Curiosidades

Função “trackpad” do iOS 9 estará no iPhone, mas apenas nos novos modelos

Uma das novidades do iOS 9 é a função “trackpad“, que permite transformar o teclado virtual em um trackpad capaz de reposicionar o cursor quando se escreve um texto. No primeiro beta, ela estava tanto no iPad quanto no iPhone, mas a partir da segunda versão, desapareceu do sistema do celular. Muitos pensaram que talvez tivesse sido uma decisão da Apple devido à tela pequena, mas esta função voltará no novo iPhone 6s.

No site da Apple, ela está relacionada ao 3D touch, que é a nova forma de interação pressionando com mais força a tela. É preciso pressionar o teclado para que ele se transforme em trackpad.

trackpad iPhone 6s

Muita gente deverá ficar chateada com o fato desta mesma função ter sido testada no primeiro beta em todos os iPhones, mostrando que seria possível implementá-la sem nenhuma restrição de hardware.

A única explicação é que a Apple não tenha gostado da experiência que a função oferecia no teclado menor do iPhone. Quando o testamos, sentimos uma certa dificuldade em fixar os dois dedos e esperar o teclado se transformar em trackpad. Nem sempre isso era imediato, e às vezes acabávamos escrevendo duas letras indesejadas no texto, o que complicava um pouco o uso. É possível que a Apple tenha levado isso em consideração. Com o 3D Touch, o trackpad só aparece pressionando com força a tela.

Aparentemente, não será preciso usar os dois dedos no iPhone, como acontece no iPad, o que tornará o uso ainda mais intuitivo.

via Reddit

Botão Voltar ao topo