Aplicativos

Review BDI: Real Racing 3 é uma ótima evolução do jogo que já conhecemos

Real Racing 3

No próximo dia 28, a EA Firemonkeys lançará o esperado jogo de corrida Real Racing 3, em uma versão Universal para iPhone, iPad e iPod touch. O Blog do iPhone teve a oportunidade de testá-lo pouco antes dele chegar à App Store brasileira, e traz agora suas primeiras impressões do jogo.

Evolução, não revolução

Sim, o Real Racing 3 (RR3) vai agradar muito a quem gosta de jogos de carros, incluindo os que já conheciam os outros episódios da série (RR1 e RR2). Aliás, quem já conhecia irá achar que dirigir o carro dentro da pista é muito similar com o que se tinha antes. Porém, algumas evoluções no jogo darão novo gás aos apaixonados pela franquia.

Os gráficos são bem mais elaborados, sendo possível ver detalhes em tempo real no reflexo da lataria ou no retrovisor do carro. Outro ponto que dá mais realidade ao jogo são as pistas inspiradas em lugares reais, com subidas e decidas implementadas após um sério estudo topográfico de cada local.

Gráficos melhores

Outra melhoria que deverá agradar os jogadores mais exigentes: danos no carro agora prejudicam a performance. Acabou a história de bater em outros livremente, despedaçar o carro e continuar sendo o mais rápido. Agora, cada batida que acontece deverá ser reparada caso você queira continuar sendo competitivo nas corridas. E você precisará de dinheiro virtual para isso.

Jogo grátis, mas com comprar internas

Muita gente reclamou quando soube que este jogão seria disponibilizado de graça, no sistema free-to-play, mas com compras internas  (in-app purchases). Calma, você não será obrigado a gastar nada se não quiser, como a maioria dos jogos do tipo. Quem tem paciência (e muita), poderá jogar de graça 100% do jogo, pois não há nada que obrigue o usuário a pagar para poder jogar.

Mas o jogo tem uma pegadinha que fará os menos pacientes desembolsarem uma grana para acelerar sua evolução. Todo o carro que você compra ou modificação que faz nele, exige um tempo para ser completada, como na vida real. Imagine que você leve seu carro no mecânico para consertar a lataria e vai ter que esperar ele fazer o serviço; no RR3 é a mesma coisa. Ou seja, se bateu e precisa consertar o carro, deve esperar o tempo necessário para isso, pois com ele no mecânico não tem como colocá-lo na pista. Sinceramente, gosto deste realismo.

Geralmente consertos mais leves levam 4 ou 10 minutos. Mas se você for deixar para acumular reparos e consertá-lo todos de uma só vez, a espera poderá ser longa.

Reparos

Quem não tem paciência e não quer esperar, pode “pagar” para o processo acabar imediatamente. O jogo possui dois tipos de “dinheiros” virtuais: Reais (ou a moeda do país em que o jogador viver) e moedas de ouro. Ambos você pode conseguir gratuitamente conforme vai evoluindo no jogo: ao completar as competições, ganha dinheiro, e ao subir de nível, ganha moedas de ouro.

Os Reais servem para comprar e melhorar os carros. Já as moedas de ouro podem servir para acelerar o tempo de espera de reparos ou adquirir carros especiais.

Subida de nível

Se você é daqueles que não gosta de esperar evoluir com o suor de seus dedos e quer que o jogo evolua mais rápido, aí você tem a opção (se quiser), de comprar Reais ou moedas na loja interna do jogo, que permitirá que você pule a espera pelos reparos ou compre carros mais avançados. Volto a insistir: só gasta dinheiro de verdade neste jogo quem quer. Os menos preguiçosos poderão garantir os mesmos créditos virtuais, com seu merecido esforço.

Moedas de ouro à venda

Reais à venda

Manutenção

Como em um carro de verdade, você terá que, de tempos em tempos, fazer uma revisão nos seus, como trocar o óleo, pneus, pastilha de freio. O reparo é baratinho, o que incomoda é o tempo de espera para isto ficar pronto. Mas é importante manter o seu carro sempre em ordem.

Revisão

Novo multiplayer

o novo sistema de multiplayer (jogar com outros jogadores reais) é bem interessante, pois não exige que os outros estejam online quando você está correndo. O motor do jogo pega seus amigos do Game Center que instalaram também o RR3 e os coloca na pista onde você vai correr. Mas os que competirão com você na verdade são “clones” dos seus amigos, que possuem as mesmas características que eles. Muito doido.

Multiplayer
Imagem cedida pelo leitor Gabriel Araújo

Pontos negativos

Como grande ponto negativo, ao meu ver, é a não sincronia do avanço do jogo via iCloud, o que permitiria continuar a evolução da carreira em diversos aparelhos diferentes (iPhone, iPad). É uma pena não ter isso, visto que outros jogos já possuem.

Conclusão

O jogo é ótimo, como todos os outros da série Real Racing. Quem nunca jogou, agora terá a oportunidade de experimentá-lo, pois sua instalação é gratuita. Vale muito a pena.

Ele já está em português e, depois de instalado, ocupa 1,8GB de espaço no aparelho. E uma notícia ruim para quem tem dispositivos mais antigos: ele não roda no iPhone 3GS ou anterior, nem no iPad 1 ou iPod touch antes da 4ª geração. Os gráficos mais avançados exigem no mínimo um processador A4.

ATUALIZAÇÃO:

Conforme foi anunciado inicialmente, o jogo só estará mesmo disponível no Brasil, Estados Unidos e Europa no dia 28 de fevereiro. Por alguma razão bizarra, ele foi liberado antecipadamente nos países asiáticos e da Oceania, o que nos fez pensar inicialmente que ele também seria antecipado no ocidente, como geralmente acontece.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Edson

    Legal! 🙂

  • HenriqueGomez

    freemuim, que [email protected] =/

    • Gabriela Johansmeier

      Não entendo essa mania de achar que pra ser bom te que ser pago. Mania de brasileiro

      • Arthur

        Na verdade a culpa de existirem esses tipos de jogos é nossa, de tanto os desenvolvedores verem seus apps sendo pirateados, eles resolveram o problema de uma forma simples.. ( atire a primeira pedra quem nunca usou o instalous..) E na minha opinião eu prefiro esse tipo de jogo, nunca fui de gastar com jogos mesmo.. dessa forma posso me divertir e guardar o dinheiro pra comprar apps que não tem essa escolha ex: pages, notes, pdf reader, etc..

        • Atirei uma pedra em você. Sentiu? 😛

          • Joel

            Haha, mais uma pedra! Mania de generalizar. iLex, excelente review.

          • Eduardo

            Será que ele sentiu mais uma? Atirei a outra já! ;D

            • Elvis

              Rebolei uma, será que ele sentiu ?

            • Bruno

              Olha outra pedra aqui!!! xD

            • Vinicius

              E mais outra aqui…

            • Fvsbravo

              Mais uma ali oh

          • André Luis

            😀 cai da cadeira de tanto rir.

            • Hahahahahah, se fosse pessoalmente teria morrido apedrejado! Kkkk

          • Arthur Vasco

            Metralhando pedras aqui, mania de brasileiro e generalizar..

            • Eduardo

              Não são pedras são Aerolitos!!!

          • Guilherme

            atirando a pedra em 3…2…1 o/ * < atirando a pedra

          • JB

            Se steve jobs estivesse vivo.. Atiraria pedras tbm!

          • JB

            Se steve jobs estivesse vivo.. Atiraria pedras tbm!

        • Mario Jr

          toin! Mais uma pedra… Desculpa, mas com generalizações assim, pediu para tomar pedradas!

        • Renato

          Outra!!

        • Carlos

          outra pedra! 😛

        • Fabio Vale

          Tenho iPhone desde o 3GS, iPad, iPad mini, iPod touch, e nenhum dos meus idevices nunca viu installous! Maus ae….

        • Raphaela

          Toc! Outra pedra em você. 10 obamas não me farão mais pobre!

        • Carlos

          A galera aqui esta se esquecendo que se trata de um Fremium da EA =(((

          • Fvsbravo

            Gente, eu sou da opinião que se o indivíduo tem 2000 pra gastar no aparelho, pq cargas d’agua ele num tem a decência de gastar 2 conto e dar suporte aos desenvolvedores.

        • Rodrigo

          Mais pedras. Nem JB eu tenho.

          • Guilherme

            Mais uma pedra rsrsrs, está quase sendo soterrado.

            • Luiz Ferreira

              tbm nunca usei, e nem jlb tenho, OBG FREEMYAPPS HEHE!

        • Marcio Salvo

          Nunca usei, tô vivo, feliz com meu aparelho “preso” e minha conta bancária nunca ficou no vermelho. Respeito aos profissionais, sempre!

        • iRon

          Mais uma pedrada.

        • Johnatan Matos

          *tuc*

        • Marcos

          Explodi uma pedreira em
          Vc!!! Pagar pelo que se compra é uma obrigação!!!! O contrario é furto!

      • HenriqueGomez

        Não disse que o jogo era ruim, tenho o 2 aqui… Estou dizendo que em um jogo “freemium”, para passar de certas fases, você tem que gastar dinheiro e as vezes você acaba gastando muito mais do que em um jogo pago.

        • Arthur

          Interessante que fica praticamente um bate papo nos comentários né? Um comenta depois de 1 minuto outra pessoa comenta o que vc comentou dai passa 2 minutos o que comentou primeiro responde.. Impressionante como o povo participa aqui do blog..

          Não senti a pedrada, você deve ter errado.. hehe.

          Na verdade nunca joguei até o fim nenhum jogo de iphone, só jogo aqueles 15 minutos esperando na fila mesmo, ou no banheiro.. Dai pra mim meio que não importa esse lance de ser freemium..

        • Então isso nao é problema do jogo. É com vc, q tem preguiça se esperar, e jogar o jogo com a realidade que os devs quiseram proporcionar aos jogadores…

      • Vítor

        não é q o jogo é ruim, é q em apps free vc fica mt dependente das compras dentro do aplicativo

      • Diego Andrade

        É pq pra vc poder aproveitar o jogo, vc tem gastar mais dinheiro do que vc pagasse o preço cheio

        • Mentira.
          Com um dia de jogo, já juntei (gratuitamente) mais de 70 “moedas de ouro”. Deixei de pagar 9,99.
          Mas quem é preguiçoso e quer pular fases sem fazer esforço, realmente tem que pagar mesmo.

          • Hugo

            Desculpe-me a intromissão, mas não é “mentira”.

            Você só está levando em conta o que acumulou e comparando com o “dinheiro” à venda, o que por si só não significa nada.

            Está esquecendo o outro componente da fórmula, que é o desenvolvedor que determina: a quantidade de dinheiro que precisa gastar. O desenvolvedor pode dificultar bastante algumas conquistas ou mesmos tarefas rotineiras, para “incentivar” a compra de dinheiro in-app.

            Aí tanto faz você usar seu “esforço” ou o dinheiro comprado, pois o balanço quem determina é o desenvolvedor/produtora.

            Particularmente prefiro pagar pelo jogo cheio, e claro, torcer para que o desenvolvedor tenha programado um ritmo humano de recompensas por horas jogadas.

            Sei que é inevitável, o mercado está assim etc, mas além dos jogos freemium, até mesmo jogos AAA de console, que são vendidos em discos possuem sistema de In-App, seja através de créditos, tokens, DLCs etc.

            Eu não curto. Prefiro não pagar por esses itens, mas estou notando que o balanceamento da carga desses IAP hoje em dia está cada vez menos satisfatório, ou seja, o “esforço” necessário para cumprir tarefas básicas está ficando um pouco além da conta. Aí acabo me desinteressando pelo jogo e talvez até deixe de ser um fã (como aconteceu com a série Forza, da Microsoft, justamente por causa dessa situação de IAP).

            Minha opinião.

    • SongBird

      Pelo amor, Henrique, desde quando jogos grátis são uma bos*@? Ele é o mesmíssimo jogo que seria se estivessem cobrando por ele. Os in-app-purchases existem em grande quantidade em jogos pagos, inclusive, como Angry Birds ou Cut the Rope que praticamente obrigam a qualquer um a comprar super poderes caso não consigam passar certa fase com os passarinhos que cada uma lhe permite.
      “The Creeps” é um jogo pago mas existem muuuuuitos levels a serem comprados. “Plants vs. Zombies” é pago mas você simplesmente tem que comprar moedas para ter os itens mais caros da loja, que custam entre 50,000 a 150,000 moedas, sendo que quando eu terminei de jogar o jogo, zerando ele, eu tinha apenas 16,000 moedas.
      Reveja seu conceito dos “free” e seja mais feliz, amigo. Dá pra zerar qualquer jogo sem fazer compras internas.

      • Gabriela Johansmeier

        ^ THIS!! Quase todos os aplicativos sejam pagos ou grátis possuem in-app-purchases e não são baratinhos independentes se são paid ou free.
        Mais uma pedradinha pro Arthur, sentiu essa?

  • Luiz Ferreira

    ODIEI o modo de reparo, tenho que esperar horas.

    • Luiz Ferreira

      Acho que devia ter a opção paga também, sem essa frustrações de reparo, caso eu bata o carro.

      • Anderson Pereira

        Uma porcaria esse modo de reparo. Na verdade fiquei mais frustado por não funcionar nos iGadgets velhos. Na verdade eles poderiam ter feito o desenvolvimento para iGadgets mais velhos. Eu preferia pagar vinte doletas na versão paga do que nessa bosta de freemium. E que atirem as pedras, porque nunca instalei programas piratas em meu Mac nem nos meus brinquedos. Se não tem cartão de credito internacional, como de costume de muitas das desculpas, de uma Googlada.

        • SamuEX

          Este “MODO REPARO” é semelhando ao que o Canal Nickelodeon faz quando diz, mais ou menos isso: “Agora desligue a TV e vá fazer algo diferente”.

          😉

    • Copeta

      Sinceramente, também gostei dessa coisa tão real. Se é assim na vida cotidiana, é assim também no jogo. Ótimo 😀

  • Vitor

    Mt massa tomara q rode de boa no Itouch4, vou baixar já de manha

    • Lucas

      Não vai rodar no iPod Touch 4, Ta falando no final do post

      • SongBird

        “ele não roda no iPhone 3GS ou anterior, nem no iPad 1 ou iPod touch antes da 4ª geração. Os gráficos mais avançados exigem no mínimo um processador A4.”
        Isso é o que fala no post, então vamos lá:
        O iPod touch 4 não é ANTES da 4ª geração, ele É a quarta geração;
        Ele tem um processador A4, que é o mínimo que o jogo precisa pra rodar;
        Vamos ler direito, né, gente?
        hahahahaha

  • Marcus Alcazas

    Ótimo jogo, acredito que desta forma irá agradar a todos.

  • Gui Golfetto

    achei muito divertido o game, forte candidato a game para filas de banco

  • Gabriela Johansmeier

    Eu li “Grátis?”

  • Maximi

    Se for oq estou esperando vai ser fodaaa

  • Biel

    Vai estar disponível meia noite na Store do Brasil tbm?

    • Sim. 🙂

      • Rodrigo

        Será que a Apple está vendo meu horário e não deixa baixar? Em Brasília 01:04 da manhã do dia 14/2. Aqui 23:04 do dia 13/2 e nada de app pra baixar.

      • Alexandre

        Só que não!

      • Helbin

        To esperando até agora…

  • thiago nonato

    realmente parece muito bom o jogo. com relaçao a bateria, ele gasta muito?

  • Fabio

    Esse esquema de dinheiro e ouro é igual ao do CSR Racing, até a parte de comprar moeda virtual utilizando dinheiro real é parecida…

  • João Pedro Gerab

    Massa !!!! Muito legal msm esse realismo sempre é legal principalmente em jogos de corrida. Vou ficar esperando meia – noite pra baixar no iPad mini pra ver se roda bem sem travamentos e curtir um pouco o App. Ótima dica BDI vlw iLex

    • Copeta

      Dica para os mais impacientes: entre em uma conta na app store Nipônica ou alguma asiática, baixe-o e jogue-o.

  • Romulo

    Show de bola…. Joguei o RR2 e gostei bastante… Espero o mesmo do 3

  • Marcelo

    O jogo é muito bom, mas o que estraga são esses pagamentos dentro do jogo… =\\\

  • Luciano Hilton

    Não sei se gostei dessa idéia de reparo… Mesmo se não fosse pago.

  • Felipe

    Beleza….lá vai mais algumas horas na frente da tela antes de dormir

  • Saulo Giori Pacífico

    “Jogo grátis, mas com compras* internas”

  • Lucas

    É só usar o glitch de adiantar o relógio do iphone hahahahahahah #ProblemSolved

    • Derp

      Sera que da certo 😮

  • Ricardo

    na applestore Brasil e Uruguai ainda não disponível, brasil sempre em ultimo!

  • Pedro HH

    Aguardando ansiosamente por esse jogo *-*
    [OFF] iLex, porque o preço dos MacBooks pros e minis mais básicos, subiram absurdamente o preço?

    • Valdinei

      Em compensação o do MacBook Pro Retina diminuiu mais de mil reais.

      • Pedro HH

        Pena que estava esperando comprar um Pro de 13 polegadas sem retina esse ano, pra começar a faculdade com um computador mais potente e melhor que o meu, que em 2 anos, já mal dá sinal de vida, e já falaram que com um Mac é difícil encomodar. Agora terei que esperar mais um ano para guardar mais dinheiro :I

    • Marco Antonio

      Trocaram os processadores… o Macbook com retina mais barato é o que tem o processador mais antigo, o mais caro usa os novos. Mas mesmo assim está mais barato que antes…

  • Valdinei

    Com essas compras dentro do app da pra fazer promoção? Tipo, o desenvolvedor deixa tantas moedas de graça por tanto tempo?

    • Gui Del Frate

      De graça não. Mas o desenvolvedor pode sim mexer nos preços das compras in-app, da mesma forma que administra os preços dos aplicativos.

  • Cláudio Guerra

    Só gostaria de saber uma coisa… Esse game em questão já vem completo desbloqueado? Ou é necessário efetuar compra interna para desbloquear o restante?

    • Diego Andrade

      Compra interna

  • Tiago Garcia

    Ta a mesma coisa do Real soccer 2013, o PROBLEMA É que se você quiser usar e continua jogando ápos “esgotar”, por exemplo a energia do jogador você espera ou paga para não esperar. Uma maneira muito mais interessante de se ganha dinheiro e pessimo para o consumidor.

    • Danilo

      Prefiro pagar o valor apenas uma vez e pronto.

      E se desinstalar, perco o que comprei in app?

  • Gabriel Araújo

    Hahaha meu screenshot no blog

  • Leonardo

    Na loja dos EUA sai mais cedo/tarde?

  • Yann

    Atiro a pedra tbm a propósito nunca usei jailbreak na minha vida não e nem por medo de dar algo errado e q eu não vejo nessesidade disso

  • Joab

    Ola, vai rodar sem lag e com qualidade máxima no ipad 3? tenho medo de só rodar 100% em iphone 5 e ipad 4…voce iLex, o que acha? grato

    • Testei no iPad 3 e no iPad mini. Em ambos não houve nenhum tipo de travamento.

  • Eduardo barra

    Nao saquei, esse ja é o rr3 final completo ??? Nao era so dia 28 ???

    • SongBird

      É completo, sim. Eles anteciparam o lançamento, gato.

  • Artur

    ABRE ASPAS:
    “iLex dirige muio bem. #NOT”
    FECHA ASPAS.

    AGAUAHAUAHAHAHAAUAHAUAJAUA desculpa,não aguentei.

  • Ygor

    00:00 no horário de verão? Ou seja 11:00hrs aqui em belem?

  • Mosaniel Cardona

    Qualidade de imagem surreal!!! Curti!!!

  • CarlosFJr

    faltando 2min, uahuahua… Espera pior q de youtube

  • Pedro

    Ainda não saiu

  • Euclides

    O link da em nada e ja é meia noite ?

  • William

    Que louco!!! Deve estar ótimo o jogo. Adoro realismo nos mesmos. Ótimo review Ilex. Mas poderia me responder se o jogo rodará legal no iphone 4? Pois tenho certeza que vc tem 1 Hahaha

    • Rodrigo

      Tb quero saber.

  • Wilian

    Nada ainda…

  • CarlosFJr

    ja passaram 4min e nada do jogo.. snif

  • Euclides

    Alguem ta conseguindo baixar o jogo ?

  • Calvinista Marineiro

    00:03 e ainda não está disponível.

  • Ygor

    Kd o jogo kd?

  • Calvinista Marineiro

    00:03 e ainda não está disponível.

  • Rodrigo

    Tem que lembrar que estamos no horário de verão. Me lembro de atualizações de jogos, por exemplo, que só chegavam depois da uma da manhã.

    • Euclides

      Espera ate a uma hora para mais duas horas para baixar o jogo e jogar so amanha ):

      • CarlosFJr

        e tenho aula amanha, estava afim de jogar, uahahuaua

        • Euclides

          Hsuhsauhasu

        • Euclides

          Hsuhsauhasu

      • Rodrigo

        Bem lembrado, chará.

  • Julius

    Cadê?!

  • Vítor

    00:07 ……. nem sinal

    • Marcos MP

      Calma! CHEGA LOGOO KKK

  • George

    Aqui no Nordeste nada ainda!

  • Deyvisson

    Quando entro no link do blog sou refirecionado para a AppStore e logo em seguida vem uma mensagem dizendo que esse jogo nao esta disponível na loja brasileira… Alguém já conseguiu começar a baixar?

    • Euclides

      Nem sinal aqui !

      • Marcos MP

        Ainda nao esta disponivel, vai chegar pelas 1 ou 2 da madruda eu acho

  • Shirley Parente

    Já se foram 10 minutos e nada do jogo ainda 🙁

  • Steve

    O ícone do rr3 tem a EA, mas não e da Firemint a franquia?

  • Leonardo Gonçalves

    Nada ainda. Tomare que saia logo

  • Vítor

    contando q tem o horário de verão, alguns estados não tem horário de verão (bahia, por ex) e os fusos do brasil, nunca vamos saber quando vai sair ‘-‘

  • Cesar henrique

    Ja esta disponivel na app store da
    Nova zelandia

  • Calvinista Marineiro

    Xibababa.

  • Cristiano Milaré

    Aki em Indaiatuba/SP nada ainda..

  • Thiago Caetano

    Alguém sabe quais serão os dispositivos compatíveis? ILex?

    • Joel

      “ele não roda no iPhone 3GS ou anterior, nem no iPad 1 ou iPod touch antes da 4ª geração. Os gráficos mais avançados exigem no mínimo um processador A4.”

      Texto retirado do próprio artigo em que você comentou.

    • Mamede

      Sim, está no texto.

    • Vítor

      ”E uma notícia ruim para quem tem dispositivos mais antigos: ele não roda no iPhone 3GS ou anterior, nem no iPad 1 ou iPod touch antes da 4ª geração. Os gráficos mais avançados exigem no mínimo um processador A4.” .. o App vai ser universal, pra iPad, iPhone e iPod

    • Rodrigo

      A partir do iPhone 4, iPod 4ªG, iPad 2 e Mini

    • Rodrigo

      Eu estava olhando em App Stores de outros países e na Espanha, Portugal, África do Sul, França, Inglaterra, que já estão no dia 14 há pelo menos 4 horas, nada de Real Racing.

    • Rodrigo

      Vou dar minha opinião sobre o jogo:
      Jogabilidade excelente, gráficos ótimos, muito interessante jogar com outras pessoas que não estão jogando naquele momento. Um ponto muito agradável é a trilha sonora do jogo. Um tema bem agradável para se ouvir enquanto repara o carro. Sobre esse ponto de reparo, quando você arruma ele porque bateu é interessante, mas é extremamente longo e chato ter que esperar uns 15 , 30, 60 minutos para o carro passar por uma revisão. Mas o ponto que mais me desagradou – espero que seja uma falha minha – foi jogá-lo via AirPlay. Não consegui deixá-lo 16×9 na TV com o Apple TV. Se alguém conseguiu, me explica por favor, porque, diferente do 2, esse não está rolando.

  • João Vitor Bortolotti

    iLex, não seria em outra quinta? A pagina do Facebook deles diz que vai ser dia 28, ja deu 00:47 e ainda aparece indisponível!

    • Renato

      O jogo globalmente sai só dia 28 🙁 , mais na appstore da Nova Zelândia e em mais 2 países que eu não lembro agora saiu hoje dia 14/02 , eu ate fiz uma conta new zelandeza kkkk e já to baixando o jogo roda nos aparelhos de quarta geração pra cima.

      • Felipe Sales

        Pra fazer um conta na Store da Nova Zelândia precisa de algum endereço de lá? Agradeço 😀

  • Giulliano Adami

    O RR3 será bem realista mesmo. Com essas novas funções de “realismo”, é uma boa sacada da EA lançá-lo free, mas com in-app purchases, que vai dar bons lucros se depender daqueles que não gostam muito de esperar, hehe.

  • Bruno Renato

    Pesquisei a hashtag, #realracing3, no intagram e muuuuuita gente ja baixou ou esta baixando.
    Porem aqui na minha conta americana ainda nada

  • GuilhermeMs

    Aff,cade o jogo nd na Americana e Brasileira Pqp!

  • Douglas

    Não consegui baixar! Aparece q não esta disponivel na aplestore brasileira! Abs

  • Fernando

    Baixando!! \O/

    • Beñat

      Como você está baixando sendo que não está disponível na App store ainda?

      • Bruno Renato

        Na APP Store da Nova Zelândia já saiu.
        Maaaaaaas, prefiro esperar haha

    • Bruno Renato

      Em qual APP Store?

      • Fernando

        Na AppStore da Nova Zelândia já saiu é só trocar o país da sua conta e baixar!! (:

        • Felipe Sales

          Precisa de algum endereço de lá?

          • Fernando

            Eu só tive que alterar o CEP…

            • Felipe Sales

              Eu uso a brasileira com cartão de crédito … Já mudei para a uruguaia algumas vezes, só mudo o CEP, cidade e confirmo o cartão … Eu faço o mesmo para mudar para a Store da Nova Zelândia? 🙂

            • Fernando

              Cara respondi lá embaixo sem querer kkkkk mas aqui esta…
              Provavelmente sim mas se não conseguir e estiver com muita vontade de jogar tenta criar uma conta na AppStore da Nova Zelândia!

  • Felix

    Outra publicação aqui do blog dizia que o lançamento seria dia 28/02! o_O
    Tentei baixar agora e não está disponível. O jeito é esperar.

  • Rodrigo

    1 da manha e nada por aqui.

  • CarlosFJr

    acho q saira la pras 2h.. Pq em Manaus são 2h antes

  • Caio Cartaxo

    Nada ainda na conta BR… iLex, me tira uma duvida, os gráficos no iPhone 5 pro iPhone 4S tiveram mudanças? Vou baixar assim que liberar pro meu iPhone 4S mas só amanhã mesmo que vou baixar pro iPad de 4º geração. Obrigado!

  • Dorinha

    ILex ojogo não está disponível nem na loja americana e nem na brasileira :|, será que a Apple deu pra trás?

    • Vítor

      não deu n, pq na loja da Nova Zelândia e da Rússia já apareceu

  • Adeildo

    Aqui apareceu… Na brasileira mais deu erro no download e sumiu :/

  • Thiago

    Pra qm nao gosta de esperar o carro ser consertado, pode mudar o horario nos ajustes, em muitos jogos isso funciona, nao sei nesse

  • Bryanuhlig

    Aguardando para baixar aqui , ei Eipoul por que não disponibiliza .

  • marlon

    Ja olhei na appsore brasileira e na dos EUA. To começando a cogitar a ideia de que fui trollado.

  • Rodrigo

    Eu desisti de esperar e baixei pela App Store da Nova Zelândia. Está terminando de instalar.
    Por isso que não gosto de aplicativos freemium, sou extremamente ancioso

  • Rodrigo Oliveira

    agora 01:39 por aqui e nada :/

    • Helbin

      Ancioso?

  • iMax

    Alguém já conseguiu na conta brasileira?
    Por aqui, nada…(Recife – PE)

  • Fernando

    Provavelmente sim mas se não conseguir e estiver com muita vontade de jogar tenta criar uma conta na AppStore da Nova Zelândia!

    • Fernando

      Respondendo a pergunta de Felipe Sales

      • Felipe Sales

        Valeu cara, vou tentar aqui! rsrs

  • Everton

    Aqui em Osasco também não chegou.

  • Conta Americana. Nada ainda aqui.
    O EUA está em horário de verão. 3h para menos. Ou seja, provavelmente só 3h da madrugada. Daqui uma hora.

    • Vítor

      ai ferra mais ainda.. e se seguir o fuso do west coast q são 6 horas de diferença? :s

  • Carlos

    dei uma olhada na App Store da Nova Zelandia e vi varios comentarios negativos sobre o jogo, dando uma estrela, falando que preferiam pagar uma versão premium, que a Ea estragou a Firemint… Alguém ai que já baixou pode confimar isso?

    • Acho que este ponto já foi comentado aqui no texto, não?

    • Hugo

      Carlos, estou com a mesma curiosidade que você – e achei bastante válido seu questionamento.

  • felipe

    Nada por aqui tbm – Rio de Janeiro

  • 00:15 até agora nada. Manaus-AM

  • Andre

    Na minha itunes store da Nova Zelandia ja chegou.
    Na minha conta brasil e EUA por enquanto nao!

  • Andre

    Na minha itunes store da Nova Zelandia ja chegou, nas minhas contas brasil e EUA por enquanto nao!

  • Jogando ✌

  • GaBrieL Telésforo

    3:32 e ateh agora nada. Nem na conta americana, na chilena e nem na BR.
    To ansioso já. Kkkkkk

    • GaBrieL Telésforo

      Corrigindo….. Conta Uruguaia

      • Joel

        Faça uma conta na Nova Zelândia. É rapido.

  • Rodrigo Mansur Gonçalves

    Tenho que acordar 8 da manha hoje, queria deixar baixando… Pelo visto vou ter que dormir e baixar depois!

    ( Queria baixar de madrugada pq hoje vou ficar fora de casa de 8 da manha até 5 da tarde…)

  • Caio Cartaxo

    Mano, não ta deixando eu trocar de país, diz que eu tenho aluguel que não expirou, sendo que todos expiraram já =(

  • Junior Gaúna

    bom dia iLex.. acabou a promoção dos 28 dias?? 😉
    ainda tina esperança de ganar algo mas nao tenho muita sorte..rsrs ache que com 28 dias talvez eu ganharia um brinde o blog..hehe
    mas ainda não foi desta vez

  • Daniel

    iLex, me tira uma duvida… É difícil implementar a sincronização de apps com versões universais via iCloud? O iCloud já foi lançado há mais de um ano e até hoje pouquíssimos apps sincronizam por el, uma pena =/

  • Ricardo

    Via crucies!

  • Angelo

    Tenho jailbreak e adoro,ja baixei o RR3 muito massa o jogo estou adorando.

  • Felipe

    Até agora nada!!
    Como não nasci de 7 meses o jeito é esperar!!!

  • Leandro Reis

    Pra quem não aguenta esperar, é só criar uma conta na Nova Zelândia e baixar…

  • Miguel

    Jogo grátis, mas com comprar internas <<<<<

  • Junior

    Outra pedra atirada!

  • Ney

    iLex, coloca informações dele rodando com a AppleTV.

    O RR2 é legal show de bola, com a Apple TV passando o jogo e o iPad virando um mapa.
    O RR3 tem algum recurso novo via Airplay?
    Com esses gráficos novos mais requintados, será que não existirá problema no streaming do vídeo em real time, ou então outros problemas como relatado acima pelo Rodrigo, que o jogo não roda 16×9 ?

  • Bruno

    Levando se em conta que eu tenho pouco tempo pra jogar, provavelmente não vou jogar esse jogo.
    Eu prefiro pagar por um jogo que eu vou poder jogar A HORA QUE EU QUIZER, não ligo de pagar $7,00 desde que eu possa usar QUANDO EU QUIZER e o QUANTO EU QUIZER e tenho certeza, se eu quizer jogar dessa forma vou gastar muito mais que os $7,00. Acho o RR2 um puta de um jogo e provavelmente vou continuar nele mesmo…

    • Rodrigo

      Comentário totalmente desnecessário kkkk
      Pqp!

  • vinnygf

    aff fremium 🙁 que bosta, ter que esperar 10 min pra consertar o carro depois de cada corrida vc perde totalmente a vontade de jogar, todos os jogos que tem que esperar horas ou dias pra fazer alguma coisa eu só jogo no máximo 2 vezes e já mando pra pqp, prefiro pagar 1 vez e jogar e bater o carro quanto quiser, essas empresas estão ficando muito mercenárias tem jogo que a desvantagem de você não comprar arma é tão grande que é impossível você competir com alguém que gastou 50 reais em uma arma que dura por 5 dias igual aquele Battlefield play4free da EA games 🙁

  • Marcelo

    É a estratégia que mais dá dinheiro atualmente na indústria de games. Veja pela Valve com o Team Fortress 2 e Dota 2, jogos que são “Free” mas sempre são lançados novos items e power-ups que fazem o jogo melhor pra quem compra. O lado bom disso é que o jogo sempre é atualizado, mas o lado ruim é que pra evolução você tem que por grana (e muitas vezes mais grana do que teria pago num jogo sem muitas compras internas) e as vezes perde o controle com isso.

  • Marcos MP

    Pessoal tem como criar uma conta na app store de Nova Zelandia sem cartão de credito?

    • Marcos MP

      Tem sim! esqueci que antes de criar tinha que apartar para baixar um app gratis

      • Rodrigo MG

        Não estou conseguindo fazer isso … Ta pedindo cartão, eu até tenho mas não funciona !!! Se puder ajudar, agradeço!

        • Marcos MP

          Cartao Brasileiro nao funciona la! Para criar uma conta sem cartao em New Zealand voce tem que acessar a app store de la e escolher um app FREE e clicar para baixar, dai vai abrir a janela para entrar com a conta dai tu cria uma la normalmente, dai na area do cartao vai aparecer escrito DONE, dai clica la! E o endereço é só tu bota de um hotel la

  • Rodrigo MG

    Já consegui! Uma pequena pesquisa no Google e consegui! Valeu!!

  • jucykleber

    já conseguirão desbloquear ele to com ele ilimitado.

  • Unrealbr

    Porque raios não encontro o jogo para download nem a App Store US nem na BR?

    • Marcos MP

      leia a atualização da materia..

      • Unrealbr

        Esse update da matéria saiu apenas após a minha pergunta, mas vlw pelo toque!

  • Rodrigo

    Não consegui ainda deixá-lo em 16×9 via AirPlay pelo AppleTV.

    • Joel

      Nem eu. Parece que este não tem suporte. iLex podia nos tirar essa dúvida.

      • vinnygf

        como é fremium tem que pagar pra habilitar esse recurso 🙁

        • Joel

          Não existe esta opção. Existe? Se você sabe como fazer, nos diga. Obrigado!

  • MafiosaBe

    Para mim é mais do mesmo, só que pior por ser freemium. Não curto Real Racing.

  • Leonardo

    Baixando Real Racing 3 e The Walking Dead : The Game, pela appstore da Nova Zelandia, free 🙂

    • Marcos MP

      The Walking Dead eu baixei na app store americana! agr na New Zealand to baixando Real Racing 3 ! O/

  • Caique

    o BDI precisa fazer mais reviews! preciso de uma ótima capa protetora para ipad 2 e uns bons apps..

  • Pepê

    Já to na loja da Nova Zelândia baixando o NOVO REAL RACING 3!!!!!!!

    • Marcos MP

      e eu ja estou jogando! OO/

  • Luiz Guilherme

    Galeraaa o jeito mais rapido e mais facil, seria criando uma APPLE ID da australia..

    Lá o jogo já está disponivel… Eu testei e funcionou ! Já estou baixando aqui.

    Abraços.

  • Thiago

    Q dorgas, comprei o 2 essa semana!!

  • Pedro

    “Como grande ponto negativo, ao meu ver, é a não sincronia do avanço do jogo via iCloud, o que permitiria continuar a evolução da carreira em diversos aparelhos diferentes (iPhone, iPad). É uma pena não ter isso, visto que outros jogos já possuem.”

    Quais jogos possuem sincronização com o iCloud? Como eu ativo ou vejo se existe está opção nos meus jogos?

  • Thales Martins

    Massa, gosto de app assim, grátis e quem quer tudo rápido paga, se todos os jogos fossem assim iriam diminuir muito a pirataria, e ainda bem que tenho um iPhone 4, vou poder joga-lo.

  • Cesar henrique

    Como vcs criaram a conta ? Na nova zelandia ouça da Austrália ??
    Usaram cartão de credito ?

    • Luiz Guilherme

      Cesar, para criar uma conta sem cartao na australia ou nova zelandia voce tem que acessar a app store de um desseslugares ! Escolher um app free e clicar para baixar, feito isso vai abrir a janela para entrar com a conta, ai voce clica em CRIAR UMA NOVA CONTA, na hora de escolher o cartao vai aparecer um NONE, deixe selecionado… No caso do endere

    • Luiz Guilherme

      Cesar, para criar uma conta sem cartao na australia ou nova zelandia voce tem que acessar a app store de um desseslugares ! Escolher um app free e clicar para baixar, feito isso vai abrir a janela para entrar com a conta, ai voce clica em CRIAR UMA NOVA CONTA, na hora de escolher o cartao vai aparecer um NONE, deixe selecionado… No caso do endere

      • Cesar henrique

        Valeu cara ! Conseguir fazer ontem ! Muito obrigado ! O jogo esta muito bom

  • Ebaaaaa tenho conta na app Store da nova zelandia

  • Thiago C. Carvalho

    Real Reacing (HD) ta USD 0.99! Vale a pena compra-lo ou melhor nem gastar dinheiro (por mais que seja minimo) com ele já que o Real Reacing 3 vai ser grátis?

  • leo

    pq nao vai funcionar no iPad 1 e no iTouch 4 ja que ambos possuem o processador A4?

    • Claudio Ferrari

      no itouch 4 tenho certeza q vai funcionar pois testei no itouch 3 so deu uns legs (leves) no começo + deu para jogar tbm testei no 4s pego de boa , notei uma grande difrença nos gráficos entre os 2 aparelhos é claro o 4s muito superior !

    • Joel

      ” ele não roda no iPhone 3GS ou anterior, nem no iPad 1 ou iPod touch antes da 4ª geração.”

      Como no texto acima, no iPod Touch 4ª geração vai funcionar sim. Nos iPods Touch antecessores a ele e no iPad 1 não vai. Mas a diferença entre o iPod Touch 4 e o iPad 1 eu já não sei.

  • Fabio garcia

    Quando eu soube que seria somente no dia 28! não consegui esperar, criei uma conta na App store da nova zelândia e estou baixado o Real reacing 3!
    Estou ansioso pra terminar o download!

  • Joab

    nada ainda na app store americana?

  • Pedro Sampaio

    Acabei de baixar e estou jogando! 😀

  • Gabriel

    Ei galera quanto ao tempo de espera em qlqr coisa q vc for fzr no jogo, basta adiantar alguns minutos o relogio do iphone/ipod e ja era 🙂 acho q precisa desativar 3g e wifi pra isso funcionar. Mas aqui funfou e agr eh todo gratis mesmo hahahahha

  • Eduardo barra

    Alguem me fala um indereco da nova zelandia, nao consigo achar no google

    • Fabio garcia

      Primeiramente, compre um app free e escolhar o meio de pagamento none
      E use esse end:
      Cidade kaikoura
      Rua The Esplanade n° 208, bairro Canterbury
      CEP post code 7300
      Fone + 61 243-7654
      E boa sorte

    • Fabio garcia

      Mano Eduardo Barra, caso vc não consiga deixe outro comentário q a gente tenta encontrar o erro

    • Fabio garcia

      Mano o fone star errado o correto é + 64

      • Eduardo barra

        Vlw mano eu consegui sim e ja estou jogando o RR3 muito obrigado

  • Otho

    Galera alguem sabe como trocar a foto do meu nick name, vejo que muitos tem imagem de bandeiras e de foto…….

  • HunterBR

    Testando aqui, me parece bem divertido…

  • Pedro T.

    olá tenho unm iphone 4S 16g ja baixei o jogo mas quando clico para jogar ele começa processar ai volta para o icone do começo.
    Alguem sabe me dizer qual a bronca.
    Desde ja obrigado

  • matheus

    o jogo n roda no 3GS né?

  • Bob

    Alguém sabe como alterar o nome do jogador nesse game ??