Notícias

Segundo Folha, Foxconn escolheu Jundiaí para montar a fábrica de iPads no país

O site Folha.com acaba de publicar a informação de que a empresa taiwanesa parceira da Apple na montagem de diversos dispositivos, já decidiu onde será o complexo industrial encarregado de montar em nosso país, entre outras coisas, o iPad (e futuramente o iPhone). A escolhida, como já se previa, é a cidade de Jundiaí, no interior do estado de São Paulo.

Para manter o sigilo e o segredo industrial, a construção da nova planta será dentro da atual unidade da empresa. De acordo com matéria divulgada com exclusividade pelo Blog do iPhone na semana passada, o Secretário de Desenvolvimento da cidade declarou que uma área de 100.000 m² já estaria reservada e a projeção de empregos seria de 3 mil funcionários na fase inicial, mais 3 mil a partir de março/2012 (leia “Para Secretário, a fábrica Brasileira da Apple já tem local definido“).

No final de abril, a Foxconn fez uma série de exigências ao governo brasileiro para o investimento de US$12 bilhões no país, como banda larga de alta velocidade e prioridade em aeroportos. Em contrapartida, a presidente Dilma Rousseff exige também algumas condições da empresa chinesa, como contratação de mão de obra predominantemente brasileira (haja gente especializada para isso), treinamento de empregados e transferência de tecnologia, o que é muito vantajoso para o Brasil.

Ainda segundo a Folha, nos próximos dias deve sair finalmente a decisão da Receita Federal que equipara os tablets aos notebooks, o que deverá baixar drasticamente a tributação dos aparelhos fabricados/montados no país. O governo também insiste no respeito à legislação trabalhista brasileira quanto a salários e direitos, o que deve evitar que explorações como as que acontecem na China (gerando alguns suicídios) sejam repetidas aqui.

Folha, com dica do PlanetBrasil

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • QUE DEMAIS ESSA NOTÍCIA!!!

  • Gustavo

    e que venha logo essa fábrica hahaha

  • bernaction

    Pra onde envia currículum? 😀

    • Tem certeza que quer trabalhar na Foxconn ? O histórico de lá é bem ruim.

      • Monty

        Me perdoem, mas essa historinha de suicídios na Foxconn é ridícula. Foxconn é um país. Os caras têm quase 1 milhão de empregados! Em qualquer país ou megalópole, um monte de gente é grávida, um monte é manco, um monte é vesgo, um monte tem câncer de pâncreas, um monte morre atropelado, e um monte suicida!
        No ‘país’ Foxconn, inclusive, é exatamente o oposto!! Uma taxa ‘normal’, como nos EUA, é da ordem de 10 suicídios por cada 100 mil habitantes. Quantos foram os suicídios ano passado na Foxconn?? Mais de 100? Duvido. E provavelmente se mataram porque a mulher o largou, porque tinha algum distúrbio social… a vida do cara não é só trabalhar na Foxconn, há outros fatores. Todo suicida se mata por causa da empresa na qual trabalha?
        Sou fã de carteirinha do BDI, concordo com quase todos os posicionamentos do blog, mas não acho correto ficar propagando essa propaganda negativa desamparado de fundamento científico.

      • Fernando

        Digamos que o histório é de matar… rs
        (suicidios)

      • Monty

        Me perdoem, mas essa historinha de suicídios na Foxconn é ridícula. Foxconn é um país. Os caras têm quase 1 milhão de empregados! Em qualquer país ou megalópole, um monte de gente é grávida, um monte é manco, um monte é vesgo, um monte tem câncer de pâncreas, um monte morre atropelado, e um monte suicida!
        No ‘país’ Foxconn, inclusive, é exatamente o oposto!! Uma taxa ‘normal’, como nos EUA, é da ordem de 10 suicídios por cada 100 mil habitantes. Quantos foram os suicídios ano passado na Foxconn?? Mais de 100? Duvido. E provavelmente se mataram porque a mulher o largou, porque tinha algum distúrbio social… a vida do cara não é só trabalhar na Foxconn, há outros fatores. Todo suicida se mata por causa da empresa na qual trabalha?

        • Foram 14 suicídios em um ano e meio na Foxconn.

          • Monty

            É isso aí, that’s my point! Que outra cidade/país de 1 milhão de habitantes teve só 14 suicídios em um ano e meio?? 😉

            O que deve ser discutido são TAXAS! Seria a mesma coisa falar que na China tem muito muçulmano, muito negro, muito Zimbabuense albino com unha do dedão direito encravada. Lá tem milhões de tudo! Tem que ver qual a taxa por habitante, a incidência na população em estudo!

            • Eduardo

              Totalmente sem noção seu argumento. Trabalho numa empresa chamada Sumitomo, tem quase tantos funcionarios quanto a Foxconn e se tiver ocorrido um suicidio é muito.

              Os suicidios ocorrem porque:

              -Salario ridiculo.

              -Baixas condições de vida, parece um presidio regime semi-aberto. Varias pessoas juntas, sem privacidade nenhuma.

              -Falta de perspectiva, depressão. Trabalham o mês inteiro, mandam quase todo o dinheiro pra família.

              -A Foxconn paga(pagava) uma indenização pelo suicidio que se pra nós é uma quantia baixa pra eles é o valor de muitos anos de trabalho.

              Eu compro produtos Apple mas tenho consciência que foram pessoas exploradas que os fabricaram/montaram. Se eu pudesse escolher preferia pagar mais e saber que foram montados por pessoas com mehores condições de trabalho.

            • Gilberto Almeida

              Quer dizer então que na China não tem trabalho escravo? Me engana.

        • Marco Toyota

          Os suicídios ocorrem exclusivamente nas fábricas da China. Sabe por que ? Porque os operários chineses querem trabalhar mais horas e a Foxconn não deixa. Ela obriga os operários a descansar e aproveitar o tempo livre com a família para passear e se divertir. É um povo dedicado e obstinado com o trabalho. Não se importam em trabalhar 16 horas ou mais por dia por generosos 10 yuanes (pouco mais de 1 dólar).

          Na verdade, o povo se mata por tédio, excesso tempo para lazer e diversão. #IronicMode off

          http://www.wsws.org/pt/2010/nov2010/por1-n08.shtml

          • Monty

            No país com maior crescimento há anos no mundo, portanto com plena oferta de emprego, se você estivesse insatisfeito com o seu, se mataria ao invés de pedir demissão?

        • Giorgi

          Não se pode comparar a taxa de suicídios de uma empresa com a de uma população em geral, por causa da amostragem diferente… Nos EUA, suicídios foram a 10a causa de morte em 2010, enquanto que na Foxconn é uma das maiores causas… mais do que a média das outras empresas na China.

  • Juliano

    E os IPAds importados?? N teriam tributação diferente?? Pq imagina quem comprar no lançamento se ferrou qd produzir no Brasil.

    • É, na teoria, se ele vier nas próximas semanas será mais caro mesmo. O preço só deve cair em novembro/dezembro, quando a produção nacional começar.

      • Com a fábrica no Brasil, será que o Blog do iPhone vira o novo Gizmodo? Conseguindo protótipos inesperados?

        • 1. O Brasil já tem seu Gizmodo próprio. 😛
          2. O design e os testes continuarão sendo realizados na California, como foi no ano passado. 😉

        • Eduardo Miranda

          O Blog do iPhone faz sucesso por ser O Blog do iPhone. Se ele se tornasse o novo gizmodo, eu faria que nem fiz com o Gizmodo verdadeiro: pararia de ler. 🙂

    • Max

      A isenção só se aplica a dispositivos produzidos no Brasil. Justamente para tornar mais atrativo para as empresas de instalarem aqui. E consequentemente colocando produtos um pouco mais baratos no mercado interno.
      Se dispositivos importados tivessem o mesmo regime tributário, nao seria viável a produção no Brasil.

      • Juliano

        Será que teremos um atraso no lançamento do iPad2 no Brasil por causa da fabricação Nacional?
        Ou o governo concederia à Apple um desconto de importação ( duvido ) por causa do lançamento?

        A Foxconn quer começar a fabricar em Julho já, fez uma série de exigencias ao governo para que isso aconteça e td mais…

        Se vai fabricar em Julho não teria sentido lançar um produto agora mais caro pra baratear depois não acham? Ou não vai baratear heheheheh…

        Sei lá, diante desse cenário não estou muito otimista com redução significativa de preços…

        O q vcs acham??

  • Rodrigo

    Interessante, vamos ver se vai ficar tão mais barato os produtos!!!

  • Matheus

    Como sei que nao ira abaixar mais que 100 reais o ipad brasileiro, concerteza o que vai ser bom, é se a dilma melhorar a nossa banda larga! pk nem banda lara eu tenho por falta de porta!

  • Muitos não rendem os méritos, mas o governo está de parabéns! 🙂

    • Monty

      Só pra entender, por que mesmo que o governo está de parabéns?
      Até onde eu saiba, tablets ainda não entram no desoneração dos computadores pois não têm teclado físico, temos carga tributária de país escandinavo, passamos os últimos anos sem investimento em infra-estrutura (em especial portos/aeroportos), temos encargos sobre mão-de-obra franceses, somos campeões mundiais em taxas de juros reais (apesar do bom rating), temos custeio da máquina pública crescendo sistematicamente acima do PIB, inflação está acima do teto da meta… Pode dar parabéns para a iniciativa privada (e neste caso, para a Foxconn), pois o crescimento fantástico que estamos experimentando se deve à ela.

      • Tucano detected.

        • Monty

          A parte de campeões de juros, falta de infraestrutura, encargos trabalhistas, carga tributária, vem de bem antes de 2002, não é ‘privilégio’ do PT… 😉

        • Alberto

          Aliendado detected

        • Alberto

          Alienado detected

      • Marcus Alcazas

        Pode dar parabéns para a iniciativa privada (e neste caso, para a Foxconn), pois o crescimento fantástico que estamos experimentando se deve à ela.
        ???
        Onde vc mora? Que eu saiba quem está querendo classificar os tablets como Pcs é o próprio governo Brasileiro e não a iniciativa privada, http://blogdoiphone.com.br/2011/01/governo-brasileiro-quer-classificar-tablets-como-pcs-para-ganharem-isencao-de-impostos/ e tem mais, que eu saiba tudo começou nesta nova faze da presidência, http://blogdoiphone.com.br/2011/01/usuaria-e-fa-do-ipad-presidente-dilma-quer-popularizar-o-uso-de-tablets-no-brasil/
        Põe uma coisa na tua cabeça, ninguém faz nada de graça, a apple vai lucrar muito aqui no Brasil e sabe disso, já os problemas de ordem social são únicos e exclusivos do povo, que além de esquecer com muita facilidade dos corruptos do passado ainda não aprendeu a votar.

        • Monty

          Caro Marcus, sendo bem franco, não entendi bem seu argumento, mas vamos lá: o governo não “quer” reduzir impostos para tablets, não é questão de “querer”. O governo reage às demandas da sociedade, em especial de lobistas ou setores bem representados (ruralistas, por exemplo). Você diz que “quem está querendo classificar os tablets como Pcs é o próprio governo Brasileiro e não a iniciativa privada”, como assim a iniciativa privada não quer? Não só quer como demandou isso.
          É natural que esta discussão se desse neste governo, pois é o governo estabelecido quando do boom dos tablets.
          E se eu fosse você mudaria seu conceito sobre quem resolve os “problemas de ordem social”, se são as empresas ou o governo. Basta comparar qualquer Estado comunista com um capitalista: Coreia do Norte/Sul, Alemanha Oriental/Ocidental, China pré-capitalista/Hong Kong… O que faz o povo melhorar de vida é o crescimento da economia. O papel do governo é dar condições para as empresas desenvolverem bem.

          • Marco Toyota

            Concordo!!!

          • Marcus Alcazas

            É parece que vc não entendeu mesmo, a iniciativa privada está no galope da inclusão digital no Brasil, é do conhecimento de todos que o governo quer difundir o uso da internet em todo o território nacional, então se o governo Brasileiro está tendo o bom senso de reconhecer a carência e a falta de infra estrutura do serviço é lógico que merece o nosso elogio. A Apple possui em seus produtos a facilidade de usar a internet, daí a parceria que o governo vê com bons olhos, até mesmo pelo fato do tablet, na minha opinião, não se confundir com um pc e mesmo assim ser classificado como tal somente para ter isenção fiscal. Enfim, aula de política eu não preciso e nem vou discutir isso aqui pois não é o lugar, confesso que gosto do país que vivo e torço para o Brasil ser bem reconhecido no cenário internacional, mas mesmo assim não me esqueço de uma frase que talvez até você concorde comigo, cada povo tem o governo que merece.

        • Emerson

          Apoio “ON”

      • Tanto blá por um mero parabéns! Isso dói, né?
        OK e concordo: parabéns para iniciativa privada, parabéns para o blog por publicar, parabéns para a GVT colocar internet aqui, parabéns pelo Monty ser assim, parabéns, parabéns, parabéns!

        Para palanque de reclamações, o Brasil tá cheio! Temos muito que melhorar e pouco pra filosofar! Ao trabalho! TODOS!

  • Vou dizer uma coisa: Os bares de Jundiaí que se preparem, os Blogueiros e AppleManíacos vão virar frequentadores fiéis!

    • Shoreland

      So porque tem uma fabrica la? Eles nao tem lugares melhors pra ir nao?

    • Shoreland

      So porque tem uma fabrica la? Eles nao tem lugares melhores pra ir nao?

      • Marcus Malacarne

        Você não deve ter entendido o que ele quis dizer.

        Mas como disse o iLex, o desenvolvimento e testes continuarão a ocorrer na Califórnia. Se bem que, sempre pode acontecer de vazar produtos antes da hora. Não me espantaria se visse no Mercado Livre um iPad sendo vendido antes do lançamento, ainda mais se tratando de Brasil.

  • Tomara que caia o preço…e aproveitando podia diminuir o preço do MacBook né?!, pensando em comprar um Mac ou um iPad no fim do ano e se forem produzidos aqui com preço menor vai ser mt bom…

  • Daniel

    Ja sabia, mas nao podia falar :X

  • Luiz

    Não façamos muito alardio. Isso não quer dizer que seu iPad vai ficar a preço de banana quando for produzido no Brasil.

  • Aldrius

    só queremos pagar o que é justo!

    lá fora o ipad mais barato é mais ou menos uns 850 reais… aqui era 1600… se for entre 1000 e 1200
    já é justo! pelo menos pra mim né…

    Att,

  • Thiago

    Jundiaí, terra da uva e agora da maçã!!!

  • Henrique S. Baloneker

    Yupiiiiiiiiiiiiii
    Felicidade carregada:
    100 % de bateria…

  • JLopes

    Ué, notícia maus sem noção. Obvio q teria q ser em Jundiaí, onde já tem fabrica montada (já prestei serviços lá) ou alguém acha que em menos de 6 meses iriam conseguir montar do zero uma fabrica desse porte? Cada uma!
    Provavelmente só vão mudar as linhas de produção pra MONTAREM aqui, pq ninguém pense que os componentes serão fabricados aqui. Virão de fora, como quase tudo em informática, e apenas montados aqui.
    Também por este motivo não espetem grandes baixas de preço. Na verdade até duvido, embora espere estar muito enganado.

  • O governo está de parabéns com essa atitude que só foi aceita por causa do retorno amplo que sabe-se que vai repercutir para o país. Náo só politicamente mas moralmente.Isso nao tem preço para a imagem do Brasil. Bater palmas assim é fácil para se esquecer de furos feitos pelo governo. a inflaçao é um ponto que aponta agora uma alta incrivel naquilo que vinha controlando” bem “.
    Nao estou colocando a culpa toda no governo porque o povo ta gastando mais desnecessariamente..nao é meu caso mais deu vontade de rir.. (risos)

    O meu Ipad2 ta vindo..

    Sucesso Agora..

    abraços

  • kakosapo

    Como a gasolina aqui em Goiânia está R$3,30 e nosso País se vangloria de ser auto-suficiente em petróleo,
    é muito inocente quem acha que o preço do iPad via baixar só por ser fabricado aquí,êta povinho que sofre!

    • Monty

      Ser autossuficiente em petróleo não quer dizer que os acionistas da Petrobrás, que é uma empresa de capital misto, tenham que ser penalizados subsidiando o consumo vendendo abaixo do preço internacional da commodity. Fora que a gasolina subiu por conta do álcool, a Petrobrás mesmo ainda não reajustou (ou seja, hoje está penalizando os acionistas).
      E lógico que o iPad nacional vai ser mais barato. A conta é simples: imposto. 😉

      • Facasan

        Concordo. Quando toda a frota de carros brasileira for flex o governo vai poder tirar os 30% de álcool do litro da gasolina e não ficaremos mais reféns da entressafra da cana. Quanto à maçã, cabe-nos aguardar a safra de Novembro 

      • carlin

        Ah é?
        Não se seguir a lógica de preços da Sony com o PS3.
        Preço do PS3 importado legalmente na americanas.com = R$1200
        preço do PS3 nacional na americanas.com = R$2000
        agora abaixaram pra meros R$1600

        • Marcel Campos

          Videogames estão enquadrados na lei como jogos de azar… por isso tão caros aqui, tango os consoles como os jogos.

  • Felipe cruz

    Ae galera! Fugindo um pouco do tópico, a iTunes store esta dando de grca os episódios do smallville (1 episódio por temporada) para quem tem conta americana. Fica a dica!!!!

    • Gabriel

      Obrigado, muito útil!!

  • Não é possível que somente eu fiquei com a pulga na orelha quanto a essa matéria…..
    A história fala de montar IPHONEs no Brasil também…. O_O …. alguém percebeu isso também??? Ou será que foi empolgação demais de alguém?

    • Eu acho que é bem cedo para iPhones. E digo mais, se ainda vão construir o novo complexo, quando ele ficará pronto para o início da montagem???

      • Shoreland

        Por que ainda e cedo pra iphones? Ipads n sao mais complexos e sofistocados nao?

      • Daniel

        Será esse anexo atrelado ao já existente em Jundiaí??
        Já estou com o curriculum, telefone e nome em mãos! Gogo testar o diploma!

      • Bra_tac

        Aqui em Goiânia gastaram 3 meses para erguer e fazer funcionar um enorme WalMart.

        Se fosse o governo construindo aeroporto ou estádios de futebol, eu não ficaria nada empolgado.

        Mas, como são chineses erguendo fábricas de produtos eletrônicos, não duvido nada que o iPhone 5 seja montado no Brasil.

      • Monty

        Pena que ninguém vai voltar aqui para ver, mas iLex, eu não estaria tão preocupado com o prazo de construção:

        http://www.youtube.com/watch?v=Ps0DSihggio&feature=player_embedded

        Malditos chineses… 😉

        • Ricardo

          CAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARA***

          Vou mandar os caras da minha universidade chamarem os caras da China pra construir nosso novo hospital-escola. Assim, de 4 anos previstos, vão construir em 10 dias. HHAHA

  • Emanuel

    Com grana Ilex, rapidinho!!

  • Cris

    Espero que não tenhamos recall nessas primeiras levas de produtos montados no Brasil.

  • eduardo

    Quando os preços dos tablets produzidos no brasil deve começar a cair, após essa mudança de impostos?
    por exemplo, galaxy tab (que já é produzido no Brasil), IPAD (quando for produzido) entre outros
    assim é bom d++++
    nem queria, é agora que vou comprar meu tablet =D

  • TiãoGavião

    Aguardando…
    Uma excelente noticia para todos Applemaniacos e para o Brasil!! Que venha os Macs tbem..

  • Bragante

    Podemos dizer q agora deixou de ser rumor? Oba!

  • George Villasboas

    E quem foi q disse que uma legislação trabalhista burra e antiquada, como a nossa, pode evitar os episódios d suicídios q aconteceram na China? Ela é muito mais uma arma de destruição em massa de empregos do q protetora de trabalhadores. Só não ver quem não quer.

    • Monty

      A The Economist fez uma reportagem outro dia sobre a legislação trabalhista brasileira demonstrando justamente isso, como ela prejudica o próprio trabalhador.

      • Frederico

        Vc tem o link da matéria?

  • Lucas ramos

    Só acho injustiça para os consumidores que pretendem comprar os iPads ja nas proximas semanas (meu caso), poderia vir com descontos! Sou ancioso de mais para esperar até novembro/dezembro a produção brasileira.

  • iPrest

    Bom para o Brasil. Melhor ainda para nós, applemaníacos.

  • kakosapo

    Mas eu continuo pagando R$3,30 o litro da gasosa,e o PS3 fabricado aqui continua longe da realidade da maioria dos brazucas!

    • Jrbs

      Felipe Neto Detected!

  • Thiago

    É nozes na fita,
    Alguem mais de Jundiaí por aqui?

  • Madmediphone

    Eu é que não vou ficar esperando fabrica brasileira , quando sair o iPad 2 eu compro na hora

  • Lagpsye

    Tomara que a demora em lançar um novo produto aqui melhore.

  • Bruna

    Ó terra querida Jundiaí
    Teus filhos amantes são de ti….

    Tava na cara que ia ser lá… A cidade tem um puta distrito industrial…
    So tomara que vingue essa tal exigencia de banda larga por la pq a cidade é terrivel no quesito internet. A estrutura é pessima, os precos sao mais altos do que aqui em SP.

    Enfim.. Feliz pela minha terra…

  • iPh.

    Nossa Jundiaí conhecida nacionalmente como a terra da uva agora será a terra da Maçã !!

    • Já largaram essa piadinha lá atrás…

  • Overlord

    Mesmo o preço empatando com o iPad importado (DE MANEIRA LEGAL), ainda assim é um ótimo avanço para o país. 🙂

  • Leonardo

    Vamos montar um bar lá do lado e esperar o protótipo.

    Com a promoção: No aniversário de engenheiro, o cara não paga nada!

  • Thiago

    CREDO.

    Fabricar iPads no Brasil pela Foxconn? Os celulares montados por esta empresa no Brasil são campeões em dar problema, e conheço pessoas que trabalham nesta empresa (em minha cidade tem uma unidade) que já me disseram que, se você ver como fazem, você não compra. É grande a possibilidade de VOCÊ ter um celular que já foi retrabalhado umas 20 vezes antes de sair da fábrica. Agora vão colocar os produtos do Steve Jobs para montar aqui, isto quer dizer que a mão de obra brasileira já deve estar mais barata que a chinesa. Apple é sinônimo de requinte e sofisticação, será que vai perder essa fama?

    • Alex iPilot

      Se eu vir fazendo não compro? Isso é fábrica de salsicha?

      • Monty

        Kkkkkkkkk, muito boa a da salsicha!!!
        #ridemaisdaconta

    • Marcel Campos

      a foxconn já fabrica os ipads na China, pq aqui seria diferente a qualidade??

  • Lucas Claro

    Ou seja, até a copa do mundo já teremos iPads “nacionais”.

    Ai só vai ficar faltando os estádios, a segurança, melhores aeroportos, melhores rodovias, melhores sistemas de transporte publico, melhores jogadores, melhores campos, menos briga na saída do jogo, mas de que isso importa?O iPad vai estar ai (y)

    # 😉

  • Mario

    Banda larga de alta velocidade??? Kkkkkkkkkkk …. É pra rir mesmo. rsrsrs

    • Parece que você não mora no Brasil, onde algumas empresas tem a cara de pau de vender “banda larga” de 512kbps…

  • Guilherme

    Comprei 3 produtos na Apple Store e as notas ficais chegaram com endereço de Jundiaí!