AplicativosOpinião

WhatsApp lança versão web para ler e enviar mensagens pelo navegador

Hoje em dia, diversos mensageiros eletrônicos possuem tanto versão para celular quanto para computador e tablet, e funcionam perfeitamente em todas as plataformas. É o caso do ótimo Telegram, do Skype, do WeChat e do Line. Mas o mais popular deles, o WhatsApp, vergonhosamente não tinha, até ontem, uma solução para ler e enviar mensagens fora do celular, o que sempre indignou muita gente.

Ontem, finalmente, eles apresentaram uma forma das mensagens serem lidas no computador. Mas a solução é tão limitada, que parece mais uma gambiarra.

O pessoal do WhatsApp não fez a lição de casa e preferiu não seguir o caminho normal de criar um app para computador, como todos os outros fazem. Em vez disso, criaram uma maneira das mensagens serem lidas pelo navegador, o chamado WhatsApp Web.

O problema é que há limitações demais. Primeiro, só funciona em um único navegador, o Chrome. Em tempos de neutralidade na rede, isso é para lá de bizarro. Você precisa acessar o site e escanear com o telefone um código QR, para estabelecer a conexão.

Segundo, não funciona com iPhone, justamente a plataforma onde o WhatsApp nasceu. Aí você se pergunta: Por que? Eles respondem isso no blog deles: “Infelizmente, por enquanto, nós não podemos oferecer a versão web para nossos usuários de iOS devido a limitações da plataforma da Apple“. Claro, todos os outros conseguiram, só o WhatsApp teve problemas com essa tal “plataforma da Apple”.

Sim, a Apple limita gambiarras. Para ela, é muito mais benéfico para os usuários que se incentive os desenvolvedores a criarem reais aplicativos nativos para computador, e não semi-soluções limitadas que “quebram o galho“.

O WhatsApp Web é um quebra-galho para acessar as mensagens pelo navegador. Por que não mostrar mais respeito aos usuários e criar um verdadeiro cliente nativo que funcione tanto no computador quanto no tablet? Por que ficar aprisionado somente no celular, em uma época que os concorrentes estão muito além em matéria de recursos?

Todos os concorrentes citados no primeiro parágrafo possuem, além de acesso pela web, um aplicativo nativo para Mac e Windows, além de ligações por voz, recursos de privacidade e muitas outras coisas que o WhatsApp não tem.

Acredite, o WhatsApp atualmente é um dos mais fracos aplicativos de mensagens que existe, que infelizmente é o mais popular. Mas você pode ajudar a mudar isso. Instale eu seu celular outra opção, como o Telegram, e peça para seus contatos fazerem o mesmo, a título de experiência. Ninguém precisa apagar o WhatsApp, os dois apps podem conviver perfeitamente juntos. Mas ao usar o outro, seus amigos podem ser convencidos das vantagens e fazer a mesma coisa com seus contatos, aumentando ainda mais a sua rede.

Se os usuários não fizerem algo para mudar, a equipe do WhatsApp continuará nessa preguiçosa zona de conforto, dominando o mundo sem nenhum esforço para melhorar.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Hades666

    Concordo….instalando o Telegram 😉

    • Caio

      O melhor que existe!

      • Vinicius Marques

        Pode as vezes dar umas bugadas, mas tem uma segurança inquestionável!

    • Filipe

      O melhor é o ICQ, essa nova versão acumula os recursos do whatsapp e do Skype e o melhor: dispara SMS grátis pro contato que não tem ICQ. E não precisa registrar conta, é igual whatsapp basta confirmar o telefone.

      e tem cliente desktop

  • Jonatas Pereira

    Bhaa, pior é que da uma preguiça de fazer isso hehehehe… confesso, é mais fácil ficar da forma que está.

    Mas seria ótimo poder acessar no PC as mensagens.

  • Gabriel Braga

    Acho que isso foi como um ataque a Apple depois do lançamento do novo iMessage no iOS 8. Lembro inclusive de uma declaração de um funcionário d WhatsApp na época.

    • Rafael Salgado Ribeiro

      Cara, iMessage não chega nem de perto a ameaçar o WhatsApp, seja em base de usuários instalada, seja em múltiplos dispositivos suportados. Não é todo mundo que tem iOS e bem… Eu pretendo me comunicar com as pessoas independente do sistema operacional que elas usam. Por isso, acho que o Viber está muito mais na cola do WhatsApp que o iMessage (que por sinal, eu só usava quando ia mandar um SMS pra alguém e ia por iMessage sem querer)

    • Tiago Albuquerque

      Nem. Microsoft tem Skype, android tem hangouts e BlackBerry tem o BBM, todos multiplataforma. Não tem pq castigar só Apple.

  • JanjaBoy

    Já uso o Telegram, fantástico!

  • Sidestick

    AHAHAHA se funcionasse com iOS ia falar que era a solução que todos queriam, que o Whatsapp que já era bom ficou melhor…

    Agora como não funciona (ainda) é gambiarra, é ruim…

    Menos, menos…

    • Arlys Souza

      É muito recalque pra um post só… rs

      • Sidestick

        Paga minhas contas e aí fala comigo amiga…

        Beijos

        • Arlys Souza

          Não tava falando de vc, e sim do iLex… hahaha

    • iJunior

      Independente de funcionar ou não no iOS, a solução é tosca sim. Limitar o uso à só um navegador e ainda por cima exigir que o usuário esteja com o celular conectado à internet para funcionar é, no mínimo, incompetência dos desenvolvedores.

    • Pelo seu comentário infantil, nem perderei tempo em explicar as razões, pois não acho que você entenderia.

      É só colocar a cabeça para pensar: o WhatsApp é melhor que seus concorrentes? A solução apresentada é mesmo de qualidade, mesmo limitada só no Chrome e sem um app nativo que rode também no iPad? Talvez se o WhatsApp Web fosse compatível com iOS este texto realmente nem existiria, e continuaríamos aceitando a mediocridade dos serviços apresentados pelo WhatsApp.

      É só pensar. Mas isso parece ser uma coisa muito difícil para você.

    • Serginho

      Tenho a leve impressão que este será o comentário mais votado deste post.. rs

    • Hahaha ja temos mais de 20 pessoas que “não pensam” e continua subindo…

  • Leandro Romano

    Ótimo posicionamento, ótimo texto!

  • iJunior

    Telegram, Viber, e vários outros trabalham muito bem no PC, sincronizando mensagens perfeitamente. O Whatsapp está bem aquém dos concorrentes, mas como a base é gigantesca, eles estão tranquilos. E o povo tem preguiça de mudar, então vamos ficar nessa. Custava os caras criarem um programa igual aos outros? #PreguiçaRulez

    • Yuri Zanatta

      Eu concordo. Só uso WhatsApp porque 90% dos meus contatos só tem ele. Mas o Viber é muito melhor, Telegram, Skype então… Pra mim é o melhor de todos. E claro, tem o Kik que apesar de não ser tão bom quantos os outros, não precisa do número do telefone e é bem prático.

    • Eles já tem um mensageiro que funciona em todos os navegadores e em todos os sistemas operacionais chamado Facebook Messenger.

      • Se o Facebook Messenger fosse tão utilizados como o Facebook gostaria que fosse, eles não teriam comprado o Whatsapp. Os jovens americanos estão parando de utilizar tanto a rede social e migraram para o WhatsApp, por isso o interesse do FB em adquirí-lo. Então ele valeria sim o investimento de criar um app mais robusto e com maior quantidade de recursos. Pelo menos essa é a minha visão… 🙂

  • Diego Lima

    Eu comecei a usar o telegram a alguns dias.. e curti bastante viu 😀

  • Luis Cesar

    Sempre tentei usar um que é ótimo, porém injustiçado. O Viber. Nunca consegui por falta de “adesão”.

    • iJunior

      O Viber é realmente muito bom. O maior problema atualmente é que eles “poluíram” muito o aplicativo, tentando vender os tais “pacotes de stickers”. Mas, fora isso, ele é melhor que o WhatsApp.

      • Rodrigo

        ficou muito ruim depois dos stickers nojentos. E também eu não quero mais receber avisos para seguir ANDERSON SILVA no twitter.

    • Marlon Fuhlendorf

      Ele é bom, mas é feio demais. Detesto akele roxo! haha

    • Na empresa sempre usamos o Viber exatamente por causa da versão desktop e voz.

  • Jean Andrade

    Nao quero usar o whats fora do cel, pra mim esta otimo, alias raramente me sento a frente do PC

  • Fernando Moreira

    Uso o Viber…tanto no iphone, como na web…

  • Guilherme Andrade

    Até tentei, mas a realidade é que a galera não quer mudar de aplicativo. Logo todo mundo continua no aplicativo velho e atrasado. Pra mim a alternativa mais viável é o Skype. Porém, porém…

    • Lucas Silveira

      Skype é ótimo

  • Alex iPilot

    Em casa eu consigo utilizar o Whatsapp emulando o Android… O que também é gambiarra… No trabalho não funciona (nem no celular) por limitações de proxy… Aliás, se o celular for BlackBerry o Whatsapp funciona! Não entendo como… Talvez use outros servidores…

  • elbow pain!

  • Michel Campos

    Isso tá cheirando a usuário de iOS que ficou com raivinha por ter sido excluído da brincadeira.

    • A pior parte de se escrever um texto de opinião é a onda de imbecis que não leem o texto, nem analisam seus argumentos, só leem a chamada e ainda atacam porque “acharam” que o texto dizia algo.

      Eu não tenho nenhuma paciência com gente acéfala. Qualquer argumentação é improdutiva.

      • ArianoBPS

        Exatamente, iLex.
        A zona de conforto é tão óbvia nesse mundo que as pessoas se contentam e defendem-na com todas as forças. Admiro o controle de qualidade que a Apple realiza e isso que torna nossa experiência tão mais agradável

      • Felipe

        Mas confesso que o título dá essa impressão mesmo, por mais que o texto deixe claro o porque do título.

        • É, você tem razão, também cheguei à conclusão que o problema é o título. Talvez as pessoas estejam se sentindo agredidas por ele e já venham com pedras na mão, não importando o argumento.

          Talvez seja melhor mudá-lo.

      • Christofer Magalhães Castro

        Oi iLex.
        Da raiva mesmo quando as postagens são ataques simplórios a um texto, que provavelmente, não foi lido em sua integralidade.

        Tenho certeza que quando vc fala num momento de indignação, de “trolls do Android”, não esquece que existem muitos trolls do iphone.

        Eu tenho os dois, iphone e android. Não vejo lógica nenhuma desta disputa entre trolls, que na verdade, é inócua. Quem continua gastando dinheiro, somos nós, quem continua faturando, são eles.

        Seja lá que trolls sejam, como vc sabe, toda a crítica é bem vinda. Seja aquelas com fundamentação, seja aquelas destrutivas. As destrutivas, nem carecem de serem respondidas, né?

        Já foi dito, a melhor forma de matar um troll, é ignorá-lo.

  • Renato Gomes

    aqui tb, instalei o Telegram e ele é muito melhor, mas vai falar isso para os sem noção! comecei a divulgar o Telegram para os meus contatos e simplesmente todos dizem a mesma coisa: ” ah ninguém possui esse app”, é lógico, se ninguém ao menos instalar e tentar degustar ele, nunca terá mesmo. ai ficam refém desse whatsapp..

  • Pela sua agressividade, percebo que você gosta de coisas medíocres.
    Então você está no site errado. 😉

    • Guest

      Perfeito iLex, esse daí é mais um babaca que não entende nada de tecnologia. se fosse meu site ele seria banido.

  • Kenji Sato

    eu acho o line o melhor!pena que pouca gente conhece.

    • João Pedro

      Concordo querido Kenji, mas o telegram tem mais recursos. A propósito, é o seu ex-primo João aqui. Estou com saudades, bju

  • Daniel Souza

    Hoje é praticamente impossível deixar de usar o WhatsApp, está todo mundo lá e a maioria não se importa se é ruim ou não. Espero ansiosamente que aconteça com ele o mesmo que aconteceu com mIRC, ICQ, MSN, entre outros… Só assim pro pessoal migrar pra outra plataforma de mensagens.

    • Guilherme Andrade

      Concordo. Esse post até me lembrou da música “Porque Homem não chora”. É tanta ansiedade por este aplicativo e nós, usuários iOS, esperamos a Siri por 1 milhão de anos… Mas até entendo o iLex. É realmente uma lastima um aplicativo deste não ter uma versão Web, fico muito agoniado às vezes.

  • Luis Cesar

    Não sei se é assim em outras partes do mundo, mas aqui no Brasil, o pessoal sempre pega o bonde andando, mas depois que entra, não sai mais. Foi assim com Orkut, Facebook, WhatsApp…E às vezes deixam de usar serviços bem melhores, como no caso dos apps de mensagens. E o sujeito tem que seguir a patota, senão fica no vácuo.

  • Reinaldo Papa Júnior

    KKKKKKKKKKKKkk, Editor magoou que não saiu pra iOS primeiro. Nada a ver. Com certeza vai sair pra iOS. Paciencia é uma virtude.

  • costacafj

    Os concorrentes estão aí sim! O problema: tenho 300 contatos no WhatsApp e só 15 no Telegram, por exemplo!

    Quero ver é convencer praticamente todo mundo que tem smartphone a deixar o WhatsApp de lado por causa de uma única funcionalidade.

    • Xinuo

      Esses 300 contatos têm muito vc em conta? Se vc dissesse para eles que está de mal do Whatsapp e só vai responder para eles usando Telegram. De repente vc consegue que 50 instalem o Telegram e o utilizem, daí espera o efeito se propagar por mais 50. Daí vira uma bola de neve, heheh.

      Houve um tempo que todo mundo tinha ICQ, MSN, Orkut, Skype… Alguma hora a coisa muda, eu bem gostaria de saber como isso acontece. Quem sabe não é agora que começa?

      Essa solução Web do WhatsApp, para mim, é no mínimo burra. Não vou dizer que é gambiarra, pois isso quer dizer algo mal feito (no sentido de programação), e eu não sei dizer se é o caso. Mas a ideia por trás me parece ruim. Para mim, essa solução, implica que a mesma mensagem que vc recebe no WhatsApp do smartphone, trafegue de 2 a 3 vezes pela internet consumindo seu plano de dados (se ele não for ilimitado). Por isso, acho a solução burra, mais que burra, um lixo de solução. Estou esperando algum blog esmiuçar como funciona para eu fechar minha opinião.

  • Oswaldo

    E cadê as explicações pra julgar como gambiarra? Em um tempo de cada vez menos se instalar apps desktop, onde aplicações web ganham mais força, julgar como gambiarra um serviço QUE FUNCIONA, sem argumentos válidos, está mais para dor de corno.

    • Sarrista SP

      o Ilex ta com o popo doendo porque falou mal do IPhone e como aqui eles sao piores que o PT pra cercear a liberdade das pessoas que comentam,vao te bloquear por este comentario

  • Wallace Mote

    Nossa senhora gente, quanta dor de cotovelo em um texto KKKKKKKKKKK

  • tiago volpato

    Realmente, o Whatsapp deixou muito a desejar, considerando o fato de que ele nasceu primeiramente para iOS, conforme disse no texto. Mas “vergonhosa gambiarra” são palavras um pouco exageradas. Vocês não precisam disso iLex.

  • Ramiro

    Alguém ficou #maguary porque tem iPhone e queria usar a versão web hahahaha

  • Paulo Vinicius

    Qual seria a diferença entre “solução simples, prática, que funciona em Windows, Mac e Linux” direto do navegador, sem precisar instalar nada” para quebra-galho para acessar as mensagens pelo navegador”?
    Simples: suporte ao Mac e IOS.
    Essa solução alpha não deve ser grande coisa, mas o recalque de vocês é de deixar até a Valesca Popozuda louca!
    Duvido que alguém vá desinstalar o Whatsapp por não ter versão web compatível com a dupla da maçã.
    Saiam da zona de recalque 🙂

  • RACLA

    Não importa o que aconteça seus amigos continuarão a utilizar o Whatsapp igual usam o Facebook. Não vejo um movimento de migração para outra plataforma. Então não adianta falar que vai para o Telegram ou outro qualquer. As pessoas são resistentes a mudanças. O que aconteceu do Orkut para o Facebook vai demorar para acontecer novamente.

    • Bruno Toni

      basta fazer um filme sobre o Telegram, aí a galera toda migra! =D hahahah

    • Xinuo

      Orkut, ICQ, MSN, … Uma penca de coisas deixaram de ser utilizadas, e outras ficaram no lugar. Vc fala que esse tipo de revoada, como aconteceu do Orkut para Facebook iria demorar a acontecer, mas eu conheço muita gente deixou de comentar no Facebook, dando muito mais atenção ao WhatsApp, então estava acontecendo de novo uma revoada. Foi por isso que o Facebook comprou o WhatsApp, e eles compraram o Instagram tb, pelo mesmo motivo. Detectaram um movimento de migração e já foram em cima para não perder usuários.

      Como começa uma migração dessas? Não sei dizer, mas esse e outros posts são uma boa oportunidade. Se o Telegram é mesmo tão bom quanto dizem, se uma dada parcela vencer a inércia e resolver experimentar e gostar, com certeza vão convencer outros tantos a fazer o mesmo, daí quem sabe não vira uma bola de neve.

  • Felipe Campos

    Absolutamente de acordo… Partiu Telegram!

    • Bruno Serrão

      Aproveita, apaga o Facebook e usa só o Google+

      • Guilherme Andrade

        Eita kkkkk

      • Felipe

        google+ é meio de mais né

      • Rafael Tavares

        kkkkkkkkkkkkkk Essa eu ri alto!

      • Vinícius Marçall

        Posso só apagar o Facebook sem criar Google+?

  • Bruno Serrão

    Só vejo chororô por parte do iLex neste artigo.

    • Que pena que você só viu isso e não os argumentos que ele apresenta. Aí, em vez de agredir, você poderia contra-argumentá-los e assim poderíamos criar uma discussão madura e produtiva. Você teria a oportunidade de me mostrar onde eu estou errado e todos ganharíamos com isso.

      É pedir demais? Ou esse tipo de coisa é de um nível intelectual muito alto para você?

      • ArianoBPS

        Se tiver a discussão, serei grato de participá-la e apoiar o mesmo ponto de vista de iLex. Argumentos claros que seguem uma lógica de vários anos que observamos no blog

      • Luiz

        Rapaz, de todos que eu usei o WhatsApp é de longe o mais rápido. Uso o hangouts na comunicação interna na empresa e muitas vezes simplesmente não carrega as ultimas mensagens no iPhone ou no iPad e tenho problema parecido quando uso o skype.
        Por isso, mesmo com algumas limitações ainda prefiro o whatsapp, fora quantidade de usuários.

        • PoderosoCastig4

          Eu não sei como, mas o Whatsapp usa MUITO POUCOS dados pra texto. Aqui no trabalho só pega EDGE e GPRS e ainda assim quase sempre dá pra conectar no Whatsapp e conversar numa boa em tempo real, enquanto eu não consigo nem me conectar ao servidor em outros apps.

        • Xinuo

          Mas vc não falou nada do Telegram. Que me parece é um dos principais concorrentes, tendo o Viber, vindo atrás. Vc não testou nenhum desses 2?

      • Renan

        Diferentemente dos concorrentes que possuem apps em outras plataformas, o WhatsApp não grava as mensagens na nuvem (e agradecemos por isso), elas são única e exclusivamente salvas no celular do usuário. Isso torna impossível resgatar as mensagens a partir de outros apps.

        A solução foi criar um WebApp que se conecta diretamente ao celular do usuário e resgata as mensagens. Infelizmente, por alguma razão o iOS limita este tipo de conexão.

        Igualmente, o protocolo (que é novo) que faz essa conexão só está disponível inteiramente no Chrome e no Opera, o que impossibilita também o app nos outros navegadores.

        Particularmente eu achei a solução genial. Não se tira a necessidade de ter o celular por perto para ver as mensagens, o que é ótimo em termos de privacidade. As mensagens continuam não sendo gravadas na nuvem, o que também é ótimo.
        Poderia ter um aplicativo pra cada plataforma? Sim, mas daria muito mais trabalho pra algo que não vai ser usado por 5% dos usuários. Um WebApp funciona em (praticamente) todas as plataformas com o mesmo código. Não quiseram copiar os outros e fazer uma “rede de comunicações”, pelo contrário, focaram no que o WhatsApp sempre foi: um simples (e privado) mensageiro. Fizeram o certo.

  • Alex Leal

    Mas o Wechat é igual e funciona justamente com essa gambiarra, não tô entendendo.

    • O WeChat tem app para computador também. http://www.wechat.com/pt/download.html

      • Alex Leal

        Sim eu tinha visto, infelizmente só pra MAC, quem sabe não sai pra Windows… pois onde trabalho só utiliza Windows, aí uso a interface Web.

  • Thiago Piacenso

    Eu acho esse whatsapp ou “zapzap” a cara da pobreza. Pra computador então é pra acabar.

  • Adriano D

    Mas essa “gambiarra” não é mais ou menos o que acontece com as mensagens no Yosemite? Como disse Renato Henrique, voce estando na mesma rede voce tem acesso as mensagens. Saindo dessa rede acabou o acesso. No yosemite eu faço isso. Quando ligo a maquina leio minhas mensagens que estão no iPhone.
    Agora o pessoal do Whattsapp criou uma especie de login automatico colocando o app na mesma rede e tal. Achei bacana. E não estou nada insatisfeito por não ter para iPhone. Vivi sem isso até agora. Acessar via web não faz diferença. Na verdade faz. É mais uma porcaria para eu bloquear na minha rede do escritorio.

  • Pra mim a solução foi muito boa, muito mais prático acessar um site do q ter q ficar instalando apps no computador, assim como é o facebook 😉

  • Vitor A. Vale

    Desculpe mas discordo de você, o WhatsApp desenvolveu um WebApp sensacional. Eles prezaram pela segurança do usuário, implementando um sistema de autenticação em seu webapp através da combinação da geração de um token de segurança, um sistema de comunicação através de códigos de barra bidimensionais (QRCode) utilizado unicamente de dentro do app, e a necessidade de se manter o pc e o smartphone na mesma rede, e conexão com a internet intermitente.

    Quanto à limitação de navegador, acredito que estejam utilizando algum recurso que esteja disponível somente no Chrome atualmente, um exemplo para este tipo de limitação é o que existia no live preview do editor web Brackets, que até pouco tempo também permitia a utilização desta função unicamente com o Google Chrome, mais recentemente é que liberaram o recurso, ainda em testes, para outros navegadores.

    O usuário não quer saber o motivo de não ter algo disponível em sua plataforma móvel, ele apenas espera que tudo que os outros recebam ele também receba, mas para o desenvolvedor não é algo tão simples assim, no quesito de sistemas móveis, cada loja de aplicativos possui suas regras e limitações, e caso algo que você adicione em seu app vá contra estas regras ele será rejeitado pela proprietária da loja, existe ainda questões de tecnologia disponíveis em cada plataforma que podem limitar a utilização de um recurso ou outro.

    A equipe de desenvolvimento do WhatsApp acabou esbarrando em uma dessas limitações no iOS, e acaba sendo algo difícil de se contornar, pois muito provavelmente eles teriam que recorrer aos recursos técnicos alternativos, popular gambiarra, para burlar as limitações de plataforma e/ou tecnologia. O que poderia comprometer a qualidade do app, do serviço e também a segurança dos dados do usuário.

    • Concordo e também discordo. Se prezassem tanto pela segurança assim o app viria com a opção de senha nativamente dele. Se voce já utilizou o iMessage no Mac e no iPhone veria o quão é legal essa sincronização ser independente de redes. Se eu não estiver em uma rede que tenha WiFi eu ficarei impedido de utilizar o Whatsapp Web, mas o meu iMessage continuará funcionando normalmente (mesmo que eu desligue o meu pacote de dados no celular). Essa liberdade é que o Whatsapp deveria ter disponibilizado. Liberdade essa que outros aplicativos já oferecem (e funciona muito bem também).

      A grande “sacada” é que, se voce ficou feliz com o recurso disponibilizado por eles, que bom! Eles então acertaram e bastante usuários ficaram satisfeitos. Já outros usuários (como eu) estavam esperando algo diferente. É impossível agradar a todos, né? 🙂

    • Everton Gonçalves

      É isso ai! Comentário fantástico!

    • Alexandre

      Isso aí. Achei perfeito o WebApp! É simples e muito prático de usar. Não vejo necessidade da criação de um programa. E em momento nenhum pensei no WebApp como uma gambiarra.

  • locrespo

    Eu uso o Hangouts da Google… bem melhor que todos esses outros aí, e ainda é integrado ao meu email. Hoje em dia, todo mundo tem um Gmail e fica fácil falar com todos e até ligar pra eles. Bem parecido com o Facebook Messenger.

  • Otávio Tranchesi

    O Viber oferece muito mais opções! Além da versão desktop ele tem os grupos abertos, que tem gente legal para caramba.

  • João Lucas

    O WhatsApp presta um péssimo serviço. Instabilidade periodicamente, atualizações MUITO demoradas e agora essa coisa medíocre que eles chamam de versão para computador. Infelizmente, mesmo que eu migre para outro mensageiro, não posso fazer com que todos os meus contatos migrem também.

  • Danilo Vieira

    As pessoas que leram essa matéria parece que não entenderam o real motivo. Ou melhor parece que só leram o título e correram para escrever asneiras. Acredito que um ponto de vista sobre algo não há nada de errado. É sim uma gambiarra feia que esse WhatsApp Web se tornou e não é pelo fato de não ter para iOS ou Mac, sim porque é tão limitado quanto o iOS.
    Uma plataforma tão popular, com tanto usuários, mas me parece que a maioria se contenta com pouco, mas eu não. Quero um WhatsApp Web digno para todas as plataforma, sem desculpa medíocres. Saibam o que é um artigo em que se da seu ponto de vista, é isso que o iLex esta fazendo, têm o direto de não gostarem, mas estão sendo enfadonhos e isso é um saco.

  • Rafael Salgado Ribeiro

    Alguns pontos:
    * Telegram salva suas msg na nuvem, o whatsapp não o faz. o que acontece é tipo um “streaming” das msg. Por isso que dá pra usar o Telegram mesmo quando a bateria do cel morreu (eu uso, por sinal, e gosto);
    * Neutralidade de rede não tem nada a ver com navegador;
    * Como usuário Apple desde 2011, concordo plenamente que a plataforma é mais fechada. Isso inviabiliza algumas coisas que existem em outras plataformas, como o AirDroid que permite passar arquivos via wifi (e é muito bom!);
    * O próprio Telegram não depende de apps para computador. No PC eu uso a versão web, bem mais simples. Acho que faz sentido criar um webapp, não estamos mais em 2001
    * Testei o Whatsapp Web em um Android (moto X) e em um WP (Lumia 625) e posso garantir que não é “gambiarra”;
    * Torço para o dia em que todo mundo vai mudar para o Telegram. Imaginei que isso fosse acontecer depois que o Whatsapp ficou fora por um tempo ou depois de todos os escândalos de privacidade, mas… todos os meus contatos ainda estão no Whatsapp, que parece que vai reinar por um tempo ainda, até aparecer uma killer-feature em outros apps (não, ligação não é uma killer-feature, o nosso 3G ainda é ridículo para ter qualidade de voz pela web, infelizmente).

    • Régis Knechtel

      Único comentário coerente que vi até agora

  • Lucas Scherer

    Se eu não me engano, o Dropbox usa um sistema parecido pra constar PC e celular. Acho que pura preguiça dos desenvolvedores

    • O Dropbox é bem diferente do whatsapp. O Dropbox desde o princípio se declarou como um sistema de armazenamento na nuvem, você coloca suas coisas nele e pode acessar de qualquer lugar.
      Já o WhatsApp armazena as mensagens no celular e não na nuvem, por isso ele necessita que o celular esteja conectado.

  • Thiago Genez

    Ótimo comentário e sem mimimi. Eu ainda não testei a versão web, mas até agora eu não achei essa versão web “vergonhosa” e muito menos “gambiarra”.

    • Vitor A. Vale

      Estou utilizando ela e me agradou, ficou bem mais pratico deixar o dispositivo ao lado parado e responder pelo navegador ao mesmo tempo que faço outras coisas no pc.

  • William

    Tirando a parte que não faz chamadas, não vejo motivos suficientes para mudar de APP.
    Raramente uso PC e no meu caso o navegador é o Chrome. Continuo com o Whatsapp até o momento.

  • Guilherme Macêdo da Cruz

    Não acho que essa versão seja uma gambiarra…
    O sistema funciona bem e a lógica dele ser nada mais que uma interface do Wattsapp no navegador é sem dúvida muito boa…
    Se ele só funciona no Chrome, deve ser porque é o que permitiu que as necessidades fossem atendidas..
    Não funcionar no iPhone não caracteriza ele como gambiarra.. Só mostra que enquanto no Android a criação de qualquer tipo de app é mais fácil que no iOS…
    Ao contrário do que muitos vão dizer, não sou fanboy do Android e tenho iPhone desde o 2G, mas há coisas que temos que admitir que no iPhone são muito mais complicadas e a criação de aplicativos é uma delas.. Não vejo ninguém falando que iOS é gambiarra pois só é possível desenvolver apps através do Mac.. Não vejo ninguém falando que é gambiarra pois só da pra passar músicas pelo iTunes..
    Ao meu ver, seus argumentos não são válidos para sustentar que esse sistema é uma gambiarra e ao meu ver ele não é. Agora você afirmar que existem soluções muito mais completas que o Wattsapp, ai já é outra coisa e você tem toda a razão.
    Realmente esse texto ficou muito parecido com “Não tem pra iPhone? Que lixo!” e espero que não tenha sido essa a intensão.

    • Com certeza não foi essa a intenção, Guilherme. E obrigado por ter exposto sua opinião de forma madura e civilizada, isso contribui e muito para a discussão. 🙂

      Na verdade, a ideia do post já vem de algum tempo, ao me perguntar a razão dos concorrentes do WhatsApp serem mais completos e bem feitos, mas não conseguirem roubar mercado dele. Se analisarmos friamente, o WhatsApp não é perfeito e possui diversas falhas, inclusive no atraso em atualizar o aplicativo quando há um sistema novo.

      O fato da versão Web ter sido lançada e não funcionar com o iOS desencadeou a discussão, mas ela é independente deste fato. Eu não uso muito o WhatsApp e francamente uma opção web não faz a mínima diferença pra mim. Portanto, eu não posso ficar “irritado” com uma coisa que eu não uso.

      Mas eu acredito, sim, que eles poderiam se empenhar muito mais em melhorar os serviços deles. E acredito sim que eles se acomodaram no sucesso. E incentivar os usuários a continuar usando só piora esta acomodação.

      Talvez o timing desta discussão tenha sido equivocado, pois faz com que muitos achem que ela é motivada por uma suposta “birra infantil”, coisa que não temos mais idade para ter. 🙂

      • Guilherme Macêdo da Cruz

        Também concordo totalmente com você que o Wattsapp está bem atrás de seus concorrentes, mas mesmo assim eles não perdem mercado. Seu texto poderia ser sobre “Concorrentes do Wattsapp que já possuem interface web a muito tempo” e você teria exposto sua opinião de maneira que não ficasse parecendo birra e que depois de sua resposta tenho total certeza que não foi essa a intenção.

      • Ezequiel

        ILex, li seu texto, concordo com alguns pontos, masnem com todos, desta forma, tbm quero emitir minha opinião a respeito desse caso. Embora meu celular atual não seja um iPhone, a solução apresntada pelo WPP é interessante! Tem um outro post de leitor aqui nos comentários que achei muito lúcido, colocando como ponto a segurança e praticidade da solução. Afinal, fiz o processo e não precisei digitar uma única senha. Você pode alegar que no iPhone há o Touch ID para resolver a questão de segurança, entretanto, como ficam as outras plataformas?

        Com relação ao WhatsApp ser horrível, ele realmente é, mas é o mais simples de instalar e seu uso é muito fácil, logo, se tornou padrão de mercado.

        Quanto a ser pior dentre os demais, será que isso não é “de propósito”? Afinal, ele funciona em features phones tbm.

        Acho que o ponto central da discussão deve ser não a solução encontrada, mas o “Por Que” dela não ser utilizada no iPhone e o “Por Que” ficar presa ao Chrome!

        Quanto aos trolls e haters, isso faz parte do jogo. Segue o baile!

        Abraço!

    • A “gambiarra” que eu vejo é o fato de você não poder receber suas mensagens diretamente no computador, mas sim receber no celular e este repassar para o webapp. Você está usando o aplicativo do celular, disfarçado de aplicativo para web.
      Ao meu ver isso não quer dizer que é errado, nem que é malfeito, muito menos que não funciona, que é difícil de usar ou que o usuário deve fazer alguma gambiarra para conseguir. Nada disso. Para o usuário parece tudo muito bonito, mas existe sim uma gambiarra por trás do funcionamento desse sistema.
      Outros serviços que utilizam sincronização pela nuvem não dependem do celular para funcionar e você pode receber em múltiplos dispositivos.

  • Renato Pessanha 

    Excelente!

  • Tiago de Andrade

    Concordo totalmente!

  • AntonioAilton

    Tenso…

  • Felipe Maciel 

    Concordo. Uma hora a galera acorda e sai do whatsapp.

  • Jairão Correia

    Uso o Telegram tanto no iPhone quanto na WEB e acho perfeito, tudo bem sincronizado.
    O What tá atrasadinho demais.

  • Wesley Cavalcante

    Concordo plenamente com o redator… Pela primeira vez vejo um Blog falar a verdade sobre o WhatsApp

  • Carlos

    Sinceramente,eu sempre achei o WhatsApp fraco. Funciona muito bem? Sim. Cumpre o que promete? Sim. Mas tem muitas limitações. Uma delas por exemplo, é não poder responder uma mensagem diretamente da notificação,ou compartilhar uma foto com alguém sem ter que abrir o app, com o iOS 8 e até hoje nada,enquanto no Viber isso é possível. Não faz ligações,chamada por vídeo,precisa melhorar. Tá muito preguiçoso.

  • 2015, só funciona em um navegador, só funciona com o celular perto, não funciona com o iOS… Se a notícia tivesse saído no primeiro de abril ia ser TOP. Vou usar o web aqui pq esqueci meu telefone no carro, não pera…. 😛

  • Christofer Magalhães Castro

    Interessantes as ponderações.

    A minha opinião, em que pese não ser verdade absoluta, é diferente.

    O cliente web, na verdade, não é um cliente, mas sim “um teclado”, né? Isto é incrivelmente útil.

    Quanto a vinculação do seu “zapozapo” com o “cliente web” (e não um programa autônomo), acho que foi uma forma que encontraram para manter aquele link entre o aplicativo e seu número telefônico. E isto é o sucesso do zapo! Vincular a um número telefônico resulta na melhor identificação dos usuários e na mais rápida responsabilização (criminal) de atrocidades feitas pela web. Email e páginas em redes sociais, são coisas voláteis. Posso ser desde Faustão até Zé bonitinho, rsrs. Mas o meu número, é meu número.

    Quanto à um cliente para baixar e instalar, isto, (mais uma vez, minha opinião que não é verdade absoluta), vai de encontro com a modernidade. Instalar coisas no computador deixam-no mais “pesado”. Se existe um cliente web, não vejo sentido instalar um cliente no seu computador. Existe exceções, os aplicativos para sincronizar arquivos entre o seu computador para a nuvem.

    Por fim, a disponibilização apenas para o chrome, provavelmente foi por motivo de segurança e desenvolvimento. Pegaram o navegador que esta “bombando” e desenvolveram somente para ele, para ver como o aplicativo irá se comportar. Mesmo porque, os desenvolvedores disseram que funcionará em outros navegadores, tb..

    Minha conclusão. Achei muito legal e inteligente a forma com que eles fizeram este cliente web, que na verdade, é um teclado externo para o zapo.

    PS – quanto a não funcionar no iphone, deve ser, como dito alhures, um ataque a apple, que cada vez mais se elitiza. Picardia mesmo, 🙂

  • Che Gayvara

    Não ia usar mesmo…

  • Ricardo Cobra

    você esqueceu de citar o Viber que tem a versão desktop e funciona muito bem.

  • André Almeida Martins

    comentário perfeito e sem mimimi!
    otimo ponto inicial da discussao pela “gambiarra”!

  • Heiki

    É uma vergonha não funcionar com o iOS, para mim seria muito útil usar o WhatsApp no PC.

  • Enzo

    Uma pena que não funcione “ainda”. Eu pessoalmente uso ios e Android e na verdade acho ruim de não ter a possibilidade de usar.

  • Korben Dallas

    Mas o mais popular nem sempre (na maioria das vezes?) é o melhor, quem lembra do ICQ na década passada? Pois é, aí veio o MSN embutido no Windows, e o que aconteceu?

  • Victor

    Minha experiencia para mudar de plataforma de msgm:
    Entrar nos grupos de whatsapp pra tentar falar do telegram e TODOS falarem “mas ninguém usa”, “pra que isso?”, “vai ficar ocupando espaço no celular”, “mas se é a mesma coisa, pq baixar o telegram”… Só meus amigos que tiveram essa reação ou foi geral? :/

    • Daniel

      Queria saber qual foi o dia que a galera marcou pra todo mundo instalar o Whatsapp ao MESMO TEMPO pra não correr esse risco de registrar e não ter ninguem usando.

      E realmente devem ficar preocupados com o espaço no celular, pq o Whatsapp deles come tudo. Se precisar de espaço precisa perder historico…

      Se fosse Telegram era só limpar o cache (que pode ser configurado para ser feito de forma automatica) pronto.

    • Robinho Simões 

      Não, isso acontece direto. Já desisti de tentar trazer os contatos para o Telegram.

      • Xinuo

        Diz que não vai responder pelo WhatsApp, só pelo outro. Ou faz pior, desinstala o WA. Daí só pelo Telegram. Se vc for muito importante para esses outros, eles vão se mexer para instalar e usá-lo. Se vc for ninguém ou quase nada para eles, aí realmente seu poder de convencimento será zero.

  • Rodrigo Santiago

    Eu gostei pelo fato de poder usar qualquer computador que tenha o Chrome instalado (convenhamos, quase todo computador atualmente tem) e de não precisar instalar aplicativos ou digitar senhas. Pra mim, que costumo usar computadores fora de casa, é perfeito. Vai saber se existe algum keylogger instalado ou se vou ter permissão pra instalar aplicativos. Enfim, depende da necessidade de cada um, e pra mim ficou perfeito. Achei o webapp é bom, sincroniza tudo (imagens, sons, etc…) direitinho com o celular, não achei gambiarra.

  • Anderson Campos

    Mas é isso mesmo, tudo que é fraco é muito popular. Infelizmente…

  • Renato

    Eu uso bastante o WhatsApp, porém instalei faz um tempo o Telegram e me apaixonei. Fiz alguns amigos migrarem mas ainda são poucos os que usam. Além do app para PC ser ótimo, o pra iPhone é muito melhor e mais rápido que o WhatsApp.

  • Christofer, trolls não são limitados por plataforma, são trolls e pronto.

    É importante enfatizar que em nenhum momento eu quis dizer que quem usa Android é troll ou inferior. Realmente não tem cabimento julgar as pessoas pelo sistema operacional que elas usam. Há muitos que usam Android por opção, por realmente acharem que ele é melhor ou até mesmo pelo ótimo custo/benefício que ele proporciona.

    Eu me referi a uma parcela dos usuários que não possuem iPhone não por opção, mas por ele ser absurdamente caro e inacessível. Há os que se conformam com isso, mas há outros que, de mágoa e recalque, fazem questão de atacar a plataforma da Apple, como forma de se auto-afirmarem. Estes, infelizmente, vêm em peso aqui em artigos como este, simplesmente atacar e agredir. Destruir e pilhar é o lema deles.

    Mas você tem toda a razão, a melhor forma de combatê-los é ignorá-los. 🙂

    • Christofer Magalhães Castro

      🙂

    • É claro que tem um monte de usuários de Android aproveitando pra tirar um sarro dos usuários de iPhone, essa guerrinha sempre existiu, mesmo q não seja num nível imbecil. Mas eu me pergunto… se o WhatsApp tivesse liberado a versão Web só pra iPhone, essa matéria ainda assim chamaria o sistema de ‘Gambiarra’?!

      Achei agressivo, uma vez que só quem desenvolve o sistema pode dizer se é gambiarra ou não. Não acha?

      Não é só pq 1 ou 10 Apps funcionam de uma determinada maneira, que todos devem funcionar. A questão pode ser bem mais complexa do que se imagina.

      • Acho que expliquei muito bem a resposta para a tua pergunta em outro comentário aqui. Dê uma lida. 😉

      • Eu desenvolvo e acho gambiarra. Eae?

  • Carlos Luna

    Boa análise.

  • Danilo Cesar

    Whatsapp não é escolha,é o que escolhem por nós.nós. Já testei diversos outros,só que fico com 30 contatos no Whatsapp e 3 em qualquer outro

  • Igor Rates

    Meus amigos também estão na zona de conforto… Eu tenho outros, mas ninguém usa por mais que vc incentive… triste isso…

  • Rafael Tavares

    Eu acho isso tudo besteira. Afinal sempre estamos com o celular, então pra que essa necessidade de se acessar Whattsapp pelo navegador ou em programa de computador?! Mais um programa inútil!
    As pessoas tem que entender que Whattsapp é mensageiro para CELULAR e não para PC. Se PC fosse fundamental para mensagens hoje em dia, o Messenger e o Skype ainda hoje estariam no topo! Isso tudo pra mim é só mais um “mi mi mi”.

  • Daniel Alencar

    HAHAHAHHAHAHAHA LIXO!!! Pelo visto nao vou voltar mais pra ele, vou continuar no Telegram, achei q ia vir uma “boa” noticia nesse artigo, mas os caras ainda estao atrasados hahhahaha ai caramba, ninguem merece!!!

  • Daniel Alencar

    AHHAHAH caraca viu, esse ponto de vista foi otimo hahah “dominando o mundo sem nenhum esforço para melhorar.”

  • Luigi Freitas

    O que não entendo é a praticidade de usar seu celular praticamente como um relay sendo que o computador tem acesso a internet, tudo que um cliente de mensagens instantâneas on-line precisa pra funcionar. A segurança permanece inalterada com os mesmos passos que são necessários para entrar no seu smartphone. Um grande exemplo disso é o Web App do Telegram que abrange todas as plataformas e ainda sim na sua versão Web para Mac conta com o envio de push, um recurso recentemente implementado pela Apple no Safari.

    Levando em conta esses comentários, acho fatal e uma falta de simplicidade e estratégia o uso de um sistema tão arcaico que se auto denomina cliente Web, sendo que precisa de um smartphone pra funcionar.

  • Luis

    É sempre o mesmo mimimi.

    Windows é um Lixo bom é o Linux, Orkut? Vamos todos pro Facebook, muito melhor.
    Whatsapp que 99% das pessoas começaram a usar como um SMS gratuito agora precisa fazer ligação (que ninguém faz) e aplicativo para o PC (apesar de ser as mesmas pessoas que dizem que o PC MORREU).

    Instalei esse Telegram, 0 contatos. Desinstalando.

    O autor tem que entender que para a maioria chamadas de voz não faz falta, ainda mais no Brasil onde isso só funciona se os dois estiverem no Wifi.
    Assim como não tenho interesse em mensagem pipocando no navegador no meio do escritório perguntando se minha hemorroida esta melhor. Privacidade prefiro que fique no celular.

    O que importa realmente é base de usuários e nisso o Whatsapp é imbatível atualmente.
    Meu único senão é seu visual que esta desatualizado, precisa de upgrade para o Material Designe.

    • Daniel

      “Instalei esse Telegram, 0 contatos. Desinstalando.”
      Se todos teus contatos seguirem essa logica nunca ninguém vai usar. Mas nunca ninguém teria usado o próprio Whatsapp.

      Se quer usar o serviço só no teu celular, ok. mas é sua opção, vc escolhe onde e como quer usar, essa escolha é do usuário, não do serviço.

    • Rodrigo

      Pelo menos o webapp usa o material design

  • Desde a aquisição do WhatsApp pelo facebook eu sempre pensei que fossem acabar unificando o serviço de alguma forma, mas pela demora acho que isso não acontecera

  • Vitor A. Vale

    A opção de senha não chega a ser a mais segura neste caso, ela pode te dar sim uma liberdade maior solicitando que você informe lá seu usuário/email/telefone/etc e senha para autenticar seu uso para ‘n’ fins, mas quem lhe garante primeiramente que o dispositivo que você está utilizando para realizar a conexão, ainda que de sua propriedade, esteja livre de sistemas para roubo de dados? Por esta ‘insegurança’, o sistema de autenticação em duas etapas foi desenvolvido e implementado por diversos serviços, que consiste no envio de um código através de um SMS ou E-mail para o usuário efetuar “uma segunda autenticação” e confirmar que é o titular de tal serviço.

    Vou citar uma questão do dia a dia, que você deve passar como usuário de serviços online, o botão ‘fazer login com o facebook’, foi algo fora da curva quando lançado, o usuário de um determinado serviço, por exemplo o Netflix, não precisa mais digitar seu usuário e senha para autenticar, apenas clica em um botão e sua autenticação é feita através dos tokens de autorização armazenados após a primeira autorização. O processo de login ficou: simples, rápido e mais seguro para o usuário, sem prejudicar também o funcionamento dos serviços que passaram a adotá-lo.

    O WhatsApp desburocratizou este processo, você não precisa fazer nada além de estar com seu aparelho em mãos para realizar a autenticação, isto traz um nível de segurança e simplicidade ao processo para o usuário muito além de tudo que possuímos hoje.

    Pra finalizar, não duvido que processos similares a este passem a ser utilizados em mais apps com o passar do tempo, acho uma pena apenas que a equipe do WhatsApp ainda não ter esclarecido qual o motivo de não terem conseguido implementar no iOS, pois se for de políticas da loja, podem tentar pedir à Apple para revisar suas políticas a fim de atender a esta nova demanda, ou no caso de ser uma questão de plataforma (OS, tecnologia de desenvolvimento) repassar o processo para a Apple, a fim de em uma próxima atualização do OS seja através de patch de correção ou o lançamento de uma nova versão, venha a possibilitar a ampla adoção deste modelo.

    • iJunior

      Novamente, concordo e entendo o seu ponto de vista Vitor. Mas a grande questão que eu levanto é: realmente havia necessidade de ser desse jeito? Ao optar por essa maneira, além de levantar toda essa questão de “por quês”, a galera do WhatsApp deixou os usuários da plataforma onde o serviço nasceu desguarnecida. O serviço de WebApp é bom? Muito bom, na minha opinião! Isso me dá liberdade de, em qualquer computador, eu conseguir utilizar a ferramenta. Mas, mesmo assim, sou da opinião que eles poderiam lançar também um App nativo para as plataformas (Win/Mac). No meu computador eu instalo o aplicativo (que, com certeza, seria mais “leve” do que ficar rodando o Chrome – eita bichinho que cada vez consome mais memória) e, em outras máquinas que eu precisasse utiliza-lo, aí sim abriria o WebApp. Acho que isso agradaria gregos e troianos. Mas, como eu falei acima, é impossível agradar a todos, né? E obrigado pela resposta sensata! É muito bom falar com ótimos argumentos pessoas assim! 🙂

  • Douglas Gonçalves

    Só fazer algo que preste e pronto solução para a tal LIMITAÇÃO …

  • Leonardo Negrisoli

    Vergonhoso isso feito pela equipe do WhatsApp…
    Instalando o Telegram!

  • Thiago Racca

    Sou desenvolvedor e já trabalhei com a plataforma opensource utilizada pra fazer o whatsapp o XMPP… e com exceção ao skype e o icq é a base de todos outros menssageiros Telegram, WeChat, Viber, Facebook, iMessage e etc..
    é como se todos esses ultimos fossem apps escritos utilizando linux como base… e o pessoal do whatsapp estão querendo dizer que linux não é multitarefa… sendo que todo mundo envolta usa a multitarefa de boa

    E Só digo uma coisa o XMPP tem suporte a multiplataforma Nativo… eles não precisavam inventar nada basta ativar uma função que o servidores que todos os outros devices podem receber atualizações em todos os dispositivos

    Afirmo categoricamente isso que eles fizeram trata-se de uma gambiarra e falta de investimento por parte deles… Claro que ativar essa função significaria um aumento significativo de carga nos servidores porem que antes fosse feita de forma limitada ou parcial e gradual não essa gambiarra que fizeram…

    sinceramente está na do pessoal começar a procurar a concorrência eles estão prestando um serviço porco, a algum tempo já mais essa gambiarra é um lixo…

    • Rodrigo

      O protocolo de segurança que o WP usa é novo e só está completamente implementado no Chrome e Opera. Não é birra… O WP tem uma filosofia de privacidade muito restrita. Se eles pudessem ter lançado para outros navegadores e iOS, pode ter certeza que teriam feito. Com o IE e Safari adotando o ciclo de atualizações absurdamente rápido que o Chrome implementou, pode ter certeza que não vai demorar para ficar acessível a eles.

  • Eu, particularmente, achei interessante a interface web sem necessidade da instalação de um app para computador.
    O que falta agora é a compatibilidade para os outros navegadores como já dito na matéria.

  • aLex

    Depois dessa, vou passar a usar o Telegram como forma de protesto pelo desrespeito com usuários da Maça.

  • Fagner Moraes

    SaaS… pronto…

  • Lipe

    Aiai
    Não uso whats app mesmo

  • valdileibranco

    Prefiro usar o PIdgin – whatsapp no pc sem gambiarra – http://tecnogrupo.com.br/dicas/como-instalar-o-whatsapp-no-windows/

  • Leonardo VimpriO

    Parece um retrocesso, ainda vejo gente nervosa pq precisa usar o celular para logar… Incrível!
    Voltem para o ICQ, msn, gtalk, messenger do face, hotmail. hangouts, skype, voip, viber, batepapo uol. faz um chat via samba pelo linux, que povo burrÔ :@

  • Luis Gustavo

    Li essa matéria e já fui instalar o TELEGRAM e realmente é inacreditável como o Whats ainda não fez algo nesse nível. É uma diferença muito grande vc poder usar o seu app por um “app web” de qualidade. Estou usando no meu Mac e no iPhone e já estou espalhando para todos os meus amigos mais próximos que eu falo mais. Obrigado pela matéria iLex =)

  • Telegram e Viber, muito melhores do que o WhatsApp, pena que poucas pessoas tem noção disso.

    • Marcos Coelho

      concordo plenamente, vamos divulgar pessoal! indicando e postando a respeito do #telegram sempre no FaceBook…quem sabe assim aumenta a base de usuários!

  • Gustavo Gonçalves

    Se o whatsapp fosse pros tablets… Nossa… ;-;
    Adorei o visual do Telegram, pena que pouca gente usa /:

  • Isma

    Uso o telegram a muito tempo. OTIMO. Muito util, sem contar que o app pra mac é lindo!

  • Maury Pereira

    Na minha opinião, vejo vantagem em rodar no navegador. Não fico na dependência de instalar um aplicativo, posso usar a função em qualquer computador, já que não conheço ninguém que não tenha o Chrome instalado em sua máquina.
    Se fosse um aplicativo, a demora poderia ser maior já que teriam que fazer um app para Mac, Windows e Linux e dependendo da máquina que você está utilizando a instalação de novos apps não é permitida.

    • Daniel

      é óbvio que é há vantagem em rodar no navegador, no tablet, em outro aparelho.

      Só o Whatsapp quis limitar isso desde o começo. O app nativo não demoraria, poderia inclusive deixar API publica para terceiros fazerem, igual o Telegram. Mas sem mudar a plataforma eles não tem opção, precisa de gambiarra para contornar obstáculos que eles mesmos criaram.

  • Harrison Walnut

    baixei op TELEGRAM e achei muito bom! Recomendo e já estou fazendo campanha nos meus grupos de WhatsApp-Orkut para que migrem!

  • Acontece que a forma que a solução é feita não é tão boa assim, você continua dependente do celular, enquanto em outros aplicativos você pode ficar sem bateria no celular e continuar usando.

    • Lucas

      Isso é ruim, mas é bom por questão de segurança. Hj em dia vc já não usa seu celular pra tudo? Olha o Apple Pay, já pensou se vc sai de casa sem cartão de crédito só com o iPhone e a bateria dele acaba? Como que faz?

  • Nos EUA esta bem perto.. Aqui eles ODEIAM o whatsapp, qualquer msg pela internet ou em grupo geralmente é feita no iMessage, e pra qm tem android eles so mandam sms.. Talvez o whatsapp seja popular aqui pq a maioria dos brasileiros não podem pagar por um iPhone, mas nem todos os países o whatsapp é bem aceito

    • Rafael Salgado Ribeiro

      Pode até ser que em um país o iMessage sobressaia, mas, se formos seguir por essa lógica, tem lugar que Google nem aparece nas porcentagens de mecanismo de pesquisa. É uma questão local. Entretanto, o que dá dinheiro e relevância é o global.
      A base de usuários de whatsapp é inquestionavelmente maior, se não fosse assim, o app não apareceria entre os mais baixados na APP Store há sabe-se lá quantas semanas.
      Em relação à confiabilidade, o iMessage também deixa muito a desejar, infelizmente. Várias vezes mandei iMessage pra alguém e… chegou 3 dias depois. Nesse ponto, a melhor coisa para a Apple seria ter comprado o BlackBerry Message enquanto eles não tinham lançado app pra iPhone e Android. Seria um investimento sensacional e aí sim o iMessage ia ser algo que eu usaria sem medo de ser feliz. Por enquanto, uso quando vou mandar SMS (quem ainda manda?) e vai por iMessage sem querer.

  • Eduardo

    Perfeito o comentário, talvez tenha que fazer alguma “gambiarra” para contornar a tal limitação do iOS, e tb acho melhor rodar ele via navegador do que ter que instalar um APP no PC, afinal não posso sair instalando APPs em qualquer computador.

  • Jairão Correia

    Excelente conteúdo iLex, muito bem colocado. Acho o WhatsApp bem atrasado em relação ao Telegram. Uso ainda o WhatsApp pois todos meus contatos estão nele. O Telegram além de ser mais leve roda uma versão WEB anos luz frente seu concorrente. Espero que um dia a massa esteja no Telegram.

  • O problema é que pela acomodação ninguém para pra perceber que existem opções melhores para mensagens no celular. Soluções na nuvem, por exemplo, tendem a poupar mais espaço no celular pois não precisam armazenar todas as mensagens na memória do telefone.

  • Daniel

    Whatsapp simplifica usando números de telefone com acesso direto na agenda. Mensageiros antigos de PC não são feitos assim. Ficou muito complicado ter que passar um nome de usuário, email etc para alguém e depois talvez ter que autorizar cada contato.

    Mas Whatsapp erra em querer ser só um SMS/MMS. Limita a um dispositivo, só entrega as mensagens uma unica vez, não faz copia e armazena copia de cada mídia recebida e enviada para cada conversa. Isso é um retrocesso, pensa, vc usa seu email assim?

    Telegram e outros citados usam o melhor desses 2 mundos, não te obriga a retroceder.

  • Paulo Rocha

    Telegram? kkkkk…. aí eu não me comunico mais com os meus clientes que na sua esmagadora maioria utilizam zap zap. Versão web? instalar app para desk top prá quê se a tendência é tudo ser acessado via navegador? vide G drive , FB, Office Web… etc.

  • Gerinho Faustino

    No meu MacBook eu consigo usar o WhatsApp com um aplicativo chamado “bluestacks” que é um tipo de gambiarra que emula o Android no Mac, mas o aplicativo é tão bugado que é horrível de usar, eu baixei porque fiquei quase duas semanas sem smatphone e precisava urgentemente usar o WhatsApp.

  • Exemplo de comentário com polidez nível 100. 😉

  • Thiago Racca

    O whatsapp esqueceu como funciona a arquitetura cliente-servidor

    E agora criou a arquitetura servidor-cliente-servidor-cliente

    Isso é uma gambiarra sem tamanho prejo até celulares dando problema porcausa dessa porcaria

    Sou programador isso está um lixo

  • Willy Reis

    É sim uma gambiarra mas se tivesse saído também p ios ninguém reclamaria.

  • Achei a crítica um pouco exagerada. Não é defendendo o WhatsApp, que eu sempre achei a maior bosta suprema de todas as espécies de programas bosta pra celular. É o Flap Bird dos comunicadores instantâneos. Bosta pura! Mas virou moda, todo mundo usa, não importa se é bosta ou não, infelizmente pfff. Olhando pelo ponto de vista de desenvolvimento de software, acho que isso é mais uma estratégia pra validar se uma versão desktop realmente seria viável. Não é inteligente investir uma grana alta em desenvolver um aplicativo, sem antes saber se o público iria usar, né? Acho que eles estão tentando é ter essa informação de forma concreta. Sem falar que os maluco conseguiram meio bilhão de usuários só do jeito que são, talvez justamente por ser tão simples que os usuários mais avançados acham uma BOSTA. Comunicadores instantâneos, completos e multiplataforma, já existiam vários, mas nenhum ridiculamente simples e limitado como esse. Talvez foi esse o segredo, estranho, mas…. kkkk

  • João Grillo

    ÓTIMO dica essa do telegram 😉

  • iMessage pros donos de iPhone, Facebook Messenger (!!!) pra galera. Detesto esse WhatsApp desde que inventaram de criar grupos gigantes que lotam as notificações.

  • Lucı̸̸̸̸̸̸̸̸̸ano Medeı̸̸̸̸̸̸̸̸

    Viber, LINE e WeChat são ótimos! Uso e recomendo! o/

  • Robinho Simões 

    Eu odeio o WhatsApp, sempre odiei, e agora odeio mais ainda. Há bastante tempo tento trazer meus contatos para o Telegram, mas é inútil, todo mundo só fica nessa bosta de WhatsApp. O Telegram é muito superior, e não é só porque tem cliente para Web, para computador e para iPad não, ele é absurdamente mais seguro, sincroniza suas mensagens na nuvem, não possui limites de tamanho de arquivo ou duração de vídeo. O WhatsApp limita meus vídeos grandes a 3 minutos. No Telegram isso não existe.

    Às vezes me dá vontade de desinstalar essa porcaria desse WhatsApp e me desconectar do mundo.

    • Xinuo

      Talvez com esse ba-fá-fá todo, aumente a base de usuários do Telegram (creio que seja o concorrente de maior peso), só nesse post várias pessoas se declararam usuárias do Telegram, e várias outras disseram que estão instalando, deve aumentar a base.

  • Matheus Luís da Silva

    Eu e meu grupo de amigos já mudamos para o telegram desde que o whatsapp foi comprado pelo facebook. Não temos queixa e metade das mensagens eu mando pelo meu macbook. Muito mais confortável e prático, além de ser gratuito

  • Jeff Dias

    Eu não conhecia o telegram, mas parece realmente muito bom, gostei da posição deles sobre encriptação das mensagems e de deletar midias enviadas após certo tempo.

  • O seu recalque por não ter um iPhone parece ser bem maior que o nosso suposto choro, né? 🙂

  • Dario Pimentel

    Por isso que eu uso o Viber! Funciona com aplicativo pra Desktop e iPhone sem problema algum!

  • iJunior

    Li e entendi tudo… só queria fazer um comentário: Instalar coisas no computador não o deixam “pesado”. Executar essas coisas sim. Agora, eu realmente duvido que qualquer app criado para desktop ficaria mais “pesado” do que o Chrome. Esse bichinho consome memória DEMAIS das máquinas. Foi-se a época que o Chrome era “leve”….rs

  • Rodrigo

    O protocolo de segurança que o WP usa é novo e só está completamente implementado no Chrome e Opera. Não é birra… O WP tem uma filosofia de privacidade muito restrita. Se eles pudessem ter lançado para outros navegadores e iOS, pode ter certeza que teriam feito

  • Fernando Amaral

    #noresponso

  • André Felipe Avelar

    +1 apoiado
    prefiro mais o Viber do que o Telegram

  • Rafael Kapela

    Isso ultilizando a Wifi do trabalho, né?? Pelo 3G/4G é 100%…

    • Alex iPilot

      No trabalho eu não tenho sinal de celular, nenhum…

  • Xinuo

    Vc me parece ter mais detalhes sobre como é feita a coisa toda. Eu acho que devido a essa maneira genial (eu não acho genial, mas acho interessante) com que eles desenharam a coisa, fará com que uma msg que vá para o seu smart, trafegue de 2 a 3 vezes na internet, consumindo seu plano de dados.

    Se for assim mesmo (será que vc tem conhecimento técnico para confirmar se é ou não?), vc não acha que é um lixo de solução? Embora a nível de programa eu ache interessante, olhando o fluxo de dados, eu acho um lixo. Para mim eles deveriam redesenhar a coisa toda, de tal forma que fazer funcionar num desktop não precisasse de malabarismos e de programas geniais.

    • Renan

      Geralmente, quando você está em um PC ou Notebook, seu celular está conectado no mesmo Wi-Fi, logo não usaria os dados (nesse caso). Porém, nos casos em que o celular esteja em rede 3G/4G, sim, o consumo (adicional) é equivalente as mensagens que você está lendo no WebApp.

      Lembrando que os dados adicionais só afetam as pessoas que usarem o WebApp. Continua o mesmo pra quem continuar usando somente o aplicativo mobile.

      No entanto, o uso de dados do WhatsApp é tão pequeno que isso seria irrisório pra maioria dos usuários. Esse é um pequeno preço que pagamos por manter nossas mensagens privadas.

  • Xinuo

    Me tirar uma dúvida: a princípio eu achei que a mesma mensagem trafegará pela Internet de 2 a 3 vezes. Vc sabe dizer se essa impressão minha se justifica? Se (eu disse SE) a mesma mensagem trafegar mais de uma vez pela internet, consumido o plano de dados do usuário 2 vezes mais do que o necessário, vc não acha que é um lixo de solução? A nível de programação, eu tb achei a solução interessante e engenhosa, mas ainda não sei ao certo o fluxo da informação, se o fluxo for do jeito que imagino, no cômputo geral, eu diria que é um lixo. Infelizmente ainda não achei um blog que detalhe no âmago como a coisa toda funciona. Se não existir o problema que eu imagino, aí minha opinião muda para: solução inteligente, engenhosa, interessante.

    • Vitor A. Vale

      Xinuo particularmente não notei um consumo excessivo de dados, verifiquei pelo app de sensor de dados no aparelho que utilizei para teste, um lumia 820 com windows phone 8.1.

      Ao tentar recuperar mensagens antigas, houve realmente um pequeno atraso, acredito que seja devido à consulta no banco de dados com o histórico no dispositivo, pois eles descrevem em seu termo de privacidade na seção ‘The Information WhatsApp Does Not Collect’ que não realizam cópia de mensagens e armazenamentos de dados das conversas.

      Novas mensagens foram entregues quase que instantaneamente no WebApp e no dispositivo, nesta ordem, eu estava com um outro aparelho, um lumia 720 com windows phone 8.1, realizando os testes no tempo de entrega, neste caso acredito que o próprio servidor deles fique responsável por fazer a entrega em ambos ao invés de entregar no dispositivo e depois consultar.

      Com sua pergunta até me veio duas questões em mente que não testei, efetuar o carregamento de muitos conteúdos antigos, vídeos principalmente, de algumas conversas em grupo para analisar o consumo de dados, e excluir algum conteúdo (vídeo/foto) no dispositivo e ver se pelo WebApp eu conseguiria recuperar.

  • Eu senti uma certa rage em relação a não ter pro iphone(Aparelho que sempre recebeu tudo primeiro, mimos) esse recurso e não por ser realmente uma gambiarra mas enfim. Acho que o problema eh os brasileiros pararem de utilizar serviço ruim, tem muitos outros serviços melhores que whatsapp hoje em dia, eu mesmo uso telegram(nao lembro se tem app pra todas plataformas) e viber(tem app pra tudo que eh plataforma)

  • Roddisq

    Humm…se whatsapp fosse tâo ruim o facebook não o tinha comprado…

  • Matheus Siqueira Moreno

    Eu me mato de tanto rir, como esses usuários de android e tetrisphone se acham por tao pouco. So pq o whatsapp lançou uma versão para navegador(que não funciona sem ele) e não para o Iphone parece que ganharam na loteria!!! Parecem pobre quando recebe bolsa família(Nada contra) kkkkk

  • abelchiaro

    Se os usuários não fizerem algo para mudar, a equipe do WhatsApp continuará nessa preguiçosa zona de conforto

    Ah, mas o problema aí é que o usuário típico tem pavor de sair da zona de conforto.

  • Marcelo Alves

    Isso me pareceu mais uma propaganda para o telegram,

    • Sim, adoramos fazer propaganda para aplicativos de qualidade. E de graça.
      Porque tem que ser muito MEDÍOCRE para achar que o WhatsApp é bom.

  • Dorinhavasc

    Pelo que li aqui nos comentários a única coisa que posso dizer é que, as pessoas nunca estão satisfeitas com nada! :/

  • Fernando Camilo

    Concordo com todos os argumentos citados pelo autor, mas se a situação fosse diferente?
    “WhatsApp lança versão web para ler e enviar mensagens pelo navegador (somente no iOS)”…

  • Heitor Amaral

    Cara, QUE RECALQUE! Eu estou usando o Wpp na web desde o dia do lançamento, e achei a ferramenta simplesmente perfeita! Você ficou doído só porque não lançaram pra iPhone junto.

    E tem um motivo muito simples pro wpp ter bombado tanto. Ele funciona em QUALQUER CELULAR! Até uns Nokias antigões aceitam wpp. Seu fanatismo pela Apple tá fazendo o recalque aflorar já.

  • Jefferson Ted

    pra certas pessoas, isso tudo ai é BLÁ BLÁ BLÁ, acham que só existe Whatsapp, e nao querem saber de outro mensageiro. Então de que adianta…

  • Uberdam Walker

    Tá funcionando no Opera, no Firefox…