2011ARQUIVOEditorialOpinião

[opinião] Privacidade alheia não é notícia

Editorial

Em meados de fevereiro deste ano, uma foto de Steve Jobs saindo de uma clínica de tratamento rodou os sites do mundo inteiro, com a alegação de que ele só teria 6 semanas de vida, segundo “um especialista”. Na época, o Blog do iPhone se negou a publicar a notícia por dois motivos: primeiro, quem era esse especialista mágico que tirava laudos médicos apenas com fotos? Segundo, porque a vida particular de Steve Jobs (assim como a dor vivida com sua doença) diz respeito a ele e à sua família, e ninguém mais.

Portais e revistas de fofocas e de celebridades até fazem isso, pois é assim que ganham o seu dinheiro. Mas sites de notícia, na nossa opinião, devem se focar em notícias relevantes ao seu público e não ficar repetindo fofocas.

As tais 6 semanas se passaram, e ele até apresentou duas keynotes depois disso, a do iPad 2 e a WWDC. A foto, que parecia tão contundente, não provava nada.

Ontem, um site de celebridades (que ficou famoso ao ser o primeiro a noticiar a morte de Michael Jackson) publicou uma foto recente de Jobs, onde parece ser a clínica de tratamento em que ele trata sua doença. De improviso e certamente sem autorização, a foto mostra uma debilidade indigna de ser explorada publicamente por sites menos escrupulosos. É a intimidade de um homem que está sendo vendida em troca de page views, o atual “ouro” da internet.

Este Blog assume a mesma posição que tomou em fevereiro, se recusando a alimentar este tipo de notícia sensacionalista que não contribui em nada com a comunidade, além de ser desrespeituosa com um grande homem que tanto nos deu. Não é roubando a intimidade de alguém e a expondo em público (sabe-se lá quanto foi pago pela tal foto) que este mundo ficará melhor.

Dezenas de vocês estão nos enviando a sugestão de publicar a foto aqui. Agradecemos muito a intenção de todos em ajudar, mas pedimos para que não nos peçam mais, pois não entraremos nesse jogo.

Um homem que mudou o mundo tecnológico (e influenciou um pouquinho que seja a vida de cada um de nós, usuários de iGadgets) não merece ser exposto assim, crua e indignamente, por quem só quer vender notícia.

Botão Voltar ao topo