Curiosidades

Saiba como funciona o sistema de internet grátis nos aeroportos, oferecido pela Infraero

Talvez muitos brasileiros não saibam, mas a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) disponibiliza desde julho um serviço de internet Wi-Fi grátis em alguns aeroportos do país.

O Blog do iPhone testou o serviço e explica como você poderá utilizar este direito em sua próxima viagem de avião.

Com a difusão do iPhone e do iPad, nada como ter acesso à internet antes do voo, para ler as últimas notícias ou mandar uma mensagem rápida para alguém antes de embarcar. O serviço por enquanto está disponível nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro) e em Brasília.

Todo o viajante aéreo tem direito a 15 minutos de internet Wi-Fi grátis no aeroporto. Para conseguir o código de acesso, basta fazer o pedido no balcão de informações da Infraero. Para garantir que apenas quem vai viajar receba o código, é necessário apresentar o bilhete de embarque, que receberá um carimbo na parte de trás.

Feito isso, você receberá o cartão de acesso, com uma área que deve ser raspada para você conseguir o código único que dará direito aos 15 minutos.

Com o código na mão, você já pode conectar seu iPhone, iPad ou laptop na rede Wi-Fi correspondente. No aeroporto de Congonhas, a parceria da Infraero é com a rede Linktel.

Depois de conectado na rede, abra o Safari para ter acesso à tela de conexão.

Mas se você pensou que bastaria isso para se conectar, enganou-se. Para usar o código, é preciso passar por uma pequena burocracia, criando um nome de usuário. Você precisará se inscrever, informando seu nome completo, CPF e endereço, em um processo que toma uns 4 minutos do seu tempo. É o tipo de burocracia que ninguém gosta de fazer só para ganhar míseros 15 minutos de Wi-Fi.

O mais estranho é que o governo insistiu em criar um serviço de internet grátis nos aeroportos pensando na Copa do Mundo de 2014, mas turistas estrangeiros não podem usá-lo, pois não possuem CPF.

Seja como for, se você estiver de passagem em um dos aeroportos que possuem o serviço, não custa nada usá-lo. E se você estiver acompanhado na viagem, a outra pessoa também tem direito a um cartão, aumentando ainda mais seu tempo.

Vamos torcer para que mais aeroportos ganhem este benefício e que ele se torne menos burocrático do que é hoje.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael

    Boa! Não sabia dessa, obrigado!

    • Jones

      Aqui nos aeroportos do Japão o acesso Wi-Fi internet é gratuito 24H.
      E vc encontra cerca de 3 hotspots no mesmo lugar.

  • Marcos P

    Dá-lhe burocracia! Não bastava digitar o Cod PIN do cartão, tem que dar todos os dados….. eita mania de formulário que não muda, obrigado Brasil! (E não me venham que só pq é de graça temos que aceitar essas palhaçadas….)

    • Heitor Castro

      Tô contigo. Brasileiro adora uma fila!!!

      • Reinold

        Também tó contigo. Mas não são os brasileiros que adoram fila, mas a burocracia do governo.

    • Felipe Drumond

      NÃO É DE GRAÇA. Você paga por ele. Em tese há muito tempo existe este serviço, mas a Infraero arrumou um jeito de obter receita, arrendando os pontos de acesso para empresas como a Vex. E agora que virou “gratuito” algo que deveria ser tão fácil de usar informando o número do bilhete (e então sabendo automaticamente os dados do viajante) a Infraero conseguiu transformar em desagrado.
      As operadoras que cobram centavos/dia agradecem…

      • Gustavo Melo

        Infelizmente, em um país de 171 a burocracia é alta! Mas colocar o número do bilhete de embarque no cadastro junto com o numero do pin seria bastante interessante, pois a Infraero teria acesso a todos os dados do usuário caso este fosse alguém com intenções maliciosas!!! Isso ajudaria a também a limitar o uso de funcionários dos aeroportos, que no mínimo gozam destes cartões a hora que quiserem, acredito eu! Viva o Brasil!!!!

    • Steff

      Em agosto nos aeroportos de congonhas e guarulhos eu vi banners dessa wifi, mas deu preguiça só de ter que pedir a senha no balcão… e WTF que tanto de dados que eles pedem, nem compensa, 15 minutos não serve pra quase nada. Se a rede for lenta, pior ainda. E o desperdício imprimindo esses cartões Brasil?!

      Em guarulhos tem outras redes wifi grátis, sem senha e sem cadastro, em algumas lanchonetes. Bem melhor usá-las.

      Nota 0.

  • HAYTHAM

    Gostei!!!
    Pretendo usar….

  • Junior Oliveira

    Como disse no Twitter, o problema dessas redes são os protocolos de segurança… Quem conhece um pouquinho consegue fazer um estrago grande…

  • Pedro

    15 minutos é piada!

  • Luan

    Só 15 min Gratis?

    • Pedro Falseti

      neh hehehe
      eh a mesma coisa que pedir um gole de yakult pro amigo :p

      • Mario Henrique

        É a mesma coisa que pedir metade de um bis!

      • Davi Ramires

        Mesma coisa que ter que dividir o último TicTac…

        • Daniel

          é bem melhor que não ter a internet!

          • Pedro

            Prefiro sem…

            • Peterson

              Hello!
              é só usar a rede do celular, na cidade de SP pega muito bem o 3G.
              cada coisa depender de wifi de aeroporto!!!!!!
              wifi eu só uso em casa pra baixar apps

  • Eduardo Serra

    Haja saco p preencher a bagaça. Ate la ja desisti.

  • Ygor

    Só 15 minutos? 15 minutos não dá pra nada!

  • Vinicius

    Pra quem frequenta muito aeroporto, o plano de internet ilimitado custa R$ 19,90/mês e pode ser usado em muitos (senão todos) os grandes e médios aeroportos (além de alguns hotéis e outros estabelecimentos). Já usei até no aeroporto-quase-rodoviária de S. José dos Campos.

    Convenci a empresa a fazer 🙂

  • Quando eu fui para o lançamento do iPhone 4S, passei por muitos aeroportos… o Wi-Fi é muito difícil de entrar e de manter uma conexão(os free). Nem tentei pegar o cartão de 15 min pq sabia da burocracia, mas tentei conectar na Linktel e nem conseguia pegar essa tela inicial aí. É muito lento.
    Antes de sair da minha cidade natal, fiz um pacote mensal da Vex, que geralmente possui hotspots em todos os aeroportos. O valor era de 19,90, ilimitado e eu poderia cancelar sem juros a qualquer momento.
    Foi o que me salvou! Tinha até no aeroporto de NY!
    Depois que voltei, cancelei sem nenhum problema ou burocracia! 🙂

  • Adroaldo

    prefiro guardar minhas informações pessoais do que ganhar 15min de internet! Quem sabe no dia que essa burocracia diminuir? ( hoje em dia, p que diabos restringir internet? como se fosse um custo tão alto assim para os aeroportos? )
    Mas a informação é util, aposto que a partir de amanha o balcao da infraero vai fazer fila de iphoners!!!:)

  • Gustavo

    Toda essa burocracia pra 15 min???
    Tsc, tsc, tsc…
    Melhor usar a rede de dados mesmo.

  • Dixie Brown

    To achando pouco 15 minutos.

  • Ricardo FP

    Muito tosco! Tem que ir em um balcão, pegar fila, carimbar (TINHA QUE TER UM CARIMBO!)… Putz!!

    Em qualquer lugar do mundo em que a burrocracia não impere você faz um acesso durante seus 15 minutos e só, sem essa pataquada toda… E ainda exige CPF? Quem fez isso é muito *palavrão à sua escolha*

    Detalhes:
    – Certamente esse sistema custou 10x que o dos aeroportos dos outros países.
    – Certamente demorou d+ pra oferecerem.
    – Era pra Copa do mundo?! Que bom que se adiantaram. Mas se não tivesse copa os brasileiros não precisariam disso? A ta… Não cancelando depois da copa tá ótimo.
    – Gastos com papel, carimbo, caneta e funcionário pra carimbar e canetar…

    Ridículo…

    • Monty

      Ri demais do carimbo… rsrsrs… E sobre o carimbo, viu que a única informação a preencher é a data? Mas peraí, data?? Além de já ter data no cartão de embarque, para quê mesmo a data?!?! o_O Se o cara voltar com o cartão carimbado, do dia atual ou do dia anterior, o que muda??
      Me impressiona é a mocinha da Infraero preenchendo essa data o dia todo e não se pergunta a utilidade do trabalho dela…

      A Infraero é notoriamente corrupta e ineficiente, mas a iniciativa de oferecer wifi é positiva. Há, porém, vários pontos a melhorar. Do jeito que está, sinceramente, me parece que a Linktel está cedendo estes 15 min em troca dos dados pessoais. Não vi sentido em fornecer o CPF, data de nascimento (?!), endereço, telefone…
      Para quem não tem pacote de dados (ou só iPad wi-fi) pode ser bom, mas, pessoalmente, fico no meu 3G…

    • Henrique

      Tb ri demais do carimbo!! rsrs

  • Rene

    Olha a burocracia so para conseguir 15 minutos de wifi…so aqui mesmo…

    Outros países (grande maioria) tudo de graça ilimitado….

  • Pedro

    Mais uma palhaçada brasileira… Já pensou a lenga-lenga pra preencher esse negócio? Pegar cartão colocar senha e 15 minutos vc vai ao banheiro e pronto perdeu seu tempo…

    Faz o negocio gratuito e pronto…Já pensou estrangeiro tentando usar?

    Quer ter controle? mude a senha todo dia, limite a velocidade e controle por mac, dessa forma funcionarios do aeroporto ficam sem acesso…

    Sabe qual vai ser a procura? perto de zero

    Mas ao inves disso, alguém do PT tem que levar uma grana pra fazer os cartões, outro pra montar o sistema, outro pra vigiar…outro pra vigiar o vigia e por ai vai…

  • George

    Conexão Wifi aberta sem criptografia? hahaha. Você é alvo fácil em serviços que não usam HTTPS (a maioria). A iniciativa é boa mas devem ter gasto mais dinheiro na “raspadinha” do que na infra-estrutura. E francamente, wifi aberta é pedir pra ter problema. 15min pra você perder seus dados. #fail

  • Para de regular e libera logo essa internet aeee Infraero !!! #SemMiséria
    xP

  • RobeWIll

    Até preencher isso tudo já é hora de embarcar! Fail!

  • Ricardo Leao

    O mínimo deveria ser de 1 hora, já que geralmente esperamos cerca de 2 horas de atraso nos Aeroportos quase sempre!

  • e o lance da wifi dentro do avião?

  • George Harrison do Vale Marques

    Tudo isso por míseros 15 minutos? Tô fora!

    Além do mais, nos aeroportos que customo usuar (Natal e Fortaleza), as redes de fastfood e cafeterias, já disponibilizam suas redes para os clientes. Passei uma noite inteira em Fortaleza conectado na rede de uma cafeteria. Sem pagar um tostão sequer.

    • Saulo Benigno

      Você não consumiu nada na cafeteria?

      • Francis

        Sutil essa.!!

      • Flippyx

        Pra que pagar, se o cara é famoso? 🙂

  • b3ck3r

    15min. – 4min. do cadastro = 11min., dependendo a velocidade de conexão não dá nem pra navegar e ler e-mails…hahahaha… ou faz um ou faz outro! 😀

  • Diogo Rocha

    Realmente é uma boa essa dica… mas por toda essa burocracia, realmente é preferivel gastar do pacote de dados.

    Mas, vlw pela dica…

    []’s

  • Ivo Brasil Filho

    Deveria ser pelo tempo que a pessoa ficar esperando a boa vontade da companhia aérea em decolar. Já que os atrasos são constantes.
    A pessoa chega no balcão, pega um cartão. A atendente cadastra o número desse cartão associado ao número do vôo. O sistema checa a cada 15 min se o vôo decolou. Caso contrário, a pessoa fica utilizando até partir.

  • Uma das vantagens de ter um produto Apple é essa, sempre entrei em conexões abertas em todo e qualquer lugar, tenho iPhone e iPad e nunca tive problema, pelo menos até hoje.
    Valeu…

    • Bruno

      Tá, mas o que a Apple tem a ver com a história? Qual a vantagem? Qualquer gadget acessa conexões abertas em qualquer lugar do mundo.. Aff

      • Flippyx

        Mas não é qualquer gadget que é praticamente imune a vírus, pishing, etc…

  • aLex

    Toda essa burocracia por apenas15min ? Passo…

  • Raphael Braga

    Eita dica valiosa!!!!!!!!

  • Luiz Filipe Gaia

    Incrível ver que tem gente que elogia um serviço medíocre desses. Quanta burocracia para 15min de internet lenta. Infraero FAIL as always.

    • Sergio

      Concordo. Num blog de iGadgets, a postagem é obrigatória, para informar as pessoas. Mas é muito carnaval pra pouca porcaria

  • André Bezerra

    Aqui em Belém já tem e quem oferece é o governo, sem limite de uso, não precisando de solicitar senha de acesso e a conexão é boa!

  • e salve o 3G!

  • Daniel

    Quanto custa a produção, distribuição e controle destes cartões? Poxa vida: 15 minutos?? Das duas uma: ou alguem vai vender este banco de dados, ou alguem tá ganhando dinheiro com isso. Não seria mãos barato e mais eficiente um link de ADSL aberto? Sem burocracia? Ah, mas aí ninguém ganha nada com isso. Só os usuários e este certamente nao é o Objetivo.

  • Esse esquema de cartão implantaram no McDonald’s perto da minha casa.
    Levei o meu sobrinho e enquanto ele se distraía/brincava/comia, olhei a placa dizendo ter conexão grátis.
    Pensei “O 3G da *** é uma porcaria mesmo. Por que não?”. Fui até o balcão e solicitei. Depois de quase 5 minutos, o atendente volta com um cartão.
    O procedimento e o formulário são idênticos aos da Infraero. Só a empresa que fornece acesso era outra.
    A espera entre uma tela e outra era de aproximadamente 1min30seg. Foram umas 5 telas até chegar no formulário. Depois de todos os dados inseridos, opções e blá-blá-blá, a parada dá erro. Tento uma segunda vez, sem êxito. Na terceira, vem o aviso que o cartão foi usado e o tempo expirou.
    Desisti. Muito empenho pra nada. Voltei pro meu 3G lixo.

  • SamuEX

    Como SEMPRE digo, mais da metade dos que reclamam, nem utilizam aeroportos com frequência. É o famoso prazer MORBIDO de criticar.

    Eu digo:
    QUE BOM! Se já temos 15min, em breve teremos 30! Um pouco depois ilimitado!
    Hoje temos que preencher algo para a Infraero, com certeza, entender quem está utilizando o serviço e assim fazê-lo crescer de acordo com a necessidade de quem o utiliza.

    Povo, bom senso vai? É de graça, que não quer ativa o 3G e não enche meu!
    Pra mim é uma evolução e vou utilizar já na quarta-feira.

    iLex, valeu por nos deixar informados. 🙂

    • Sergio

      Bom senso é tacar um chip pré da Tim etc, e usar suas 2 horas de espera no aeroporto sem se desesperar em escrever seus emails urgentes, e tudo por R$0,50 (e sem burocracia)

      • A teoria é linda, mas ontem, em Congonhas, todo mundo que tinha TIM ficou completamente fora do ar…

      • Felipe’s

        Eu uso 3G da Vivo na Promoção ViviON. Faz uns 3meses que estou sem Limite de velocidade. Eles diminuem a velocidade de 1mb pra 64KB depois de baixar 20Mb mas parece que esqueceram de diminuir a minha eu compartilho a internet com o notebook e faço downloads por note ou iphone direto e continua na mesma. Esse mês que passou baixei mais de 20Gb torrents! Mas nao consigo fazer download de alguns sites tipo MegaUpload! rsrs… Meu celular é Pre Pago! O plano pós da vivo que não tem limite de Download nem velocidade custa uns 600R$! Eu só carrego 25R$ todo mês. 😀

      • SamuEX

        Sim, se funcionasse.
        Este serviço da TIM já nasceu morto. Eu e mais 3 amigos do trabalho tentamos adquiri-lo em lojas diferentes da TIM e não conseguimos com negativas diferentes.
        O “consultor” falou pra mim que este produto é promocional, temporário e já está acabando. Que se eu comprar, ele vai ser R$ .50 por 1 mes e depois cobra o valor real (???).
        Que o plano da Tim, na verdade, custa 29,90 “light” (30horas de nabegação por Mês) ou 49,90 “full”.

        Sai da loja e continuei com meu plano Claro, basicão e que funciona.

        • Pedro

          Tenho o pacote da Oi gratis de 200MB e tambem um chip da Tim de 50 centavos…funciona 100% sem problemas…300K de velocidade, faço downloads a 30K sem problemas.

      • daniel

        internet 3G por 50 centavos? onde filho

        • Daniel

          na Claro pago 50 centavos por dia q usar

          • Pedro

            Na Claro parece que é 10MB por dia a 300K e depois cai para 32k até o fim do dia até dar 300MB no mesm. Na Tim é 300K direto até acabar os 300MB no mes e zera no inicio do mes seguinte.

  • Ricardo

    3G funciona bem ainda, wi-fi em aeroporto, só de grátis e ilimitado 🙂

  • Cleberson

    lol, vale mais a pena comprar um MiWi (estilo da Verizon), assinar dados ilimitados e deixar livre pra todo mundo conectar…
    Ou procurar uma Wifi de fastfood mesmo…

  • fabricio

    LIXO!!!!

    mais vale carregar um chip pre pago da vivo com a promocao VIVOON, e utilizar o 3g da vivo.

    piada 15 minutos livres onde voos atrazam sempre!!!

  • Rafael

    Caramba, é tanto rolo pra conectar só 15 min, que não vale nem a pena… hehehehe brincadeira, esse é meu brasilzão…. quem sera que esta lucrando com isso… eu é que não …

  • Ednilson Rosa

    Acho que somente 15 minutos é muito pouco. deveria ser mais. E o que o Blog chama de “burocracia” tem o objetivo de poder identificar o usuário, para fins de responsabilização. Acontece que, legalmente, se você fornece wi-fi grátis e não identifica o usuário, você, como provedor, é que pode ser criminalmente responsabilizado caso o usuário cometa algum delito, como pedofilia, por exemplo, já que você foi omisso em solicitar os dados que poderiam levar a identificação de quem cometeu o crime. Só que a Infraero, pra variar, fez a coisa de forma BURRA, ao permitir que o próprio usuário forneça os dados sem qualquer validação. Ora, todos sabem que é a coisa mais fácil do mundo se obter um CPF qualquer na Internet, fazendo com quem que quem queira se identificar com dados falsos não tenha qualquer problema. Ou seja, não se trata de burocracia e sim de BURROCRACIA…

  • Lga

    Qual a velocidade dessa internet?

  • Esse horário aí (9:41 AM) foi proposital ou coincidência ? (Horário que aparece no iPhone 4 na caixa.)

  • É a mesma coisa de pedir um gole de Yakult pra um amigo e ele aceitar. Mas é um bom começo. 🙂

  • JP

    É fácil resolver.
    Quando o tempo acabar, é só ir no terminal da companhia, imprimir outro cartao de embarque e ir pegar mais 15 minutos…
    #jeitinhobrasileiro

    • Cristiano

      E perder o vôo, né? Porque daqui que vc pegue a fila do balcao da companhia de novo seu vôo já estará chegando no destino!

      • Cristiano

        Se for no auto-atendimento talvez ainda dê para ver o avião decolando.

  • Anneto

    Uma ótima opção é usar o app “Skype Wifi”.
    Você se conecta em uma rede wifi paga no aeroporto utilizando seus créditos Skype.
    Usei em Cumbica (Guarulhos) e funcionou com a Vex perfeitamente. Cerca de 30min de conexão custaram pouco mais de R$1. Uma boa opção para se usar de vez em quando.
    Abs.

    • Sidnei

      Essa eu não sabia.boa dica.

  • Walmyr

    O foco dessa é internet do aeroporto não é ficar de bobeira no MSN/Facebook, é justamente pra resolver pepino (enviar email, imprimir e-ticket, etc), apesar de achar 15 minutos pouco, acho que dessa forma faz mais sentido do que liberar tudo sem proxy e sem limite de download, etc.

    Se tirassem esse cadastro (que via smartphone/tablet deve demorar um pouco mais) e aumentassem pelo menos pra meia hora o limite de tempo, acho que a aceitação seria maior, não sei. Mas gostei da iniciativa, pelo menos alguma coisa tá andando.

    • Cristiano

      Imprimir e-ticket já estando com o cartão de embarque em mãos? Muito útil mesmo! E onde vai imprimir? No iPhone? No iPad? Ah, tá, na iPrint, rsrsrs…

  • Rodrigo

    No Santos Dumont no RJ, tem wi-fi livre na sala de espera antes da sala de embarque. Sempre fico ali e só passo pelo detecto de metal bem perto da hora de embarcar.

  • Daniel Alencar

    Kkkkkkk. Coitado dos turistas!

  • Leonardo Freitas

    Pois é… por 15 min, melhor ficar no 3G compartilhado do iPhone pra conectar o iPad.
    O atraso dos vôos, na maioria das vezes, consome bem mais do que esses 15 minutinhos. Chega a parecer piada, mas entendo que a função do nosso BDI serve também para isso, ou seja verificar o grau de satisfação dos seus seguidores nessas inovações tecnológicas.
    Pode até ser que esse seja apenas um pontapé inicial para um excelente projeto futuro, mas como amostra grátis me pareceu meio frustrante.
    Por enquanto sigo no 3G do iPhone.

  • Milena

    AHAHA só no Brasil mesmo que Turista vai vir aqui e ainda tem que ficar preenchendo formulário para ter acesso gratuito a internet.. ainda mais para ficar apenas 15 min que no máximo você irá conseguir responder uns emails e só..o Ministério do Turismo devia incluir isso no programa de atrações turisticas para estrangeiros..”viaje ao Brasil e preencha formulários” ¬¬*

  • Carlos Eduardo

    Do jeito que os vôos atrasam nos aeroportos brasileiros não basta 15 ou 30 min (se tiver viajando com alguém), precisaria ser ilimitado.

    Bem, pelo menos o tempo que leva pra fazer o cadastro não desconta dos 15min.

    • Eu devo ter muita sorte. Viajo várias vezes de avião e meus voos raramente atrasam.

      • Monty

        O pessoal costuma culpar as companhias aéreas pelos atrasos, mas na realidade quem mais toma prejú com vôo atrasado são elas próprias. Então, sempre fazem de tudo possível para não atrasarem. De fato, até essa época agora de estiagem no sudeste (abril-outubro) os atrasos são muito poucos. Mas daqui para frente até março, com risco de SP ou RJ ficarem sem teto, a situação fica mais tensa. Ainda junta com férias, quando tem muita gente que não está acostumada a voar… Basta lembrar do caos aéreo de poucos anos atrás. Normalmente a culpa dos atrasos é meteorológica, embora algumas vezes vemos uns absurdos das Cias mesmo, como erros no sistema de turnos da tripulação ou bugs no sitema, aí para tudo.
        De qualquer maneira, quem viaja para fora (como você, iLex), vê que nossos aeroportos são absolutamente vergonhosos, totalmente incondizentes com a relevância do país. Não tem explicação para São Paulo, que tem o PIB maior que 90% dos países do mundo (maior que da Suíça!), ter os aeroportos que tem. Isso não tem defesa.

        • JanjaBoy

          Verdade.
          O pior é saber que o metrô do japão é construído ao passo de 2km ao mês. E lá o pessoal tem que cortar um dobrado, lá tem terremoto que não ajuda em nada.
          A linha amarela vai fazer dentro de pouco 10 anos em construção desde 2004! E sabe o comprimento da lina? É de 12,8Km. No Japão em menos de um ano TUDO estaria pronto. Mas, corrupção só existe nos lugares onde… …deixa prá lá. 😉

          • Gustavo

            Em Janeiro desse ano eu trouxe uma guria da Eslováquia pra conhecer o Brasil (sul e RJ, não houve tempo para mais). Cara, eu passei vergonha no Cumbica! Gente por todo lado, deitado em qualquer canto, uma bagunça, calor insuportável (tinha dado problema no ar condicionado justo naquele dia) atrasos, ela quase passou mal, teve que sentar no chão pra não desmaiar! Véio, eu me senti na India ou Bangladesh. Tivemos que pegar uma VAN lotada sem ar condicionado e vidros fechados, pois chovia… A 1a impressão dela foi horrorosa! Mas felizmente ao sair desse inferno, consegui mudar a má impressão dela mostrando um pouco desse Brasil maravilhoso e nosso povo prestativo e simpático. Ela foi pra casa querendo ter ficado mais… Nossos aeroportos são MUITO queima-filme!

        • Monty

          Vindo do futuro, não é que ocorreu EXATAMENTE isso? 😉 RJ sem teto, férias, caos… Pior de tudo é que nem foi difícil acertar essa…

      • Cacciola

        Eu já sofro um bocado com atrazos diversos. Acredito que é problema só comigo mesmo. Da última vez, nesta segunda-feira, voltando de Recife para SP, simplesmente solicitaram os passageiros que estavam já na aeronave que desembarcassem pois o avião estava indo para manutenção. Após 1:50, autorizaram novamente o embarque,”na mesma aeronave”…..imagina como foi a viagem…..eu na janela….olhando e contando cada rebite q estava na asa do avião….
        Agora quanto ao acesso em aeroporto, lembro-me que tinha wireless free em vários aeroportos, inclusive Guarulhos e Congonhas.

        • Gustavo

          Cara, tu te lembra do nome da rede que tu usou gratuitamente em Guarulhos? Eu já tentei achar uma grátis e nada!

      • Andre Rebitte

        (2)

  • Wilson

    RIDÍCULO! Não fosse suficiente a demora de um serviço desses em aeroportos, ainda tem essa coisa escrota de 15 minutos apenas. Isso é a porcaria dos serviços do nosso país. Fico envergonhado com essas coisa aqui do Brasil. Era pra ser algo tão simples… vc buscava o sinal, conectava e pronto. 15 minutos é piada!!!

  • karuta

    15 minutos vc leva só para preencher esse cadastro enorme deles !!! 🙂

  • Hans Bauer

    Você quis dizer: Burrocracia?

  • Se o cadastro for único, tudo bem, é até importante que haja uma identificação dos usuários para evitar abusos e ações de pessoas mal-intencionadas. Agora, se o cadastro precisar ser feito toda a vez, para vincular ao ping que foi usado, então temos um sistema burocrático que não se sustenta, afinal, ao invés de vincular IDs a PINGs, seria mais facil vincular PINGs usados a uma ID, não concordam?

    A solução ideal ainda seria a boa e velha wi-fi free-to-use… Problema é que o custo de manutenção de um sistema dessa natureza e que se sustente com qualidade é muito alto.

    Uma segunda sugestão seria ampliar esse tempo de 15 minutos para pelo menos uma hora. Afinal, QUEM aqui esperou só 15 minutos para pegar um avião, mesmo chegando no horário recomendado de check-in?

    • Monty

      Raphael, você acha mesmo que pessoas mal-intencionadas cadastrarão o CPF, data de nascimento e endereço verdadeiros? 😉

      • Nome e endereço eles podem até forjar, mas CPF não, se levar em conta que o sistema (em tese) está ligado à base de dados da Receita Federal. Mesmo os famosos “geradores de CPF” não funcionam quando a base de dados da Receita está conectada, já que rola cruzamento de informações – e muitos sites de e-commerce fazem isso, não é nenhuma mecânica de foguetes…

        Agora, se o sujeito vai usar um CPF de terceiro ou furtado… aí realmente são outros quinhentos. Não existe sistema de segurança que seja 100% infalível.

  • Bruno

    Brasil é uma piada.

  • Karol

    Hum. Valeu pela dica. Burocrático, mas pelo menos existe. Já é um começo. Espero que melhore.

  • Julio

    Muita confusão para 15min!!!

  • Já usei! Mas tive dificuldades em conseguir a permissão pra acessar o wifi pelo iPhone

  • Nicolas Umaras

    Disse que a ideia era boa, porém grande b* esse sistema. Pra que precisar da droga de um cartão se o sistema pode guardar o endereço da placa usada para se conectar? A empresa que faz o cartãozinho é amiga de quem lá na Infraero?

    Quanta burocracia para 15 minutos de net…

  • Sniper

    O motivo de pedir tanta informação sobre quem usa é jurídico: quem provê o serviço não quer se responsabilizar pelo mau uso.

    Mas além da questão jurídica é claro que vão usar seus dados para montar um belo banco de dados com nome, CPF, endereço, telefone de gente que viaja de avião, tem smartphone ou computador… Maravilha! Isso vale uma grana! E depois você não sabe porque ficam ligando oferecendo assinatura, cartão de credito, seguros… Você vendeu suas informações por 11 minutos de acesso “grátis”!

  • Beto

    Porcaria , todo esse processo me deixa sem
    Vontade de usar o wi-fi.
    Se tiver que fazer tudo isso uso meu 3G.
    Wi-Fi pra mim tem que rápido e funcional, ativar procurar a rede e conectar , SIMPLES ASSIM
    INFRAERO vc decepcionou dessa vez.

  • Francis

    Hum, já entendi. Como o serviço é para a Copa de 2014, os brasileiros testam – com burocracia e tudo – , e os turistas da copa usufruem plenamente, ilimitadamente. Só pode.

  • pasca

    eu não trabalho na infraero, mas creio que o que se passa é o seguinte:

    o serviço é contratado pela infraero à linktel (http://www.linktelcorp.com/detalhes.php?26), assim como outras empresas contratam tb (cafés, restaurantes, hotéis, etc.). essas informações todas no formulário é culpa desta empresa, linktel. qualquer empresa que terceirize o serviço de wi-fi a essa linktel vai proporcionar essa experiência “agradável” ao usuário. é da cultura de brasileiro mesmo, até mesmo em empresa privada, sugar o que pode e o que não pode (nesse caso, dados!).

    o cartão serve pra limitar o tempo de cada usuário em 15min, provavelmente por questão de recursos da infraero, que são limitados (lembremos que apesar “de graça” pra gente, o serviço na verdade É PAGO pela infraero e, em última instância, está embutido na tarifa de embarque). os 15min de fama são, logo, uma forma de garantir um mínimo de internet a todos os usuários mantendo o custo sob controle. o carimbo serve obviamente pra evitar que um espertinho pegue outro cartão apresentando a mesma passagem novamente. eu acho dispensável, mas brasileiro tem essa mania de desconfiar de brasileiro mesmo…

    enfim, a complicação é culpa de nossa cultura e falta de recursos. é uma porcaria, assim como são a maioria dos serviços no brasil, públicos ou privados. mas é melhor do que nada, e deve quebrar o galho de muita gente.

  • Mac

    Fui usar e acabaram os cartões.

  • Douek

    Salve 3G!!!

  • RafaelMM

    sempre haverá as ”aspassssssssssssssss”

  • Saulo Benigno

    Quando vai ser lançado o primeiro gerador de código PIN?

  • Rafael

    Ter que preencher tantas informações pra ter acesso a 15min ? Que Piada !!

    Vamo facilitar isso daí e aumentar esse prazo pra pelo menos 30 min.

  • Marcio Rodrigues

    Nossa!!! Em um mundo tão on-line, tão conectado, não sei pra que medir tempo na internet ao invés de fluxo de dados. O que é 15 minutos de internet??? só dá tempo de dar uma passada rápida nos tópicos do BDI, mal dá tempo de ler uma notícia completa.
    E quanto será que custa pra adquirir mais tempo ou franquia de dados???

  • Felipe

    Eita que alem de muita burocracia, o povo brasileiro reclama de TUDO! O q eh custa preencher um formulario!? E tem mais, 15min eh bem razoavel para quem vai ao aeroporto embarcar e nao pra ficar passeando. Deixem de reclamar de tudo, reflitam isso. Ah! Lah em lisboa nao tive essa boquinha de internet free, nem 1 nem 15min.
    Parabens infraero pela iniciativa, um dia pretendo ter internet free em rodoviarias, bares, restaurantes, botecos, boates, parques, museus, cinemas, e em qq lugar pra onde eu va, soh n sei o q ira acontecer com as empresas que prestam este servico.

  • Henrique

    Você gasta 15 minutos só digitando os códigos no celular… ¬¬
    Como nossos aeroportos “não possuem nenhum atraso” né… Acho que deveria ser no mínimo 1 hora. Quanta chinelagem! Liberem internet de graça e pronto! Maldito monopólio dessas empresas que cobram CARÍSSIMO por acesso à internet.

  • TiãoGavião

    Poxa O_o
    Tudo isso para 15min? E os 4/5min. Perdidos são descontados dos 15min.??
    Tem que agradecer por toda essa gentileza da Infraero??(ironia mode=ON) 😉

    • Se é preciso se cadastrar para se conectar na internet, me parece óbvio que os 4 minutos perdidos NÃO FAZEM PARTE dos 15 minutos, pois só depois do cadastro é que se consegue conectar, não acha?

      Estou vendo muita gente reclamar por reclamar aqui, sem nem ao menos se dar ao trabalho de parar um pouco para refletir sobre o benefício.
      Reclamação é o esporte nacional.

      • TiãoGavião

        Vc tá certo me desculpe pelo comentário, devemos agradecer pelos pequenos avanços que conseguimos, melhor que nada 🙂

        Quanto aos min. do cadastro, eu é que estava desatento e não compreendi corretamente, desculpe novamente!!

  • José Djair Casado de Assis Júnior

    NÃO obrigado!

  • robert Venicius Alves de araujo

    no Uruguay tem internet em todo o aeroporto grátis… só o brasil mesmo ¬¬

  • 15 minutos, bom começo, mas pode aumentar…se bem que depois que ganhei o iPod meu instinto para redes WiFi gratis esta crescendo hahahahah

  • Felipe B.

    O que eu não consigo entender é o porque de toda e qualquer coisa no Brasil eles quererem saber nome completo, CPF e endereço. Em outros países, apenas coisas realmente importantes pedem dados tão pessoais. Não é à toa que há tanto caso de clonagem de CPF no Brasil.

    • George

      Heranças da época da ditadura meu caro… Santa inteligência dos burocratas brasileiros.

  • CarloP

    Uma das utilidades do formulário é montar um banco de dados bastante valioso… Mas é claro que ninguém jamais pensaria em utiliza-lo comercialmente e além disso há todo um sistema de segurança que impediria qualquer vazamento e/ ou uso indevido, né?

  • ☠Ëdïnhö☠

    🙁 Prefiro meu 3G
    Muito trabalho pra pouca coisa…
    Como diria um famoso usuário do blog

    NÃO OBRIGADO!!!

  • Jacson de Tarso Carneiro Ferreira Júnior

    Acho ridículo, tinha que ser livre para todos nao importando se vai viajar ou nao, E ilimitado. Mas enfim… Já é um avanço! Particularmente só procuraria o serviço se precisasse mandar um email muito importante por exemplo… Pq passar por tudo isso tem que ter muita paciencia. (:

  • Paulolabrea

    A palhaçada e tamanha que prefiro comentar sobre a ótima atualização do app da Sky para Iphone que saiu hj, com sky drive e tudo mais. kkkk, esse é o nosso brasilzão de político ladrão.

  • heitor

    Tanto dinheiro e nem pra colocar uma wifi livre, meu deus, era mais barato do que ficar emitindo cartao e contratando mais gente pra atender a demanda, e 15 min nao da nem pra brinca

  • Rodrigo Sampaio

    RIDICULO, desnecessário, burocrático, vergonhoso etc. Nao vou perder meu tempo em me dirigir ao balcão da infraero, talvez esperar, mostrar o bilhete, conectar o wifi, colocar a senha, fazer um enorme cadastro…. PARA 15 MINUTOS DE INTERNET????? esses caras tão de sacanagem!!!
    Ilex, nada contra a sua matéria meu parceiro…

  • Rodrigo Augusto Stringhetta

    1) Odeio tudo q é complicado, então infraero NÃO obrigado !!!

    2) o custo de um cartão desses deve variar em torno de uns 9 a 14 reais. Com esse preço era mais econômico fornecer wifi para todos do aeroporto sem restrições .

    • Monty

      Você diz a centena de cartões, certo? 😉

  • Junior Madden

    Não, obrigado!

  • Everton Gish

    Prefiro continuar usando meu pacote de dados 3G

  • roberto

    estive em garulhos outro dia e usei por hora uma internet de lá sem esse bilhete
    aliás tem várias redes lá disponiveis

    vai a dica

  • HBF

    15 minutos e muito pouco, mas ja e um comeco.

  • LucasM

    Até lá ja vó ter embarcado!

  • Carlos

    Serviço engana trouxa. Prefiro usar 3G mesmo.

  • Mario

    Não Obrigado…. Utilizo o 3G mesmo… Deus me livre! Eu heim…. ¬¬

  • Roledo

    Wifi Tupiniquin…ridiculo!!!

  • Carlos Maya JF

    Tudo é valido, até mesmo essa buRRocracia, pois assim o governo tenta evitar má utilização da gratuidade dos 15 minutos. Sabe-se lá quem é que está conectando e prá quê?
    Pensemos em nossa segurança mesmo.
    E prá quem está reclamando: vá fazer um plano pós! Eu hein….

    • Caio

      O Cadastro até acho justo, porém quando feito no primeiro uso…. e porque limitar em 15 min, em diversos aeroportos do mundo não existe essa limitação.

      Aliás na rodoviária de BH é possível usar o wi-fi por 1h gratuitamente, e sem necessidade de um cadastro gigantesco, e muito menos ser passageiro, qualquer um dentro do predio pode usar a rede e a internet livremente, com uma velocidade justa para navegar e até ver filmes…

  • RCF

    Mais uma vez parabéns a vcs do Blog. Cada vez mais fico fã do cuidado e excelência nas informações postadas por vcs. Nessa, p. ex., vcs não se limitaram apenas em gerar a informação, mas exemplificaram como acessar o serviço. Isso para aqueles que estão engatinhando no mundo da tecnologia é muito importante. Outra vez a turma aí dá um show!!!

  • Ir até o balcão da infraero, fazer cadastro, prefiro meu 3G mesmo

  • Lucas

    A infraero que enfie essa internet no (isso mesmo que vocês pensaram).

    15 Minutos fail, fila> carimbar> raspar> cadastro> digitar o código.
    Aham bem certinho, sempre com esses serviços meia boca,
    mas mesmo assim agradeço ao Blog por essa informação. 😀

  • Aline

    Acho uma vergonha…ainda mais 15 minutos! É preferível não dar nada! Nos EUA você acessa internet de qualquer aeroporto de graça e por quanto tempo entender que é necessário! Tinha que ser no Brasil, vergonha!

    • Andre

      Mentira! Maior frescura por lá… Coisa mais dificil que tem é achar hotspot gratuíto

  • Carlos Arcas Neto

    Ilex. Da para indicar um bom aplicativo que substitua o iWifi. Qdo da ios5 o meu iWifi parou de funcionar.
    Era muito bom saber a redes wifi que havia na região que eu estivesse.

  • Márcio Araújo

    Não troco 4 minutos da minha vida por 15 minutos de internet nem aqui nem na China, não, obrigado.

  • Incrível mesmo como tudo tem que ser burocrático no Brasil. Internet deveria ser free nos aeroportos, sem esse papo de 15 min. Com os vôos sempre atrasando, o que são 15 min quando enfrentamos esperas de horas. =)

  • Eder Balbino

    Estranho ter q pedir esses cartões, só se for pra usar do lado de fora, pq na parte de embarque (Congonhas) eu uso sem senha nem nada e normal, mas como disseram os amigos só o numero da passagem e pronto! Massssssssss como estamos no Brasil, alguém tem q ganhar né, nem q for na impressão dos cartões!!!! Sem contar que tem várias redes de graça no aeroporto.

  • Rebeca

    Já é um passo….mas vamos combinar, que coisa mais atrasada, fila, carimbo, etc, que na verdade não serv pra nada…pq não faz algo com o número do bilhete da passagem, vc digita na hora, sem seus dados, não precisa ir no balcão carimbar p* nenhuma e pronto 1 hora de internet! Pq 15 min, não existe né….É melhor continuar usando o 3g!

  • Na boa, todos sabemos que sairia mais barato bancar uma internet ilimitada ( link de pelo menos 15 megas com cobertura decente em todo o aeroporto ) pra todo mundo do que a impressão dos bilhetes, sem falar que o meio ambiente agradece…
    Mas como estamos no Brasil, se fizessem isso não dava pra tirar o “por fora” né…
    O triste é ver pessoas que ainda agradecem por esta esmola…

  • Daniel

    Estive ontem no aeroporto de Guarulhos e veriquei que havia a rede da linktel.

    Porem nas instruções de acesso online, não diziam onde conseguir o numero PIN.

    Ou seja, não tive acesso a internet.

    • Neste artigo aqui explicamos como obter o código.