Notícias

Apple explica como ficarão as revistas digitais na App Store sem a Banca no iOS 9

Neste final de semana, a Apple enviou um email aos desenvolvedores que possuem revistas digitais na App Store, explicando as mudanças que irão acontecer com o desaparecimento da Banca, no próximo iOS 9. Para o usuário, pouca coisa deverá mudar.

A Banca (Newsstand, em inglês) é uma área do iOS que reúne todas as revistas digitais feitas especialmente para iPhone e iPad. Ela foi introduzida em 2011, no iOS 5, com o intuito de incentivar os usuários a lerem mais revistas. Edições adaptadas para ela contavam com algumas vantagens, como possibilidade de atualizações em segundo plano e o ícone com a capa da última edição da revista, o que facilita a visualização para o usuário.

Banca

Com o tempo, o iOS foi mudando e a Banca foi perdendo sua razão de existir. A Apple colocou maiores restrições ao sistema, dificultando bastante a atualização em segundo plano. Se antes o leitor nem precisava se preocupar em baixar a edição, porque ela baixava sozinha, hoje isso quase não acontece mais, pois para o download automático acontecer é preciso uma série de fatores impostos pela Apple, como o fato do aplicativo estar aberto em segundo plano e não ter sido encerrado manualmente pelo usuário. Além disso, o próprio sistema hoje permite a atualização em segundo plano de qualquer aplicativo (não só revistas).

No iOS 9, a Banca irá desaparecer. Ela será transformada em uma pasta normal do sistema e dentro dela se encontrarão todos os aplicativos de revistas que você tiver instalado. Ou seja, voltará a ser como era antes, com cada revista sendo um aplicativo normal do iPhone ou iPad.

Banca iOS 9

Na App Store, a categoria Banca irá desaparecer, mudando para uma nova categoria chamada Revistas e Jornais. O ícone do aplicativo deixará de mostrar da capa da última edição publicada, ficando o ícone do aplicativo normal, como todos os outros. Para o leitor, será mais difícil identificar quando há uma nova edição, obrigando-o a abrir o app. É claro que o editor pode ainda colocar imagens atualizadas na página do aplicativo na loja, para mostrar ao leitor que o conteúdo mudou, mas não será mais possível visualizar na App Store as revistas com as capas, como é hoje.

A loja não mostrará mais as capas das revistas
A loja não mostrará mais as capas das revistas

O lado promocional das revistas, do ponto de vista dos editores, será prejudicado, pois elas serão vistas agora como aplicativos normais, misturadas no gigante repertório de mais de um milhão e meio de apps. Para quem gosta de dar uma passada na categoria Banca da App Store, de vez em quando, para conferir o que há de novo, também terá que mudar seus hábitos, precisando instalar os apps e abri-los para ver as novidades.

Para os atuais assinantes de revistas, nada muda: com o iOS 9, as assinaturas continuarão valendo e funcionando normalmente. Dentro do aplicativo, tudo segue sem alterações, com todas as edições adquiridas disponíveis, além da possibilidade de comprar outras avulsas. Para nossos assinantes da Revista iThing, não há o que se preocupar.

Só fica a dúvida das consequências que esta mudança pode trazer aos editores de revistas digitais. Em um mercado cada vez mais difícil, tirar ainda mais a visibilidade delas pode ser algo complicado a médio prazo. Ou não, mas isso somente o tempo poderá responder.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Douglas Viana

    Acredito que tudo isso seja uma manobra para promover o futuro app News :/

    • Também acho. Não vejo razão para diminuir o espaço de algo dentro do ecossistema. Por menos que as revistas sejam usadas (o que acredito nem ser o caso), tirar funcionalidades só atrapalha, ao invés de ajudar, além de provavelmente afastar editoras mais céticas e usuários. Uma pena.

  • Anderson

    Não curti…

  • Bruno Castro

    Gostava muito da Banca, e levei um susto quando baixei o iOS 9, cheguei a pensar que era um bug. E tudo leva a crer que é uma estratégia para promover o News (que por acaso ainda não encontrei no meu iPad, mas ok).

  • Mauro Filho

    Apple: Para que simplificar se pode complicar….

  • Daniel Zattera Sganzerla

    Retrocesso!

  • Anderson Campos

    Pois é, não dá pra entender. Curtia tanto a Banca e gosto dessas frescuras de ter minhas revistas todas lá organizadas. Uma pena.

    • fisa67

      É uma série de estudos que são realizados antes de tomar uma decisão como essa… Apesar da excelente e inegável qualidade da revista iTHING, provavelmente, foi identificado que somente uma pequena parcela dos usuários são assinantes das revistas digitais e que não corrobora com a necessidade de continuar evoluindo com o desenvolvimento de um app exclusivo pra gerenciar as revistas.

  • Acho que não fui o único que achei isso de um retrocesso.
    Tinha pensado que ninguém gostava da Banca, mas adoro ter as coisas organizadas e adorava ela.

  • Alexandra

    Surpresa boa ver a iThing liberada! Como troquei de iPhone e não puxei BKP, ia deixar pra instalar quando visse o aviso aqui no blog de “Revista de Agosto disponível p/ download”…

    Agora, oq são aquelas avaliações? 2 estrelas?
    Certamente, quem avaliou não lê a mesma revista que eu!
    Assim que eu sair do beta 9, deixo um review 5 estrelas lá. 😉

    • Patrick Rademaker Burke

      Provavelmente deve ter relação com os constantes atrasos na liberação das edições. O ápice dos atrasos foi esse mês, quando liberaram a revista de Julho já em Agosto. Mas mesmo assim não vejo o porquê de dar somente 2 estrelas.
      Concordo com você, 2 estrelas é esculacho! A revista é qualidade pura!

      • Estamos com boa parte da edição de setembro já pronta. Nossa missão é lançar já nas próximas semanas e alcançar finalmente o calendário justo, para todos ficarem contentes.
        Sabemos que devemos isso aos nossos leitores e por isso estamos fazendo um grande esforço este mês. Se bobear, conseguiremos lançar 3 edições diferentes no espaço de 30 dias…

  • LessTech

    Apple sendo Apple.

  • Stella

    iLex, um pouco off topic, mas ainda falando de iOS 9: como funciona isso do beta expirar? Sei que é versão de testes, mas seria como aquela versão trial de programas pagos? Vi um pessoal (que estava usando uma versão desatualizada do beta, isso é verdade) reclamar porque o dispositivo vira um tijolo, mas não lembro de ler sobre isso naquela FAQ do Beta Program.

    • Vinícius Viegas

      Um pouco?
      Completamente off!!!!

      Vai pro fórum perguntar isso!!!

      • Stella

        Já perguntei, nenhuma resposta 🙂

  • Eu gostei da novidade.

  • Podia tb parar de moralismo e liberar as revistas adultas. O Iba deu para seus assinantes a Playboy de graça e cadê? Bloqueado no iPad…

  • Rob Simões 

    Ou seja, um retrocesso. Adorava a banca, e foi muito difícil até todas as editoras entrarem na banca, levou muito tempo, e agora acabam com ela. Gostava de ver as revistas, as capas atualizadas. E agora tudo acabou. Sinceramente não consigo entender…

  • Daniel Alencar

    Caramba vao tirar as capas :/

  • Guilherme Paviani

    Melhor assim. Aquela banca me dava raiva sempre que olhava pra ela. No antigo iOS era até legal de se ver devido ao design de prateleira. Eu acho na verdade que se ela fosse existir deveria apenas para quem baixou ou assinou alguma revista, caso contrário o ícone nem devesse aparecer. Acho que vai ser o caso a partir de agora com a Pasta.

  • Thiago

    Uma dúvida… Supondo que eu seja assinante de uma revista, e deixe de ser assinante após algum tempo. As revistas baixadas no período da assinatura continuam disponíveis para mim?

    • Isso depende do tipo da assinatura que a revista propor.
      No caso da iThing, por exemplo, você adquire todas as que forem publicadas durante o período da sua assinatura. Elas são suas até quando você não for mais assinante.

  • Hades666

    Só uma coisa à dizer: complicado! 🙁

  • Putz! Ninguém merece isso. Prefiro muito o app Banca com as atualizações de capa. Mas esse comportamento de criar apps de leitura de revistas já é bem comum aqui no Brasil, muitas editoras tem feito isso. Particularmente não gosto, prefiro a plataforma do app Banca. Isso vai cagar com tudo.

    • André Pelegrini

      E muitas o fazem de maneira totalmente porca, até hoje o app do Correio Braziliense mesmo é horrível de se manusear. Não se pode alternar entre aplicativos que o app fecha a página na qual você estava, não usa todo potencial da Tela Retina e os menus de comando ficam na frente do texto do jornal. Mandei email e tudo mais mas até hoje nada muda.
      Se estivesse no Banca duvido que o formato seria tão desleixado assim.

      • Camarada, até queria concordar contigo, mas não é possível porque até mesmo a plataforma banca depende de uma única coisa: boa vontade. Sou assinante dO Globo, mas o jornal é uma verdadeira porcaria no quesito diagramação. O produto final não foi adaptado para iPad, os desenvolvedores usam a mesma diagramação impressa no digital. Tente reproduzir essa foto num iPad e veja se tem condições de se ter uma experiência tão porca quanto essa. Já avaliei na App Sotre, mandei email e liguei, até. Essa é a edição de hoje. Pelo visto, reclamações não são suficientes pra haver mudanças no produto final. Sim, sou um usuário exigente – e avançado, diga-se de passagem – que gosta de desfrutar o máximo por aquilo que paguei bem caro. O iPad é um produto caro, e serviços de terceiros também não são tão baratos quando não se tem um acesso confortável a conteúdos de grande importância como de um jornal, por exemplo.

        • André Pelegrini

          É a unica que não tenho assinatura, um bom exemplo de diagramação é o aplicativo da Folha de SP. Mas agora que me mostrou esse exemplo, perco até a esperança. Parece que ao invés de evoluir o lance faz é regredir