Notícias

Apple oferece 1 mês grátis de iCloud para usuários da Grécia

Tá ruim pra todo mundo. A Grécia está passando por uma situação financeira extrema, o que se reflete diretamente nos hábitos dos geeks de lá (geek greek). O banco central do país bloqueou todo e qualquer envio de dinheiro para o exterior, o que afetou diretamente os pagamentos de serviços de internet, como Dropbox, App Store e iCloud. Ou seja, nem mesmo acesso ao Apple Music eles estão podendo ter, porque os cartões de crédito não funcionam mais para pagamentos ao exterior. Milhares de contas gregas da App Store estão bloqueadas, por falta de pagamento de algum aplicativo que foi baixado.

Em solidariedade ao momento em que os gregos estão passando, e para evitar que os usuários fiquem com dados presos na nuvem, a Apple resolveu dar um mês adicional grátis no serviço de armazenamento do iCloud, para dar-lhes tempo para recuperarem seus arquivos e dados.

Quando se paga por uma assinatura do iCloud (a mais básica custa $0,99, para 20GB), ganha-se mais espaço para se guardar backups, dados e progressos de aplicativos, além de documentos guardados na nuvem. Se, por acaso, o usuário precisar cancelar o plano, ele volta a ter os 5GB iniciais gratuitos que todos tem direito. Os dados presentes na nuvem não são apagados, mas ficam ali, sem poderem ser acessados, até que se volte a pagar por mais espaço.

Com o problema da Grécia, diversos usuários da Apple ficaram nesta situação, sem poder renovar a assinatura e com todos os seus dados presos no iCloud. Para solucionar temporariamente isto, a empresa resolveu liberar o acesso para todos os assinantes, para que eles possam organizar sua vida digital até este período conturbado passar.

Caro cliente do iCloud,

Para evitar a interrupção de seu serviço iCloud durante a atual crise fiscal e para certificar-se de que você tenha acesso ao seu conteúdo, ampliamos seu plano de armazenamento iCloud para um acréscimo de 30 dias sem nenhum custo adicional.

Nós não tentaremos cobrar seu plano até 30 dias após a data de renovação original. Se depois disso não conseguirmos renovar seu plano, pode ser necessário reduzir a quantidade do seu armazenamento iCloud.

Equipe do iCloud

Isso é uma grande ajuda para quem é assinante do iCloud lá, mas ainda não resolve o problema das contas bloqueadas da App Store. Na loja de aplicativos, geralmente a cobrança é feita alguns dias depois de se comprar algum app, e caso ela não possa ser feita, toda a conta fica bloqueada até que a situação seja regularizada. Nesses casos, não é possível baixar nenhum aplicativo, nem mesmo os gratuitos e as atualizações. Alguns usuários brasileiros já passaram por isso quando acontece do cartão de crédito vencer, por exemplo.

Vamos torcer para que a crise na Grécia seja resolvida o quanto antes e que os geeks greeks possam voltar a terem acesso aos serviços que gostam.

Botão Voltar ao topo