Enquetes

Veja o resultado da nossa pesquisa sobre a bateria do iPhone

Bateria do iPhone

Desde o lançamento do iPhone OS 3.1, muita gente reclamou da queda de performance da bateria após a atualização. Foi por isso que decidimos fazer uma pesquisa aqui no Blog, para saber se eram “casos isolados” ou se tratava realmente de uma tendência do novo software.

A intenção dela não era entrar em muitos detalhes. Claro que um levantamento mais preciso exigiria informações como uso de serviços (como o Push), hábitos de uso e tal. Mas quisemos em um primeiro momento apenas fazer um breve levantamento se as pessoas estavam ou não tendo problemas com a bateria depois do novo OS.

O resultado você acompanha agora.

Foram 288 leitores que se dispuseram a fazer o teste e recolher as informações. Destes, a maioria absoluta (51%) afirmou possuir o modelo 3G, vendido no Brasil desde setembro do ano passado.

Modelo de aparelho

Na pergunta relativa à versão do iPhone OS, 69% afirmaram já ter adotado o novo sistema.

Versão do iPhone OS

Ao serem perguntados sobre o tempo de uso do telefone, a maioria deu respostas entre 2h e 5h30 (em sua página, a Apple afirma que ela pode render até 5h no 3G e 12h no 2G). Ou seja, até aí parece que os números estão dentro da norma.

Tempo de Uso

No tempo de espera (quando o aparelho fica em repouso), a bateria durou mais de 24h para 40% dos entrevistados. É curioso isso, porque se vê que muita gente na verdade não usa tanto assim o iPhone. Pelo menos não no dia-a-dia.

Tempo de espera

E por último, a impressão final, que na verdade é o que interessa na pesquisa. A performance da bateria do iPhone melhorou ou piorou desde a última atualização?

Impressão geral

Apenas 21% dos casos acha que ela piorou, o resto não viu diferença ou até mesmo acho melhor a performance.

Ou seja, pelo que parece, o novo iPhone OS 3.1 não foi assim tão prejudicial para a bateria quanto alguns afirmam. Se você está tendo problemas com a duração da sua, tente restaurar o iPhone OS, sem recuperar o backup antigo. No meu caso não influenciou, mas há teorias (não comprovadas) de que o antigo backup pode prejudicar os ajustes da bateria, fazendo-a consumir mais. Se fizer isso, não esqueça de guardar bem seus contatos no Outlook, Google ou na Agenda do Mac, para que eles possam ser sincronizados depois.

Agora, visto que você guardou os seus números conforme pedimos (você guardou, não é?), que tal repetir o teste, seguindo as dicas de economia de bateria que já publicamos aqui? Siga as dicas, anote os resultados e compare. Depois nos diga o resultado. 😉

 

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcos

    bacana.

  • Show de bola… Por sorte eu estou sempre com o iphone conectado ao computador, transferindo alguma coisa, então não tenho problemas com bateria ! =D

  • Marcos

    sendo o chato da festa: 51% = maioria simples, não maioria absoluta.

    • Bruno

      51% eh maioria absoluta em qualquer parte do mundo… tanto q as eleicoes se decidem no 1o turno com 50%+1…

    • Tem certeza, Marcos?
      Até onde eu sei, maioria absoluta é quando tem no mínimo 50% +1, enquanto a maioria simples é igual ao caso do tempo de uso, onde 12% foram a maioria no meio das outras respostas.

      • Rafael M

        Só pra não ficar dúvidas pra ninguém.

        No termo “Maioria Absoluta” a palavra “absoluta” se refere a um número inteiro de pessoas/coisas. Por exemplo: Num grupo de 10 pessoas, para se ter a maioria absoluta em alguma coisa, precisaríamos de 6 pessoas, isto é, 5 (que representam 50%) + 1 porque o número tem que ser inteiro.

        No caso dessa pesquisa que você fez, para termos 50% + 1 teríamos que ter 145 pessoas (144 é a metade de 288 + 1 pessoa).

        Saludos,

    • Julio Bianco

      Marcos “o chato da festa”

      =\

    • Julio Bianco

      Sei la um dado legal seria:

      Quanto tempo vc tem um iPhone?

      O que da a entender é que muitos leitores do blog vieram junto com a chegada do iPhone ao Brasil.

      Tipo eu tenho o Classic, faz um ano e pouco, mas ai no meio destes 3gs deve ter gente que começou no classic.

  • Tuaregue

    Bom trabalho!!!!

  • iLex, o meu além do tempo de bateria ter piorado, ele vem deslgando sozinho. Tenho que dar reboot. Inclusive até enviei email pra você contando isso. Dei um restore nele, mas recuperando o becape. Melhorou, ele só desligo duas vezes em 1 semana, mas desligou. Liguei numa autorizada apple de Campinas e um funcionário me disse que pode ser bug quando baixei o 3.1. Pode mesmo? E quanto à dar restore sem becape, como eu guardo as informações do apaelho, certificado digital, etc… perco tudo isso né?

    • Certificado digital? o.O

      Quanto ao que acontece com você e mais alguns leitores, ainda não se sabe porque para alguns o aparelho desliga sozinho. De repente seria uma outra pesquisa a ser feita.

      • Isso aqui mesmo!!!

        Esqueci desse detalhe, na verdade o problema que mais tem me incomodado foi esse de desliugar sozinho…, travar do nada!

        Por isso que não queria restaurar backup…, mas por outro lado tb não queria perder os dados de alguns jogos..rs.

      • Certificado digital da empresa. Mas acho que terei que dar um restore e não pegar o becape mesmo. Sugiro que você pense a respeito de um post sobr isso.

      • Thiago

        Mesmo problema que eu estou tendo.

        E infelizmente nenhuma importância tem sido dado a esse problema por nimguém das operadoras ou da Apple!

        Considero que esse problema é muito mais grave que o problema de bateria!

    • Halan Vieira

      O meu tb vem apresentando isso.

    • Jota Ribeiro

      Depois que atualizei pro OS 3.1 meu iPhone começou com esse problema de desligar sozinho entre outros.
      Isso está sendo bem comentado lá fora, porém aqui estão ignorando o problema.

      Eu fui na TIM e apresentei o problema, eles deram um iPhone novinho, na hora e sem maiores complicações.

      • Thiago

        Acionar a garantia seria uma solução se o problema não fosse aleatório.

        Chego na loja e falo para a atendente que o telefone está com problemas. Ela vai verificar e o telefone está normal…

        Saio da loja e ele volta a dar problema…

        Como demonstrar um problema desses???

      • Jota Ribeiro

        Então Thiago, o meu, além de travar não estava tocando mais.

        Quanto a travar ela também não podia fazer nada, pois ela alegou que precisava de um problema visível. E como tu mesmo disse, o problema é aleatório, trava quando quer. Foi então que eu apresentei o problema do toque. Ela ligou e ele não tocou. Dae trocaram de boa.

        Agora eu jamais me atrevo a atualizar pro OS 3.1 novamente.
        E a coisa boa de tudo isso foi que ganhei mais um ano de garantia.
        E tem mais, a galera que tem o 3G de 16GB sai de lá com um 3GS pois não existe mais 3G de 16GB.
        🙂

    • Antes do 3.1, qdo eu utilizava o tethering pra uso geral apenas, o iPhone bootava sempre que eu abusava da conexao.. depois do 3.1 ele demorava a bootar, e só bootava qdo eu realmente abusava, fazendo downloads.

      Agora eu tou com 3GS, já abusei.. abri tudo, torrents, jogos online, msn, tudo ao mesmo tempo,… e o 3GS segurou tudo numa boa.. ficou melhor que a velox que eu tenho. 🙂

      Quanto a bateria, eu não tenho números, pois tem dia que eu utilizo demais o 3G.. e jogos, quando estou fumando no corredor do prédio.. Tem dia que eu uso youtube demais.. quando o iphone fica com 3G e Wi-Fi desligado, e eu nao tenho tempo pra jogar, só falar aleatóriamente, a bateria continuava durando 2-3 dias.

      O que tá me deixando nervoso é a demora pra carregar do 3GS.. o 3G era muito mais rápido a recarga. =/

  • Clemente

    iLex, muito bom o teste e o resultado ficou dentro do esperado (pelo menos para mim). Agora, o que não dá pra verificar pelo resultado (e até porque não era o objetivo) mas que eu gostaria de saber é, se o 3GS gasta mais ou menos bateria que o 3G. Abs.

    • O 3GS tem uma bateria melhor (hardware) que o 3G, mas em compensação o seu processador consome mais, por ser mais rápido.

  • Bruno

    Alternando entre espera e uso, o meu iPhone 3G (OS 3.0) dura ate mais q 30 horas…chego a ficar 3 a 4 dias sem recarregar…

  • Sabe, estou adorando esse site, parabéns para o iLex pela iniciativa, pois aqui posso tirar muitas dúvidas sobre o iPhone, além do que tb posso expressar minhas idéias à respeito dos diversos temas aqui discutidos. Parabéns mesmo, e sucessso!

  • iLex, tem como você ou alguém me ajudar?

    Não tive problemas com a bateria, mas o GPS não tem apresentado a posição correta…, tem dado umas 3 quadras de diferença…

    já restaurei o software antigo, não funcionou, voltei pro novo, não funcionou…, a Vivo ficou de resolver isso pra mim.

    Mas a pergunta que quero fazer é: caso eu troque de aparelho, como fica o backup? Por exemplo…, não quero restaurar backupe de apps, porque já andei lendo que isso pode influenciar mesmo, tanto em bateria, como desempenho e coisas do tipo.

    Por outro lado…, jogos como o Mafia Wars, que eu já tô num nível bem avançado…, terei que começar do zero? Ou os dados ficam no servidor dos desenvolvedores por exemplo?

    Tem como ajudar?

    Abraços, valew!

  • Raphael

    Excelente post. Mesmo sendo pouco conclusivo, pelo menos pra mim…
    Mais uma bola dentro!

    Agora intenção é com Ç, por favooooooooor!!! rs (2º parágrafo)

  • Daniel

    iLex outra enquete que poderia ser feita é se depois do OS 3.1 o iPhone começou a trancar. O meu, depois que fiz o jailbrak para o 3.1 travou e tive que esperar acabar toda a bateria para que ele destravasse. O cara que trabalha comigo também teve o mesmo problema, sendo que o OS dele não tem jailbreak.
    Abraço,

    • Meu OS também não tem Jail, Daniel… E mesmo assim, trava no mínimo 2 vezes ao dia..rs.

      • Nat

        Eu nao tenho iphone, + meu itouch tava apresentando esse problema, do nada ele travava e só voltava segurando o home+sleep. E enquanto isso acontecia, a bateria ia drenando. Tanto que se ele travesse e eu não percebesse logo, qdo ia tentar reseta-lo, já aparecia com a bateria drenada. Mas para mim, a atualização para o 3.1.1 melhorou isso. Que chegava a acontecer, 3 vezes por semana. Agora, desde a atualização, aconteceu apenas 1 vez. Já fiz restore não pareceu resolver. Se alguém souber de algo…

      • Daniel Garcia

        Velho, não é só o travamento. O bagulho bloqueia e enquanto não acaba a bateria e tu conecta ele na fonte ele não funciona. É como se a tela touch parasse de responder. O bagulho é doido, pq se tu aperta a tecla home duas vezes a função iPode funciona, mas não dá pra tocar.

    • Madeira

      O meu trava direeeeto. Peguei o meu iPhone dois dias antes de atualizarem o sistema, então não tenho como fazer uma comparação. Mas seria uma pesquisa interessante. Assim poderiamos tentar achar alguns motivos dessa trava, programas em comum… sei lá….

  • Krikaoli

    Muito legal os dados apresentados. Excelente iniciativa e os resultados foram bem interessantes. abraços

  • Ricardo

    Uma dica que para mim valeu a pena que vi em alguns sites em ralação ao consumo exagerado da bateria que aconteceu comigo ( no caso do 3.0) era antes de fazer um restore, fazer um reset nas confurações deixando com ajuste como vem de padrão de fabrica, depois disso é só fazer o restore normal podendo usar o backup. Eu fiz isso 2x e nos 2 casos resolveu o problema, talvez isso tb possa resolver esse problema de desligamento

  • Brian

    Os resultados esclareceu muita coisa, parabens pela iniciativa e pelo trabalho!!!

  • Thiago

    Desde que instalei o Iphone OS 3.1 meu problema é outro!

    O iPhone para de responder… a tela fica preta. Apertar o botão Home de nada adianta. Reiniciar, as vezes, é a única alternativa, e isso vem acontecendo com frequencia!

    Não uso nada que não seja oficial no meu iPhone justamente para não ter problemas com meu aparelho mas heis que uma atualização da própria Apple põe tudo a perder.

    A falta de cuidado da empresa na liberação, tanto do iPhone OS 3.1, quanto na liberação do iTune 9.0 é evidente!

    Para uma empresa que sempre se colocou como exemplo em zelo pela confiabilidade de seus produtos a Apple decepcionou! Me faz repensar a vontade de comprar um iPhone 3G S afinal, para ter um produto que apresenta problemas, melhor comprar o mais barato.

  • IMeire

    Parabéns ILex esta pesquisa…muito bem feita, nem a Apple tem um levantamento desses.
    Vlw Blog!

  • Parabéns!

  • Kowgan

    Bom trabalho. Sugiro que vocês façam uma pesquisa relacionada para os usuários de iPod Touch, que ficaram de fora :/

    PS: Correção no texto: “A intensão dela não era entrar em muitos detalhes.”
    Intensão? Intenção!

  • Fernando Araújo

    Confere, acho que é “intenção” com Ç e não com S como está lá no início do texto. Intensão com S é isso abaixo:

    A palavra intensão está registrada nos mais importantes dicionários brasileiros e também no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Seu significado é ato de intensar; força, veemência, energia; aumento de tensão. Intensar significa tornar mais intenso.

  • Jrbs

    Nessa semana o meu iphone do nada desligou (travou) com 80% da bateria… tentei de todas as formas possíveis ressucitá-lo (power+sleep, cabo no computador, cabo no carregador, pancadinha)… não consegui!! Ficou de tela preta por umas 12horas.

    No outro dia levei na loja da Claro para suporte…. adivinha!? O cara colocou o cabo do carregador e ele voltou a funcionar. O cara falou que isso está ficando normal… tem aparecido muita gente reclamando.

    Não sei o que aconteceu… voltei com ele para casa dei carga de 100% nele e até hoje não deu problema ainda.

    Ele só não foi trocado na loja porque não tinha disponível para troca no momento. Mas se travar novamente desse jeito eu vou trocar.

    Boa pesquisa!!

    Abraço,

    -Jrbs.

  • Jrbs

    Kowgan … percebi também 😉

    O iLex tem crédito! Ele teve a “Intenção” certa. Hehehe

  • Putz… Faltou cruzar os únicos dados realmente interessantes pra mim:

    Quanto tempo em média dura a bateria do 3GS brasileiro com OS 3.1 e 3.01…

    Abraços,

  • MVM

    Hm… essa questão da bateria no OS 3.1 ainda merece um pouco mais de atenção… A Apple mesmo já está investigando (com um app gerando logs) em aparelhos e tudo mais faz um tempo.

    Teve dias da minha bateria gastar entre 15-17% em uma noite (entenda: das 23h30 às 5h30), com o iPhone totalmente parado e em espera.Direto acontece de tirar do computador em 100% (com o símbolo da tomada) e no segundo seguinte já cair para 99%, aí replugo no pc e leva uns 4-5min para chegar em 100% outra vez.

    Conheço mais três pessoas com o 3GS na OS 3.1. Uma delas não percebeu diferença, mas ela apenas telefona e bem de vez em quando usa dados. As outras duas usam como iPod e jogam e estão reclamando absurdos da miséria de tempo que tem durado a bateria.

    De qualquer forma, já passou da hora da Apple tomar uma atitude decente (ela disse que seria problema na porcentagem… mas é interessante que quando acaba a porcentagem, minha bateria de fato acaba! Não tá marcando errado, não! ;))…

    Parabéns pela pesquisa, iLex! Só fiquei triste porque 25% das pessoas não sabiam responder sobre o consumo (o que poderia mudar o resultado!)

    iLex, divulga separado o consumo para cada modelo, pra gente ter uma idéia legal! Até porque as reclamações de menor duração da bateria estão mais focadas no 3GS…

    Até!

    • Halan Vieira

      Cara, aconteceu EXATAMENTE isso comigo… tirei até screenshots para comprovar…

      Tipo, vou dormir e tiro uma screen.. assim que acordo tiro outra, e ai comparo. E por incrivel que pareça, todas a vezes o USO chegou a ser de 40 min a mais de 1h.

      Ou seja, que usou o iPhone, fantasmas??? muito estranho, não sei que processo estava ‘usando o iPhone’.

      Mandei um email para o contato do blog, como todas as screenshots (para um possível post e averiguação(mas não obtive retorno) 🙁

      • não recebi essas screenshots. 🙁

        Mande para deuzigzira(arroba)blogdoiphone.com.br

      • Halan Vieira

        Enviado! 😀

    • Thiago

      Cara esse lance de tirar da tomada e cair de 100% para 99% imediatamente acontece dia sim, dia não no meu 3GS.

  • Carlos Adller

    Pesquisa sem muita utilidade, uma vez que não foi avaliado a duração da bateria com o uso do Push (notificações e e-mail), que é o principal dreno de bateria do iPhone. Com ele ligado, a bateria dura mal 16h sem uso.

  • fabio

    eu n uso muito meus dois iphone(iphone 3g-vivo/iphone 3gs-tim) como cel n eu uso so por,lazer,internet email entre outras coisa q o iphone faz.
    Para telefone eu uso meu nokia 5800,eu gosto muito do iphone so n tenho muita coragem de sair pelas ruas com um iphone n depois eu posso ser roubado

  • é iLex, pelo visto realmente merece um post e uma investigação esse lance dos aparelhos desligarem hein…

  • Víctor

    o desligamento inesperado tem acontecido comigo também. só home+power pra resolver :S
    só aconteceu agora com o 3.1.
    meu iPhone é o 3G.
    A bateria dele dura no máximo 1 dia 🙁

    • exatamente Vitor, 3g, FW 3.1. Com restore o meu melhorou muito, tenho ouvido por aí que pode ser bug quando baixou o FW. Tenta dar restore. Abraços!

      • Montenegro

        Tenho um iPhone 3G da VIVO. Ele veio com FW 3.0 e imediatamente passei p/ FW 3.1. Não posso comparar a duração da bateria entre os dois FW’s, pois nem cheguei a usa-lo no 3.0, mas só sei que no 3.1 a bateria dura no máximo 02 dias sem usar muito p/ dados. Quanto a travar e desligar sozinho, isso NUNCA aconteceu comigo!!! O meu iPhone ainda não esta com jail.

  • Joao

    Eu li, se nao me engano foi ate aqui em alguns comentarios, que ao carregar o iPhone pelo PC a bateria tende a drenar mais rapido. Alguem confirma isso?

    E sim, otima materia iLex, parabens. Porem os comentarios aqui me deixaram com mais duvidas do que respostas afinal, hehe

    • Joze

      Cara comigo acontece o contrário, carrego todo dia o ipod na tomada, mas quando carrego no pc parece que dura um pouco mais.

      E acontece uma coisa estranha, na tomada ele carrega 100% em +ou- 1hr, já ligado no pc ele carrega em 1hr só q o ícone de carregando ainda aparece no iTunes, tipo no iphone ta 100% mas no itunes não, no itunes demora mais de 2hrs pra mudar o ícone e 100%, e o pior é que se desligo antes de aparecer no itunes, a bateria acaba rápido.

      o.O

  • Marina

    minha bateria do 3G começou a ficar mto ruim de um dia p/ outro… tinha que carregar 4 a 5 vezes por dia… ainda bem que estava na garantia, a Vivo me mandou um novinho!!!

  • Pessoal, estamos estudando uma solução para resolver o problema de alguns aparelhos 3G que travam ou desligam do nada.
    Quem puder ajudar, é só ir no nosso fórum e deixar sua experiência:
    http://forumdoiphone.com.br/index.php?showtopic=2544&view=findpost&p=8868

  • GRM177

    O meu está durando 8 hrs e 2 dias em média (3G off, GPS off, WiFi on, na maioria das vezes).

    Passou a durar mais com as dicas do link mencionado no post.

    E uma dica extra, que um pessoal não se ligou, embora o 3G seja bem mais rápido, para conversas no MSN, ou checar emaiils, o Edge, que chega a 200k, faz perfeitamente bem, consumindo menos bateria. A grande vantagem do 3G é com o aparelho no carregador (como modem, por exemplo).

  • GRM177

    Corrigindo:

    O meu está durando 8 hrs. (uso) e 2 dias (stand).

  • diego

    tenho um iphone 3GS novinho…usando o wi-fi e/ou utilizando os dados o/ou jogos come mesmo a bateria..dura apenas 1 dia….p/ durar mesmo, é só atedendo ligações e bem pouco ainda… o resto vai gastar mesmo!!!

  • Andre

    Tenho o iPhone 3G Vivo (3.1) fiz duas contagens de tempo da bateria e foi a seguinte:

    1ª Contagem:
    Em Espera: 3 dias e 6 horas.
    Uso: 5 Horas e 30 minutos.

    2ª Contagem:
    Em Espera: 3 dias e 6 horas.
    Uso: 4 horas e 20 minutos.

    Na primeira contagem eu esperei o iphone desligar, pois como eu estava usando, a mensagem de 10% não apareceu.
    Na segunda eu esperei apenas até aparecer a mensagem de 10% da bateria.
    Pela média da pesquisa, me parece que no meu caso a versão 3.1 não prejudicou minha bateria.
    Valeu…

  • Sudré

    Depois de ler todos esses comentários eu vou é ficar quetinho aqui no 3.0… Esperando pelo Jailbreak Windows… Parabéns pelo post iLex… De altíssima qualidade…

  • brunolv

    Pra mim é uma grande surpresa 69% ter instalado o 3.1, mesmo com todos os problemas que tem se ouvido falar ultimamente.

    • MVM

      Hm… será que talvez o pessoal instalou antes de ficar sabendo dos problemas? 😉

      • brunolv

        Quem usa jailbreak ( e que foi maioria em outra pesquisa) não instalaria o 3.1 logo no primeiro dia. E quando olhei alguns blogs e fóruns no dia seguinte ao lançamento do 3.1 já deu pra ver vários problemas q o pessoal estava tendo.

  • Edguitarra

    iLex
    Pra mim o 3.1 melhorou muito a performance da bateria, mas muito mesmo. Só quero reclamar de uma coisa, meu tempo de uso foi 5:30h e o tempo de espera foi 2 dias e 5 horas, mas não tinha opção pra mais de 30 horas de tempo de espera. Daí coloquei entre 24h e 30h.
    Mas é isso, abraço.

  • AndreSS

    iLex,
    Notei que, após a atualização do meu 3G para o firmware 3.1, a bateria dele também está acabando rapidamente (sem usar o 3G).

    Dá para voltar para o firmware 3.0 fazendo apenas a restauração do iphone ???

  • Gabriel

    não fiz o teste (ainda irei fazer) mas notei que uma coisa que prometeram cumpriram mesmo, o uso do wi-fi, quando usava minha bateria não durava nada, agora já guenta o tranco…

    mas usando 3g ainda acaba rápido (ta melhor que antes, mas….)