Aplicativos

Aplicativo Clear volta atrás e atualiza versão que tinha descontinuado

Clear

O aplicativo Clear inovou quando foi lançado há 2 anos, influenciando diversos outros apps depois, que copiaram várias de suas características. Quando o iOS 7 chegou, eles tomaram a decisão polêmica de lançar uma nova versão, o Clear+, adaptada também para iPad, mas como um aplicativo diferente, fazendo os usuários pagarem novamente pelo download se quisessem esta versão. Até aí isso é comum e alguns desenvolvedores fazem isso para poderem manter economicamente seus aplicativos.

Mas o pessoal da Realmac Software fez agora algo inédito: voltou atrás e republicou o aplicativo original, atualizado, e ainda disse que vai descontinuar o Clear+ depois de muitos pagarem por ele. Pode isso, Arnaldo?

Clear

A mais nova versão, além de ser Universal, é totalmente focada no iOS 7 e sincroniza as listas pelo iCloud.

Os desenvolvedores explicaram, em uma carta aberta aos usuários, que não demorou muito para eles perceberem que tinham cometido um erro ao criarem um novo aplicativo e descontinuarem o antigo. Os usuários do aplicativo original ficaram bem chateados de não receberem mais atualizações e serem obrigados a pagar novamente só para ter suporte ao iPad. Além disso, ter duas versões de um mesmo aplicativo é confuso para os usuários.

Então eles tomaram uma decisão meio radical: voltaram a atualizar o aplicativo original e agora, quem o havia adquirido anteriormente terá suporte também para iPad, além das últimas novidades.

E quem comprou o Clear+ e não possui o app original, como faz? Bem, para não deixar estes na mão, a Realmac irá deixar o Clean de graça durante 24h. E como não é possível deixar um app gratuito apenas para um grupo de pessoas, até mesmo quem nunca comprou o app poderá baixá-lo.

Quando será? Eles avisarão por email a quem se inscrever nesta página. Além disso, nós aqui no Blog do iPhone avisaremos aos nossos leitores assim que ele ficar gratuito.

Isso, claro, não resolve a questão de quem pagou pelas duas versões do aplicativo. Entendemos que os desenvolvedores precisam, em alguns casos, criar uma fórmula sustentável economicamente para que os aplicativos evoluam, e cobrar por uma versão com mais recursos é um dos caminhos. Porém, o consumidor se sente lesado quando os criadores de um app voltam atrás depois de tomarem a decisão de cobrar por uma atualização. Este tipo de atitude irregular acaba tirando a confiança dos usuários da App Store em compras de aplicativos.

Seja como for, o Clear é um ótimo app.

Clear – Tasks & To-Do List
iPhone | iPod touch | iPad
QRcode

$4,99

Botão Voltar ao topo