AplicativosApp Store

Crie e edite seu site direto no iPad, com Diet Coda

Quem trabalha com webdesign ainda depende de um computador sempre perto para gerenciar seus sites. Por mais que os dispositivos móveis hoje em dia sejam cheios de recursos, precisamos de várias ferramentas diferentes para conseguir editar e criar sites no iPad, e mesmo assim ainda faltam alguns recursos úteis em emergências. O Diet Coda tenta suprir grande parte destas necessidades.

O programa Coda, da Panic, já é bem conhecido no mundo Mac. Ele é um aglomerado de utilitários para a construção de sites, permitindo criar, editar e gerenciar direto no servidor todos os arquivos. Agora, a empresa resolveu lançar a mesma proposta em versão iPad.

O aplicativo ainda tem muito que evoluir, mas já apresenta desde seu nascimento alguns recursos interessantes. Ele permite se conectar aos servidor do seu site via FTP/SFTP e via terminal SSL, abrindo uma gama de possibilidades para profissionais da área.

O acesso FTP permite editar arquivos de texto, com interpretador de sintaxe de HTML, CSS, JS e PHP (mais formatos serão suportados no futuro). Você também pode memorizar clipes de códigos para usá-los quando precisar, o que é muito útil para quem tem que editar sits constantemente ou até mesmo criá-los de onde estiver.

A função de busca dentro de arquivos é muito boa, possibilitando substituir palavras facilmente.

Ele é capaz de oferecer muitas funções de um cliente FTP (como alterar permissões, por exemplo), mas peca no fato de não permitir baixar arquivos do servidor para o iPad, o que seria muito útil em casos de backups ocasionais. Mas acredito que isto seja adicionado com o tempo.

Ele possui incorporado o ótimo Prompt, aplicativo da Panic que permite acessar o servidor via SSL (terminal). Ruim para quem já possuía o aplicativo, mas prático para quem for adotar o Diet Coda como instrumento de edição, pois tudo fica em um só aplicativo.

Quem já é usuário do Coda 2 para Mac, também poderá usar o iPad como segundo monitor para pré-visualizar os sites que estiver editando.

Como dito no início deste artigo, ainda há muita coisa para melhorar no aplicativo (nós aqui continuamos tendo que usar um app FTP externo para baixar os backups do Blog), mas para “quebrar um galho” em emergências, o Diet Coda pode servir.

O aplicativo pode ser encontrado na App Store (link) pelo preço de $19,99. Mas para comemorar o lançamento, ele estará com 50% de desconto por 24h. Então corra para tentar garantir o preço de $9,99. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Eduardo Prieto

    VOu comprar!

  • Stefano Angelo

    É isso aí. Viva as inovações.
    O campo a ser explorado é enorme.

  • Preço bem alto, Porém muito util…
    quando sobrar dinheiro irei comprar (:

  • Pedro

    Por um instante li diet coca e o icone seria a folha da coca.

    • Diego Lima

      hahaha, eu tb.

      • JanjaBoy

        O que vocês estão bebendo?
        Sobrou um pouco para mim? O.o

        • Rodrigo Schneider

          A pergunta correta é: o que estão cheirando?

  • Daniel Pinho

    Comprei ainda ontem, parece que foi lançado algumas horas antes do dia 24. Sempre quis um aplicativo desse pra viagens mas não tinha nenhum bacana pro iPad. Recomendo!

  • nao consigo me ver editando código, usando o ipad. Prefiro muito mais um teclado físico.

    • Filipe

      O teclado sem fio funciona perfeitamente no iPad 😉

  • Gabriel

    iLex, corrige ai:

    DE:
    que permite acessar o servidor via SSL (terminal).

    Para: SSH (terminal)

    SSL eh um protocolo de segurança…. SSH eh o shell seguro usado pra acessar qualquer maquina com um SSH server, e eh o caso do iphone!

  • Curti muito 🙂
    Bom saber que os melhores do MAC estão migrando/se adaptando para o iPad 🙂

  • Pedro Henrique

    Eu tenho uma pergunta..nada a ver com o post mas de vez em quando vejo uns aparelhos que na função de você ligar e desligar a tal função tem escrito ”ON/OFF” como coloco isto no meu aparelho?

    • Felipe Manoeli

      Se eu entendi do que você tá falando, a resposta é: coloque o seu iOS em Inglês. Esse ON/OFF só aparece quando o iOS tá em Inglês. Em Português é aquela bolinha e risco, não é?

      Abraço

      • Pedro Henrique

        Era isso mesmo. Obrigado, esperando ansioso o Jailbreak amanhã. Outra pergunta: eu tenho um iphone 4s, e desbloqueando amanhã qual o tweak para deixar os widgets principais no Centro d Notificação, o SB Settings acho meio espaçoso.

        • Bruno

          NCsettings amigo, é ótimo.

  • Teta de Frango

    Parece bom, mas é bem caro!
    Eu uso o WordPress mobile de grátis.

  • Eu uso o FTPOnTheGO. Faz tudo isso ai e ainda mais. Além de ser mais barato.

  • Utilizo o Coda pra Mac e gosto muito! (Nao testei ainda o Coda 2)

    Mas pelo visto a versao iPad ficou muito pratica pra edicoes simples. Vou baixar!

  • Bruno Serrão

    Meu editor padrão no Desktop é o Textmate, já usei o coda anteriormente, curti muito, exceto o auto-complete para CSS, por isso o troquei. Vou voltar a usá-lo agora no iPad.

  • Eu testei vários um bom tempo atrás, e estou bem feliz com o TextMate. Porem, um pessoal do meu trabalho falou pra eu testar o Sublime, pq o app é o mesmo, tanto no windows (máquina do meu trabalho é windows, infelizmente), no linux (algumas máquinas são linux) e no mac. Até o momento é interessante, mas mais pelo fato de ser multiplataforma.

    Já no iPad, eu fiz o mesmo um tempo atrás, quando eu estava pra comprar o zaggfolio e perguntei a todos os desenvolvedores dos programas com melhores reviews todas as dúvidas que eu tinha e o que mais resolveu meus problemas foi o Textastic.

    Alias, eu estou bem satisfeito com o TextMate e o Textastic. 🙂

    Link do Textastic: http://www.textasticapp.com/
    Link do TextMate: http://macromates.com/
    Link do Sublime: http://www.sublimetext.com/

  • João Gabriel

    Muito caro…

  • Lendo os reviews lá na App Store, muita gente ficou descontente com o Diet Coda, inclusive afirmando que não tá rolando a descrição.

    Eu acho que a Coda deu um tiro no pé lançando um software com problemas e com o preço muito além do que a ferramente oferece. Por isso que continuo com o Sublime Text 2 ou o TextMate.