Notícias

Em breve, o primeiro jogo brasileiro de estratégia em tempo real para iPhone e iPad

O mercado de jogos no Brasil está crescendo, e mesmo que não tenhamos ainda uma categoria para Jogos na App Store nacional, diversos desenvolvedores brazucas já estão se empenhando para criar títulos para o iOS. O mais impressionante destes projetos foi apresentado ontem pela brasileira Maya Games: o Legendary Heroes.

O jogo é um verdadeiro Action Real-Time Strategy (jogo de estratégia em tempo real), estilo que faz bastante sucesso atualente entre os gamers no mundo PC. A Maya pretende ser a primeira a lançar um jogo do tipo para o universo dos aparelhos móveis.

Renato Pereira, sócio presidente da Maya Games, explica:

Enxergamos uma boa oportunidade. O gênero teve um crescimento explosivo e há grande popularidade entre grupos de jogadores. Esse tipo de game já atinge milhões de pessoas e desenvolvemos no Brasil o primeiro do gênero para mobile.

Os brasileiros já estão de olho no futuro: em 2012, a produção de jogos entrará na Lei Federal Rouanet de Incentivo à Cultura, em que empresas podem descontar do imposto de renda toda a verba aplicada em investimentos culturais. Isso deve incentivar muito o mercado local de jogos.

Confira a descrição oficial do jogo:

No game, times de heróis guerreiam ao longo de arenas, sendo um time controlado pelo jogador e o outro pelo inimigo. Todos os heróis possuem personalidades únicas, com histórias, temas e aparências baseadas em eras e culturas de todo o mundo. Todo jogador deve escolher quais heróis treinar e como especializá-los, criando sua própria equipe para superar o inimigo. Mas formar seu time é apenas a primeira metade da experiência, e o jogador deve então controlá-los nos campos de batalha cheios de ação.

O jogo Legendary Heroes deverá chegar à App Store (inclusive na brasileira) no início de 2012, para iPhone, iPod e iPad. A gente não perde por esperar. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucas Silva

    Espero q seja ótimo. Afinal Brasil precisa se destacar ainda mais!

  • Diego

    Massa, um jogo estilo wow em tempo real no ipad e iphone seria legal pra passar o tempo.

    • Alan Gabriel K

      Esse não é lá o ponto do artigo, o verdadeiro ponto é mostrar como os desenvolvedores brasileiros estão tão bem quanto os estrangeiros. Jogo mais ou menos assim já tem, como o Order & Chaos.

      • Gregory Farias

        Não, Order & Chaos é RPG, esse ai vai ser de estratégia, está mais para StarCraft ou TotalWar.

        • Alan Gabriel K

          Não vem ao caso.

  • Parece ser bem legal.. mas quando estará disponível na App Store BR, seção GAMES ?

  • Brasil sil sil sil….

  • Faço questão de comprar, temos que incentivar a produção nacional !
    Muito show um jogo de qualidade todo em português.

    []´s BDI

    • Não, não, no início não será em português não, pois está focado também ao mercado internacional. Mas se a gente pressionar, quem sabe eles traduzem? 🙂

      • – “Faço questão de comprar, temos que incentivar a produção nacional !”

        – “Não, não, no início não será em português não, pois está focado ‘também’ ao mercado internacional. ”

        A empresa não esta “está focado ‘também’ ao mercado internacional.”
        Ela está focando exclusivamente no mercado internacional.
        Os Norte-Americanos não irão nem fazer ideia que esse game teria sido feito no Brasil.

        O negócio é torcer mesmo para que seja verdade e, ao menos, chegue a Apple Story BR.

      • Podiam liberar uma versão em Português e Inglês logo de inicio né…

    • Espero que eles percebam logo que o mercado Brasileiro é imenso e as terras tupiniquins não são somente feitas de pessoas que querem tudo de graça e não reconhecem um trabalho bem feito !

  • Gabriel

    Cara , esse jogo parece muito com Leaguemof Legends pra pc! Tem as torre que tem que destruir e os heróis ! Mas não deixa de ser um ótimo jogo ! Ainda mais feito por brasileiros !

    • Gabriel

      League of Legends*

      • Morishita

        Parece com Hon tbm e o famoso dota eu jogo hon atualmente heroes os newerth

  • Dinnosan

    Quem sabe não sai um jogo sobre Lampião no cangaço … Os cangaceiros contra os macacos (nome dado aos soldados) que iam prende-los.

  • Daniel Belini

    Espero que seja bom. Não façam como a Gameloft que copiou descaradamente o StarCraft e fez o StarFront e ainda faz mal feito.

  • Rangel

    Ironicamente, se lançado hoje, não poderia estar na apple store br.

  • krikaoli

    Gostei do trailer, gráfico me pareceu bom e a jogabilidade e música parecem que vão surpreender. Com todo respeito, mas é raro ver um jogo desse nível, para iOS feito por produtor brasileiro, muito raro. Vocês tiveram inspiração no DotA, correto. Me lembrou muito o DotA. Finalmente um game brasileiro “sofisticado”.

  • Daniel

    O que adianta ser feito por brasileiros para o povo americano… Tinha que ser em portugues os desenvolvedores ñ leva fé no pais só querem fama internacional… Bom queria estar errado… Se alguém acha que estou por favor me explique o descaso com nosso pais….

    Grato.

    • krikaoli

      É o contrário, nós temos o descaso com o nosso país.

      Se o jogo é desenvolvido em inglês e tem como principal alvo o consumidor internacional, pode ter certeza que existem inúmeros motivos que de forma legítima justificariam tal assertiva.

      Vou citar apenas um motivo: brasileiro usa coisa pirata que nem louco, mesmo custando U$ 0,90. Os caras tem que sobreviver.

      • Daniel

        Intendo mais msm assim… Tem brasileiro que compra e prefere por originais… É o caso do iPhone essiste aplicativos no android também… Mais nem por isso vou trocar o iPhone msm sendo mais caro é de melhor qualidade então tem povo pra tudo…

        Mais voltando ao assunto do jogo…. Deveria ter a opção de troca de linguagem… Ou então não usa o marketing de “desenvolvedor brasileiro” para ganhar o afeto dos patriotas nacionais.

        Tem muita gente brasileira q faz coisa boa e muito boa por sinal mais o povo fica focado lá fora só vendo os talentos istrangeiros.

        Vc ñ vê aqui no Brasil casa bom a nossa bandeira do lado de fora… ( a ñ ser na copa é claro) … Na
        the u.s.a é comum

        Desculpe o desabafo rsrsrsrs… Abraço

        • jhony

          “istrangeiro” é tenso !

    • Daniel, como desenvolvedor, vou tentar proteger um pouco tentando explicar o que acontece. Você tem noção do número de tablets e smartphones no mundo? Vc tem idéia do número apenas aqui no Brasil? A diferença é absurda! Para desenvolver um jogo multi-língua, o investimento cresce bastante, tornando pratricamente inviável o investimento, aí na hora de optar, vamos pro inglês que querendo ou não, é a língua mais comum. Pensando no caso da Apple App Store então, o caso é mais grave pois a ausencia da categoria Games, dificulta ainda mais a divulgação global. Um terceiro fator é a pirataria, grande parte dos usuários opta por baixar os jogos de forma irregular, sem pagar o jogo, prejudicando ainda mais o mercado. O que estou tentando dizer é que, fazer um jogo exclusivamente em português, não está ajudando o mercado de desenvolvimento nacional, pelo contrário, pois é o mercado brasileiro exclusivamente ainda não consegue sustentar os desenvolvedores. Ainda estamos no início no Brasil, e por enquanto lançar apenas em inglês pode ser a única alternativa para os desenvolvedores. Quem sabe quando os devices tiverem melhores preços, os usuários piratearem menos, e as empresas investirem mais, não poderemos ter um mercado de Apps/Games focado no Brasil? O lance é cada um fazer a sua parte e ter paciência.

      Valeu!

      • Daniel

        Vendo pelo lado do investimento e custo beneficio até vejo sua razão… “vendo q o inglês também é uma língua universal”

        Mais para ser cincero eu queria em portugues rsrsrsrs… Queria de verdade um jogo totalmente em português, claro que tinha que ser o jogo…

        Para assim poder falar eu tenho um jogo nacional muito bom… Meu pais também é bom nisso ñ só em futebol ” se é que agente ainda é bom nisso rsrsrs”

        Amigo obrigado entendo seu ponto de vista….

        Boa noite.

        • binho

          sincero

        • Valeu Daniel!

        • Ola Daniel,

          Sou desenvolvedor tbm e concordo com o ponto de vista do Pedro, entretanto como desevolvedor independente e não tendo a possibilidade de fazer jogos em 3D com muitas animações e etc…, eu optei em fazer jogos para o mercado nacional… Porque acabei acreditando na possibilidade de fazer uma divulgação mais efetiva… Com amigos, facebook, etc… Muitos amigos me disseram que comprariam o meu jogo…E tendo em vista tbm que a remuneração financeira não é o meu maior objetivo, e sim a satisfação pessoal de ter um app publicado.

          Tive um trabalho grande para traduzir o jogo para o Português até mesmo imagens no jogo destacam que ele foi feito por um brasileiro… Existe um personagem Brasileiro… O que aconteceu foi que na ultima sexta feira fui publicar o jogo (Chicken Heroes), e coloquei como categoria secundaria a categoria entretenimento, acreditando que assim o jogo estaria na App-Store Brasileira. Porém cometi um grande erro e o jogo que foi feito para o mercado brasileiro, agora só esta disponível em outros países… (E não tenho como voltar atrás, a Apple impede esse tipo de alteração.)

          Acredito que em breve haverá sim a categoria Jogos, mas esse é o tipo de coisa que acaba desanimando principalmente os desenvolvedores independentes que após 6 meses de trabalho durante as madrugadas não podem ver o seu trabalho publicado no Brasil.

          Infelizmente enquanto não existir a categoria jogos o meu jogo vai ter que esperar…

          Att, Jair

          • Daniel

            Nossa lamento muito… De verdade… Eu intendo agora…

            Mais ñ desanime… Precisamos de pessoas que nem vc no nosso pais e quando chegar nossa vez de ter o gostinho de jogos brasileiros vc sera um dos primeiros e com experiência para fazer belíssimos jogos.

            Obrigado, e ótima tarde.

            • Thy

              Cara se você quer tanto o jogo em português, aprenda a falar português primeiro porque tá difícil ler seus comentários…

        • Thy

          Vc

  • Roney Cezario

    Vou torcer sim, para quem sabe uma tradução.

  • mario mourao

    Por ora, vejo influências claras de Diablo nos personagens… Seria a Maya a nossa Gameloft?

    • Claro que não.
      Existem muitos jogos nesse mesmo estilo de ação.

      Esse pode ser o primeiro do mundo na Apple Store.

  • Juliano do Prado

    Muito bom, pelo jeito se inspiraram em Warcraft dota.

  • Edu

    Cadê o gerenciamento de recursos? Vai ser um DOTA da vida. Bacana pra quem gosta, mas não é meu caso.

  • Luiz Fernando

    Gostei um pouco, mais tipo será melhor pra IPad, pois o IPhone tem uma Tela “pequena”, com os botões na tela vai atrapalhar o angulo de visão 🙁
    Haa jogo Gangstar Rio ! Porque não

  • Eu compraria se viesse opção em português. Até a Gameloft está fazendo jogos com opção em português, por que eles, que são brasileiros, não fazem também?

  • Guilherme Malacarne

    O que adianta o jogo ser produzido por brasileiros se é em ingles?
    Realmente, os norte-americanos irão gostar do jogo pois ficou muito bom, mas não vão ter a mínima noção de que ele é feito no Brasil.
    O correto seria que o jogo fosse em portugues, e mas opções tivesse a opção de por em inglês. Ou pelo menos assim no começo: Maya Games: Industria Brasileira.
    Desse jeito não vai adiantar nada.

    • Guilherme,

      Os usuários que instalarem nosso jogo com certeza vão saber que é “Made in Brazil” 🙂

      Estamos investindo alto para mostrar nossa qualidade, temos que torcer para outras empresas sigam esse caminho.

  • Carlos Maya JF

    Brincadeira….lendo o título, o texto, os comentários…
    Uma festa em peso para uma possível expansão da produção de games no mercado nacional.
    Depois um banho de água fria pois o game estará disponível em inglês, ficado no mercado internacional.
    Eu hein…viva o Brasil viu? Não é a toa que é um país de merda. E eu no meio, assim como muitos que postam aqui.
    Hipocrisia depois ler textos antigos que recriminam a Apple por não ter investido no mercado brasileiro.

  • TiãoGavião

    Parabéns aos brazucas!!! 🙂
    Certamente irei prestigiar, mas tem que estar em nossa língua, “principalmente”! Depois podem colocar nas outras… 😉

  • Joel Siqueira Junior

    como assim sera lançado na store brasileira se a gente nem tem jogos nela? e acredito q nunca vai ter

    • Daniel

      Na categoria entretenimento.

      Já tem muitos jogos por lá

  • Artur Wanderley

    Nada mais justo o nome sem em português também né?!

  • Carlos Wellster Buecke

    isso ta parecendo mt com dota kk

    • Acho que é exatamente isso que eles queriam. Ta bem parecido com o League of Legends, que o jogo nesse estilo que conheço.

  • Parabéns a Maya Games pela conquista!

    Muita gente reclamando que o jogo não está em português, ou que não tem a opção em português…se soubessem o investimento que é construir um jogo desse nível, entenderiam o porque da escolha de desenvolver num idioma mais “universal”.

    Se o pessoal reclamasse menos dos desenvolvedores, e reclamasse mais das altas taxas que pagamos nos devices, talvez ajudassem o mercado brasileiro a crescer. Além claro de pagar pelos Apps/Jogos, afinal quem paga mais de R$ 2.000,00 num aparelho, pode pagar USD 0.99 num jogo, certo?

    Valeu!

    • Obrigado, Pedro. Está em nossos planos uma versão em português, tudo depende da aceitação do público ao nosso projeto.

      Um jogo de qualidade leva no mínimo um ano desenvolvendo com uma equipe enorme e muito investimento.

      Em Janeiro iremos lançar dois jogos, é só aguardar.

      Abs

    • Carlos Maya JF

      Sim Pedro.
      Tudo questão de escolha.
      Por isso ESCOLHO jogos desenvolvidos, mesmo que no exterior, mas com a opção em português, mesmo tendo inglês fluente, assim como todos os consumidores tem essa opção.
      Conheço toda a dificuldade da programação de jogos: ao que se propõe (mercado internacional), está certíssimo.
      Mas a hipocrisia das pessoas que vinham defender com unhas e dentes investimento da Apple no Brasil, também não pensavam que o público alvo dela era o mercado internacional. Então pronto.
      Esse chororô de que a Apple não investe no Brasil e depois declamam amores pelos jogos nacionais com foco internacional é que não é correto. “Hipócritas” é a palavra correta.

  • Luciano Ribeiro

    IMAGINA ESSE JOGAÇOOOO EM PORTUGUEEES???? *-*

    EU IMAGINO! *-*

  • Cinira Fidalgo Serafim

    Parabéns Maya!!
    Estou torcenbdo por vcs….vai ser showwwwwwwwwwwwww!!! Brasillllllllllll!!!
    SORTE!!!!!!!!!!!!!

    • Obrigado, vamos arrebentar. 🙂

  • Melhor que isso, só dois disso.

  • Duxo

    Seo jogo é Brasileiro, porque o nome é em inglês?

  • Rogério

    Esse jogo tem muita qualidade, deve conquistar rápido os primeiros lugares no mundo. É até difícil acreditar que foi uma empresa brasileira que nós não ouvimos falar muito.

    Parabéns aos envolvidos está fantástico.

  • krikaoli

    Em jogo tipo DotA eu não gosto de controlar mais de um herói, outra coisa é a absoluta necessidade de um multiplayer. Opinião de quem joga DotA há uns 6 anos. Achei os gráficos muito polidos. Vai rolar uns sons, “monster kill…, rampage…”, ect?

  • Lucas Gallego

    To dentro! Muito massa mesmo… devemos incentivar Gamers Brasileiros a desenvolverem mais apps! Tenho certeza que não ficará atras de nenhum game gringo!! ;D

  • Adriano Santos

    É o tipo de game que gosto. Vou comprar assim que estiver disponível, com certeza.

  • Pedro Matulino Realista

    São pouquíssimos jogos brasileiros que tem potencial de competir com jogos Americanos.

    Ninguém se dá conta mas a única coisa que fazem os desenvolvedores medianos/fracos brasileiros (como o jogo de Truco por exemplo) ganhar algum dinheiro é que não temos categoria Jogos no Brasil. Caso contrário estes “joguinhos” brasileiros não venderiam nada. Tem desenvolvedor por aí que reza todo dia para não ter categoria Jogos no Brasil.

    Por isto admiro iniciativas como a deste jogo específico. Não por focar o mercado norte americano mas por fazer algo que agregue um maior profissionalismo nesta área para o Brasil, que já é tão rico em jogos de qualidade para as demais plataformas.

    A verdade é que somente agora as empresas Brasileiras estão percebendo que é possível investir 50… 100 mil reais na criação de um “Jogo para celular” e ter um lucro gigante em cima do produto.

    Deixa a App Store Brasil liberar a categoria jogos pra você ver os Caça-Letras da vida entrarem num Limbo eterno.

    • Olá Pedro,

      Sinto muito mas devo discordar do que você está dizendo, como sendo um recém desenvolvedor de jogos, infelizmente ainda não desenvolvi nenhum caça-letras da vida… porém me sinto no dever de defender os desenvolvedores brasileiros que fazem este tipo de jogos.

      Não sei se você já chegou a procurar algum tutorial na internet, sobre como programar para dispositivos móveis como iPad, iPhone e Android. Fazer um jogo é um trabalho muito diíicil e complexo de ser realizado, e não deve ser desvalorizado em nenhum momento. Isso sem entrar no fato que desenvolvedores independentes geralmente já trabalham em outro emprego, tendo que fazer o que for possível nos tempos vagos. Pagar $0,99 em jogos simples é o mínimo…

      Concordo que com a chegada da categoria jogos haverá muita concorrência com jogos de muito mais qualidade que já existem em outros países e neles também esta concorrência não é diferente…

      Entretanto, Para um desenvolvedor sozinho fazer a ARTE, PROGRAMAÇÃO, DIVULGAÇÃO de um jogo qualquer por mais simples que seja demora para uma única pessoa fazer em torno de 3 a 6 meses de trabalho em horários fora do espediente…

      E hoje esta é a única forma de desenvolvedores independentes obterem algum resultado, e quem sabe num futuro poderem trabalhar em empresas grandes como a Maya.

      Estou rezando todos os dias sim, mas não para que não exista uma Categoria Jogos, mas sim para que ela venha o quanto antes… pois só assim o mercado brasileiro de jogos poderá ser aquecido…

      Att,
      Jair.

  • Thy

    O jogo não me atraiu, mas eu desejo sorte a produtora!

  • @Leandro_barc

    Jogo ótimo porem botar nome e propaganda em inglês achei muito feio. Deveriam priorizar o Brasil!

  • A Fan Page do jogo no Facebook já conta com muitos adeptos.

    http://www.facebook.com/LegendaryHeroes/

    Abs.

  • Denir Leandro

    Dota agora pro Iphone.

  • Andre

    Falar em jogo a AppStore Argentina esta recusando cartões de credito brasileiro. Será que a solução será giftcard??? Não imaginava que ia acontecer tão rápido.

  • Mário

    fiquei pasmo quando vi no final do vídeo escrito “free to play”. Como assim? Sera que eles vão deixar o jogo de graça mesmo? E se sim, sera que vai ser só por um tempo? O que vcs acham sobre isso, pessoal?

  • Amigos, o game esta no ar.

    http://bit.ly/legendary-itunes