Notícias

Coca-Cola quer implementar tecnologia iBeacon no Brasil durante a Copa

iBeacon

A tecnologia iBeacon, da Apple, foi introduzida com o iOS 7 e pretende ser uma alternativa ao NFC. E a Coca-Cola está planejando se aproveitar dela para promover sua marca durante a Copa do Mundo de futebol, que acontecerá este ano no Brasil.

A tecnologia funciona pela rede Bluetooth 4.0 de baixo consumo, quando o aparelho se aproxima de um sensor. Não é preciso encostar o aparelho, como acontece no NFC, apenas estar dentro do raio de ação do sensor, que geralmente é de poucos metros. Com isso, é possível fazer com que o usuário seja notificado assim que se aproxima de uma prateleira ou um balcão, sobre ofertas e promoções que existirem ali, ou simples notas informativas.

A Coca-Cola se interessou pela ideia e está investigando maneiras de implementar isso já na Copa do Mundo, para tentar se destacar da enxurrada de anunciantes que um evento desta proporção geralmente atrai.

Estamos pesquisando intensamente a tecnologia iBeacon para ver o que podemos trazer ao mercado. Ela é muito interessante e temos algumas boas ideias para colocar em prática, aproveitando esta grande oportunidade. 

Entre as ideias estudadas, está aquela de fazer o cliente ser avisado sobre a distância que está de um quiosque da Coca-Cola assim que entra no estacionamento e orientá-lo a cada vez que ele passa perto de um sensor. As possibilidades são bem amplas.

Mas é sempre bom lembrar que, quem não quiser receber mensagens da Coca-Cola ou de qualquer outro anunciante, não será infernizado por propaganda não solicitada ao passar perto de um sensor. Os avisos só são recebidos pelos usuários que instalarem algum aplicativo disponibilizado pela marca e autorizarem o recebimento de mensagens pelo iBeacon. Isso é feito para o usuário só receber mensagens das marcas que ele realmente estiver interessado.

Para usar o iBeacon, é necessário um modelo compatível com Bluetooth 4.0, rodando o iOS 7. Os modelos são iPhone 4s, 5, 5s, 5c, iPad 3, 4, Air, mini, mini Retina e iPod touch de 5ª geração.

Não é de hoje que a Coca-Cola está se interessando por soluções de marketing em celulares no Brasil. No ano passado, uma de suas promoções consentia em escanear com a câmera do iPhone um código de barras presentes nas latinhas da Coca Zero, para o usuário ouvir músicas de graça. Parece que este ano, teremos mais novidades interativas.

fonte: The Drum

Botão Voltar ao topo