Notícias

Para Foxconn, nunca houve um dispositivo tão difícil de montar quanto o iPhone 5

O iPhone 5, por fora, parece muito similar ao iPhone 4/4S, mas na realidade seu interior precisou contar com mudanças significativas de engenharia e design, para suportar mudanças como uma tela maior e antena de rede LTE 4G. A alteração de material externo também é um detalhe importante, pois o alumínio tende a riscar muito mais facilmente que o vidro.

Tudo isso faz a produção do aparelho muito mais difícil que um dispositivo comum.

Um funcionário da Foxconn explicou ao Wall Street Journal das dificuldades de montagem do novo modelo:

O iPhone 5 é o dispositivo mais difícil que a Foxconn já montou. Para torná-lo leve e fino, o projeto é muito complicado. É preciso tempo para aprender a fazer este novo dispositivo. A prática faz a perfeição. Nossa produtividade tem melhorado dia após dia.

Isso explica também o atraso na produção e a falta de estoques em lojas de todo o mundo. A fábrica não está conseguindo dar conta da demanda na velocidade que estava acostumada.

O controle de qualidade dentro da fábrica aumentou, principalmente porque a lateral negra do novo iPhone pode riscar muito facilmente. O objetivo é não colocar aparelhos já riscados nas caixas, como já aconteceu com alguns usuários.

Informações obtidas pelo Blog do iPhone revelam que esta semana a fábrica brasileira da Foxconn (em Jundiaí/SP) já começou um treinamento interno com alguns funcionários para a montagem do iPhone 5. A unidade nacional teria recebido uma encomenda de fabricar 60 mil unidades do novo aparelho, para o mercado interno.

A nova fábrica da Foxconn em Itu também poderá ser destinada à montagem de produtos da Maçã.

Tudo isso pode influenciar na decisão da data de lançamento do novo modelo no Brasil. Por enquanto, estima-se que não acontecerá antes de meados de novembro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vixe.

  • Vinícius

    Se a produção melhora a cada dia. Os iPhones de Dezembro serão melhores do que os de agora. Sem vazamento de luz, tela amarelada e outros.

    • pedro

      Qdo vc vê novos aparelhos no mercado dá a vontade de trocar seu antigo…
      Tô com um iphone 4 que continua atendendo à todas minhas necessidades, mas a mente capitalista é soda!!

      Pra amenizar minha vontade de ter outro aparelho, comprei o kit pra converter de preto pra branco e já me sinto com um iphone novo que assim como o iphone 5, faz tudo que preciso. Agora na versão white… =]

      • Onde Vc Comprou Esse Kit!? Poderia me indicar!?

        Desde ja sou Grato!!!

        • Thiago

          Tb queria saber.. onde acho isso???

        • Mauricio

          Nâo sei si é um kit mais voce pode ir numa autorizada da apple e trocar os 2 vidros caso seje 4/4s ai trocando os vidros pede para instalar os brancos simples ja mudo de cor e pode fala pros amigos que compro outro kkkkk

          • André Kaneyasu

            “si”, “seje”

          • Alisson

            SEJE não existe…

        • Max_Bsb

          Eu fico impressionado com a quantidade de pessoas que postam algo para ficar corrigindo textos.
          Em vez de postar algo interessante ficam só criticando erros em textos de comentários.

          Só tem bacharel neste blog.

          Bom… Vamos ao que interessa.

          Fico imaginando como é a logística do ciclo de produção e de distribuição dos produtos da Apple.

          Apple é Apple “concerteza”!!

      • Vinicius Prado

        Tb me interessei por esse kit ae…

        tenho um iphone 4 tb e quando fui comprar o estoque do branco estava esgotado aqui em Ribeirão Preto, em nenhuma das lojas de operadoras de todos os shoppings e nem nas lojas espalhadas pela cidade toda tinha o branco… acabei comprando o preto, mas a contra-gosto… Diz ae, onde conseguiu essa bagacinha ae???

    • Waguity

      Muito bem frisado!

    • Nina

      Não foi isso que eu entendi.
      O que quiseram dizer com isso é que menos produtos serão reprovados no controle de qualidade.

    • Gabriel

      “Nossa produtividade tem melhorado dia após dia.”

      Nao confunda produtividade com qualidade. Produtividade é a quantidade de aparelhos que é produzido por hora/dia/mês.

      • Pabloabugo

        “Nossa produtividade tem MELHORADO dia após dia.”
        Não AUMENTADO.
        Quando ler, tente achar a ênfase nas palavras: difícil, complicado, aprender, perfeição.
        Se conseguir interpretar a ideia do texto…

      • Samoel

        Na verdade é razao entre quantidade produzida/mao de obra…nada a ver com qualidade rs

    • Adan Ney De Moraes

      Pois a fabricaçao do meu iPhone 5 foi perfeita, absolutamente nenhum tipo de risco, nenhum vasamento de luz, sem manchas nas fotos, ao menos nas aproximadas 200 fotos que ja tirei com ele, sem amarelamento da tela. E o iOS 6 no meu caso nao apresentou nenhum dos problemas que andam falando. Ou sou muito sortudo ou tem muita gente querendo manchar a imagen deste grande dispositivo. Abraços desde o Uruguay.

  • Stefano Angelo

    Alguém sabe se já existe algum video mostrando a montagem de um iPhone 5 pela Foxconn?
    Deve ser bem interessante.

    • Osmar Junior

      Não existe. A Apple e a Foxconn são muito rígidas e dificilmente deixam filmar as linhas de produção.

  • Giulliano Adami

    #Ansiedade

  • Tainan

    Vamos ver se a nossa fábrica vai conseguir montar com agilidade também, se já é difícil pra outras fábricas mais acostumadas, imagina a nossa…. Mas boto fé!!

    • JanjaBoy

      Ô mania de se achar vira-latas. 🙁

      • Cristiano

        Cara tem outro exemplo interessante, no Japão existem vários tipos de linha de montagem, em muitas delas existem a mão de obra de brasileiros e não sei se sabem, mas a mão de obra dos brasileiros é a melhor que existe no mundo, inclusive melhor que as do japoneses, lá é a mão de obra mais cara que tem também, pois acredito que a fabrica aqui vai ser uma das melhores, se não for a melhor do mundo.

    • Daniel

      Foi o que o cara disse: “A prática faz a perfeição.”
      Os chineses fazem com qualidade e rapidez, pois praticam a um tempo considerável.

      Quando o nosso nível de prática alcançar esse patamar, iremos produzir iPhones 5 com a mesma qualidade e velocidade que os chineses fazem por lá 🙂

      • Dimitri

        Meu iPhone 4S é brasileiro, e não notei diferença de qualidade em relação ao iPhone 4 chinês.

        • Gaúcho Indelicado

          Bah tchë, se não viste nada de diferente no teu iPhone 4S e o iPhone 4 chinës, então nossas fábricas estão uma barbaridade!

    • Alisson

      Não sei pq desmerecer a inteligência do povo brasileiro.

      Mas se bem que na votação, a maioria não pensa mesmo… 🙂

      • JanjaBoy

        A reeleição de George Bush foi uma demonstração de inteligência danada, né? 😛
        os politicos eleitos não demonstra necessáriamente a inteligência de um povo.

  • Marcos Júnior

    Trabalho com manutenção de iPhones e iPads e realmente esse é o mais complexo de todos para desmontar, e para montar a própria fabrica já disse que era também.

  • Luís M.

    Caramba, depois de dizer que a lateral negra risca fácil deu um medo de compar o iPhone 5 e no dia seguinte estar todo arranhado. Neste caso o branco é melhor? (Mas eu acho o preto mais bonito)
    Nunca comprei um iPhone no mesmo dia do lançamento, no dia que a Apple anunciar na Apple store que ja vai vender o iPhone 5 as operadoras ja vão ter estoques para vender no mesmo dia que a Apple começar a vender na loja online? Geralmente o iPhone na operadora é mais barato ou não?
    Desculpa, um assunto acabou puxando o outro e eu não percebi que ja estava falando de uma coisa totalmente diferente do post, desculpa, e obrigado a quem responder 🙂

    • marco

      Olá …. os preços na peradora são as vezes mais de 500 reais de desconto … e são desbloqueados mesma coisa … exemplo : tinha lançado por 2599 na apple o iphone4S mas minha irmã comprou por 1899 na tim desbloqueado !!! uma pequena diferença kkkkkkkk mas sério … se vc tem ipad ou ipod venda e compre o iphone 5 mas se for um produto bom da apple continue com ele … por exemplo um ipad 2 32gb 3g ou ipad1 64gb 3g ou um iphone 3gs , iphone 4 , iphone 4s pois nao vai ter muita venda do iphone 5 e daqui meio ano vai vir um iphone5s ou daqui um ano o iphone6 e vc vai ficar triste … dica : compre o iphone 6 em outro país no ano que vem … mas se vc nao tem nadada apple pode comprar a voltade o iphone 5 preto com uma capinha que nao deixe riscar a lateral e fique 1 ou 2 anos com ele pois iphone5s mesma coisa , iphone6 mesmo conector e acessórios , iphone 6s mesma coisa e iphone7 totalmente diferente kkkkkkkk

      • Luanna Pegoretti

        Querido, você está equivocado! Pois se tiver um iPhone 5s ele será lançado só daqui um ano! E eu aconselho as pessoas trocarem agora de aparelho, pois como normalmente a Apple passa dois anos com o mesmo desing, ano que vem se lançarem o iPhone 5s ele será igual o 5 só com melhoria internas e pouquíssimas mudanças, como o 4 e o 4s que é difícil diferenciar um do outro! Quem comprou o 4 se beneficiou pois passou 2 anos com um aparelho parecendo novo, pois o 4s é idêntico! Já quem comprou o 4s passou mal um ano e já lançaram outro bem diferente! Então acho vantagem sim comprar o 5 e ficar com ele dois anos até ter muitas mudanças e valer a pena trocar de celular! Só não vale se você tiver um 4s novinho, mas eu comprei meu 4s em maio por 1816,00 reais e vendi ele a duas semanas por 1850,00 e estou só esperando o lançamento do 5! E eu não vejo vantagem procurar em operadora, pois eles só dão descontos se você tiver um plano com valor muito alto, e o desconto acaba não sendo muito alto pois o valor que eles colocam no produto deles já é muito alto! Pois o preço inicial de lá é igual o da Apple, 2299,00 digamos (igual o 4s 32gb) se você tiver um plano caro como o amigo falou eles dão desconto de 500 ou 600 reais, mas vai pagar um plano de 300 ou mais, ou seja o iPhone vai sair por 1700,00 ou 1800,00 e pesquisando bastante na internet você acha ele por 1816,00 que foi o preço que paguei no meu, com frete grátis, desbloqueado, com símbolo da Anatel, e ainda ganhei 2 capinhas de brinde e película! Então o segrede é pesquisar muito ou ter um plano muito bom em uma operadora. Beijos

        • Icarla

          Concordo em número genero e grau…muito melhor um desbloqueado nas apple’s da vida do que com a operadora…por isso que achei extrato quando disseram aqui no blog que saia mais em conta com a operadora…..comprei o 4 com a Tim só me deram internet grátis por 6 meses( que nao fez muita diferença) mas o preco do aparelho? Nem o,o1 centavo de desconto..

          • JanjaBoy

            Bem, o meu filho teve o IPhone 4 roubado e comprou um 4s na TIM sem ter conta lá por R$1400 e em 10X.
            Hoje na Apple o mesmo aparelho custa R$1999. Voce deveria tr brigado. 😉

            • Icarla

              Que BOM…fico feliz por vcs….ainda nao tive essa sorte rs rs rs…

            • Luanna Pegoretti

              Isso, ele comprou na tim um de 1400,00 e na Apple está por 1999,00 certo? Esse é o de 16gb e na internet ele estava por até 1380,00 esses dias atrás, o que eu falei que paguei 1816,00 é o de 32gb que tem valor na Apple de 2299,00! Então pesquisando ainda se acha mais barato na internet, pois mesmo tendo um plano bom as operadoras não dão tanto desconto assim, acaba sendo um desconto ilusório (só se você usar muito o celular mesmo e não fizer o plano apenas para pegar o desconto), pois o valor do plano por mês é muito alto!

        • Paulo Cotta

          Eu discordo em partes, o iPhone 4S recebeu melhorias significativas internas e fez dele um ótimo aparelho.
          A mesma coisa ocorreu no lançamento do 3GS, que ficou até 2 vezes mais rápido que seu antecessor e até hoje é considerado um bom aparelho por muitos usuários.
          Eu migrei optei por migrar meu iPhone 4 para o 4S e não me arrependi, já é notável a perda de performance da quarta geração no iOS 6, fato que não ocorre com o 4S.
          Ainda estou em dúvida se será vantajoso a compra do iPhone 5, até porque o meu aparelho ainda me serve com excelência.

        • Marina

          Olá, vcs sabem se os aplicativos do iphone 5 estão funcionando normalmente aqui no Brasil? Quanto está o preço dele?

      • Luís. M

        O meu iPhone é um 4s de 16gb (devo ter ele ha mais ou menos hum mês, pois o meu antigo iPhone 4 foi roubado e eu ativei o seguro. e eu tenho um novo iPad com 4G e 64Gb 🙂
        Obrigado a todos
        Mas ainda tenho uma pergunta:
        O lançamento do iPhone 5 da AppleStore (brasileira) é no mesmo dia que acontece o inicio das vendas dele nas operadoras?

        • João Pedro Vianini

          No do iPhone 4S foi.

    • Bruno Duarte

      Engraçado é que sempre você tem os comentários mais estranhos! hahahahaha

      • Luís. M

        Não entendi o que o comentário tem de estranho 😛

  • Luís. M

    E depois pensam que a Apple está parada e que o iPhone não recebeu avanço nenhum…

    • Felipe

      Pois é, quem falou que o iPhone não evoluiu vai fingir que nem viu seu comentário!

  • Elcin

    Por isso o iPhone cresceu, está sendo fabricado em Itú. kkkkkk

    • Felipe

      Concordo kkkkk

  • Alex

    Risca fácil = MEDO!

    • Alex

      Eu tinha um ipod nano do primeiro modelo que existiu, ele tinha esse problema de riscar fácil.

      O ipod era lindo, preto brilhante na frente e de aluminio no fundo.

      logo que comprei coloquei uma película protetora, só de limpar para colocar a película já dava para perceber alguns risquinhos…

      A película não protegia o botão do meio do scroll wheel, que também era brilhante…

      “Era brilhante” porque em duas semanas de uso ela ficou fosca de tanto risco… e isso pq eu tomava muito cuidado, às vezes só o atrito com o forro do bolso já riscava o coitado…

      Acredito que o iphone 5 não tenha esse problema assim tão grave,

      mas acho um passo atrás, visto que o Iphone 4 é praticamente imune a riscos.

  • Ralph Goddard

    Bom eu sempre usei meu iPhone com uma daquelas capas ultrafinas, vou continuar fazendo isso e usando pelicula na tela, creio que não deve arranhar muito assim…rs

  • Orildo Filho

    Esse eu pulo!
    Tô satisfeito com meu iPhone 4S ( branco), de 32 GB .
    Em 2013 eu vejo o iPhne 6 ( ou 5S ou “x”, sei lá…)
    🙂

  • Copeta

    Do jeito que é simples por fora, devia ser símples por dentro.

  • Yuri Zanatta

    Isso é bom, por sinal o iPhone 5 deve sair com o preço do 4S. Oura coisa é que como foi dito, eles estão melhorando a cada dia… Mas o problema é que os funcionários da Foxconn Brasil ainda não tem a prática descrita no artigo, então os primeiros iPhones daqui também poderão sair com os mesmos defeitos.

  • André Luiz

    Oi, eu queria saber se o fórum pra dúvidas técnicas não está funcionando mesmo ou o problema é comigo que o site não entra, direciona pra cá. Eu tô querendo apagar um “calendário” de aniversários que meu iphone criou quando era o ios 5, quando eu sincronizei com o facebook, e agora toda vez que apago um por um, ou escolho pra não mostrar mais esse calendário de aniversários, ele volta do mesmo jeito, tá me irritando muito, pois tem o aniversário de vários contatos do facebook.

    • André Luiz

      Depois de dias, finalmente consegui hahaha ignorem o pedido de ajuda sobre o calendário, mas o fórum não funciona mais mesmo?

  • Gfar

    É provável que nesse evento da próxima terça-feira o Tim Cook apresente algum número acerca das vendas do iPhone 5. Estou curioso para ver o quão explosiva foi a demanda e quão lenta a produção.

    Mas mesmo com todos os problemas, não ficarei surpreso se no primeiro mês ele chegar bem perto – ou mesmo bater – as 20 milhões de unidades vendidas do GS III nos seus primeiros 100 dias.

    E creio que, aqui no Brasil, essas 60.000 unidades devem dar conta do primeiro mês. Também já aguardando ansioso o iPhone 5 e o iPod Touch de quinta geração.

    • krikaoli

      Não sei não… Será que a Apple conseguirá produzir esse tanto? E 60 mil unidades, só isso!!??

  • thiago nonato

    e nada dos produtos produzidos aqui baixarem de preço…

  • Mark.Bobs

    Desmontando…

  • Fábio

    Tive meu iPhone 4 roubado. Aí vem a dúvida: comprar o resistente e veterano 4s ou o frágil e novíssimo iPhone 5?

    • Felipe

      Não pensse que o Iphone 5 é fragil assim… Prucura no youtube “Drop Test iPhone5” e vai ver testes deixano o iPhone 5 cair, ele é bem resistente.

      • Fábio

        Acho que exagerei um pouco, Felipe. O problema é que as queixas sobre a facilidade de riscar o iPhone 5 têm sido recorrentes. Daí surge minha dúvida no quesito resistência. Mas já vi vários testes com o novo modelo, inclusive comparativos com o galaxy SIII, no qual o iphone sai vencedor.

        • Felipe

          Em questão de arranhar, acho que o iPhone 5 é realmente mais fácil. Mas esse lugar onde corre mais esse risco é o aluminio que geralmente é coberto por capas protetoras, fazendo com que o IPhone 5 tenha uma rsistência bem maior e com menos chances de arranhar e, como você mesmo disse, ele venceu em várias quedas. Concorda?

  • Marcelo

    Deixa de comprar algo por que risca??
    Que coisa fresca.

    • Fábio

      KKK… tem razão! Por mais zeloso que seja o dono, sempre surgirá o primeiro arranhão… e depois os incontáveis.

    • Beaguinho

      Quero ver se vc compraria um carro riscado 😉

      • Beaguinho

        Ah, esqueci de mencionar, um carro Zero Km

        • thiago nonato

          seria uma decepção pegar um iphone ja riscado

    • Luanna Pegoretti

      Fresca? Devo não nadar no dinheiro igual você, então sou fresca sim, pois dependo de vender um iPhone para comprar outro, então isso para mim é um vandre problema sim! Pois como um amigo já disse acima, quem vai querer um iPhone riscado? Só vão querer se o desconto for muito bom e isso já irá desvalorizar nossos produtos, coisa que hoje em dia quando vendemos um iPhone, quem compra acha que ele está novinho, pois é difícil ter um arranhão, e não precisamos diminuir muito o preço, agora nesse novo material estou morrendo de medo de comprar o meu por isso.. Estou quase pegando um 4s de novo!

      • Luanna Pegoretti

        *um grande problema

  • TiãoGavião

    Por isso não compro os primeiros lotes, deixo para os “bois de piranha”! Vai melhorando e avaliando falhas nos próximos lotes, nessa hora vale estar no Brasil e receber mais tarde 😉

  • Christian

    Se mesmo não atendendo 100% da demanda de iPhone a Apple já bate record após record de faturamento, imaginem se ela conseguisse produzir para todos? #sucesso

    • Mino

      Só eu que não acredito nessa história de não conseguir atender a demanda, gigantesca todos anos, para todos os produtos, e la la la….

  • Diego do Nascimento

    vou trocar meu 3gs pelo 4s semana que vem, não aguento mais esperar, fora que pra mim não vejo muita difereça entre o 4s e o 5 a não ser a tela e que o 5 é mais feio.

    minha opinião.

  • Diego do Nascimento

    diferença.

  • Allegri

    Alguém tem o número atualizado de I5 vendidos?

    • Daniel

      Quando vc pegar o iPhone 5 na mão vc certamente mudará de opinião.

    • Mino

      Acho que do Iphone 5ainda nao saiu, mas do IPAD mini já posso te adiantar:

      “Bateu todos os recordes”
      “Nao conseguiram atender a demana”
      “Vendeu mais que todos os concorrente”
      “Vendeu mais em uma semana, que a samsung em 1 ano”
      “Nós ainda não conseguimos atender a demanda”

      rs

  • Diogo

    To com o iphone 5, comprei no dia do lançamento, no entanto percebi que a tela esta amarelada…
    Alguém esta com o mesmo problema?
    Há alguma maneria de resolver isso?

    • Frytzy

      Sim! Existe um tweek no Cydia que muda o perfil de cor do iPhone, mudando pra Blue, normalmente normaliza o problema de tela amerelada… acho que chama Color Profiles… Não manjo muito de jailbreak, mas acho que já resolve seu problema…

  • Fernando Augusto

    “A prática faz a perfeição. Nossa produtividade tem melhorado dia após dia”
    Espero que quando eu pegar o meu no fim do ano a perfeição já esteja alcançada!

    • Osmar Junior

      Hahaha
      Eu também :p

  • Rogério

    Meu iPhone 5 (Branco) caiu com uma semana de uso de uma altura de 1,5 mts. e não teve nenhum dano, estou com ele a 2 semanas sem película e case e não notei nenhuma fragilidade nas partes externas, o único problema que eu tive foi o flash que não estava sincronizado com a câmera o que resolvi redefinindo os ajustes para o de fabrica.

  • Gilberto Almeida

    Se o reparo do 3, 4 e 4S já é um absurdo …

    Imagina o do 5 !!!

    rs

  • Daniel Alencar

    Algo me diz q quando começarem a fabricar Maçãs na Foxconn Brasileira vai vazar mais informação q antes, acho q os brasileiros nao guardam segredos! :/