2012ARQUIVONotícias

Lapso do iOS (e do Android) permite qualquer aplicativo ter acesso às suas fotos

O problema não é nada novo, mas pode ser considerado um lapso, principalmente para a Apple que sempre procurou defender a privacidade do usuário. Por um problema de conceito no iOS, qualquer aplicativo pode ter acesso ao álbum de fotos do usuário caso este permita o acesso à geolocalização.

A Apple sempre foi “chata” com privacidade (e isso é bom), fechando o sistema e obrigando os aplicativos a sempre pedirem permissão ao usuário cada vez que eles tentem acessar dados pessoais, como endereço, localização e fotos. Mas por alguma estranha razão, os aplicativos que ganham permissão à localização conseguem, automaticamente, acessar o álbum de fotos, sem avisar o usuário. Ou seja, você pode estar dando bem mais autorizações ao aplicativo do que gostaria.

Eu mesmo já tinha percebido isso uma vez, quando tentei enviar uma foto a outro iPhone através do aplicativo Bump. Primeiro ele perguntou se eu permitia compartilhar minha localização e eu neguei, por considerar que ele não precisaria saber onde eu estava no mundo para funcionar. Depois disso, não consegui mais compartilhar nenhuma foto até eu habilitar manualmente a localização. Na época, não achei que o fato fosse grave.

O sistema de localização sempre esteve atrelado às fotos desde o iPhone 3G, pois todas as fotos tiradas no aparelho recebem uma tag de localização.

A Apple parece já estar ciente do problema e tentará arrumá-lo.

O roubo de fotos por um aplicativo de terceiros parece ser algo não muito concreto, pois ele precisaria enviar para o servidor uma enorme quantidade de imagens (geralmente entre 5 e 8 megapixels, dependendo do aparelho), o que significaria um custo gigantesco para o desenvolvedor, cuja maioria das imagens talvez não servisse para nada. Questionável a utilização desta falha.

Seja como for, é uma falha e a Apple deve se esforçar para arrumá-la. O sistema Android possui o mesmo problema, com o agravante que ele nem sequer pede autorização para nada. O pessoal do Google nem pretende mudar isso, pois diz que adotaram o mesmo princípio dos sistemas de computador, em que os aplicativos não pedem permissão para acessar fotos.

via Engadget

Botão Voltar ao topo