Dicas de iPhone e iPad

Qual modelo de iPhone 11 e 11 Pro possui compatibilidade com o 4G do Brasil?

Uma pergunta bastante feita por muitos quando um iPhone é lançado é sobre a compatibilidade do 4G. Isso porque nem todos os modelos vendidos pelo mundo possuem total compatibilidade com nossas redes locais. Isso era bem pior antigamente quando havia modelos realmente não compatíveis.

Veja neste artigo como funciona a compatibilidade do 4G de acordo com o país que você comprar o seu iPhone 11.

Bandas 3 e 7

A primeira frequência 4G implementada no Brasil foi a 2.600MHz (banda 7), a mais comum no país e presente nas grandes cidades. Depois disso, algumas operadoras começaram a expandir o sinal, usando também a faixa de 1.800MHz (banda 3).

Ambas as bandas (3 e 7) são suportadas por todos os modelos de iPhone 11 e 11 Pro vendidos no mundo. Então, se hoje você vive em uma região coberta por uma dessas duas bandas, pode comprar o iPhone 11 em qualquer lugar no mundo.

Banda 28

Com o final da TV analógica, uma nova banda 4G começou a ser implementada no país: a 28 (700MHz APT). Ela serve para complementar a banda 7, pois a menor frequência é capaz de atravessar construções com melhor facilidade, aumentando o sinal no interior de prédios, por exemplo.

Modelo Anatel

Os iPhones 11 foram homologados pela Anatel, com os seguintes códigos de modelos:

  • iPhone 11: Modelo A2221
  • iPhone 11 Pro: Modelo A2215
  • iPhone 11 Pro Max: Modelo A2218

Eles possuem suporte às três bandas (3, 7 e 28) e funcionam sem problema nenhum na rede 4G brasileira. São os mesmos vendidos em países da Europa, Oriente Médio, Austrália, Índia, Japão e México.

O modelo vendido nos EUA não possui suporte à banda 28, apenas às outras duas (3 e 7). Ou seja, se você comprar um aparelho nos Estados Unidos ou Canadá, continuará podendo se conectar na rede 4G brasileira em outras frequências.

Porém, caso a região que você estiver possuir apenas a cobertura da banda 28, seu iPhone funcionará no 3G somente, até encontrar outra frequência 4G disponível.

É grave?

Hummm.
Grave não é, mas digamos que é bem chato você pagar um dinheirão em um aparelho que às vezes não é capaz de se conectar em uma rede mais rápida. Isso, claro, é um problema maior para quem vive em cidades com a banda 28 já implementada. Mas como saber se é seu caso?

Quer saber qual banda 4G cobre a região em que você se encontra?
No seu atual iPhone provavelmente é possível ver isso. Veja como:

  PASSO 1   Conecte-se na rede 4G de sua operadora.

  PASSO 2   No aplicativo Telefone, digite a seguinte sequência de caracteres: *3001#12345#* e toque no botão verde.

  PASSO 3   Você será direcionado diretamente a um menu oculto, que permite verificar o status das redes que o iPhone tem acesso naquele momento. Toque na opção LTE (lembrando que você precisa estar conectado na rede 4G).

  PASSO 4   Toque na opção Serving Cell Info.

iPhone 11 compatibilidade com o 4G

  PASSO 5   Procure a opção freq_band_ind. Ela dirá a você em qual banda 4G o seu aparelho está conectado naquele momento.

iPhone 11 compatibilidade com o 4G

No exemplo acima, o aparelho está conectado na banda 3. Isto significa que, se o mesmo usuário estivesse com um iPhone 11 comprado nos Estados Unidos, ele conseguiria mesmo assim se conectar na rede 4G no mesmo lugar, pois é coberto pela banda 3.

Use o truque acima para ver quais bandas você atualmente usa e se a falta da 28 seria um problema para você. Claro que, no futuro, a banda 28 pode se expandir mais e aí sim fazer diferença na cobertura de algumas regiões. Você precisa avaliar se isso será ou não um problema para você comprar agora o seu iPhone.

Fonte
Apple
Botão Voltar ao topo