Reviews

iPhone 6 e 6 Plus: Tudo sobre os novos aparelhos

iPhone 6 e 6 Plus

Com o iPhone 6 (e 6 Plus) chegando ao Brasil, chegou a hora de detalharmos as características dos novos modelos, para que os interessados em comprar possam decidir qual a versão que mais atende às suas necessidades.

iPhone 6 e iPhone 6 Plus

O que vem na caixa

Dentro da caixa vem os acessórios tradicionais de sempre: um cabo Lightning/USB, um adaptador de tomada, fones de ouvido EarPods, folhetos técnicos e os clássicos adesivos da Maçã.

YouTube video

Tamanho

O aumento de tamanho é o grande diferencial desta geração. Ambos os modelos são maiores que as gerações anteriores e só a tela do iPhone 6 Plus é maior que o iPhone 4 inteiro (!!!).

iPhone 6 Plus e iPhone 4

Em termos de tamanho, o iPhone 6 menor é o nosso preferido. Com seu design de bordas arredondadas que lembra vagamente o iPhone de primeira geração, ele possibilita uma boa pegada sem ser exageradamente grande.

iPhone 6iPhone 6

O modelo Plus, por ser bem maior, é um pouco mais complicado de operar apenas com uma mão, pois o dedo polegar não chega em todos os cantos da tela. Mesmo assim, existe um público específico que gosta de dispositivos maiores e prefere o modelo de 5.5 polegadas.

iPhone 6 Plus

YouTube video

Processadores

Os novos iPhones vem com o novo chip A8, que é dual-core e com arquitetura de 64 bits. Eles fazem o sistema ficar mais rápido que a geração anterior mesmo com as telas maiores. Ele também consome 50% menos energia que o antecessor A7, o que influencia também na bateria.

iPhone 6 interno

Além do co-processador M8 (para registrar movimentos) e da inclusão de um barômetro (para medir a pressão atmosférica), os novos dispositivos contam também com tecnologia NFC, capaz de se comunicar com terminais de pagamento apenas por aproximação. Mas ao contrário de outras marcas, o NFC por enquanto está limitado ao uso do Apple Pay; espera-se que no futuro a empresa libere este tipo de comunicação para outros fins.

Ambos os modelos são compatíveis com o padrão Wi-Fi 802.11ac, que permite conexões mais rápidas e com maior distância. Mas isso só é possível se a rede na qual ele estiver conectado seja gerada em um router com este padrão. Ou seja, se o seu roteador de casa ainda for 802.11n ou anterior, a velocidade será limitada ao que você tiver em casa.

Bateria

Baterias maiores e com um processador que consome menos energia, só poderia se refletir em um maior tempo de uso diário, mesmo com as telas maiores. Em testes com visualização de vídeos em loop contínuo, o iPhone 6 durou cerca de 10h antes de ficar sem bateria, enquanto o iPhone 6 Plus aguentou 12h. A performance de uso normal supera com folga a duração do iPhone 5s.

Rede 4G

Como já explicamos antes, os novos modelos são totalmente compatíveis com o padrão 4G brasileiro, não importando em qual país o aparelho seja comprado.

Câmera

A primeira coisa que chama a atenção no design externo da câmera (e que gerou muita polêmica) é que ela se destaca do resto do corpo, apresentando uma pequena protuberância. Em nosso uso no dia-a-dia, isto absolutamente não foi nenhum problema.

Câmera iPhone 6

Apesar de possuir a mesma quantidade de pixels que a geração anterior, as câmeras do iPhone 6 e 6 Plus trazem no seu hardware uma função chamada de Focus Pixels, que é uma parte do sensor fotográfico responsável por manter tudo em foco no momento de composição da imagem. Isto permite que o foco seja feito muito mais rápido (quase instantaneamente) tanto para fotos quanto para vídeos. E a detecção de rostos também foi aprimorada.

Câmera iPhone 6 Plus

O modo de registro de vídeos com o recurso de câmera lenta ficou ainda melhor, com a captação de 240 imagens por segundo, possibilitando vídeos ainda mais lentos, com mais detalhes.

E a câmera do iPhone 6 Plus conta com uma melhoria a mais: estabilizador óptico de imagem, que permite fotos mais nítidas mesmo em ambientes com pouca luminosidade ou com o aparelho em movimento.

Estabilizador óptico iPhone 6 Plus

A câmera frontal (FaceTime) também ganhou uma melhora nos dois modelos. Agora é possível usar a função Modo Contínuo (que tira 10 fotos por segundo) e escolher a que ficou melhor. Ela também capta 81% mais luz, para que suas selfies fiquem ainda melhores.

Outros detalhes

Por ter um tamanho maior, a Apple decidiu colocar o botão de repouso na lateral do aparelho e não mais no topo, como sempre foi. Isto facilita bloquear a tela ou sair do repouso facilmente com apenas uma mão.

Botão lateral iPhone 6

Outro detalhe particular nesta geração é que o iPhone 6 Plus permite, pela primeira vez na história do iOS, uma visualização vertical da tela inicial de aplicativos, quase como no iPad. E em diversos apps adaptados, a visualização também fica diferente, ganhando uma barra lateral.

Tela na horizontal - iPhone 6 Plus Tela na horizontal - iPhone 6 Plus

Para resolver o problema de não alcançar os cantos da tela com o dedão, a Apple incorporou nos dois novos modelos a função de Alcançabilidade. Basta tocar de leve duas vezes no Touch ID para a tela toda “baixar”, permitindo alcançar os cantos. Já falamos disso neste outro artigo.

Reachability

Ele entorta?

Você quer saber se o iPhone 6 (e 6 Plus) tem um erro de projeto que o faz entortar como uma barra de chocolate quando colocado no bolso da calça? A resposta é não, ele não entorta assim tão facilmente. Alguns indivíduos fizeram bastante alarde na internet (e ganharam muito dinheiro com isso), mostrando aparelhos que entortam quando se aplica uma enorme força sobre eles, principalmente em alguns pontos específicos. Porém, testes independentes (além da própria Apple) já mostraram que o aparelho é resistente o suficiente para aguentar o uso normal nos bolsos da calça.

O que achamos do iPhone 6

Estamos usando os aparelhos há quase dois meses e estamos muito satisfeitos com esta nova geração. O iPhone 6, em particular, tem um ótimo tamanho, oferecendo uma melhor experiência de uso que o iPhone 5s, em termos de velocidade e tamanho de tela. Como já dissemos aqui, depois que se acostuma com a tela de 4.7 polegadas, é difícil voltar para a do iPhone 5s. Com o iPhone 4, então, a coisa piora, pois temos a impressão que estamos com um “mini-iPhone” nas mãos.

A versão Plus, na nossa opinião, é voltada realmente para um público específico, que prefere telas maiores. O seu tamanho “avantajado” ocupa um lugar maior no bolso (óbvio), o que nos faz lembrar a todo o momento que ele está lá. O modelo menor é bem mais discreto e não se sente muito no bolso, principalmente por ser bem fino.

iPhone 6

Qual modelo eu compro?

Escolha o iPhone 6 se:

  • você quer a última geração do iPhone, mas não gosta de telas gigantes
  • você gosta de manipular o aparelho com apenas uma mão quando está na rua
  • quer conforto ao colocar o iPhone no bolso
  • acha ridículo as pessoas que usam uma xulapa no ouvido quando falam ao telefone

Escolha o iPhone 6 Plus se:

  • você usa muito o iPhone para jogos ou assistir vídeos
  • você tem mãos grandes
  • você não se importa em ter que usar duas mãos para manipular o aparelho
  • você quer um celular cuja bateria dure mais tempo
  • você quer tirar fotos mais nítidas com pouca iluminação ou quando estiver em movimento
  • você tem problemas de visão
  • você adora telefones enormes e não via a hora da Apple lançar um

Não escolha nenhum dos dois se:

  • você achar os novos iPhones muito caros para o seu orçamento
  • você estiver satisfeito com o seu atual aparelho
  • você não gostar de telefones grandes
  • você tiver mãos pequenas
  • você não se interessa em usar o Apple Pay nas lojas brasileiras se ele vier no próximo ano

Devo trocar o meu iPhone atual?

Este é, sem dúvida, o melhor iPhone já feito pela Apple (ainda bem, pois o dia que ela lançar iPhones piores que o anterior, significa que a coisa não está bem). Quem já possui um iPhone 5s e está satisfeito com ele, provavelmente não deve correr para trocar de aparelho, pois muitas funções são similares, como o chip de 64 bits e o scanner de digitais Touch ID. A diferença de performance, para quem já possui o 5s, não se nota tanto neste primeiro momento. No futuro, com a evolução dos aplicativos e do sistema, é possível que esta diferença aumente.

Quem possui aparelhos mais antigos, como o iPhone 4 ou 4S, notará uma grande diferença de usabilidade no iPhone 6, principalmente no que diz respeito à velocidade de processamento e ao tamanho do aparelho/tela.

Já quem possui um iPhone 5/5c, deve pesar o custo/benefício de uma troca. Afinal, são dois aparelhos que ainda estão funcionando muito bem com o atual iOS e o elevado preço dos novos modelos nem sempre vale a troca.

Seja qual aparelho você tiver, lembre-se que ele possui um bom valor de revenda, como todo o iPhone. Você pode inclusive usar o nosso fórum para anunciá-lo.

Tabela comparativa

Comparativo iPhone 6

iPhone 5s

iPhone 6

iPhone 6 Plus

Opções de capacidade

16, 32 e 64 GB GB

16, 64 e 128 GB

16, 64 e 128 GB

Peso

112g

129g

172g

Espessura

7,6 mm

6,9 mm

7,1 mm

Tela

Retina
4 polegadas

Retina HD
4,7 polegadas

Retina HD
5,5 polegadas

Contraste da tela

800:1

1400:1

1300:1

Definição da tela

326 dpi

326 dpi

401 dpi

Pixels dual-domain

Não

Sim

Sim

Processadores

Apple A7 64bits
1.3 GHz

Apple A8 64bits
1.4 GHz

Apple A8 64bits
1.4 GHz

Bateria

1.560 mAh

1.810 mAh

2.915 mAh

Bateria: Tempo de conversação

10 horas em 3G

14 horas em 3G

24 horas em 3G

Memória RAM

1 GB

1 GB

1 GB

Câmera fotográfica

8 megapixels

8 megapixels

8 megapixels

   ➜ foco

Automático

Automático com Focus Pixels

Automático com Focus Pixels

   ➜ abertura

f/2.2

f/2.2

f/2.2

   ➜ estabilização de imagem

Digital

Digital

Óptica

   ➜ detecção de rostos

Normal

Aprimorada

Aprimorada

Gravação de vídeo

1080p 30 qps

1080p 60 qps

1080p 60 qps

Câmera lenta

120 qps

240 qps

240 qps

Ajuste de foco em vídeos

Manual

Automático contínuo

Automático contínuo

Câmera frontal

HDR automático só para fotos

HDR automático para fotos e vídeo

HDR automático para fotos e vídeo

Compatibilidade com 4G brasileiro

Alguns modelos

Todos os modelos

Todos os modelos

NFC

Não 

Sim, limitado

Sim, limitado

Wi-Fi

802.11n

802.11ac

802.11ac

Barômetro

Não

Sim

Sim

Cartão SIM

nano-SIM

nano-SIM

nano-SIM

.

YouTube video

Onde comprar

O lugar mais confiável para se comprar (e que você terá certeza que não trocarão a cor do seu aparelho, ou mandarão outro produto no lugar) é a Apple Store Online , que ainda divide em 12x iguais ou 24x com acréscimo. Há também outras lojas online onde você pode encomendar o seu:

Apple Store Online
Fast Shop
FNAC
Saraiva
Americanas

Botão Voltar ao topo