AppleNotícias

Apple faz recall de adaptadores de tomada no Brasil e em outros países

Se você tem um iPad ou até mesmo um iPod ou iPhone mais antigo, provavelmente conhece o adaptador de tomada que vem junto com o aparelho, dentro da caixa original. Ele serve para carregar o dispositivo nas tomadas de parede, usando o cabo USB.

Pois a Apple começou um programa de troca (recall) para adaptadores vendidos no Brasil e alguns outros países. Confira se é o seu caso.

Se você tem um adaptador no padrão brasileiro, coreano, europeu, australiano ou argentino, pode pedir para trocá-lo em qualquer assistência técnica oficial da Apple.

Tomadas afetadas

O que acontece é o seguinte: segundo a maçã, ocorreu em um baixíssimo número de casos o problema de quebrar o adaptador e gerar risco de choque elétrico se for tocado. Estes adaptadores para conector de parede foram enviados de 2003 a 2015 com o Mac e certos dispositivos iOS e também incluídos no Kit Apple de adaptadores para viagem.

Com isso, a empresa iniciou o Programa de troca do adaptador para conector de parede CA da Apple, que permite que qualquer usuário que possua o adaptador afetado possa trocá-lo gratuitamente por um mais reforçado, que não apresenta o problema.

Para saber se é o seu caso, desencaixe a peça da tomada do resto do corpo, e observe dentro da fenda. Se você visualizar um número de 4 ou 5 dígitos (e não um código de região, como EUR ou BRA), então o adaptador é um dos afetados e pode ser trocado sem custos.

tomadatomada3

Em todos estes anos, nunca ouvimos aqui falar de algum problema do tipo, o que confirma que é algo realmente raro. Mas é sempre bom saber que este tipo de programa é disponibilizado para melhorar a segurança dos usuários.

Para trocar o seu, procure uma loja Apple Store (no Rio ou em São Paulo) ou então um Centro de Serviço Autorizado Apple. Será preciso informar o número de série de seu Mac, iPad, iPhone ou iPod como parte do processo de troca. Se ele tiver sido comprado nos Estados Unidos (ou em outro país não afetado), obviamente não poderá fazer parte do programa.

Os adaptadores compactos que vêm com o iPhone não sofrem do problema e não necessitam ser trocados.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rogerio Monteiro

    o adaptador que veio no meu ipad air 2 comprado em Janeiro de 2015 vem com uma numeração, então pelo que entendi é um dos produtos que participa desse programa de troca, no caso o produto ja fez um ano desde a compra, ainda assim teria direito a participação desse programa de troca?
    e no caso, minha cidade não disponibiliza assistência local, sempre que precisei precisava mandar para SP. e ai nesse caso o que faz?

    • Sim, seu adaptador faz parte do programa de troca, pois não depende de quando você comprou o iPad, nem se está ou não na garantia. Todos fazem parte, porque é um problema que existe desde 2003.

      No texto há um link com as assistências oficiais da Apple, você deve procurar a mais próxima da sua região.

      • Alan Patrik

        Acabei de ligar no 0800 e fui informado que não é um Recall (onde chama todo mundo para trocar) é apenas um “programa de substituição”, onde quem tem problema, troca, quem não tem, não troca. Vai entender!?

        • Alexandre

          programa de substituição = recall
          pra mim… rs
          =)

          • Alan Patrik

            Também achava isso! rsrsrsrs

        • Diego

          rsrsrsrsrsrsrsrs

      • Diego

        Zzzzzz

  • Henrique Mafra

    No meu caso, tenho dois com 4 numerais e 1 letra. 4409I , 2112I já outro do meu Mac 2011 é 4610 inclusive está quebrado na parte que passa a corrente elétrica.
    Acho que é só o do Mac né que tem que trocar?

    • Joana

      Mesmo caso meu.

    • Thiago

      no dos meus iPhones também, mesmo caso. 4 dígitos e 1 letra.

      • Kênia Pereira Wandeson Ramos

        O meu está dentro do programa de troca, mas aconteceu o mesmo caso do comentário acima, quebrou foi no fio, o plástico que envolve a fiação parece ter enrugado e foi torcendo até a fiação ficar a vista. Mas me parece que o programa de troca é somente do adaptador… será que consigo a substituição completa?

        • Eduardo Rossi

          Tenho a mesma dúvida, pois meu cabo também estragou. Você conseguiu trocar?

    • Cumpadi Washington, D.C.

      “Compare seu adaptador às imagens abaixo. Um adaptador para conector de parede tem quatro ou cinco caracteres ou numerais no slot interior onde é conectado a um adaptador de alimentação Apple.” Quando têm 4 números e 1 letra o adaptador também entra no Programa de troca.

  • Fábio Prates Rocha

    Dúvida… Estou com iphone 6, mas tenho carregador do 4s, pois perdi o carregador do 6. Só comprei um cabo lightning e uso no carregado do falido 4s. Eu consigo fazer a troca?

    • Guilherme

      Se você tiver o número de série do iPhone 4S, creio que consiga.

    • Alan Patrik

      Tenho um problema parecido, tanto na autorizada como no 0800 da Apple ficaram na duvida, pois a troca é de acordo com o adaptador que vem com o equipamento.

      O 0800 me informou que não é um Recall (onde chama todo mundo para trocar) é apenas um “programa de substituição”, onde quem tem problema, troca, quem não tem, não troca. Vai entender!?

      • Fábio Prates Rocha

        Vou arriscar. Tenho o número de série do 4s ainda. Falo para vocês.

      • George Menezes

        Um recall é um programa de troca imediata, onde o produto em questão oferece alto risco aos consumidores, e portanto o problema deve ser resolvido no menor tempo possível. Por exemplo quando vemos aqueles anúncios de recall de carros na TV.

        Um programa de troca, a população que pode vir a ser afetada pelo problema, tem o suporte da fabricante para fazer a troca se assim desejar.

        Se do ponto de vista dos clientes é a mesma coisa, para as empresas são coisas – e custos – bem diferentes!

  • Daniel Zibordi

    E os cabos USB que rasgam o revestimento (todos os que tive aconteceram isso) não apresentam risco de choque para serem trocados?
    Pelo amor Apple, projete um novo cabo USB com outro material que não ocorra isso….

    • Pedro Henrique Pavelski

      Com o cabo você não levará um choque, visto que a tensão envolvida (5V) é baixa e insuficiente para fazer com que a corrente elétrica atravesse sua pele. No máximo sentirá um formigamento caso encoste em um machucado ou coloque na língua, por exemplo.
      Já o problema com o carregador te deixa exposto a uma tensão muito maior (220V, por exemplo). Dependendo da situação, pode ser fatal um choque nessas condições.
      Olha, não apresentam riscos, mas bem que a Apple poderia fazer um cabo com uma qualidade melhor.

      • Duane

        Lembre-se que o perigo nos choques não é devido à tensão e sim devido à corrente!

        • Pedro Henrique Pavelski

          A corrente elétrica determina o dano causado ao corpo, aí que mora o perigo, como dito por você. Mas não adianta ter uma corrente altíssima e uma tensão baixa, pois a corrente elétrica não vai passar pelo seu corpo devida a resistência de sua pele.

          • Duane

            Residência elétrica é a capacidade de resistir à corrente elétrica. Quando você aplica uma tensão em um pedaço de borracha, você consegue medir a tensão, mas não mede corrente.
            Tensão baixa e corrente alta é mais perigoso que tensão alta e corrente baixa.

            • Pedro Henrique Pavelski

              “para iniciar uma corrente que percorra o nosso corpo é preciso uma tensão maior do que uns 80 Volts para vencer as camadas isolantes da pele e necrosá-las, atingindo-se então as camadas mais internas que são mais condutoras.” – Prof. Renato Machado de Brito (Eng. Elétrica – UFRGS)

              Olha, teve um experimento em que uma cara queima um iPhone com uma corrente de 6000 amperes, porém com uma tensão de 1V. Neste caso, ele encostava tranquilamente a mão nos 2 terminais justamente porque a tensão é baixa o suficiente para que a corrente não atravesse a pele do indivíduo.

              Vou pegar esse caso como exemplo:
              Lei de Ohm: U=R*I
              Pressuponde que a resistência elétrica de dedos humanos é de 15.700Ohms
              Temos uma tensão de 1V, logo 1= 15.700 * I
              Logo temos uma corrente de 0,06mA passando pelo corpo do indivíduo, o que, convenhamos, é insignificante.
              Pegando agora o carregador como exemplo:
              5 = 15.700 * I
              A corrente aqui vai ser de 0,3mA. Esta é a corrente que passará pelo seu corpo. Lembrando que para fazer algum dano no corpo, a corrente tem que ser superior a 10mA.
              Agora outro exemplo, caso não não tenha entendido a relação que a tensão tem aqui.
              Pegue uma tomada de 127V
              127 = 15.700 * I
              Corrente igual a 8mA, percebe como a corrente que vai passar pelo seu corpo varia conforme a tensão.

            • Duane

              Pedro, volto a dizer: resistência elétrica se refere à corrente elétrica. A rigidez dielétrica é um caso muito específico , tem relação com ionização. Enfim, não é tão simples. E, mesmo sendo representada em tensão, continua tendo a relação com a corrente.

              Você usou a lei de ohm para fazer seus cálculos. Como você sabe que nossa pele obedece a Lei de Ohm?
              O que é tensão? A diferença de potencial se relaciona com as cargas envolvidas (podemos ver isso nas equações do EM). Note que a corrente é primária à tensão. A corrente elétrica é um unidade básica, a voltagem não!
              A tensão causará lesões, mas a corrente causa danos ao coração, principalmente quando alternada.
              sinceramente, gostaria de ver este experimento que você citou. Eu não teria coragem de fazer isso, mesmo porque, em minha iniciação científica, eu e meu professor tomávamos muito cuidado fazendo um equipamento de ressonância magnética, no qual usávamos 64V e 2,5A.
              Volto a afirmar: a corrente elétrica é mais perigosa que a voltagem.
              Observe que eu não disse que a voltagem é inofensiva!

            • Duane

              Aproveitando a mesma fonte que você citou mas, aparentemente, não citou como um todo: “Correntes da ordem de dezena de mili ampère já podem ser mortais, dependendo da região do nosso corpo que a conduz.”
              A parte que você citou diz respeito à rigidez dielétrica. Nosso assunto é perigo à saúde como um todo.
              Se procurar por desfibrilação, encontrará coisas muito interessantes como: http://www.anvisa.gov.br/boletim_tecno/boletim_tecno_fev2011/PDF/matriz_desfibri_que_temos04fev2011.pdf
              Procure por “corrente” e verá que as correntes são da ordem de mA.

    • Como todo usuario de iPhone (pelo menos a maioria), eu carrego o meu aparelho todos os dias, algumas vezes mais de uma vez, e desde o 3GS nunca tive um carregador que apresentasse esse problema de rasgar a proteção externa do cabo, o da minha namorada com uns 4 meses de uso rasgou, acredito que seja um pouco de falta de cuidado com o cabo.
      Atualmente estou usando um cabo da belkin, mas ainda uso diariamente o que veio com meu iPhone para carregar no carro, e even não tive problemas.

      • Alexandre

        Concordo, Augusto. Eu tenho um iPhone 5s comprado em Setembro de 2014 (quase 1 ano e meio de uso) e meu cabo está intacto. Claro, bastante sujo e tal… mas fisicamente está como novo. Varia muito do cuidado que as pessoas tem mesmo. Não acredito que seja de má qualidade.
        Tem pessoas no meu trabalho que com 6 meses de uso já tá tudo descascado, aparecendo o fio, partido…

        • Guilherme

          Varia muito de pessoa para pessoa, mas acho que afeta mais as pessoas que costumam usar o aparelho enquanto carrega.

          • Alexandre

            Verdade… aí não tem cabo que aguente né! rs

        • Kênia Pereira Wandeson Ramos

          Eu tenho um 4s e um 5, somente o carregador do 4 descasca… como pode ser mal uso? Acho que depende do lote.

        • Lucia Helena F.

          Tenho o cabo do meu 4 até hoje sem nenhum descascado – se não fosse por estar “sujinho de uso”, poderia dizer que é “novo”. As pessoas não sabem cuidar do que tem. NENHUM cabo deve ser puxado pelo fio e sim por sua tomada (tomadinha no caso). Tendo este cuidado básico, TUDO vai durar…!

      • Kaka Freitas

        Augusto e Alexandre, eu nunca tive problemas com o cabo, quando lia as pessoas reclamando, pensava a mesma coisa: falta de cuidado, até que, de repente o meu lindo cabo que fica em casa, com toda a pompa, mega cuidado (sério) apareceu o rasgo !!! Não acreditei, e entrei na “leva” de cabos rasgados. Acabei olhando na Net e “encapando com fita de cetim, os meus outros dois!!! Medo de uma hora para outra, aparecer esse rasgo. Gente, foi do nada !!!

        • Credo, agora vc me deixou com medo.. Esse cabo da belkin que estou usando é visivelmente mais resistente que o da apple, ele é ate ruim de manusear por ser mais grosso, mas o da apple agora vai passar a ser mais bem tratado, tenho largado ele de qualquer jeito no carro, ao contrario de antes.

          • Kaka Freitas

            Rs… Foi isso que fiz com os outros … Mas estou querendo comprar da Belkin, todos falam que é mil vezes melhor !!! ?

            • Sim sim, é ótimo.. Mas só não gosto muito quando preciso usar o telefone conectado, pois o cabo é bem rígido e pesado.

    • O meu também está sem a proteção completa, só o cabo cromadim, e funciona que é uma beleza, mas é feião assim, hehe…

      Eu também queria um recall desses cabos, ou que ao menos a Apple lançasse o próximos cabos com uma qualidade melhor né, rs

  • Carlos Frederico

    Me ferrei… lidero um projeto de iPads onde possui mais de 80 unidades. Já vi o meu aqui e se enquadra. Agora vou rezar para que os do projeto não se enquadrem… mas estou sentindo que se enquadram 🙁

    • hecnpo

      finge que não leu a notícia, brow…

      • Carlos Frederico

        Não entendi. O projeto tem 80 iPads comprados aqui no Brasil com o carregador brasileiro mesmo. Acabei de ver o carregador do meu iPad (que comprei também aqui no Brasil) e o adaptador dele se enquadra no recall. Vou ter de levar na autorizada para trocar ué.
        Os 80 são do mesmo modelo que o meu: iPad Air. Quase certeza que vão se enquadrar também no recall. Se sim, vou ter de levar oitenta carregadores para trocar.

        Se eu entendi alguma coisa errada aí, por favor, aponte :).

        • hecnpo

          Tbm tenho trocentos carregadores que se enquadram no recall, mas a preguiça vai me fazer fingir que não li a notícia. Entendeu agora? 😉

          • Estou na mesma, preguiça de levar meu carregador pra fazer o recall.

          • Carlos Frederico

            Que burro eu.

            • Diego

              HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHA

          • Francis

            Tô nesse time que finge que não leu a notícia. Preguicite aguda.!!

    • George Menezes

      Antes se ferrar trocando eles hoje, do que enfrentando o problema que eles podem vir a apresentar no futuro, amigo!

  • Darvin Schanuel

    Olha meu caso: tenho um iPhone 5, um iPhone 4s, um macbook Pro, e um carregador de baterias recarregáveis da apple. 4 adaptadores pra trocar. Mas vai trocar todo o carregador ou so a parte que sai?

  • Felipe

    Só confirmando: o carregador dos EUA não está no recall né? Porque aqui eu tenho um carregador brasileiro (que confere com a descrição do recall), e um outro americano (pinos achatados que dobram), e também são 4 dígitos, mas pelo o que eu entendi são só os modelos listados na imagem pro recall né?

    • Vinicius Alves

      Não, adaptadores americanos não entram no recall.

  • Bianca Alves

    O adaptador do meu tem 4 números e uma letra 4909i , nesse caso consigo fazer a troca ?

    • hecnpo

      sim

      • Bianca Alves

        Obrigada Hecnpo

  • Hmm, o meu do iPad 3ª ger. depois de algum tempo de uso apresentou umas pequenas rachaduras, não como se o plástico fosse partir, mas mais como umas ranhuras. Procurarei uma assistência pra trocar =)

  • Victor Dracxler

    O recall é apenas para a parte que encaixa na tomada (a parte com os pinos) ou para o carregador todo (incluindo a parte com a entrada USB)? Acho que não fiou muito claro no artigo

  • Pedro Henrique Silva

    o meu nunca deu problema preciso trocar?

  • Rodrigo

    O texto está bastante claro, mas pelos comentários parece que o pessoal tem preguiça de ler além do título!
    O adaptador do meu 4s parou de funcionar qd tomou um banho por acidente. Comprei um novo da Apple e pelo que vi está no programa, mas nem vou atrás disso.. Funciona perfeitamente e tenho certeza que não vai quebrar.. Qd o primeiro deu problema tentei abrir pra ver o que havia dentro e sinceramente, com serra, chaves e alicates deu muito trabalho.. Não é pq posso trocar o meu usado por um novo que vou fazê-lo!

  • Diego

    ????

  • Arthur Loureiro

    Olha Só oq aconteceu com o meu.

    • Arthur Loureiro

      Eu estranhei muito ter acontecido algo assim em um produto da Apple. Parabéns pelo Recall.

      • [ironia] até parece que vc passou com o carro por cima! rsrs

        • Arthur Loureiro

          Haha, exatamente. Ele foi rachando com o tempo, até o dia que se partiu.

    • Diego

      Oh my god.

  • Carlos Vinicius Gouveia Mendes

    o pior é que aconteceu com o meu e joguei naqueles lixos de reciclagem de carregadores 🙁 achei q o curto poderia ser da tomada, mas continuo usando a mesma até hoje e nada de ter outro problema…

  • Não tem assistência Apple na minha cidade. Meu carregador é desses que precisa de troca. Como proceder? Tem solução?

    • Henrique A.

      No artigo tem o link pra você ver qual é a assistência mais próxima de sua região. Se ainda assim for muito longe, acredito que exista uma forma de enviar pelo correio. Ligue para o call center da Apple e se informe melhor.

  • Obrigado por ser o único site a ensinar a desencaixar o plugue do resto do adaptador.

  • Ivan Rei

    Só para avisar, na Apple Morumbi São Paulo só aceitam trocar com agendamento. A apple podia fazer a troca um pouco mais rápido para algo tão simples que não precisa de ajuda com nada, mas enfim é assim que a Loja SP trabalha.

  • Diego

    Eu deve ter uns 2 3 desses la em casa, problema é saber de quem é quem, ja tive 2 3gs la em cada, iPad e iPhone 4 e 4s. Não faço ideia do que é que, vou ter o que acho e tentar achar numero de serie tambem.

    • Diego

      FAKE!

  • Alan Patrik

    Acabei de ligar na autorizada e também ficaram com uma duvida, eu perdi meus adaptadores, então fui em uma loja e comprei dois adaptadores de 10W originais (mas que não são os vem com o iPhone). A principio a troca sera feita de acordo com os adaptadores que acompanham os iPhones. Os meus começam com 4, então podeira trocar. Vou ter que deixar na assistência para ver se troca.

    Mas então, quem comprou um apenas o adaptador não poderá fazer a troca?

    • Alan Patrik

      Acabei de ligar no 0800 e fui informado que não é um Recall (onde chama todo mundo para trocar) é apenas um “programa de substituição”, onde quem tem problema, troca, quem não tem, não troca. Vai entender!?

  • Marcos Venicius

    Será que vão trocar por novos ou recondicionado?

  • Victor

    Acho importante trazer essa informação.. Fui hoje na loja da Apple em SP e o atendimento foi HORROROSO, pois eles acham que ninguém trabalha e tem o tempo do mundo para ir na hora que eles querem e não quando você tem disponível.

    Resolvi a troca na loja da Saraiva aonde a Assistência Técnica fica aberta em horário acessível para pessoas com vidas normais que trabalham das 8 às 17. E para minha surpresa, eles não trocam o carregador, e sim apenas o conector que vai na tomada…

    Para quem quiser fazer a troca, fica a dica, não usem a Apple Store, procurem uma Saraiva que ela resolve o seu problema enquanto a Apple pede para você voltar no dia seguinte de tarde. Essa é a primeira vez que eu me decepciono com um atendimento da Apple, que sempre teve o melhor sistema de pós venda que eu já tinha utilizado.

    • Diego

      Espero que ninguém siga seu exemplo.

    • Diego

      Zzzzzzzz

    • Diego

      Você e suas soluções idiotas,se a Apple te gerar um problema você deve deixar que ele continue.

  • Alexandre Batista

    Só uma duvida: o fio tbm é trocado??

    • Victor

      Não eles trocam apenas a parte que vai na pare.. E apenas ela.. O seu carregador e cabo continuam sendo os mesmos…

  • Jayme Ricardo

    E os MagSafe do MacbookAir não entram né, o meu tá todo rachado e nunca levou queda nem nada disso, mas aparentemente não vai se abrir, sei lá deu medo agora!!!

  • Diego

    R-E-C-A-L-L

  • Diego

    R-E-C-A-L-L

  • Caseca

    Estou viajando e consegui trocar na Apple em santa Monica. ?

  • jailsonmsjunior

    O do meu iPad, iPhone e Mac estão no programa de substituição, mas nunca me deram problema. Preguiça de ir trocar!

    • Diego

      Chega de preguiça.

  • Fabiano Rabaneda

    Liguei na LinkTi, aqui em Cuiabá. Tem que levar o carregador com o aparelho e esperar dez dias para que seja aprovada, ou não, a troca. Enquanto isso…. Paciência.

    • Diego

      Zzzzzzzzzzzzz

  • Diego

    Procurem uma Apple Store e no caso da cidade de Fortaleza procurem uma iPlace,mas jamais procurem uma Saraiva.

  • Diego

    R-E-C-A-L-L

  • Filippo Pizzicola

    Existe um prazo para o fim do recall?

    • Diego

      Não.

  • Diego

    Congelaram o iPad Pro de um amigo meu (rumor)

  • Lucia Helena F.

    Acabo de trocar os meus. Tavam funcionando mas se a Apple achou por bem substituir estes que tinham numero, quem sou eu pra dizer que não …?
    😀

  • Julio Barros

    Ilex já está valendo as trocas?

  • Eduardo Rossi

    Comprei meu Mac na Australia e ele está dentro desse grupo de recall, mas tenho uma dúvida: A parte superior do meu carregador já está toda ferrada e sem o encapamento. Será que eles efetuam a troca total? e se não, será que é possível comprar só essa parte do cabo? Porque PQP, pagar R$650 por um carregador é de matar.