Notícias

Coca-Cola quer implementar tecnologia iBeacon no Brasil durante a Copa

iBeacon

A tecnologia iBeacon, da Apple, foi introduzida com o iOS 7 e pretende ser uma alternativa ao NFC. E a Coca-Cola está planejando se aproveitar dela para promover sua marca durante a Copa do Mundo de futebol, que acontecerá este ano no Brasil.

A tecnologia funciona pela rede Bluetooth 4.0 de baixo consumo, quando o aparelho se aproxima de um sensor. Não é preciso encostar o aparelho, como acontece no NFC, apenas estar dentro do raio de ação do sensor, que geralmente é de poucos metros. Com isso, é possível fazer com que o usuário seja notificado assim que se aproxima de uma prateleira ou um balcão, sobre ofertas e promoções que existirem ali, ou simples notas informativas.

A Coca-Cola se interessou pela ideia e está investigando maneiras de implementar isso já na Copa do Mundo, para tentar se destacar da enxurrada de anunciantes que um evento desta proporção geralmente atrai.

Estamos pesquisando intensamente a tecnologia iBeacon para ver o que podemos trazer ao mercado. Ela é muito interessante e temos algumas boas ideias para colocar em prática, aproveitando esta grande oportunidade. 

Entre as ideias estudadas, está aquela de fazer o cliente ser avisado sobre a distância que está de um quiosque da Coca-Cola assim que entra no estacionamento e orientá-lo a cada vez que ele passa perto de um sensor. As possibilidades são bem amplas.

Mas é sempre bom lembrar que, quem não quiser receber mensagens da Coca-Cola ou de qualquer outro anunciante, não será infernizado por propaganda não solicitada ao passar perto de um sensor. Os avisos só são recebidos pelos usuários que instalarem algum aplicativo disponibilizado pela marca e autorizarem o recebimento de mensagens pelo iBeacon. Isso é feito para o usuário só receber mensagens das marcas que ele realmente estiver interessado.

Para usar o iBeacon, é necessário um modelo compatível com Bluetooth 4.0, rodando o iOS 7. Os modelos são iPhone 4s, 5, 5s, 5c, iPad 3, 4, Air, mini, mini Retina e iPod touch de 5ª geração.

Não é de hoje que a Coca-Cola está se interessando por soluções de marketing em celulares no Brasil. No ano passado, uma de suas promoções consentia em escanear com a câmera do iPhone um código de barras presentes nas latinhas da Coca Zero, para o usuário ouvir músicas de graça. Parece que este ano, teremos mais novidades interativas.

fonte: The Drum

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • AntaGomes

    iPhone4S entra nessa???

    • Rafael

      Espero que sim. Ele tem tem o Bluetooth 4.0.

      • Todos os que possuem Bluetooth 4.0 são compatíveis com o iBeacon.

    • Rafael

      Sim.

      Para usar o iBeacon, você precisa do iOS 7 ou posterior, o Bluetooth ativado e um dispositivo iOS compatível:
      iPhone 4s ou posterior
      iPad (3ª geração) ou posterior
      iPad mini ou posterior
      iPod touch (5ª geração) ou posterior

      http://support.apple.com/kb/HT6048

    • Thiago Racca

      Se seu iphone 4s tiver tido o problema do wifi no iOS 7 tmb está fora…

    • Felipe

      Ainda que pareça um pseidônimo. muito apropriado.

    • Fernando

      não sabe ler ? pqp

  • Leonel Passos

    Interessante, possibilidades novas sempre são bem vindas.

  • Douglas

    Acho que o iPhone 4 não vai ter.

    • Raphaela

      Esteja certo.

  • Anderson Campos

    Cara, sempre achei que essa tecnologia pode ser bem aproveitada para muitas coisas. Imaginei vc entrar no cinema e ela, com sua autorização, desligar o som do aparelho. Dentre muitas outras coisas.

    • Bernardo

      Ainda acho a Apple teimosa em não colocar o NFC anos aparelhos, essa tecnologia é interessante, mas o NFC é pra fazer seu celular virar ingresso, cartão de crédito, etc.
      O iBeacon não substitui o NFC, eu sei, mas a Apple fez ele pra mostrar “ainda não preciso dar o NFC Pra vocês”. Pelo menos e o que eu acho.

      • Algumas patentes da Apple prevêem o iBeacon como forma de pagamento também. Não é absurdo pensar que, no futuro, este tipo de tecnologia possa substituir sim o NFC. Veremos.

        • Anderson Lucas

          Rapaz, NFC é uma tecnologia que nasceu e não vingou. Menos de 1% do planeta usa… digo… não usa!

          Minha irmã me indagou quando fui ao Brasil passar as festas de fim de ano, se o meu iPhone tinha o NFC! Tirando onda falando que o LG dela tinha, então eu lhe respondi… Não tem NFC no iPhone, mas e vc já usou o NFC aonde?! Funciona bem?! Aí ela ficou com aquela cara de Poker Face. Ou seja, só está lá para drenar a bateria que consegue ser pior que do meu iPhone.

          O iBeacon já pode substituir o NFC tranquilamente. Inclusive já está em testes em algumas lojas nos EUA como a Apple Store e em alguns POS do Starbucks. Eu escrevi para o jornal daqui um artigo explicando isso, incluindo além do iBeacon o Airdrop como funcionalidade em transferência de arquivos. Vai um trecho traduzido…

          “O iBeacon poderia cumprir o segundo objetivo do NFC: pagamentos. O iBeacon tem um raio aproximado de 50 metros de funcionamento. Por exemplo, imagine realizar uma compra em alguma loja sem a necessidade de se aproximar do caixa! Fora que é uma tecnologia universal, podendo também ser usados por telefones com Android além de não necessitar qualquer infra-estrutura complexa para seu funcionamento e implantação.”

          Abraços,

          • Orlando Junior

            Parabéns pelo comentário Anderson , Dá para ver claramente que você entende do assunto , Congrats ^^

          • Overlord

            Só uma correção ao teu “Inclusive já está em testes em algumas lojas nos EUA como a Apple Store ”

            Na verdade, já está funcionando em TODAS as 254 Apple Store nos EUA.
            A loja 24 horas lá da Quinta Avenida (NY) tem 20 iBeacons instalados, por exemplo. 😉
            Se tu tiveres o aplicativo da Apple Store instalado e as notificações “push” ativas, tu vais recebere sugestões de produtos, dicas e promoções quando estiveres nas lojas.

          • Renato

            Conhecendo a fundo ambas tecnologias é muito difícil o iBeacon substituir o NFC. São tecnologias complementares, o NFC já está presente em 38% dos smartphones.

            Os bancos e operadora de cartão de crédito já estão usando em massa em outros países, no Brasil dependemos da Dilma aprovar uma lei para funcionar.

  • ygor mena

    isso seria bastante interessante, fiquei imaginando a dolly fazendo isso! KKKKKK

    • KGB

      “Dolly guaraná. O sabor brasileiro!” kkkkkkkkkkk Eu fico me perguntando e curioso: Qual será a empresa/agência de publicidade que trabalha pra dolly?… PQP

      • Simei

        Vc lembrou da propaganda né? Tenho certeza que lembrou também da musiquinha… Sendo assim o objetivo foi totalmente alcançado pela Agência de propaganda, esse é o objetivo. Se você que não faz uso do produto e lembrou, imagina quem faz??? Pode ter certeza que na falta de um produto de sua preferência vc vai escolher um Dolly à um “Petbom”

        • KGB

          Não digo nem acerca da música. Falo acerca da estética dos comerciais. Muito tosco

  • Victor Henrique

    Iphone 5 possui bluetooh 4.0?

    • Tarcísio

      Por gentileza, reler o texto.

    • Raphaela

      Para usar o iBeacon, é necessário um modelo compatível com Bluetooth 4.0, rodando o iOS 7. Os modelos são iPhone 4s, 5, 5s, 5c, iPad 3, 4, Air, mini, mini Retina e iPod touch de 5ª geração.

  • Bruno

    fico triste pelo fato do iPhone 4 estar fora ):

  • Bruno Laia

    muito boa a iniciativa, só fico triste pelo meu iPhone 4 não estar na lista de disponibilidade ):

  • Joao

    So vejo está tecnologia sendo usada com o objetivo de entregar propaganda, espero que o futuro dela não seja exclusivamente para isso. Existe boas idéias, algumas até comentadas aqui, como em cinema e etc…

  • Andre

    O problema é mais um radio ligado para acabar a bateria mais rapido… 8-(

    • Fabiano Ramos dos Santos

      Como assim, André? O iBeacon usa Bluetooth, logo, você só vai gastar bateria do seu iDevice se estiver com o Bluetooth ativo. Não vai fazer diferença nenhuma no consumo de bateria se ele estiver desligado. Eu, por exemplo, só ativo quando eu realmente preciso dele.

  • Revigorare

    Bluetooth sempre ligado para poder receber propaganda???? Obrigado, mas por enquanto não….. Quero poder trocar arquivos super rápido como no wi-fi direct. por exemplo ou o próprio nfc… Que além de troca de arquivos troca informações, links, contatos, etc…..

  • Renato

    iBeacon em teste na entrada de shopping de São Paulo.

    link vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=oDEqnoZkU4A

  • Felippe August

    será que eles conseguiram implementar o projeto?