A vida de usuário brasileiro da App Store sempre foi sofrida, porque muitos se viam “obrigados” a usar uma conta americana (com créditos de gift card) para poderem adquirir jogos que não existiam na loja nacional.

Com a chegada da categoria Jogos no Brasil, isso mudou, pois agora qualquer um pode comprar normalmente com cartão brasileiro (internacional) em contas nacionais. Para não perder o que já se comprou na conta americana, uma solução é transferir o país dela para o Brasil, registrando um cartão de crédito brasileiro e regularizando de vez a situação.

O problema é que a Apple só permite a transferência de país se todos os créditos adicionados com gift cards forem utilizados. Se sobrar alguns centavos que não derem nem para comprar um aplicativo de $0,99, a transferência de país não pode ser realizada.

Felizmente há uma maneira de resolver isto. Veja aqui como.

Se você estiver passando por este problema, a solução é pedir para a Apple zerar seus creditos. Você os perderá, mas pelo menos conseguirá realizar a transferência de país.

Antes de tudo, reflita bem se “nacionalizar” sua conta é realmente necessário. Você continuará podendo atualizar normalmente os aplicativos que adquiriu nos EUA, mas eles não aparecerão na lista de apps Comprados (leia também: “Entenda as consequências de mudar o país da sua conta da App Store“). Sugerimos só trocar de conta se você realmente não aguenta mais ter várias contas na App Store.

Se decidiu trocar, vamos em frente. Primeiro, se você tiver mais de $0,99 de saldo, compre alguma coisa, para aproveitar os créditos. Se você tem uma conta que cobra taxas, mude para um estado americano que não cobre impostos (veja como aqui).

A Apple tem um canal de suporte onde recebe todos os pedidos e reclamações dos clientes. É por ele que você irá pedir para eliminarem seus créditos para que você possa mudar de país. Você precisará de uma noção mínima do idioma inglês para fazer o pedido. Afinal, a Apple não pode saber que você era um brasileiro que estava fazendo gambiarras para comprar jogos, pois isso é contra as regras dela (ela na verdade sabe, mas se você não deixar claro, ela não pode fazer nada).

Pronto para começar?

Passo 1 - Vá na página Express Lane e escolha iTunes.

Passo 2 - Selecione iTunes Store e depois “Account Management”. Clique em Continue.

Passo 3 - Selecione “Account Billing” e preencha os dados de acordo com seu aparelho. No país, escolha “Estados Unidos” e clique em Continue.

Passo 4 - A página irá pedir para que você conecte-se na sua conta americana da App Store. Faça isso.

Passo 5 - É aqui que você vai escrever (em inglês) que você está se mudando para o Brasil e gostaria de mudar também a sua conta na App Store, mas não consegue porque ainda possui créditos nela (“credit balance“). Diga que você autoriza remover estes saldo para poder transferir a conta.

Sabemos que seria bem mais fácil para vocês se publicássemos aqui uma resposta pronta em inglês para todos usarem. Mas acho que a Apple iria desconfiar se começasse a receber, de repente, centenas de pedidos exatamente iguais. Por isso, o melhor é que cada um crie seu próprio texto fazendo este pedido.

O prazo padrão que eles dão para a resposta é de 24h, mas em muitos casos a mudança é feita bem antes. Depois dos créditos zerados, você já pode mudar o país da sua conta. Se você ainda não sabe como fazer isso, siga nosso tutorial.

Esta ótima dica nos foi passada pelo nosso leitor Frank Penha. :)

Conteúdo original © Blog do iPhone