêm com o iPhone não sofrem do problema e não necessitam ser trocados.

Botão Voltar ao topo