Opinião

O que provavelmente veremos na próxima WWDC, em junho

WWDC 2013 — iOS 7

Novos iPhones e iPads? Não. Se você está esperando conhecer o novo iPhone já em junho, tire seu cavalinho da chuva, pois diversas evidências apontam para que a WWDC 2013 seja apenas para mostrar novidades que virão em setembro.

A WWDC é o maior evento Apple do ano, que reúne desenvolvedores do mundo inteiro para participarem durante 5 dias de palestras sobre o ecossistema da Maçã, além de encontrar pessoalmente com os técnicos do iOS e Mac OS, criando uma ótima oportunidade de compartilhamento de conhecimento e informação. Como já é de costume, ela acontecerá este ano na segunda semana de junho, entre os dias 10 e 14. Mas é a apresentação de abertura que interessa ao resto do mundo que não é desenvolvedor: é nela em que a Apple apresenta as novidades que virão no sistema.

WWDC 13 Labs

Antigamente era também palco para o lançamento de novos iPhones, mas desde 2011 isto deixou de acontecer. Com a mudança da data de lançamentos para setembro, a WWDC ficou voltada exclusivamente aos desenvolvedores e assuntos relacionados aos sistemas operacionais. Por isso, é de se esperar que, em vez de novos aparelhos, vejamos uma prévia do que será o futuro iOS 7.

Quando dizemos “prévia“, significa que o grande público ainda não terá a oportunidade de instalar em seus aparelhos. A Apple costuma primeiro lançar versões beta do sistema, para que os desenvolvedores testem tudo, encontrem defeitos e adaptem seus aplicativos. Geralmente isso dura de 2 a 3 meses.

Até mesmo Phil Schiller já confirmou oficialmente um novo iOS em uma nota de imprensa:

Estamos ansiosos para nos reunirmos na WWDC 2013 com a incrível comunidade de desenvolvedores de iOS e OS X. Nossos desenvolvedores tiveram o ano mais lucrativo e rentável até hoje, e estamos animados para lhes mostrar os mais recentes avanços em tecnologias de software e ferramentas de desenvolvimento para ajudá-los a criar novos aplicativos inovadores. Não vemos a hora de colocar as novas versões do iOS e OS X em suas mãos na WWDC.

Ou seja, no dia 10 de junho será apenas a apresentação do iOS 7 e não seu lançamento, que não deve acontecer antes de setembro. E se você leu rumores por aí de um novo iPhone em julho ou agosto, esqueça. Tim Cook mesmo disse na apresentação dos resultados fiscais que não haverá novos produtos até o “outono” (no hemisfério sul será primavera, em setembro). Ou seja, parece que o calendário do ano passado (lançamento do iPhone em setembro e iPad em outubro), irá se repetir.

Mesmo assim, o evento promete. Saberemos finalmente que cara terá o futuro iOS 7, que agora conta com a supervisão inédita de Johny Ive, o mago do design. Será que teremos realmente boas novidades ou se repetirão as decepções do último ano?

No dia 10 de junho, a gente responderá esta pergunta. E obviamente, você verá a cobertura completa aqui no Blog do iPhone. ;)

Botão Voltar ao topo