Curiosidades

Infográfico mostra quanto custa o iPhone em diferentes países do mundo

A gente já sabe, desde 2008, que o Brasil é o país que vende o iPhone mais caro do mundo, portanto, isso não é novidade. Mas você sabia que na Turquia ele é quase tão caro quanto? Uma agência digital resolveu fazer uma lista dos países, ordenados pelo preço do iPhone 6 atualmente, o que pode ser útil para quem está pensando em viajar para comprar o seu lá fora.

O Brasil está encabeçando a lista, como sempre, mas o interessante é que este estudo também engloba o poder aquisitivo de cada país, não só o número absoluto do preço. Por exemplo, na Indonésia, o preço do iPhone lá equivale a 39% da renda anual média de uma família. Neste quesito, o Brasil está em 7º lugar, com o preço representando 9,5% da média, segundo esta pesquisa. Os Estados Unidos é onde o pessoal mais tem condições de comprar um iPhone sem comprometer muito sua renda familiar.

Confira o infográfico completo:

cost-of-iphone-around-world5

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ramón Nervioso

    algo q ja sabiamos sem precisar ler… BRasil é o pais mais corrupto, safado e explorador de seus cidadãos…

    PArabens aos que decidem comprar iphone aqui neste pais, alimentando os cofres do governo para pagamento de propinas… por isso q viajo ao exterior e compro por la mesmo… pelo menos eles usarao os impostos pra algo mais proveitoso.

    • Independente de corrupção no governo, nós como cidadão temos cumprir com nossos deveres. E em primeiro lugar, antes de exigir o fim da corrupção temos que deixar de ser corruptos!
      Não estou dizendo que você faz isso, mas comprar as coisas lá fora e trazer escondido não contribui em nada para o fim da corrupção, pois isso também é crime!

      Comprar um iPhone no Brasil ou não, para muitas pessoas é mais do que uma decisão, é a única alternativa para muitos brasileiros.

      • Giovanni Corte

        Por que comprar iPhone no exterior é crime ? Você está importando algo, não cometendo um crime.

        • Comprar iPhone no exterior não é crime, crime é trazer escondido produtos além da cota sem declarar! Me expressei de maneira incorreta!

          • Danilo

            Você não se expressou de maneira incorreta,quis dar um de politicamente correto mas não foi apoiado,só isso !

            • Eu não estou aqui para ter apoio de ninguém, vim expressar minha opinião assim como você. Todos tem direito de concordar ou não!

            • Felipe Lawnsen

              Mano acorda, não que eles sirvam de exemplo pra alguma coisa, mas os próprios políticos que definem a carga tributária, quando vão pro exterior trazem iPhones, iPads, mac’s e afins por ser mais barato lá fora, diferença é só que eles tem dinheiro pra ir pro exterior e a maioria dos brasileiros não, se não ninguém comprava aqui onde os impostos chegam a 70% dependendo do eletrônico.

            • Em nenhum momento eu falei que é errado trazer eletrônicos ou qualquer outra coisa de fora de maneira legal!

            • Jefferson Brunelli

              É crime sim, Danilo. Crime de descaminho.

      • Luanna Pegoretti

        Não é crime algum. Sabia que ao viajar para o exterior de avião você pode trazer 1 celular de uso pessoal, uma máquina fotográfica também de uso pessoal e um relógio? Tudo isso fora da cota de 500 dólares. Então não é crime algum!

        • Me expressei de maneira incorreta!
          Comprar iPhone no exterior não é crime, crime é trazer escondido produtos além da cota sem declarar!

      • Cristian

        Crime é você trazer escondido coisas de fora com o intuito de
        revender aqui dentro, criar um mercado paralelo e competir injustamente
        com os comerciantes nacionais.
        Comprar coisas lá fora e trazer pra cá para uso pessoal não é e nunca vai ser crime. O problema é que quando você é parado na fila de nada a declarar, os sacanas da receita federal vão falar que até a tua cueca cagada é destinada ao mercado negro, vão
        te tratar mal como se você fosse um sacoleiro do paraguai e como você
        não pode nem provar e nem discutir com a “autoridade” que sofre de
        complexo de superioridade, você se fode e tem que pagar 100% de tudo o
        que você comprou.

        Mas cá entre nós, crime mesmo é pagar o dobro do que vale porque o nosso governo é o real criminoso, não achas??

        • Não estou defendendo o governo, a alta carga tributária tem fortíssima influência para que haja o mercado negro, e sou completamente contra esse excesso de impostos.

          Mas não adianta nada reclamar do governo, fazer coisa errada e querer usar o “jeitinho brasileiro” para se sair bem achando que fez o certo.

          Infelizmente vivemos sobre essa altíssima carga tributária que não é de hoje, e temos que conviver com isso. Quem pode compra lá fora e traz para uso dentro das cotas permitidas, quem não pode tem que pagar o preço.

          Fazer as coisas direito e dentro da lei é um pouco mais caro que o “jeitinho”, mas eu durmo com a consciência tranquila!

          PS: não sou o senhor certinho e não sirvo de exemplo em muitas coisas. Mas pelo menos nesse assunto, ou eu compro aqui, ou eu declaro.

      • Renato Abreu

        Deixar de pagar imposto não é “crime”, é legítima defesa.
        Quanto mais você puder impedir de dar dinheiro pro Estado, melhor.

      • Ricardo Campelo de Magalhaes

        Eu acho que comprar sem dar dinheiro a governo corrupto é dever patriótico. Quem alimentar o monstro, esse sim é cúmplice.

      • JURANDY JUNIOR

        Perfeito! sem nada a acrescentar!

      • Vinicius Cabrera

        “Comprar um iPhone no Brasil ou não, para muitas pessoas é mais do que uma decisão, é a única alternativa para muitos brasileiros”

        Foi só pra mim que essa frase não teve sentido algum?

    • Cada um compra onde acha melhor. O governo não vai mudar os impostos se as pessoas pararem de comprar iPhones aqui. Existem milhares de outros produtos e impostos que fazem o governo arrecadar. Ou você acha que iPhone é o que mantém toda a nossa corrupção?

      Sua raiva é justa, mas o pensamento é ilógico. Querer mudança é ir além do “sofativismo” de xingar muito na internet ou se “rebelar” viajando para Miami para fazer compras e “dar imposto” para os americanos. Isso não vai mudar nada, além de você.

      • Luanna Pegoretti

        Eu penso que quanto mais gente comprando fora, melhor. Quanto mais gente vendo os preços abusivos de impostos que pagamos, melhor. Diferente de você, que parece achar que devemos nos acomodar e acostumar a essas cobranças abusivas. Então sim, quanto mais produtos do exterior, melhor!!

      • Aí você também levou pra extremos. Ainda que possamos relativizar o impacto que causa, não podemos menosprezar. Ele existe sim, e muda um pouco o cenário, ainda que não seja uma grande mudança.

        • Eu entendo e concordo completamente com vocês dois. De forma nenhuma eu coloco em dúvida a legitimidade de viajar para fazer compras, para lazer, para conhecer outra cultura ou o que quer que seja.

          Acho justo comprar itens fora do Brasil quando se tem a oportunidade. Eu faço o mesmo!

          O ponto onde eu quis chegar é como isso é efetivo como “protesto”. Ou o quanto ironias do tipo “parabéns aos que compram no Brasil” ajudam em alguma coisa.

          Em nada. Muito pelo contrário: tem muita gente que se mata de trabalhar para pagar parcelas de algo que não pode comprar fora (por falta de condições ou qualquer outro motivo) e é considerado “ignorante”, “burro”, é roubado e por aí vai.

          Como você mesmo disse, em reação à essa cultura que vem aumentando de comprar itens no exterior, o que foi feito? Não foi redução de impostos, nem correção monetária da cota ridícula de 500 dólares que é a mesma há décadas: foi mais fiscalização. Ou seja, a intenção do governo com esse pseudo-protecionismo continua a mesma, e nada é feito além de complicar mais a vida de quem trabalha duro pra poder viajar e comprar algum bem durante uma viagem a lazer.

          A solução então não é criticar quem compra no Brasil, nem jogar na cara que é mais inteligente e compra fora, mas uma atitude mais ativa. Infelizmente o interesse político da população é baixíssimo e enquanto o pensamento das pessoas for igual ao do Ramon, a gente vai continuar tendo o país onde tudo é o mais caro do mundo.

        • Thiago

          Tem gente falando que o povo tem que dar o exemplo, parar de ser corrupto pra dai sim os governantes fazerem o mesmo. Por acaso os filhos é que dão o exemplo aos pais? O professor age de acordo com o comportamento do aluno? Se o funcionário rouba o patrão vai roubar também? Pra mim esse exemplo vem sempre de cima.

    • Luanna Pegoretti

      Ou mais justo como na Europa, em que eles devolvem o imposto cobrado aos turistas que não moram lá, é preciso apenas mostrar o passaporte e pedir a devolução do imposto.

    • Eu só trocaria o Brasil por brasileiros.

    • rodrigojoker

      E quem não tem a mesma grana que você pra viajar pro exterior e comprar um? Faz o q???

    • Marco A. Matsunaga

      A verdade é que esse preço (mais caro do mundo) só é praticado pq mesmo assim ele vende (e muito…), vamos tentar todos nós ficarmos um tempo sem comprar iphone, duvido que o preço não abaixe…

  • Michelle Rocha

    bom, apesar do iphone mais caro do mundo o poder de compra do Brasil é bem melhor do que muitos paises que vendem por um preço bem mais barato…

    • “Bem melhor” é bastante otimismo. Com o iPhone mais caro do MUNDO, estar em 7º lugar no quesito “falta de poder aquisitivo” é bastante preocupante, na verdade. Existem 32 países na nossa frente com melhor relação preço do iPhone/poder aquisitivo.

  • Eric

    acho q nesse quesito nos já somos mais que pentacampeões kkkkkk

  • Taciano

    Por falar nisso, pode ocorrer de baixar os preços do iPhone 6 quando lançar o 6s?

    • Elton Fabricio

      No Brasil isso nunca aconteceu, ainda que lá fora os novos iPhones assumam os preços dos atuais e os antigos tenha redução de $100.

      • Alexandra

        Oi Elton. Vou discordar contigo por experiência própria…
        Ano passado, comprei um iPhone 5s por R$ 2.799,00 em Maio, pois pensei: vou comprar agora pq o preço não vai abaixar mesmo quando sair outro em Setembro… Errei feio! Em Outubro ou Novembro (não lembro bem) ele baixou p/ R$ 2.499,00. Isso p/ compra parcelada. À vista tbm rolou desconto. Não lembro ao certo, mas era algo como de R$ 2.400,00 por R$ 1.970,00. Mas creio que esse ano, com tudo que tá acontecendo, a tendência é manter o valor do 6 e vir o 6s por outra pequena fortuna, infelizmente! 🙁

        • Elton Fabricio ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Olá Alexandra,
          Você comprou no site da Apple ou no Varejo?
          To perguntando isso pq em janeiro deste ano a Apple aumentou os preços dos iPhones, lembra?
          O 5S de 32GB passou de R$ 2.599 para R$ 2.899, conforme noticiado aqui mesmo no BDI: http://blogdoiphone.com/2015/01/preco-do-iphone-6-aumenta-ainda-mais-no-brasil-nesta-virada-de-ano/
          Enfim… na minha opinião, pode até ser que tenhamos um desconto de no máximo R$300,00 no iPhone 6 quando sair o 6S, mas somente depois de uns 2/3 meses do lançamento no Brasil… não será como nos EUA, onde o preço cai no dia do lançamento do novo modelo.
          Obs.: Tenho certeza que o iPhone 6S Plus deve ultrapassar o limite dos R$5.000,00 esse ano.

      • Até o iPhone 4S se não me engano, o preço R$ 1.799 o de 16GB, e quando saia o novo demorava algumas semanas para baixar o preço da versão anterior.

      • Victor Santana

        Os preços de iPhones de modelo antigo caem logo quando o novo é lançado no País. Sempre foi assim! 5s baixou quando o 6 chegou, logo, 6 irá baixar quando o 6s chegar.

        • Elton Fabricio

          Victor, acabei de dar uma boa pesquisada aqui e realmente os preços no Brasil diminuem um pouco sim quando o novo é lançado. O iPhone 5S, por exemplo, teve uma bela redução quando o 6 foi lançado. 😉

          Porém, continuou caro! rsrs.. mas aí é outra história..

        • Luiz Fernando Ferreira

          Quando o iPhone 6 foi apresentado o iPhone 5s tinha caído pra 2.1k, só que aumentou o preço por causa da crise e tal

          • Victor Santana

            Exato! Já é uma tradição a queda nos preços em modelos antigos. Até porque não há lógica em deixa-los no mesmo preço com o novo modelo à venda.

    • Murilo Herrmann

      Assim como o Elton disse, no Brasil os preços não tem baixado, normalmente mantém e o novo vem mais caro. Imagina agora com essa disparada do dólar? o iPhone 6s não virá por menos de 4k

  • Lucas Pinho

    Quanto maior a liberdade econômica, menor a porcentagem em relação a renda anual. Há algumas poucas exceções no infográfico, porém a maioria condiz com o índice de liberdade econômica.

  • Rodrigo Vieira

    Canadá é a melhor opção, além de ser mais barato, possui o dolar em 2,45 +-

    • Todos os valores do infográfico estão em dólares americanos. Comprando no Canadá você economiza aproximadamente 7 reais apenas, na verdade*.

      * O Canadá ainda tem os impostos federal, provincial e o combinado. Na maioria dos estados a porcentagem é maior que nos estados americanos, o que faz com que a compra no Canadá se torne, na verdade, mais cara.

  • Samuel

    Preocupante um iPhone chegando o teto de 5 mil e ninguém fazendo nada para mudar, pais da corrupção e dos ladrões.

    • Igor Rufini

      Preocupante é a fome..

  • pedro

    Eu só não consigo entender, como existem vários celulares lá fora com o mesmo preço do iPhone e não custam caro (caro como o iPhone) no Brasil, mesmo com dólar, impostos e tal. Moto Maxx (64GB) e Zenfone 2 Deluxe (128GB) ai por preços bem acessíveis…

  • Gustavo Bruno

    Com a alta do dólar um iPhone já sai menos de 1000 dólares. Esta cerca de 3100 tupiniquins. Com dólar à 3,54. E os preços dos EUA estão errados. Pois lá tem imposto sobre esse preço. No Brasil o imposto já é embutido.

    • Luanna Pegoretti

      Sim, tem um imposto mais que justo que varia entre 8 e 12% dependo do estado que você fizer a compra. Muito melhor que o do Brasil, que praticamente dobra o valor do produto.

      • Gustavo Bruno

        Você ao menos viu o infografico? No infografico informava que o iPhone do Brasil custava mais de 1000 dólares e nos EUA o valor estava calculado sem imposto quando no infografico o preço do iPhone no Brasil já estava com imposto. Só disse que agora não custa mais por que o real desvalorizou. Com o dólar atual quase não compensa mais comprar fora. Antes de comentar leia e entenda o que foi escrito.

        • Luanna Pegoretti

          E tu acha que eu não li e não entendi? Li sim e entendi sim, mas parece que foi você quem não entendeu minha resposta, então deixa eu explicar bem explicadinho para ver se agora você entende: o que quis dizer é que o imposto lá é tão insignificante em cima do valor do produto que não fará real diferença no valor total, muito diferente do que ocorre aqui no país que as vezes o valor final fica mais que o dobro do que seria sem os impostos. Aprenda você a interpretar o que os outros escrevem. Ou seja, mesmo com os imposto não vai mudar em quase nada o poder de compra de lá, muito diferente do que ocorre aqui.

  • Daniel Luz

    O problema deste infográfico é que tem vários erros, e praticamente todos os sites por onde ele passa o repetem sem verificar nenhuma informação.

    O preço do Brasil está bem errado. Entre flutuações do dólar e desconto à vista (que ninguém lembra de considerar), está menos de US$ 900 hoje, uma redução de 20% que já nos tira do primeiro lugar.

    O preço dos EUA (e alguns outros países) está ignorando os impostos cobrados na compra, que são 0% em alguns poucos estados, mas nos lugares onde todo mundo compra (Flórida, NY, etc) flutuam entre 6% e 9%.

    Outros aí provavelmente estavam corretos algum dia de 2014 ou do começo do ano, mas as taxas de câmbio flutuaram bastante mundialmente. Em outras discussões vi, por exemplo, canadenses apontando que o valor ajustado de lá dá menos de US$ 635 hoje. O Iene subiu muito no último mês, e incluindo imposto, o iPhone no Japão já passou dos US$ 800.

  • C.S.

    Comprei ontem um iPhone 5s Novo Anatel por R$1300 no ML. Só é saber pesquisar Rsrsrs

  • Guilherme Mitrut

    Por isso que lá nos EUA sempre tem DROP TEST dos aparelhos recentemente lançados pela Apple HAHAHAHA

    • Me desculpe, mas eu acho que lá sempre tem os famosos DROP TEST pois essas pessoas recebem milhares/milhões de visualizações e isso é revertido em renda, muitas das vezes maiores do que o valor pago pelo iPhone “Drop Testado”, independente do custo do aparelho.

  • Gustavo Cordeiro

    Faltou os Emirados Árabes Unidos, um dos lugares onde o iPhone é quase tão barato quanto nos Estados Unidos. Um iPhone 6 64GB sai por US$680.00. Nada mal! ps. O único problema é que não vem com Facetime!

  • FaBiTo O

    uma opção mais em conta também que pode ser levado em consideração é a compra de um IPHONE no paraguay pois la tem lojas que vedem produto original e com garantia como qualquer outra um amigo comprou um IPHONE 6S -64 gb em janeiro e pagou R$ 2600 aqui custava R$ 3500 o q ele gastou de passagem pagou o iphone e ainda curtiu em foz do iguaçu kkkk
    talvez para os brasileiros que não tem potencia para ir para os USA ou Europa tem a opção do Paraguay fica a dica.

    • Junior Ferreira

      Seu amigo comprou um iPhone 6S?

      • iCardex

        6s original do Paraguai…. Kkk

      • FaBiTo O

        Nao ele comprou o iphone 6 plus
        Em janeiro mais logo tera o 6 s la tb kkk

    • iCardex

      O dólar lá está custando R$ 3,67 (25/08-22:47). Olha o valor dos brinquedos agora…

  • KM 

    Seria interessante fazer uma quebra do custo di iPhone no Brail – custo + impostos detalhado

    • Revista iThing, edição nº17. 😉

  • Arley Martins

    Como sempre comprar as coisas no Brasil é sempre um tormento. Eu vi uma nota fiscal de um iphone comprado por 2950 e R$1220 era ICMS. Resumindo, a metade do preço do celular é imposto.

  • Vinicius Alves

    Falando em preço de iPhone, vamos começar as apostas para o preço do 6S aqui no Brasil? Eu chuto R$ 4.099.

  • João Pedro Jungers

    Se fosse só o preço do iphone…..

  • A Revista iThing já falou bastante sobre isso.
    Algumas empresas, para entrar no Brasil, sacrificam bastante sua margem de lucros, como é o caso da Motorola. Mas esta fórmula não consegue se sustentar por muito tempo, basta ver quanto custava o Moto G no ano passado e quanto custa hoje.

    • Igor Rufini

      “sacrificam”… e mesmo assim lucram bilhões.
      A culpa sempre é do governo.. nunca das empresas que são ÁVIDAS por lucros cada vez maiores.

  • LeeEdwards2

    Por mais que o iPhone seja o melhor smart da atualidade, faço questão de compra-lo sempre no exterior, não compro aqui. Esse governo safado não vai ter um tostão meu em cima de nenhum iDevice.

  • Hades666

    Como eles gostam de fazer propaganda do país deles….isso me faz lembrar da história americana: 2º Guerra > Capitão America > Hollywood, etc, etc…..quem estuda história sabe 😛

  • Alexandra

    É, Elton! Tá feia a coisa! 🙁
    Eu comprei no Submarino (pq aceitava Hipercard) pelo mesmo valor que o site da Apple vendia na época.
    Quando aos preço, não tenho dúvidas! 5k num samartphone!
    Recentemente, fiz uma boa compra: um 6, 128gb, usado por 8 meses (estado de novo! Não tinha um risquinho) por R$ 3.000,00 em 6x R$ 500,00 😉

    • Elton Fabricio ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Uau! Isso sim foi negócio hein!
      Eu também tive sorte em fevereiro desse ano. Comprei o 6 de 64 GB, na pré-venda do Brasil mesmo, por 3.099. Aí um amigo foi pros EUA em fevereiro e comprou o 6 Plus. Mas como ele saiu do 5S pro 6 Plus disse que não se adaptou ao tamanho. E eu, por outro lado, depois de 3 meses usando o 6 me arrependi e vi que poderia ter me adaptador facilmente à tela maior.
      Então fizemos uma troca elas por elas… Só que o 6 Plus dele foi 128 GB e ainda veio com a case de couro comprada na Apple Store. 😀
      Acho que nunca mais terei uma oportunidade como essa. Hahahahah!
      O bom agora é que pretendo ficar com esse por pelo menos 3 anos… já que todos nós sabemos que esse ano a Apple vai chutar o pau da barraca, tendo em vista a desvalorização do Real frente ao Dólar. :'(

      • Alexandra

        Eu achava que tinha feito um bom negócio! Hehehe!
        Excelente oportunidade a tua!
        Mas tu falou tudo! O negócio agora é cuidar e fazer render… Pq vai ficar ainda mais caro esse upgrade.

  • Malikoff

    Tenho um parente viajando para o Japão em Novembro e estava pensando em encomendar pra ele a compra de um iPhone 6. Vocês sabem se é possível comprar um modelo desbloqueado por lá? Alguém tem alguma dica sobre isso? Obrigado!