2011ARQUIVORumores

[rumor] Apple pode estar procurando solução no jailbreak para sistema de notificações

Um dos problemas mais comentados no iOS são as atuais notificações do sistema, que são invasivas e não sofrem atualização há anos. Inclusive, fez sucesso no mundo jailbreak no último mês o tweak MobileNotifier, que traz ao iPhone uma forma moderna e sofisticada de notificações.

Seu desenvolvedor, o designer Peter Hajas, anunciou de surpresa na semana passada, que estava deixando o mundo jailbreak, por causa de outros projetos. Mas um comentário seu no Twitter fez todo mundo acreditar que a Apple pode estar contratando-o.

O comentário já foi apagado, mas dizia:

[…] Vou trabalhar na Califórnia, em uma companhia de “fruta”.

A não ser que ele esteja indo trabalhar na colheita de laranjas (a Califórnia é grande produtora), é bem provável que ele esteja se referindo à Apple.

O pessoal do site RedmondPie até já conseguiu uma confirmação que, segundo eles, vem de dentro da própria Apple. Um de seus contatos já achou Hajas no catálogo de empregados da companhia, encarregado de “Aplicativos & Frameworks para o iOS“.

Estaria em cima demais para que as mudanças já fizessem parte do iOS 5? Talvez não. A Apple pode ter adotado o sistema já, contratando Hajas para evitar futuros problemas jurídicos (além de enriquecer a equipe com um bom desenvolvedor). É interessante notar que, muito provavelmente, o iOS apresentado na próxima segunda seja apenas uma versão beta, tendo 2 meses pela frente para evoluir e incluir novas funções.

O Blog está testando já há uma semana o MobileNotifier em um aparelho com jailbreak, e o resultado é bem positivo. As notificações não interrompem em nada o que o usuário está fazendo, aparecendo discretamente no alto da tela, onde podem ser vistas com mais detalhes, se tocadas.

As notificações que você ainda não leu podem ser acessadas facilmente apenas com dois toques no botão Início, aproveitando o espaço não utilizado da tela para apresentar as informações.

Seria muito bom se o boato se confirmasse, pois significaria que a Apple está interessada e decidida de adotar algumas soluções propostas hoje pelo jailbreak, o que prova que ele não serve apenas para fins menos honestos, como a pirataria.

Para quem já tem jailbreak em seu aparelho e quiser testar o MobileNotifier, basta incluir a source phajas.xen.prgmr.com/repo e instalar gratuitamente o app.

TUAW

Botão Voltar ao topo