2010ARQUIVO

Antid0te trará mais segurança a usuários de aparelhos com jailbreak

Até hoje, o jailbreak do iPhone (ato de alterar o sistema para instalar aplicativos e funções que a Apple não permite originalmente, como o compartilhamento do 3G por Wi-Fi ou a troca de arquivos por bluetooth) sempre precisou quebrar as proteções de segurança do sistema para que se pudesse instalar o que quisesse. Porém, ao mesmo tempo que permite mais liberdade ao usuário, também deixa portas abertas que fazem o aparelho muito mais vulnerável a ataques maliciosos. Mas isso pode mudar em breve.

O consultor de segurança Stefan Eßer (lê-se ‘Esser’) anunciou que apresentará um novo método bem mais seguro de jailbreak, que deixará os iDevices (aparelhos com iOS) protegidos com a técnica ASLR.

Ele pretende apresentar sua nova criação no dia 14 de dezembro em Seul, Coreia do Sul, na Power of Community Security Conference. A ferramenta se chamará Antid0te e permitirá a realização do jailbreak que implementa já a proteção no dispositivo.

A técnica ASLR (Address space layout randomization) deixa o aparelho mais resistente a ataques de malwares. Ela já é atualmente usada em sistemas mais modernos, como o Windows 7 e Mac OS Snow Leopard.

O evento de terça-feira é muito importante, pois pode inclusive mostrar uma direção para a própria Apple implementar futuramente mais segurança no iOS. Apesar dele ser um sistema considerado bem seguro, algumas brechas já apareceram (como a do SMS e do PDF) e é sempre bom melhorar esse quesito.

É importante lembrar que jailbreak e pirataria são duas coisas diferentes, e este Blog, como sempre fez, não apoia o roubo de aplicativos.

fonte

Botão Voltar ao topo