Notícias

EA aumenta seu domínio em jogos para iOS e compra PopCap, criadora de Plants vs Zombies

A empresa de games EA (Electronic Arts) parece estar muito interessada em dominar o mundo dos jogos nos dispositivos da Apple. Depois da compra da ótima Firemint, ela continua seus planos de conquistar o mundo adquirindo a PopCap, empresa criadora de famosos títulos, como Plants vs Zombies e Bejeweled.

A aquisição total pode chegar a até 1,3 bilhão de dólares, soma bem considerável que dará à EA a possibilidade de explorar a experiência da PopCap no setor de jogos casuais e móveis, mercado que atualmente é em larga ascensão.

via TouchArcade

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Algus Helm

    Será que vão lançar Call of Duty: Plant vs Zumbies?

    • Anderson

      Seria Perfeito …….kkkkkkk meus dois jogos favoritos!!!

      • daniel

        call of duty é da activision! o certo seria Medal of Honor: Plants vs. Zombies

    • Lucas

      Call of duty é da Activision, a maior concorrente da EA.

    • Lucas

      A unica coisa que eu quero da EA agora é Battlefield 3, vai ser épico.

    • Mas o Call of Duty é da Activision #FAIL

  • Rafael

    Agora que vai ser um dominio grande.
    tomara que saia novos jogos.
    flw

  • Geeklan

    A EA realmente quer dominar o mundo… Menos uma concorrente, isso é triste!

    • Monty

      Não sei se é o caso de ficar triste não.
      Acho que é bom para todos, inclusive para os consumidores de jogos.
      Este mercado de jogos não é como hipermercados, onde um Walmart da vida tem poder de esmagar os menores. Salvo engano, os jogos mais bem sucedidos (Angry Brids, Cut the Rope) são feitos por empresas criativas, que não eram gigantescas (ou até eram pequenas).

      • Lincoln

        No caso da AppStore, onde os todos os jogos possuem teoricamente a mesma publicidade e disponibilidade, ainda existe alguma concorrência entre grandes e pequenas. No entanto, no momento em que as gigantes englobam e desaparecem com as empresas menores, os preços passam a ser determinados somente por elas e a variedade tende a diminuir. O monopólio nunca é bom no capitalismo. Se não fosse a concorrência, a tecnologia que nos é atualmente disponibilizada sistematicamente com atualizações e inovações estaria a pelo menos 10 anos atrasada com relação aos dias atuais.

        • Monty

          Lincoln, há mercados e mercados. Alguns são mais sensíveis à presença de uma empresa gigantesca do que outros. Se 90% das lasanhas congeladas são Sadia ou Perdigão, e a Perdigão compra a Sadia, é um pepino. Como ela é muito grande, suas fábricas produzem muito, e sua distribuição é muito mais eficiente e barata por unidade, é prejudicial aos outros, que não têm como competir.
          Neste caso de jogos, uma grande empresa permite que seja feito um grande investimento, para fazer grandes jogos, o que é bom para o consumidor. Mas a presença dela não inibe a presença de empresas menores, e inovadoras/criativas, que continuarão a desenvolver apps fantásticos, o que também é bom para o consumidor.

        • Monty

          Lincoln,

          Ademais, não vejo nenhum motivo razoável para acreditar que haveria uma tendência de diminuir a variedade de jogos. O faturamento destas empresas é baseado na venda de jogos! Ninguém compra mais de uma vez o mesmo título, mas, havendo boas opções, compra mais de um título diferente. Disponibilizar poucos títulos seria um tiro no pé.
          Sobre preço, quanto mais alto cobrarem, mais espaço abrem para as empresas menores entrarem no mercado, cobrando menos por bons jogos. Se quiserem prejudicar outras empresas (que não acho que seja o caso, pois o mercado não é limitado), fariam justamente o contrário.

          • Lincoln

            Caro Monty,

            compreendo seu ponto de vista, mas como iniciei meu comentário, isso só é possível por ambos os produtos serem disponibilizados no mesmo ambiente, o que gera praticamente a mesma publicidade e a concorrência no preço, fazendo com que todos tenham seu espaço de acordo com a qualidade dos produtos que oferecem e a avaliação realizada por seus usuários. Tente fazer isso sem essa padronização para ver quanto tempo uma pequena empresa sobrevive no mercado, pois como você mesmo disse, a produção em larga escala barateia o produto e impede a concorrência com aqueles que não possuem tanto investimento. Discordo a respeito de que grandes investimentos proporcionam grandes jogos (só ver que os mais baixados são os mais simples), mas sim a criatividade de quem se propõe a fazê-los.

            Também de acordo com meu ponto de vista, observo que cada marca tende a produzir somente um (geralmente com continuação) para aqueles que se destacam, absorvendo aquela fatia do mercado de consumidores a que se destina. O mesmo ocorre com a indústria da música (pelo menos no país) que faz que tenhamos Luan Santana e porcarias do gênero (cada qual em seu segmento de mercado) sendo destacados na mídia enquanto grandes músicos não possuem o destaque necessário, ou sequer uma chance simplesmente pelo fato de outros já preencherem a “vaga” que poderiam ocupar.

            Mas é uma discussão interessante… dá artigos e mais artigos sobre o assunto. Com posições favoráveis e desfavoráveis, como tudo em uma democracia.

            • Monty

              Lincoln, é isso aí, o bom é essa discussão civilizada! rsrs…

              E reparou que quando disse que: “Discordo a respeito de que grandes investimentos proporcionam grandes jogos (só ver que os mais baixados são os mais simples), mas sim a criatividade de quem se propõe a fazê-los.”, você estava justamente me dando razão, quando eu digo que essa grande empresa não vai atrapalhar nada, uma vez que as pequenas sempre poderão fazer (e de fato são as que estão fazendo) jogos fantásticos? 😉

              E sobre o ponto que discorda, é igual filme: um grande investimento tende a gerar um grande filme (o que não quer dizer um ‘bom’ filme), porém isso não atrapalha em NADA alguém fazer um ótimo filme com orçamento limitado. Quanto mais gente fazendo filme, melhor para o público!

  • Anderson Lima

    O monopólio nunca é bom para nos consumidores, mas vamos esperar para ver no que via dar.

  • Se pelo menos ela não ferrasse todos os jogos das empresas que compra…

  • TiãoGavião

    Poxa, não sabia que tava a venda por essa mixaria O_o
    Tinha comprado 🙂

  • Walter Martinelli

    Affe… Agr em vez d fugir da policia, em NFS vc tem q fugir d zumbis. EA=Skynet

  • Carlos Marchezani

    já pensou um fifa com zumbiz!!! seria cômico fico imaginando “E A SPORTS…videogame” e de repente o messi zumbi, kkk seria muito loko

  • Será que a próxima é a Rovio?

    • Walter Martinelli

      Soh faltava neeh. Fala isso nem brincando…

  • ivolanski

    não gostei, prefiro a pop cap inovando e a EA games fazendo milagre pra se manter lider do que uma calmaria no setor !!!

    • Lincoln

      2

  • Caro Moderador,

    Recomendo que vc de uma lida nesse projeto da TV Cultura aqui de SP.

    http://cmais.com.br/o-projeto-multimidia-do-cultura-livre

    Assista um programa, tem 10 minutos, ele eh totalmente gravado em IPhone e Ipod, sem contar tem uma parte em que ha a pergunta do internauta feita por Skype com o Ipad 2.

    A TV Cultura é uma tv estatal de aberta, que zela por conteudos culturais e de bom nivel, super recomendo que vcs facam um post sobre isso , eh bemlegal mesmo !!!

    Se precisarem de mais infos relacionadas a isso , fico a disposicao !

    Grato !

    Ricardo do Amara

  • juliano

    affs

    ainda bem que ela não vai comprar a gameloft e melhor eu comprar logo os jogos da popcap antes que a EA estrague

  • Lucas P.

    Pena que para nós, consumidores brasileiros, isso não mudará nada

    • Carlos Marchezani

      Infelizmente…

  • Dario

    eu gosto da EA Games

  • Érico

    Será que Zuma sairá ao menos para iPad dessa vez?!

  • Imiguel

    Acho que esta compra é muito má para nós utilizadores do iPhone, penso que sem concorrência os preços irão aumentar e os jogos não irão evoluir.