Aplicativos

Aplicativo Clear volta atrás e atualiza versão que tinha descontinuado

Clear

O aplicativo Clear inovou quando foi lançado há 2 anos, influenciando diversos outros apps depois, que copiaram várias de suas características. Quando o iOS 7 chegou, eles tomaram a decisão polêmica de lançar uma nova versão, o Clear+, adaptada também para iPad, mas como um aplicativo diferente, fazendo os usuários pagarem novamente pelo download se quisessem esta versão. Até aí isso é comum e alguns desenvolvedores fazem isso para poderem manter economicamente seus aplicativos.

Mas o pessoal da Realmac Software fez agora algo inédito: voltou atrás e republicou o aplicativo original, atualizado, e ainda disse que vai descontinuar o Clear+ depois de muitos pagarem por ele. Pode isso, Arnaldo?

Clear

A mais nova versão, além de ser Universal, é totalmente focada no iOS 7 e sincroniza as listas pelo iCloud.

Os desenvolvedores explicaram, em uma carta aberta aos usuários, que não demorou muito para eles perceberem que tinham cometido um erro ao criarem um novo aplicativo e descontinuarem o antigo. Os usuários do aplicativo original ficaram bem chateados de não receberem mais atualizações e serem obrigados a pagar novamente só para ter suporte ao iPad. Além disso, ter duas versões de um mesmo aplicativo é confuso para os usuários.

Então eles tomaram uma decisão meio radical: voltaram a atualizar o aplicativo original e agora, quem o havia adquirido anteriormente terá suporte também para iPad, além das últimas novidades.

E quem comprou o Clear+ e não possui o app original, como faz? Bem, para não deixar estes na mão, a Realmac irá deixar o Clean de graça durante 24h. E como não é possível deixar um app gratuito apenas para um grupo de pessoas, até mesmo quem nunca comprou o app poderá baixá-lo.

Quando será? Eles avisarão por email a quem se inscrever nesta página. Além disso, nós aqui no Blog do iPhone avisaremos aos nossos leitores assim que ele ficar gratuito.

Isso, claro, não resolve a questão de quem pagou pelas duas versões do aplicativo. Entendemos que os desenvolvedores precisam, em alguns casos, criar uma fórmula sustentável economicamente para que os aplicativos evoluam, e cobrar por uma versão com mais recursos é um dos caminhos. Porém, o consumidor se sente lesado quando os criadores de um app voltam atrás depois de tomarem a decisão de cobrar por uma atualização. Este tipo de atitude irregular acaba tirando a confiança dos usuários da App Store em compras de aplicativos.

Seja como for, o Clear é um ótimo app.

Clear – Tasks & To-Do List
iPhone | iPod touch | iPad
QRcode

$4,99

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Jellyson

    Uma ótima iniciativa por parte dos desenvolvedores, haja visto que temos diversos APP´s na mesma condição…

  • Leandro

    Justo!

  • Patrick Rademaker Burke

    Uso muito o Clear desde o início e, como não tenho iPad há bastante tempo, nem havia comprado o Clear+

  • Andre A. S.

    Por que comprar um APP que faz coisas que já vem com o IOS?

  • michel

    Clear ou Clean???

  • jonataspereira83

    Esperando então ele ficar FREE 🙂

  • Paulo Franklin

    qual a real função do aplicativo? nao entendi bem perdoe-me

    • Fernando Bravo

      Criar e gerenciar listas de tarefas.

  • FiSa

    Vou fingir de bobo e torcer para que a versão do Mac, fique gratuita também… Essa eu ainda não tive coragem de adquirir, por não achar tanta utilidade, mas de graça seria uma excelente aquisição!

    • Só tome cuidado com o tipo de pensamento “Se é pago, não tem utilização, se é de graça, é excelente aquisição“, pois isso prejudica o desenvolvimento dos apps e o surgimento de ferramentas de qualidade para nós, usuários.

      Se o app é excelente, ele assim o é indiferente se é gratuito ou pago. Por isso, se você realmente acha que será útil para você, pague por ele e ajude os devs a mantê-lo e melhorá-lo ainda mais. 😉

      • Alessandro

        Também entendi dessa forma Joao.. ele quiz dizer, que pra ele o app não teria TANTA SERVENTIA que justificasse pagar aquele preço, porem se fosse de graça ele até usaria…. e pra mim, no meu iPhone é a mesma coisa, minha vida não exige um app de gerenciamento de tarefas para justificar 5 dol ares por ele mas assim que ele ficar pago, vou baixar.

        Fiquei fudido de raiva com atitudes assim com o Tweetbot, paguei pela versão anterior e com a saída do iOS 7 tive pagar novamente por um app que fora a interface (iOS 7) não vi diferença nenhuma que justificasse ter que pagar novamente pelo app.

    • Thiago Matoso

      Também iria gostar muito, mas acredito que seja apenas para IOS mesmo.

  • Thiago

    Uma vez peguei ele de graça numa promoção da App Store americana.
    Agora vou nacionalizar o app 😉

  • Levi Pinheiro

    Ele tem versão em Português?

  • Gui Del Frate

    Não entendi a estratégia do Clear desde o começo. Fizeram uma imensa burrada: se fosse para cobrar a mais, faz mais sentido criar uma versão específica apenas para iPad. Assim as 2 versões convivem juntas, a arrecadação é maior e não deixa ninguém na mão por voltarem atrás.

  • Puding

    Pra mim isso foi uma baita estrategia, e ainda tiveram a cara de pau de falar que foi um erro. So mais uma tentiva de ganhar dinheiro, depois “desculpas seus trouxas, mas vamos voltar atras, ja ganhamos bastante, mas valeu!”

  • Henrique Orsi

    Sugestão de alternativa muito boa (free para uso pessoal/individual): Todoist. Tem para todas plataformas.

  • Ton Dijan

    Uma sacanagem, comprei as duas versões, fui forçado a comprar nova depois que disseram que não iam atualizar pro iOS 7 e a nova vinha com a tão aguardada versão pra iPad que eu precisava.
    Eu nunca mais compro um aplicativo sequer da Realmac.

  • Andre

    O Air Video é um bom exemplo dessa estrategia que o ilex comentou… Lancaram uma versao com suporte a hd e deixaram a versao antiga, que custou 3,99, sem atualizacoes…

  • Fábio

    O único problema e que está em inglês…ou não?!
    Agora falar que foi um erro de estratégia só mesmo uma criança pra acreditar. O cara lançou a nova versão pra faturar mesmo…A Realmac não foi descente com essa. Mas ainda é cedo chamar de picareta…

    • Alessandro

      Ainda só tem em Inglês mesmo Fabio.
      E também concordo com você, só trouxa mesmo pra acreditar nesses papinhos… assim como foi com o Tweetbot… eles querem é faturar mesmo, a gente que se dane e que page de novo.

      • Fábio

        Lamentável. Ainda não existe uma forma de coibir isso na Apple Store. Bom o melhor a fazer nesses casos e divulgar mesmo a “possível intenção” do criador. A solução tem que vir daqui de baixo, “nós” consumidores.

  • Djair

    Nunca gostei muito do Clear. Comprei, usei um pouco, mas prefiro usar as listas do iOS 7 mesmo. Vou testar usar novamente já que a versão vai integrar com o listas.

    • BernardoTK

      o ios7 tem aplicativo nativo para listas? onde fica isso?

      • Felipe

        Chama-se “Lembretes” ou “Reminders” se você usa o sistema em inglês. É nativo do iOS desde a 5ª versão, salvo engano. Por padrão, aparece na tela inicial de aplicativos do iPhone desde o momento em que você ativa o aparelho. Seguindo o padrão de design do iOS 7, ele mudou o ícone para uma base branca, com linhas e bolinhas nas seguintes cores: laranja, azul, verde e lilás.

  • Pedro

    Gosto desse app, mas prefiro lista de tarefas que tenham a opção de lembrete, como o próprio IOS tem

  • Carlos Arcas Neto

    Mandei meu e-mail e recebi resposta super rapido.

  • Gui

    Eu não comprei antes porque não havia sincronização entre dispositivos (agora tem) e por considerar o custo elevado — especialmente pensando em iOS+Mac, que é o que me interessa —, quando comparado a outras soluções disponíveis.

    Vou aproveitar para fazer um test drive. Se aprovar, será que eu consigo pagar por ele depois?

  • Elcin

    O app “Tango Remote” também fez isso, colocou um novo app compatível com iOS7 . Continuei usando o antigo. Uns 2 meses depois eles atualizaram o app, dai nem sei o que fizeram do “novo”.

  • Hernon

    Já testei vários aplicativos ” to do lists” e o melhor sem dúvida e o Wunderlist. Ele e gratuito e possui aplicativos p Mac IPad Windows e sincroniza automaticamente entre todos. Abs

  • Ruter Jr

    app tinha tudo pra ser perfeito… faltou só um gerenciador de datas para as tarefas e lembretes…. do jeito que tá é um simples bloco de notas linha por linha