2011ARQUIVONotícias

Segundo Folha, Foxconn escolheu Jundiaí para montar a fábrica de iPads no país

O site Folha.com acaba de publicar a informação de que a empresa taiwanesa parceira da Apple na montagem de diversos dispositivos, já decidiu onde será o complexo industrial encarregado de montar em nosso país, entre outras coisas, o iPad (e futuramente o iPhone). A escolhida, como já se previa, é a cidade de Jundiaí, no interior do estado de São Paulo.

Para manter o sigilo e o segredo industrial, a construção da nova planta será dentro da atual unidade da empresa. De acordo com matéria divulgada com exclusividade pelo Blog do iPhone na semana passada, o Secretário de Desenvolvimento da cidade declarou que uma área de 100.000 m² já estaria reservada e a projeção de empregos seria de 3 mil funcionários na fase inicial, mais 3 mil a partir de março/2012 (leia “Para Secretário, a fábrica Brasileira da Apple já tem local definido“).

No final de abril, a Foxconn fez uma série de exigências ao governo brasileiro para o investimento de US$12 bilhões no país, como banda larga de alta velocidade e prioridade em aeroportos. Em contrapartida, a presidente Dilma Rousseff exige também algumas condições da empresa chinesa, como contratação de mão de obra predominantemente brasileira (haja gente especializada para isso), treinamento de empregados e transferência de tecnologia, o que é muito vantajoso para o Brasil.

Ainda segundo a Folha, nos próximos dias deve sair finalmente a decisão da Receita Federal que equipara os tablets aos notebooks, o que deverá baixar drasticamente a tributação dos aparelhos fabricados/montados no país. O governo também insiste no respeito à legislação trabalhista brasileira quanto a salários e direitos, o que deve evitar que explorações como as que acontecem na China (gerando alguns suicídios) sejam repetidas aqui.

Folha, com dica do PlanetBrasil

Botão Voltar ao topo