Notícias

O iPad 2 fabricado este ano tem melhor performance de bateria que o do ano passado

Talvez nem todo mundo saiba, mas com o lançamento do novo iPad, a Apple resolveu reformular silenciosamente a segunda geração do seu tablet, mudando o chip interno por um de menor tamanho. O iPad 2 que se compra hoje (com preço menor) não é exatamente o mesmo que se comprava no ano passado (pelo menos nos Estados Unidos, pois o Brasil ainda trabalha com estoques antigos).

E alguns testes chegaram à conclusão que a autonomia da bateria desta nova versão com novo chip ganhou um aumento significante.

O “novo iPad 2” é chamado internamente pela Apple de iPad2,4 (o 2,1 é o iPad WiFi antigo, o 2,2 é o GSM antigo e o 2,3 era o CDMA, da Verizon). Só existe a versão Wi-Fi de 16GB à venda, mais barato que a versão antiga. No Brasil, ainda não há notícias de que ele já esteja disponível, pois externamente ele é igual ao modelo anterior.

A AnandTech, um dos mais respeitados institutos de medição, comprovou que o chip A5 de 32nm (menor que o de 45nm do iPad 2 original) aumenta em quase 2h a duração da bateria em uso normal, como navegação na internet.

Rodando jogos pesados em 3D, como Infinity Blade, o ganho também se repete. Repare também como o “iPad 3” é o que mais consome de todos, por causa da tela Retina.

Se você resolver só assistir vídeos em HD 720p (que estejam em um formato ideal), a performance aumenta ainda mais, chegando a quase 16h de autonomia.

Ou seja, a Apple realmente melhorou a versão anterior apenas mudando o tamanho do chip, consumindo assim bem menos energia.

Se você está pensando em comprar o iPad 2 e acha que esta diferença seja significante para a sua decisão de compra, procure se certificar se é o novo modelo ou antigo. Mas é uma missão difícil, pois não se conhece ainda uma maneira eficiente de diferenciar os dois.

fonte: AnandTech

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Daniel

    Uma maneira eficiente de diferenciar os dois é conhecida sim: é só ver se ele responde por iPad 2.x. O que não se conhece é uma maneira fácil.

    • Eduardo Abreu

      E ele responde como, perguntando pra Siri????

    • Denner

      Acredito que o Daniel questionou o post que disse ao final: “Mas é uma missão difícil, pois não se conhece ainda uma maneira eficiente de diferenciar os dois.”

      Como ele disse, é conhecida uma maneira eficiente, como por exemplo perguntar ao equipamento a versão dele e ele responder. A maneira fácil, ou eficaz, seria uma que funcionasse.

  • Leandro

    Mas com a redução do tamanho, houve redução do desempenho do chip?

    • Marcelo

      Não..continuou igual

    • Alexandre

      Essa é a glr q reclama todo lançamento de um novo produto da apple…

  • DanielBG

    Que estranho hein?

    • Jefferson Affonso

      Na verdade os chips parassaram a ser produzidos em uma tecnica de produçao de 32nm, semelhante a geraçao anterior de processadores da intel, com isso a menor perda de corrente eletrica entre os transistores, menos perda porvaquecimento, e consequentemente uma reduçao no consumo elétrico.

      Ja temos chips e processaores sendo feitos em 22nm. e quanto menor ficam, menos consomem, sme perder com isso o desempenho. Geralmente conseguem é aumentar o numero de transistores, aumentando a capacidade ou o numero de nucleos sem aumentar o tamnho fisico do chip.

      • iPc

        A Intel com os novos Ivy Bridges, poderia ter reduzido o consumo de 95w da geração anterior SB para 77w dessa geração atual, mas não o fez. E ainda o IB está consumindo e esquentando mais que o anterior…

        Nem sempre apenas diminuir o tamanho do chip resulta em menor dissipação térmica e menor consumo, mas é o que se espera e o que vem ocorrendo devagar…

  • Stefano Angelo

    Vivendo e aprendendo…
    Uma boa sexta a todos.
    😉

  • Marcelo

    Imagina um 4S com esse chip… 🙂
    Se no iPad que o Display tem uma % maior no gasto da bateria ele já teve esses ganhos.. No iPhone a autonomia deve aumenta ainda mais…
    Agora entendi como a Samsung conseguiu coloca aquela “inteligência” toda no novo S3.. Fica “ouvindo” e “vendo” o tempo todo deve ser pesado pra bateria.. Mas com uma CPU de 32nm deve fica bem mais tranquilo.. Se eles fizeram aquilo.. Imagina o que a Apple não vai fazer esse ano… 🙂

    • TiãoGavião

      Não pense vc que isso foi uma vantagem, para a Apple cobrar mais barato e um chip menor, logo… 😉

      • Diego Azevedo

        logo, mais de um ano após o lançamento, a tecnologia evoluiu o suficiente para um chip cm o mesmo desempenho poder ser fabricado num tamanho inferior, e mais barato. Simples assim.

  • TiãoGavião

    iPhones ou iPads de 16Gb nem vale o investimento, vc fica sem espaço rapidinho 🙂

    • Francisco Junior

      Concordo 🙂

    • marcel

      sempre usei os de 16gb e nunca tive problema com espaço. nao vale o investimento para quem carrega mts musicas e videos. esses 2 tipos de media eu uso por stream e o resto p navegar.

      • Henrique

        Idem! Tenho iPhone e iPad ambos de 16gb. Nunca faltou memória! Isso depende muito do perfil do usuário. Esses comentários generalizados de que 16gb é pouco são levianos. Por enquanto não vejo motivo para pagar mais caro por algo que nao vou usar! Se fosse comprar novos iDevices hoje, ainda assim compraria os de 16gb, desde que mais baratos, lógico!

  • Warlen

    Não sei se o meu é, comprei um tem 2 dias e desde quando chegou carreguei e to usando a noite durmo ouvindo música coloco despertador, uso internet e tals. E agora no momento ele ainda ta com 42% de bateria, em comparação ao iPad 1 que tenha já ganhou em bateria. Tem alguma forma de saber?

    • André Moreira

      e como se coloca pra despertar no iPad??
      queria saber..

    • TiãoGavião

      Já tive um 3Gs e não recomendo à ninguem, primeira semana acabou o espaço. Só de App e games tenho 10Gb, sem somar filmes, videos caseiros, etc, etc, portanto…

  • Daniel Gmrs

    Puxa, vendo o gráfico, fiquei com um pouco menos de vontade de ter o iPad 3.. U.U

    • Luís M.

      :s
      Eu também
      Tida vez que fico decidido a comprar o iLex lança uma matéria que me desanima 🙁

      iLex seus textos são ótimos, gosto de muitos (tanto é que ontem eu descobri que tenho um “iAbridor” :p )

      • Daniel Gmrs

        Mesmo assim, ainda estou decidido comprar o iPad 3.. pois a tela retina é o que há! 😀

  • Max

    Agora a grande questão é se a Apple ira fazer uma atualização silenciosa do novo iPad até o final do ano caso o processo de fabricação do A5 de 32 nm fique maduro o suficiente.

  • Caio Moinhos

    Como e quando saberemos comprar esse IPad 2,4 ? O mais interessante seria ter um iPhone 4 S com esse chip, pois o que mais me deixa decepcionado com a Apple é a autonomia da bateria em seus dispositivos .

  • Audifax

    Se alguém possuir a versão nova e puder postar, podemos comparar.

    • Audifax

      O comentário que me refiro para comparação está aguardando moderação… 😉

  • PauloAndre

    Que sentido teria lançar apenas um modelo de ipad 2 wifi ? uma espécie de cobaia, talvez? Estranho, Apple…

    • Max

      É uma das hipóteses. Especula-se que se ela alterasse o processador do iPad 2 3G poderia ter que recertificar o produto no FCC. Ela aparentemente escolheu apenas produtos com baixa demanda para fazer essa atualização. A nova Apple TV tb está com esse processador. Geralmente qdo se muda o processo de fabricação de um processador leva um certo tempo para maturar, pois a taxa de aproveitamento é muito baixa devido ao elevado numero de unidades falhadas.

    • Marcelo

      Dependendo do ponto de vista é um cobaia sim.. mas do processo de fabricação… não o produto final…
      Quando se muda pra um processo de fabricação novo.. sempre aparece uns probleminhas pra serem ajustados no processo.. (no processo digo na produção em massa… pq nessa etapa o chip ja foi muito bem testado)
      Apesar de ser mais barato no novo processo seria arriscado mudar toda a produção pro processo novo pq se da um problema muito grande nessa etapa eles não conseguiriam suprir a demanda…

  • Marcus Malacarne

    Eu já achava a bateria do iPad 2 muito boa, com esse ganho de performance então, fica melhor ainda.

  • Luís M.

    Pergunta:
    Se o novo iPad tem tela retina e LTE a Apple precisou aumentar drasticamente a densidade da bateria, mas para nós, brasileiros (cujas novidades sempre demoram para chegar) que não possuímos LTE a bateria do iPad não deveria durar mais tempo navegando usando 3G com o novo iPad do que um iPad 2 (modelo antigo) navegando também usando 3G?

    • Marcelo

      Na verdade o que mais gasta bateria no iPad é a tela e o processador… apesar do LTE gasta muita bateria comparado a esses 2 o consumo é baixo… tanto é que a diferença de uso no LTE e no Wi-fi é de 1hr +/-, e fizeram testes usando o iPad só como hotspot LTE (tela desligada) e ele duro 24hrs…
      ja num smartphone sim a diferença LTE/3G seria alta…

  • Teta de Frango

    [OFF TOPIC]

    Pessoal,
    Alguém que tenha baixado o jogo NFS SHIFT 2 Unleashed (em um dica GRÁTIS do blog, tempos atrás) notou o surgimento de uma bolinha vermelha com o número “123” presente no ícone do aplicativo?

    Ao que tudo indica são 123 atualizações disponíveis, porém não há nenhuma, e o número não sai do ícone.
    O que será isto?

  • Rod

    Eu tenho o “ipad3” e ate ontem estava com o meu antigo ipad 2 o qual passei para a minha mãe.
    Realmente a bateria do Ipad2 dura mais que a do “Ipad3” e o meu ipad2 era o modelo com chip antigo.

  • mgoes

    Nao sei se o meu é, comprei o meu ipad 2 em fevereiro desse ano em NY na loja da apple 767 Fifth Ave, NY 10153, so sei que a bateria dura bastante comparada com a de um amigo meu que tem o 2 que comprou ano passado no brasil mesmo, vo fazer o teste hj com o jogo Infinity Blade

    • Max

      Pra descobrir a única forma é instalando o geekbench.

      • mgoes

        claro que sei vc copiou a resposta do meu post dannnnn

        • Max

          hehehe, eu só vi depois o seu post….como não dá pra deletar aqui…

          • mgoes

            Relax man estamos aqui pra ajudar rsrsrrsrs, ei fizo teste com a bateria 100% nos dois, sendo que ambos sao ipad 2 3g 16GB so que um é nacional e outro americando o jogo foi Infinity Blade 1 foi jogado ao mesmo tempo com os 2. O teste foi feito em 20 min aprox
            O ipad 2 com o processador novo ficou com 95% de bateria e o modelo do ano passado ficou com 88% .

            • Max

              Realmente promissor esse novo processador. Torcer para ele vir para o iPad 3 também. O problema é que parece que essa versão nova do iPad2 é bem rara ainda. O Anand comentou que ele comprou 3x na Apple Store, 1x no Walmart, e só foi conseguir um iPad 2,4 quando comprou na Best Buy. E como não tem como descobrir sem ter que abrir a caixa e ligar, fica complicado.

          • mgoes

            To pesquisando aqui na net pra ver quando foi posto a venda esse novo ipad 2, em 2 sites tao dizendo que foi posto a venda no final de janeiro ja um site diz que foi em fevereiro, a meu ver deve ser as novas remessas que foram lançadas nos EUA pra ver esse ano .
            Deve ser algum teste com esse chip pra futuros ipads pq nao tem logica relançar o ipad 2 com chip novo nao é? so lembrando comprei o meu dia 22 de fevereiro na apple store reformada ano passado, ela fica na antiga estacao de metro da quinta avenida prox ao central park

            • Max

              Pra mim a Apple deve estar querendo migrar pra esse novo processo de 32 nm já nesse ano e ter uma única linha de processadores A5. Isso significa economia de escala, porque esse processador de 32 nm é bem menor que o A5 de 45 nm e com isso pode-se produzir mais unidades por waffle de silício. Fora os outros benefícios, como menor consumo de energia. Como disseram no Anand, essa pode ser a primeira vez na história que uma empresa altera o processo produtivo de um processador mantendo-se a mesma arquitetura e funcionalidade. A Intel e AMD alteram o processo produtivo somente em novos produtos que contém com funcionalidades extras.

          • Max

            Concordo. O iPad 3 parece ter sido lançado as pressas mesmo. Mesmo o LCD, que apesar da resolução estupenda, consome muita energia: 7W em brilho máximo, contra 2.5W no iPad2. Ou seja, o LCD é outro componente que deve ser trabalhado melhor para ter uma melhor eficiência no iPad 4. Acho que esse será O iPad a ser comprado.

            • Francis

              E para a concorrência a Apple é a empresa a ser batida.Ahahah. Parabéns a vc e ao Mgoes pelo show de informações aqui postadas.!

  • mgoes

    Ilex achei um site dizendo que executando esse utilitario vc fica sabendo fiz o teste e deu certo Geekbench

  • mgoes

    Deu certo Ilex o unico problema é que esqueci de falar o programa é pago custa 0,99 dolares o site é http://itunes.apple.com/us/app/geekbench-2/id377657310?mt=8 espero ter ajudado a galera.

  • Luiz Ferreira

    Legal

  • mgoes

    O pior de tudo foi a grana investida na arquitetura de 45nm tendo em vista que o de 32nm iria gastar menas bateria, como a producao ja devia ter sido iniciada do ipad 3 e o projeto da placa ja deveria ter sido implementado com o proc de 45nm era tarde de mais colocar o de 32nm no projeto, o jeito foi mesmo relancar o ipad 2 com o proc de 32nm e fazer o teste pra ver se iria fazer muita diferenca ja que a resoluçao do ipad 2 e mas fraca que a do ipad 3 com isso esse proc vai ajudar em um futuro ipad 4 pra ver se vai almentar consideravelmente a economia da bateria ja que no ipad 3 isso nao foi muito bem elaborado, ficou parecendo que a apple teve que lançar as pressas devido a concorrencia.

  • mgoes

    Pena que o ipad 4 vai demorar 1 ano ainda pra ser lançado o jeito é esperar pra ver se esse chip vai ter melhor resultado no ipad 4 ou no ipnone 5 que esta mas prox de ser lançado com esse chip se for realmente usado! Vamo torcer pra esses testes que ta sendo feito nesse ipad 2 seja eficiente ao ponto de ser usado no iphone 5 o jeito é so ficar no aguarde rsrsrrsrs 🙂

  • Klimberg

    O próximo iPad tem obrigação de ser melhor que o 3… E por aí vai…
    Só não vou ficar nessa de esperar, o próximo, o próximo e o próximo…
    Assim eu nunca vou comprar um…

    O iPad 3 será meu primeiro iPad…

    • mgoes

      Sim o prox sempre vai ser melhor, mas o que o max e eu estamos falando é a autonomia da bateria que do ipad 3 é bem inferior quando utilizada pra jogos e filmes ela acaba bem mas rapido que a do ipad 2 com isso ela tem que ser sem duvida nenhuma melhorada nos prox ipads.

  • Paulo

    Meio OFF, mas…
    iLex, que camera foi/é utilizada pra fazer essas fotos igual a do post mostrando a bateria?
    Outra coisa, tem algum lugar onde nós podemos ver todas com resolução total, sem ter sido adaptada pro site?

  • Cleber

    Comprei o meu iPad 2 essa semana direto pelo site da Apple, espero que já venha com o novo chip. Assim que ele chegar faço o teste com o app que o pessoal falou e aviso a galera.

  • Paulo Cotta

    Me pintou uma dúvida, alguém sabe se o Chip A5 do iPhone 4S é também de 32nm?

  • Luís Felipe

    A anatel não teria que ter homologado este iPad, já que é outro dispositivo?

  • e o brasileiro

    alguém sabe se o brasileiro será 32 ou 45nm? alguém ja comprou um 32nm no Brasil?
    abs

  • Sumiu a porcentagem que mostra quanto seria a duraçao da bateria do meu ipad, nao sei colocar essa porcentgem, esth muito ruim usar apnas com o icone da bateria diminuindo, alguem onsegue me ajudar? Obrigado

  • vitids90

    Como sei se meu iPad 2 é o 2,4 ou não? Comprei o meu no início deste ano mas também existe a possibilidade de ser estoque antigo… Há alguma certeza conferindo nos ajustes ou algo do tipo? Obrigado