2012AplicativosARQUIVO

Revista Carta Capital é uma das primeiras no país a ser compatível com a Banca do iOS

O iOS, a partir da versão 5.0, trouxe a Banca (Newstantd), uma maneira mais fácil e prática do usuário baixar e assinar revistas digitais, pois com apenas um clique, é possível baixar automaticamente as novas edições assim que elas ficam disponíveis.

Mas as revistas brasileiras ainda não adotaram o novo sistema, por uma questão econômica: além de ficar com 30% das vendas, a Apple, com a Banca, preserva a privacidade dos usuários, e as editoras não querem perder o acesso às informações pessoais dos leitores (como endereço, nome completo e dados de pagamento).

Felizmente, este pensamento pode estar começando a mudar. A revista Carta Capital é a primeira de circulação nacional a ser compatível com a Banca.

O aplicativo é de graça e as revistas são compradas individualmente. É possível fazer uma assinatura que faz o preço de cada revista ser ainda menor, que são baixadas automaticamente assim que estiverem disponíveis. O usuário só recebe um aviso dizendo que a revista que ele assinou já está pronta para ler. Muito prático.

Pequeno defeito: a revista ainda não está disponível em versão Retina para o novo iPad, o que faz as letras ficarem serrilhadas. Mas neste ponto, praticamente nenhuma revista ainda está adaptada ao novo formato. A primeira brasileira a oferecer suporte à tela Retina é a Revista IATE (link da App Store).

Nosso objetivo aqui não é defender nenhuma revista ou dizer qual tem o melhor conteúdo. Mas aproveitamos nosso espaço no cenário nacional para defender uma melhoria para os usuários de iOS. A Banca é um benefício aos usuários que todos temos que lutar para ter. Afinal, muitas editoras ainda tem o pensamento retrógrado de querer ter o poder sobre o leitor e cobrar mais que a versão impressa. Editoras no mundo inteiro estão se dando conta que vender no formato iPad suas revistas, por um preço menor, compensa financeiramente, pois aumenta em quantidade de venda e em divulgação.

Enquanto nossas editoras continuarem a pensar pequeno, o espaço da Banca no iOS continuará sendo algo inútil que não pode nem ser apagado da tela do iPhone e iPad. Por isso mesmo, temos todos que lutar para pressionar as editoras a adotar o novo formato. A Carta Capital deu o primeiro passo e por isso merece nosso destaque.

No momento da publicação deste artigo, a revista foi temporariamente retirada da App Store, provavelmente devido a algum bug. Assim que ela voltar, atualizaremos este artigo com o novo link.

Botão Voltar ao topo