AcessóriosResenhas

[resenha] Airport Express transforma uma internet com fio em rede WiFi para o seu iGadget

Você é daqueles que viaja bastante, mas nem sempre tem disponível redes Wi-Fi para conectar seu iPhone ou iPad? Quando você vai passar o fim de semana em algum parente, ele possui internet, mas apenas por fio? Pois saiba que pode levar com você um pequeno router sem fio portátil, graças ao Airpor Express, da Apple.

Eu viajo bastante e sempre tive este problema. Em certos lugares (como hotéis ou casa de parentes), até há internet, mas apenas via ethernet, impossibilitando que eu conecte meu iPhone ou até mesmo o MacBook Air (que não possui entrada ethernet). O Airport Express foi a solução que encontrei para dividir a rede via wireless, facilitando muito a minha vida.

Prático e totalmente portátil, este aparelho é de simples instalação: basta ligá-lo na tomada e conectar o cabo do modem nele, para que uma rede Wi-Fi seja criada. Ele mesmo não serve como modem, apenas compartilha uma rede existente para equipamentos wireless, como o iPad/iPhone/iPod touch, ou até mesmo computadores. Uma verdadeira mão na roda.

A primeira vez que você o usa, é preciso configurá-lo, ajustando o nome da rede Wi-Fi que você quer que ele crie e a senha para acessá-la. Depois disso, toda vez que você plugar um cabo de internet dele, ele criará a mesma rede, com a mesma senha, o que faz com que seus aparelhos se conectem automaticamente nela.

Você ainda pode conectar uma impressora USB nele, para poder imprimir direto do iOS, através da função Airprint. Ou acessá-la por qualquer computador da rede, o que permite você imprimir na impressora do seu quarto, estando com o computador na sala, por exemplo.

Pessoalmente posso afirmar que foi uma das melhores aquisições que fiz em 2011, que me facilita muito a vida em minhas viagens, principalmente eu que preciso usar o computador e os iGadgets constantemente para trabalhar.

O Airport Express (não confunda com a base Extreme, maior e nada portátil) tem um preço um pouco salgado: R$369,00 na Apple Store Online, podendo ser parcelado em até 12x. Mas seu custo/benefício vale muito a pena para quem precisa estar conectado todo o tempo e nem sempre pode depender da fraca cobertura 3G de nosso país.

Funciona tanto em computadores Macintosh quanto com aqueles que rodam Windows. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados