2011ARQUIVONotícias

iOS 5 mais próximo: Apple reinicializará backups do iCloud na próxima quinta-feira

Os desenvolvedores que estão experimentando a versão de testes (beta) do futuro iOS 5 já sabiam que a Apple apagaria os backups feitos no iCloud pouco antes do lançamento público. Este dia agora foi anunciado pela própria empresa, e será na próxima quinta, dia 22 de setembro.

Quem tem acesso ao beta do iOS 5 estava podendo fazer o backup de seus aparelhos (iPhone, iPod touch e iPad) na nuvem, sem precisar passar pelo iTunes. Este backup (ou cópia de segurança, em português) contém todas as informações presentes no dispositivo, como preferências, contatos, progresso dos jogos, dados de aplicativos e várias outras informações (leia mais sobre isso neste link).

A recomendação para os desenvolvedores é que façam um backup completo no iTunes, conectado no USB, antes desta data, para não correrem risco de perderem seus dados. Apenas o backup será reinicializado; outras partes do iCloud, como Contatos, Fotos, Calendários e Lembretes, serão preservados.

Este reset é importante e indica que a data de lançamento da versão pública do sistema está muito, muito próxima. Geralmente este tipo de procedimento acontece no mesmo momento da liberação de uma versão pré-final (também chamada de GM, Golden Master), pois significa que a fase de testes foi encerrada.

Rumores afirmam que a versão GM pode sair no dia 23, e este comunicado da Apple tende a confirmar isto. Mesmo que o mesmo rumor também tenha dito que um beta 8 teria sido liberado na sexta passada (coisa que não aconteceu), o site que o originou, o BGR, possui bons informantes no que se trata de iOS. Um atraso pode ter acontecido e a Apple pode ter cancelado o beta 8 por se encontrar muito próximo da data prevista para o Golden Master.

Se a versão GM sair mesmo no dia 23, muito provavelmente o iOS final seria liberado ao público na primeira semana de outubro.

Isso coloca em questão a realização de um evento para apresentação das novidades. Nos outros anos, antes da liberação da versão GM a Apple sempre apresentou um novo iPhone e o sistema. Este ano, tudo leva a crer que os dois lançamentos (iOS e iPhone 5) não seriam simultâneos, como foi até hoje. A Apple poderia assim lançar o iOS 5 no início de outubro e o iPhone só depois de algumas semanas.

A não ser que ela anuncie um evento até esta quarta, para a semana que vem. Isso daria tempo para apresentar o iPhone 5 e anunciá-lo para uma semana depois. Mas esta lógica (baseada em anos anteriores), também pode ter mudado, como tantas outras que a Apple mudou este ano.

Botão Voltar ao topo