2011ARQUIVOCuriosidades

Saiba como funciona o sistema de internet grátis nos aeroportos, oferecido pela Infraero

Talvez muitos brasileiros não saibam, mas a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) disponibiliza desde julho um serviço de internet Wi-Fi grátis em alguns aeroportos do país.

O Blog do iPhone testou o serviço e explica como você poderá utilizar este direito em sua próxima viagem de avião.

Com a difusão do iPhone e do iPad, nada como ter acesso à internet antes do voo, para ler as últimas notícias ou mandar uma mensagem rápida para alguém antes de embarcar. O serviço por enquanto está disponível nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro) e em Brasília.

Todo o viajante aéreo tem direito a 15 minutos de internet Wi-Fi grátis no aeroporto. Para conseguir o código de acesso, basta fazer o pedido no balcão de informações da Infraero. Para garantir que apenas quem vai viajar receba o código, é necessário apresentar o bilhete de embarque, que receberá um carimbo na parte de trás.

Feito isso, você receberá o cartão de acesso, com uma área que deve ser raspada para você conseguir o código único que dará direito aos 15 minutos.

Com o código na mão, você já pode conectar seu iPhone, iPad ou laptop na rede Wi-Fi correspondente. No aeroporto de Congonhas, a parceria da Infraero é com a rede Linktel.

Depois de conectado na rede, abra o Safari para ter acesso à tela de conexão.

Mas se você pensou que bastaria isso para se conectar, enganou-se. Para usar o código, é preciso passar por uma pequena burocracia, criando um nome de usuário. Você precisará se inscrever, informando seu nome completo, CPF e endereço, em um processo que toma uns 4 minutos do seu tempo. É o tipo de burocracia que ninguém gosta de fazer só para ganhar míseros 15 minutos de Wi-Fi.

O mais estranho é que o governo insistiu em criar um serviço de internet grátis nos aeroportos pensando na Copa do Mundo de 2014, mas turistas estrangeiros não podem usá-lo, pois não possuem CPF.

Seja como for, se você estiver de passagem em um dos aeroportos que possuem o serviço, não custa nada usá-lo. E se você estiver acompanhado na viagem, a outra pessoa também tem direito a um cartão, aumentando ainda mais seu tempo.

Vamos torcer para que mais aeroportos ganhem este benefício e que ele se torne menos burocrático do que é hoje.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo