Notícias

Apple permite (por enquanto) voltar do iOS 8 para o iOS 7.1.2 (Atualizado)

iOS 7.1.2

Atualização (26/09): A Apple deixou de assinar o iOS 7.1.2, tornando assim impossível o downgrade para esta versão do sistema ao seguir o tutorial abaixo.

Geralmente quando a Apple disponibiliza um iOS novo, ela para de assinar (ou seja, validar) o iOS que foi substituído, fazendo com que o downgrade simples seja impossível. No entanto, pelo menos por enquanto, ainda é possível voltar para o iOS 7.1.2 caso você já tenha instalado o iOS 8. Confira abaixo o processo para voltar ao iOS antigo:

Aviso: para voltar ao iOS 7.1.2 você terá de abrir mão do seu backup, já que uma vez de volta aos iOS 7.1.2 você não poderá restaurar os seus dados a partir do backup do iOS 8. Portanto, salva o máximo das suas fotos, dados e arquivos antes o fazer o downgrade.

Passo 01

Faça backup do seu aparelho. Dessa forma, se algo der errado, você poderá voltar ao iOS 8. Se você não souber como fazer backup, temos um guia bastante completo que ensina o passo a passo neste link.

Passo 02

Baixe o firmware do iOS 7.1.2 para o seu computador. Os links para cada aparelho estão no final deste post.

Passo 03

Conecte o seu aparelho ao iTunes, e aguarde que a tela correspondente a ele seja exibida.

iTunes

Passo 04

Se estiver usando um Mac, segure a telca Option do teclado, e em seguida selecione o botão Restaurar iPhone. Se estiver usando um PC, segure a tecla Shift antes de selecionar Restaurar iPhone.

Atualização: Uma versão anterior deste artigo informava que era necessário selecionar o botão Buscar Atualização. A informação foi corrigida para a opção certa. Agradecimentos ao leitor Neto Corrêa pelo alerta.

Restaurar

Passo 05

Encontre no seu computador o arquivo IPSW que você baixou no Passo 02, e aperte Abrir.

Download

Passo 06

Aguarde até o final do processo. O seu iPhone deverá reiniciar já com o iOS 7.1.2 instalado. Caso você tenha algum backup do iOS 7.1.2 salvo no seu computador ou no iCloud, você poderá restaurar para ter seus dados de volta. No entanto, caso você só tenha backup do iOS 8, não poderá restaurar a partir de um backup. Neste caso, será como se você tivesse um iPhone novo. ;)

Lembrete: este processo de downgrade poderá parar de funcionar a qualquer momento, se a Apple parar de assinar o iOS 7.1.2. Se estiver pensando em fazer o downgrade, seja rápido!

Links de download do IPSW

[mark]O modelo referente ao seu aparelho está impresso na parte de trás dele[/mark]. Confira-o bem antes de baixar.


iPhone

iPad

iPod touch

  • iPod touch 5ª geração: link

Botão Voltar ao topo