2012AplicativosARQUIVO

Não tem Apple TV? Então veja como fazer o AirPlay funcionar no seu computador

Uma das principais funções da Apple TV é a incrível conectividade que ela tem com os aparelhos móveis da Apple. Sem o uso de nenhum fio, é possível ver na TV fotos, vídeos e ouvir músicas que estão arquivadas no iPhone ou iPad, tudo pela rede Wi-Fi. Para aparelhos mais recentes, como o iPad 2, o novo iPad e o iPhone 4S, ainda é possível fazer o espelhamento de tela, que mostra na televisão tudo o que se passa no iOS.

Na última semana, muita gente nos perguntou como fizemos para gravar a tela do iPhone e do iPad, que enriquecem a nossa seção BDI Gameplay. O segredo é o uso de um programa que permite transformar o seu computador em um servidor de AirPlay, jogando todas as imagens do aparelho iOS para ele. E tudo isso sem precisar fazer jailbreak.

A única coisa que você precisa é instalar um programinha no seu computador.

Habilitando o AirPlay no Mac ou no Windows

Para para ver no monitor do seu Mac ou PC tudo o que se passa na tela do iPhone ou do iPad, você precisa instalar no computador o AirServer. Ele é pago (custa US$14,99), mas possui uma versão de testes gratuita que funciona por 7 dias. A única coisa que você precisa fazer é instalar o programa no computador e pronto, ele já aparecerá no menu AirPlay do seu iPad ou iPhone.

Quem possui um iPhone 4S ou iPad 2/3, pode também fazer o espelhamento da tela, que permite ver em tempo real tudo o que se passa no iDevice. E na última atualização do utilitário, eles fizeram uma coisa genial: agora é possível ver duas telas ao mesmo tempo no computador, coisa que nem a Apple TV ainda faz.

YouTube video

Os dispositivos mais antigos (como o iPad 1, iPhone 3GS/4 ou o iPod touch) não permitem fazer espelhamento, mas ainda sim é possível fazer o AirPlay funcionar para ver na tela grande fotos, vídeos e ouvir músicas, nos aplicativos nativos ou aqueles compatíveis com a função.

A solução é perfeita para quem usa o MacMini como centro multimídia acoplado à TV, substituindo com vantagens a Apple TV.

Para baixar o AirServer para Mac ou Windows, basta ir na página do desenvolvedor.

Botão Voltar ao topo