Notícias

Segundo Folha, Foxconn escolheu Jundiaí para montar a fábrica de iPads no país

O site Folha.com acaba de publicar a informação de que a empresa taiwanesa parceira da Apple na montagem de diversos dispositivos, já decidiu onde será o complexo industrial encarregado de montar em nosso país, entre outras coisas, o iPad (e futuramente o iPhone). A escolhida, como já se previa, é a cidade de Jundiaí, no interior do estado de São Paulo.

Para manter o sigilo e o segredo industrial, a construção da nova planta será dentro da atual unidade da empresa. De acordo com matéria divulgada com exclusividade pelo Blog do iPhone na semana passada, o Secretário de Desenvolvimento da cidade declarou que uma área de 100.000 m² já estaria reservada e a projeção de empregos seria de 3 mil funcionários na fase inicial, mais 3 mil a partir de março/2012 (leia “Para Secretário, a fábrica Brasileira da Apple já tem local definido“).

No final de abril, a Foxconn fez uma série de exigências ao governo brasileiro para o investimento de US$12 bilhões no país, como banda larga de alta velocidade e prioridade em aeroportos. Em contrapartida, a presidente Dilma Rousseff exige também algumas condições da empresa chinesa, como contratação de mão de obra predominantemente brasileira (haja gente especializada para isso), treinamento de empregados e transferência de tecnologia, o que é muito vantajoso para o Brasil.

Ainda segundo a Folha, nos próximos dias deve sair finalmente a decisão da Receita Federal que equipara os tablets aos notebooks, o que deverá baixar drasticamente a tributação dos aparelhos fabricados/montados no país. O governo também insiste no respeito à legislação trabalhista brasileira quanto a salários e direitos, o que deve evitar que explorações como as que acontecem na China (gerando alguns suicídios) sejam repetidas aqui.

Folha, com dica do PlanetBrasil

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados