2011ARQUIVOCuriosidades

[aperitivo iOS 5] iPhone alertará quando uma chamada for feita em uma rede GSM não criptografada

Eis uma nova função do iOS 5 que deverá deixar muita gente na Praça dos Três Poderes, em Brasília, mais tranquila. O novo sistema do iPhone avisará o usuário sempre quando uma ligação telefônica ocorrer em uma rede GSM não criptografada, dificultando assim que alguém grampeie o seu aparelho.

Isso não significa que o iPhone nunca poderá ser grampeado (afinal, crackers estão aí para derrubar proteções), mas é mais uma camada de segurança que a Apple oferece a seus usuários. No caso, ela identifica quando o iPhone usa falsas antenas de GSM (usadas para interceptar ligações) e comunica ao usuário, que pode decidir ou não se continua a chamada.

Ele identifica também qualquer rede não criptografada, o que pode ser o caso de algumas redes usadas em certas regiões do interior do Brasil. Portanto, se no futuro a mensagem acima aparecer no seu aparelho, não quer dizer necessariamente que alguém esteja ouvindo sua conversa, mas apenas que a rede que está sendo usada pode permitir que pessoas mal intencionadas eventualmente interceptem a sua chamada.

Imagem: MuscleNerd

Botão Voltar ao topo