Notícias

Ajude você também a acabar com o roaming doméstico no Brasil

Provavelmente você que está lendo este texto já saiu várias vezes de sua cidade e notou que quando você usa seu celular fora do seu DDD, é cobrado a mais por isso. As operadoras chamam isso de roaming, uma burocracia que até tinha sentido no passado, mas que agora só é uma maneira delas tirarem mais dinheiro de você.

Uma associação de consumidores chamada PROTESTE está organizando um movimento para acabar com este abuso, e você pode e deve fazer parte disso. Veja abaixo como participar.

História

O Roaming é uma “taxa de deslocamento” que o cliente paga quando está fora de sua cidade. Isso surgiu quando a rede celular começou a ser implementada no Brasil, no final dos anos 90. Naquela época, cada região do Brasil era coberta por uma operadora diferente, o que fazia com que, se você fosse para outro estado, não encontraria a mesma operadora que contratou. Para que o cliente não ficasse sem comunicação, as teles faziam parcerias para que permitissem que clientes de outras operadoras pudessem usar sua rede, e cobravam uma taxa por isso. Esta taxa é exatamente o roaming, que naquela época era necessário para a comodidade dos viajantes.

roaming

Isto existe em todo o mundo, não só no Brasil. Se você vai para os Estados Unidos e quer usar seu telefone daqui lá, terá que pagar o roaming internacional, justamente porque é a taxa que a operadora de lá cobra para você usar a rede dela.

O Problema

A questão é que muitos anos se passaram e a situação brasileira mudou. Hoje, as 4 maiores operadoras do país cobrem mais de 90% do território, e um cliente gaúcho da Vivo, da Claro ou da TIM conseguirá sinal da sua operadora mesmo indo para Fortaleza ou Campo Grande.

Mesmo assim, ele pagará taxa, porque o roaming doméstico ainda é cobrado hoje em dia. E nem precisa ir tão longe. Se você é de Campinas e realiza uma ligação quando estiver na capital São Paulo, paga roaming. Se for do Rio de Janeiro e quiser visitar Angra, paga roaming. Não precisa nem mesmo sair do seu estado.

Ou seja, a operadora cobra de você uma taxa a mais, que antes servia para pagar os serviços de outra operadora, mas aí ela fica com esse dinheiro para ela, porque não precisa pagar a rede, que já é dela. Você acha justo isso?

Esta é uma questão que o Blog do iPhone levantou desde 2010, quando comentamos aqui sobre as regras que a Europa impôs para regularizar isso. Mas a Anatel, até hoje, nunca fez NADA.

A Solução

Por isso, está na hora de dar um basta neste abuso. Nós, consumidores, precisamos agir para pressionar a Anatel e acabar com o roaming doméstico, que não faz mais nenhum sentido.

A PROTESTE é a maior entidade de defesa do consumidor da América Latina, sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros. E é ela quem está organizando um abaixo-assinado, para começar este movimento.

A ideia é juntar o máximo de assinaturas para enviar um pedido para a Anatel derrubar a cobrança de roaming dentro do país. Pois não é justo você pagar por uma taxa que não existe mais.

Eles fizeram um vídeo explicativo bem legal, confira:

Você PODE mudar isso. Tudo o que precisa fazer é participar do abaixo-assinado virtual, para que se inicie o pedido frente à Anatel para derrubar esta cobrança indevida. Quanto mais gente, mais força teremos. Vamos apoiar a PROTESTE nesta luta em que todos nos beneficiamos. Assine a petição e compartilhe este texto com amigos, parentes, contatos da sua rede social, pois é nos unindo que mudaremos as coisas.

Participe! O link é este aqui. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • JunioR

    pronto.

  • André Peixoto

    Assinado!

    Mas achei estranha a parte do mesmo estado, pois sou cliente Vivo e TIM não pago por roaming intraestadual.

    • Luiz Emilio

      Paga sim mas normalmente vc não percebe, sou TIM e se viajo para fora do meu estado tenho que tomar cuidado no seguinte caso: Se eu receber ligação da minha cidade e ATENDER pago deslocamento, se eu retornar a ligação usando o código da minha operadora (41 no caso da TIM) não pago deslocamento.

      • André Peixoto

        Luiz, note que estou me referindo a roaming intraestadual, ou seja, dentro do próprio estado. Se saio de Belo Horizonte e vou para Juiz de Fora, não pago nenhuma tarifa a mais para fazer ou efetuar chamadas. É diferente do roaming interestadual, desse sempre fui cobrado.

        • Freire

          Também pode acontecer de ser o mesmo DDD, mesmo sendo intraestadual. No meu caso, a tarifa já vem inclusa no plano.

        • Salun Marvin

          André, não sei na TIM, na Vivo o intraestadual existe caso você atenda a ligação recebida em DDD’s diferentes. Se estiver em contagem (mesmo DDD, 31 – ou Sete Lagoas), não há a cobrança. Se estiver em Curvelo, por exemplo, DDD 37, há a cobrança. Abraços!

          • André Peixoto

            Pois eu nunca paguei 😛 e olha que o meu plano é Pré. Quando viajo para Governador Valadares (33) faço e recebo ligações sem custos adicionais, a não ser que ligue para BH, mas aí é uma chamada de longa distância mesmo.

            • Breno

              Eu moro em salvador(71) e tenho tim, quando eu viajo pra minha cidade natal(77), no interior da bahia (note que o ddd é diferente mas mesmo estado), não me é cobrado nenhuma taxa. Pelo menos eu não percebi, recebo ligação normal, faço, uso internet e tudo, aparentemente é cobrado normal. No site da pra ver o extrato do consumo e não vi nenhum valor extra, o plano que tenho é o beta.

              Antigamente, eles cobravam um valor de “tim music”, que era “o roubo” no meu caso. Por ex, se me alguém me deixasse uma mensagem na caixa postal, eles me ligavam(como se eu tivesse ligado) e caia na caixa postal dizendo que eu tinha mensagem. Nisso era cobrado o valor lá e no site aparecia como tim music ou uso de aplicativo, não lembro, eu sempre que eu percebia, ligava reclamando e eles informavam que era de aplicativo ou alguma coisa do tipo mas conseguia o estorno.

            • Caio Cartaxo

              O Roaming pelo menos na TIM onde trabalho só é adicionado ao consumo caso voce mude o primeiro digito do DDD, por exemplo:

              Se voce liga do DDD 31 para o 32 o receptor estiver dentro dos DDD’s 3x, nao pagara roaming, porém se voce ligar do DDD 31 para o 32 o receptor estiver no DDD 11 (note que O DDD 11 começa com 1x e nao com 3x) irá pagar o adicional de deslocamento.

              Isso funciona na TIM, nao sei em outras operadoras, uso VIVO porém nunca paguei roaming em nenhum DDD, viajo muito para o DDD 21 e sou 83 porém nunca paguei taxa alguma, talvez por ser POS.

            • Daniel Vitor

              Em todas são assim! Não exite mais Roaming VCR 2 que é quando só muda o segundo dígito do DDD, só cobram em alguns planos quando muda o primeiro, tipo cliente de SP DDD 1x vai pra qualquer cidade do RJ DDD 2x, esse paga para receber! Porém se ele da Capital 11 for pra Campinas 19, não paga pra receber! Isso em qualquer operadora!

            • Caio Cartaxo

              Minha duvida era se a CLARO e OI também funcionavam da mesma maneira com o VCR 1 e VCR 2 da Tim, nao tive essa informação. É muito tranquilo, apenas voce retornar a ligação e paga a tarifa normal (No caso do TIM PRE R$0,30 na maior parte do país). Só cai no roaming quem realmente nao se informa.

            • Victor

              Oi paga também, Claro eu não sei.

            • Breno

              Quem vai pagar no caso é quem recebeu a ligação, não?

            • Caio Cartaxo

              Quem recebe paga a mais, por isso voce deve sempre retornar a ligação para pagar a tarifa normal.

            • Luiz Astrath

              Trabalhei em operadora por 4 anos e meio, e até então, a informação que tenho é a seguinte:
              Quando nos deslocamos de nosso DDD de origem podemos ser cobrados por duas taxas diferentes, a primeira, o Roaming, trata-se de uma taxa por receber ligações fora de seu DDD de origem, por exemplo, eu que tenho um telefone DDD 11 vou para o litoral de São Paulo (DDD 13), ou vou para o RJ (DDD 21), essa taxa concordo em não pagar e algumas operadoras não cobram quando o seu Roaming está dentro do DDD inicial (meu caso a Claro não me cobra Roaming IntraEstadual) igual ao seu de origem (ex: tenho DDD11 e viajo para qualquer DDD com início 1, ou seja, DDD’s 19, 13, 16, etc.), porém sou cobrado se eu for para qualquer DDD com início diferente do meu (ex.: 41, 21, 31, etc.).
              A outra taxa é ligação interurbana, quando me desloco do meu DDD de origem (DDD 11) e vou para qualquer outro DDD, quando efetuo uma ligação o meu telefone passa para o DDD o qual estou para EFETUAR ligações, por exemplo, tenho um DDD11 e viajo para o DDD 13, para receber continuo sendo DDD 11, porém, enquanto estiver no DDD 13, para EFETUAR chamadas, meu telefone passa a CHAMAR como DDD 13.

              Não sei se essa regra ainda está valendo, mas temos que nos informar direitinho, pois o que o vídeo passa, dá a impressão de que iremos economizar rios de dinheiro, e as vezes não é bem assim.

          • Sergio Alexandre

            Salun, o DDD de Curvelo é 38. O 37 pertence à região de Divinópolis.

        • Hugo Jarocki

          Na Tim, promocionalmente (eles adoram essa palavra) você não paga roaming dentro do próprio estado, mesmo que tenha vários DDD’s no mesmo.

    • Felipe Wagner

      Na vivo se não me engano, não se paga roaming entre DDDs da região sul (pode ser o plano tbm não sei)

    • Diego Versalli

      Também nunca paguei roaming nacional na TIM e olha q faz bem uns 4 anos q estou com ela 😕

    • Thiago Martins

      Estranho mesmo, pois na família temos, TIM pré, Oi pós e VIVO pós e ambos pagam ao RECEBER chamada, quando estamos no mesmo estado, porém em cidade diferente, de código de área diferente. Ex: Se estou em Lages (cidade de SC) e atender uma ligação, eu pago. Se eu fizer a ligação, não pago nada. O código da minha cidade de residência é 48( Florianópolis) e Lages é 49.

    • Floop

      É que alguns estados têm mais de um DDD, aí você paga. O Ceará é um exemplo: na região metropolitana de Fortaleza o ddd é 85, enquanto nos interiores é 88.

    • Enzo Fagundes

      INTRAESTADUAL tambem nunca fui cobrado. Interestadual, sim ! Tem uma promo da tim que pago uma taxa de 9,90/mes (so no mes que usar) que o roaming fica ilimitado, pode receber chamadas normalmente que nao vai pagar nada além dos 9,90.

  • macjulius

    Sou de Ilha Solteira, DDD 18, e nunca paguei roaming ao visitar a cidade vizinha, Santa Fé do Sul, DDD 17, nem realizando chamadas e muito menos as recebendo no meu celular pré-pago. Ambas as cidade no estado de São Paulo.
    Já visitando outra cidade vizinha, mais próxima de Ilha Solteira, mas no estado do Mato Grosso do Sul, município de Selvíria, DDD 67, pago mais caro, não só pra fazer chamadas, mas também pra recebe-las.

  • Felipe Falconi

    A Oi é a unica que nao cobra, certo? Pelo menos quando saio do DDD 11 nunca fui cobrado ao receber uma ligacao. Se nao me engano, so fui cobrado no Parana ou Santa Catarina pois nao era a rede da Oi

    • Thiago Martins

      É cobrado sim, mas agora fiquei na dúvida, quando você comentou de não estar usando a rede da Oi… pode ser esse o motivo de eu ser cobrado ao receber chamadas, quando estou em outra cidade com outro DDD.

      • Felipe Falconi

        Tenho certeza que nunca fui cobrado em qualquer regiao do estado de SP, mas quase certeza que em Minas Gerais nao fui cobrado tambem. Pelo menos para receber chamadas.

        • Thiago Martins

          Será que estamos no mesmo esquema do corte ao término da franquia de dados? eu sempre acabava eu nunca fui cortado, alguns amigos também nunca, já outros sempre eram… vai entender né?!

    • Gibson Meira Oliveira

      Olá, sou cliente OI pós pago, já a quase 10 anos e não pago deslocamento, desde que esteja usando o sinal da operadora. Nunca paguei romming em estados que a OI tem sinal. Agora desconheço estados cujo sinal é utilizado por outra operadora.

      • Felipe Falconi

        Sabia que eu nao estava ficando louco. Tinha certeza disso!

  • Pedro Freitas

    Só li metade porque a preguiça ta reinando, mas cliquei no link e ja participei!

    • duane damaceno

      Você assina uma coisa sem ler até o fim?
      As operadoras amam quem faz isso

  • Leonardo VimpriO

    Tudo bem, é uma ótima iniciativa. Mas…. Esse pessoal do PROTESTE é muito chato, enviam e-mails demais, vc descadastra para não receber email do João a Maria começa a enviar o Luiz também etc. Fui cai na lábia do blog Lista10 aonde diziam que se cadastrando no proteste vc concorreria a 300 mil de graça, porém para concorrer vc tem que assinar a revista deles até cartas por correios eles mandam. ¬¬’

    Desculpa o desabado, mas é uma boa causa. Como já estou recebendo e-mail deles a mais de ano vou me cadastrar! 😀

  • macjulius

    Acho que tem algum erro na matéria.
    Não estou defendendo nenhuma operadora. Na verdade passei a vida toda criticando a ANATEL e suas crias: as operadoras.
    Gostaria de saber se tem alguém aqui que já pagou mais caro pra receber chamadas dentro do mesmo estado, mas em DDD diferente do DDD de origem, por exemplo:
    É do DDD 11 e foi para o DDD 19 e pagou mais caro pra realizar chamadas ou pagou alguma tarifa pra receber? Pré-pago, pós-pago ou controle?
    Obrigado.

    • Eu pago sempre que vou para São Paulo (moro no interior do estado).

      • macjulius

        E qual é o seu plano?

      • Daniel Vitor

        Se vc paga @blogdoiphone:disqus tem algo de errado! Não existe mais Roaming VCR 2, falo isso pq trabalhei em todas as operadoras existentes! Dentro da mesma faixa de DDDs não pode haver cobrança, tipo um cliente DDD 11 vai pra Campinas 19, ele recebe sem custo, e isso vale até para quando muda de estado mas o primeiro dígito do DDD como por exemplo, cliente do Rio DDD 21 visita Vitória DDD 27, como o 2x não mudou ele tmb não paga Roaming. Qual operadora vc usa e qual o plano?

        • Felipe

          Comigo é assim que você falou, sou Vivo, Rio de Janeiro, e se sair do DDD 21 e for pro 22 eu não pago nada mais, mas se for pro 11 eu pago.

    • Ricardo Leme

      O meu é pós-pago da Claro e sempre pago mais caro quando saio do meu ddd (11)

    • Caio Cartaxo

      O Roaming pelo menos na TIM onde trabalho só é adicionado ao consumo caso voce mude o primeiro digito do DDD, por exemplo:

      Se voce liga do DDD 31 para o 32 o receptor estiver dentro dos DDD’s 3x, nao pagara roaming, porém se voce ligar do DDD 31 para o 32 o receptor estiver no DDD 11 (note que O DDD 11 começa com 1x e nao com 3x) irá pagar o adicional de deslocamento.

      Isso funciona na TIM, nao sei em outras operadoras, uso VIVO porém nunca paguei roaming em nenhum DDD, viajo muito para o DDD 21 e sou 83 porém nunca paguei taxa alguma, talvez por ser POS.

    • Thiago Martins

      Eu e minha família sempre pagamos. Quando visitamos outra cidade do mesmo estado, porém com DDD diferente do nosso e recebemos uma ligação, pagamos mais caro. Nossos planos são variados, desde pré e controle, à pós. Operadoras iguais e diferentes também.

  • Rafael Tavares

    Participei!

  • RogerioFilho

    O Roaming hoje praticamene é cobrado nos planos Pré Pagos pois a maioria dos Pos Pagos já tem na tarifa do pacote roaming ilimitado dentro do Brasil, todavia como a maior parte das linhas no Brasil são pré pagas…vou assinar agora o abaixo assinado.

  • Anderson Santos

    eu sempre vi essa opção de ligar Roaming de Dados nos smart’s que eu tive, mas nunca soube sua função, se eu ativar ela agora estando na minha cidade, oq acontece? ‘-‘ única coisa que ta escrito é que é recomendado desligar durante viagens…

    • Jefferson Soares

      Você leu o texto?

  • David Xaua

    Assinei!
    Mas na moral, as operadoras estão querendo treta com o whatsapp por uma suposta “queda nos lucros” e “competição desigual”, o roaming que é dinheiro garantido a tanto tempo voces acham realmente que elas vão abrir mão (com as nossas companhias regulamentadoras com a Anatel que deve ter trocentos funcionarios na folha de pagamento dessas companhias)?

  • Jefferson Soares

    A PROTESTE poderia fazer mais abaixo-assinados reinvidícando melhorias nessas operadoras, pois todas são uma porcaria e não respeitam os consumidores, apenas mentem para conseguir mais clientes.

    Abaixo-assinado assinado. Agora vamos torcer para caso eles sejam proibidos de cobrar o deslocamento, não aumentem as outras tarifas.

  • As operadoras que se cuidem, quando todos começarem a usar VOIP, tal qual como fizeram com o WhatsApp, aí que vai ficar ruim pra elas! Eu já tô nessa, nao faço mais ligações da forma tradicional.

  • sou assinante Vivo, Tim e Oi pré-pagos e não pago taxa de deslocamento caso esteja dentro do mesmo ESTADO do meu ddd original. Já tive Claro e na época eu tbm não pagava. Um absurdo essa cobrança!

  • Caio Cartaxo

    No lugar de se preocupar com ROAMING que na maioria dos casos é questão de informação apenas, era melhor se preocupar com as operadoras adicionando serviços aos clientes sem a solicitação. O roaming pode ser facilmente evitado, pelo menos na TIM e VIVO que sao as que conheço bem.

  • Não sei se ocorre com todos os planos, mas eu sou cliente pré-pago da claro e quando estou fora do meu DDD, mesmo dentro do mesmo estado, pago uma taxa por RECEBER ligações de outros DDDs.

  • Fábio Laurindo

    proteste, grande parceiro assinado

  • É nóis nos comentários

    Uma dúvida: como funciona a franquia de internet? Se eu estou em outro estado há alguma cobrança diferente se eu utilizar os dados do meu plano de celular?

    • Danilo

      Não, pra dados não tem roaming no território nacional. Fora do Brasil, aí já é cobrado um valor absurdo para usar a internet.

  • Anderson Campos

    Done!!!

  • Leonardo Negrisoli

    Assinado.. Vou compartilhar nas minhas redes sociais e no meu grupo de e-mails do trabalho.

    Eu tava comentando sobre isso ontem com a minha tia que fora nos EUA… Lá, qualquer número que seja dos EUA é tratado como local… Aqui, continuamos na palhaçada do roaming.

    Vamos conseguir, juntos!!

  • Nilson J Arruda Moreira Jr.

    Cliente da TIM com o serviço Liberty Top já não paga está tarifa. Qualquer dúvida entre em contato pelo WhatsApp 2198113-3249

    • Leonardo Negrisoli

      Mesmo se você estiver fora do seu estado e ligar para um número da Claro?
      Acho que não…

      • Nilson J Arruda Moreira Jr.

        Só se você receber meu amigo. Se você ligar ela cobre.

        • Leonardo Negrisoli

          Ok… É que a forma que você escreveu ficou genérico. Além disso, não sabia que a Tim cobria isso pra todas as operadoras

  • Tami Otani

    Interessante. Não uso meu celular pra fazer ligações (eu tenho 3G/4G pra isso, rs), mas vou assinar pq realmente não acho justo essa posição das operadoras (:

  • Jefferson Soares

    iLex, está faltando “pode ajudar” no título do texto.

    • Jefferson Soares

      É impressão minha ou estava escrito “agora” em vez de “ajude”?

      • O título não sofreu nenhuma alteração.

        • Jefferson Soares

          Então eu é que estou alterado…kkkkkk

  • Levi Pinheiro

    Devidamente assinado!!!

  • Dinha

    Diego eu também não. E sei que todas as operadoras não chegam aos pés das do USA, mais a TIM é a menos ruim, já que falo com muito estados diferentes e viajo bastante. 10 anos de TIM. Até a internet 4g pra mim funciona. PS. não, não sou funcionária dela. Fortaleza-Ce

    • Diego Versalli

      Pse, eu já trabalhei um tempo pra ela, mas uso desde antes, nunca tive do que reclamar, também viajava muito, e sempre me atendeu bem, só peca ter menos cobertura 3G em algumas regiões mas eh d longe melhor q a Morto a Escuro ou a Tchau

      • Dinha

        Hahahaha… Concordo.

  • Arley Martins

    Assinado. Essa cobrança é mto absurda.

  • iCardex

    Tim e suas pilantragens….

    • Nilson J Arruda Moreira Jr.

      Qual sua cidade? No liberty TOP este valor não é cobrado.

      • iCardex

        Mas vamos lá: O que seria esse tal Liberty Top?

        • Thiago

          É o novo plano da TIM que custa 99,90 (ES e RJ) ou 119,90 (demais Estados). O plano inclui TIM para TIM ilimitado, 400 minutos locais para outras operadoras, 6GB de internet, mais 6GB somente para o WhatsApp e Deezer, e deslocamento (roaming nacional). O valor é promocional até dezembro de 2016, podendo ser estendido posteriormente.

          Não estão inclusos no pacote: SMS, roaming internacional, e ligações interurbanas para outras operadoras.

        • Nilson J Arruda Moreira Jr.

          O plano mais atual da TIM. fale comigo pelo WhatsApp 98113-3249 21

          • iCardex

            Já habilitei. Liguei no 144.

            • Nilson J Arruda Moreira Jr.

              Obrigado pela falta de consideração.

            • iCardex

              Disponha! Quem me orientou em tempo foi o Thiago.

  • Marcelo Destefano

    Liberado agora o Beta Público do iOs 9.

    • Marcelo Destefano

      Versão 3

  • Danilo

    A justiça de SP proibiu as operadoras de cortar o pacote de internet quando acaba a franquia e voltar a diminuir a velocidade igual antes, porém mesmo assim não mudou nada,continuam cortando.
    Do que adianta fazer decisões serem cumpridas?

  • Nilson J Arruda Moreira Jr.

    Cadê meu post?

  • mauricio

    é uma campanha excelente!!! SÓ NÃO ASSINO porque nas “condições gerais” possui o seguinte item:
    “Finalidade da captação de dados
    A captação dos seus dados pessoais destina-se ao apoio no abaixo-assinado para o fim do roaming. A captação dos seus dados destina-se ainda à prestação de informação no âmbito desta ação, bem como à divulgação da PROTESTE, e à sua promoção dos produtos e serviços, através do envio de mensagens de marketing, designadamente marketing direto.”
    ou seja, a PROTESTE, terá o direito de enviar para meu e-mail um montão de propagandas!!! isto sairá mais caro, para mim, que pagar roaming

  • Bárbara Godoi

    Já assinei!!! Essas operadoras fazem tudo que podem e não podem para arrancar dinheiro dos clientes…

  • Hades666

    Muito importante esse tipo de campanha, não adianta reclamar dos governantes, se vc não faz nada 😉

  • Douglas Gondim

    Minha operadora é Tim e moro em São Paulo (DDD 11). Morei os 6 primeiros meses desse ano em Indaiatuba (DDD 19). Fazia e recebia ligações sem pagar roaming. Meu número permaneceu o mesmo quando mudei pra Indaiatuba.

  • Cobrar roaming internacional tudo bem, mas roaming nacional é um absurdo. Nos EUA paga-se o plano contratado para falar ilimitadamente com qualquer fixo ou móvel de qualquer operadora, e ainda fazer chamadas de graça para o Canadá. Outro plano dá direito a fazer ligações ilimitadas para fixos e celulares do mundo todo (com exceção do Brasil, em que se tem que pagar um adicional daqui, para ligar para celulares).

  • JanjaBoy

    Feito!

  • Dorinhavasc

    Já autografei 😉

  • Júlio Neves

    Meu plano inclui Roaming Nacional, mas eu acho válido todo o fim de cobrança abusiva… e eles dão isso como se fosse um bônus, não obstante os absurdos que se paga para uma linha pós paga, como se paga aqui no Brasil…

  • Andrieux Querido

    Já fazem muitos anos que nos EUA nao existe roaming ou pagar mais por ser de outra operadora.
    E dependendo da operadora, a ligacao é gratis após as 18 ou 20 horas ate as 6AM, e nos Fins de semana tbem é gratis. Fora os precos que sao justos e o LTE q é muuuito mais rapido que 4G

  • Gabriel Amaral

    INCRÍVEL INICIATIVA! Assinando..

  • Robson Medeiros

    Nada é de graça. Acabaram de me ligar perguntando se interessa ‘estar me associando’!

  • Eu sou Tim Beta Lab, sou de Fortaleza-CE, uma vez viajando para Natal-RN recebi uma ligação, quando atendi consumiu meus créditos.

  • Daniel Alves de Andrade

    Assinei esse negocio e fiz a besteira de colocar meu numero de celular no telefone… Agora a PRO TESTE fica me ligando (021) 3906-3700 que saco!!

  • Aline Marques

    Ah verdade é cobrança abusiva cobrada ,não deveria existir este tipo de cobrança .Além de você ter um plano você liga para outro telefone de mesmo ddd mas sendo que está ne outra cidade , e é descontado do seu plano e ainda assim cobram daquela pessoa que recebeu.Eu moro numa região que o ddd é 22 e meu número é do ddd 21 eu ligo faço várias ligações ,recebo e não fui cobrada a nada , sempre dentro do valor da promoção.E ligo pra outros Telefones de outros Estados mas da mesma operadora é não fui cobrada e nem a pessoa que recebeu a ligação .Agora meu marido foi pra Mato Grosso do Sul ,ele tem um celular com o ddd 21 eu ligo pra ele é sou cobrada e ele também , e além disto se ele não tiver crédito no número dele a minha operadora não deixa eu ligar pra ele sendo que eu não estou ligando cobrar.Liguei para a Central de atendimento da prestadora Claro Brasil ; eles não souberam me explicar o motivo desta situação ,se eu estivesse ligando a cobrar eles até poderiam estar certo, mas sendo assim eles estão errados .Então se você tem problema vai atrás dos seu direitos ,chega de ser cobrada indevidamente .