Aplicativos

Prizmo, um excelente app para escanear documentos no iPhone e iPad, ganha atualização

Prizmo

Hoje em dia, o iPhone e o iPad se transformaram em uma excelente ferramenta para escanear facilmente documentos, coisa que antes era necessário um computador. E uma das melhores opções na App Store já testadas por nós é o Prizmo, que não só escaneia, mas também é capaz de transformar a imagem em texto e ainda ler para você, em português.

O Prizmo já é figurinha conhecida na App Store, mas esta semana recebeu uma bela atualização que o deixou compatível também com o iPad, além de trazer várias melhorias.

Geralmente, quando você usa um aplicativo para escanear documentos, ele tira a foto, trata e alinha, mas não transforma a imagem em texto. É ótimo para quando você precisa enviar documentos escaneados para alguém, mas se você precisar usar o conteúdo em um editor de textos, não funciona. Já o Prizmo faz reconhecimento OCR, transformando o documento em texto que pode ser editado ou transferido para outro aplicativo.

Com ele é fácil, por exemplo, fotografar um cartão de visitas e transferir as informações direto para os seus contatos, sem precisar digitar todas as informações. O reconhecimento de texto se mostrou, em nossos testes, bastante acurado, raramente necessitando de algumas correções, como é comum em programas de OCR.

E esta versão também melhorou muito o suporte à acessibilidade. O vídeo abaixo mostra uma situação fantástica que permite, por exemplo, um deficiente visual tirar foto de um texto e o aplicativo o lê em voz alta.

O aplicativo está em inglês, mas identifica textos em 10 idiomas, inclusive o nosso. Caso você queira que ele leia também o texto, as vozes são divididas por línguas e compradas separadamente por $2,99 cada. A voz em português é muito boa, tanto a brasileira quanto a portuguesa, criando uma leitura suave, apesar de ser sintética. Mas isso, claro, se você quiser uma leitura melhor e mais natural que a do Voice Over já existente no iOS, que também é muito boa.

O Prizmo (link) é voltado para adultos, não crianças, e por isso tem preço de gente grande: $9,99. Mas durante poucos dias, ele está em promoção por $5,99. Se você acha que pode ser útil no seu dia-a-dia, vale a pena aproveitar, pois ele realmente facilita a vida de quem tem que digitalizar documentos.

Prizmo - Scanning, OCR, and Speec

Presentinho da Creaceed

A Creaceed, empresa belga responsável pelo Prizmo, disponibilizou 3 códigos promocionais exclusivamente para os leitores do Blog do iPhone e só os três mais rápidos garantirão uma cópia. Ao contrário de outros sites, nós não obrigamos nossos leitores a nos seguirem no Twitter nem no Facebook, porque acreditamos que eles devem seguir pelo conteúdo e não porque são obrigados. Por isso, para que todos possam ter as mesmas chances, postaremos os códigos aqui mesmo:

TXN7K9XJPPNF
RH9JENJ463JN
3Y7PLANTJWPR

Caso você não saiba como usá-los, aprenda em nosso tutorial especial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.