2010ARQUIVO

Aplicativo VLC pode ser retirado da App Store por infringir as regras GPL

Se você ainda não pegou o seu, seja rápido e aproveite, pois o aplicativo VLC corre sérios riscos de ser retirado em breve da App Store.

Isso porque um dos criadores originais do VLC Media Player para computador, o francês Rémi Denis-Courmont, escreveu uma carta formal à Apple sobre a distribuição da versão para iOS (e desenvolvida por outras pessoas), avisando que o aplicativo violava uma das regras fundamentais da licença GPL (General Public License), que é a distribuição sem nenhum tipo de DRM (Digital Rights Management).

Todo o aplicativo distribuído pela App Store possui uma proteção que não permite que ele rode em outro aparelho não autorizado. É por isso que se você passar por email para um amigo, por exemplo, aquele jogo que comprou para iPhone, ele não rodará, pois é necessário a senha da conta iTunes do comprador. Este é o DRM da Apple, que vai contra o GPL.

Rémi admite que, nesse caso, a culpa nem é da Apple, e sim dos desenvolvedores que já sabiam de tudo isso ao enviarem o aplicativo para a publicação na loja. A sua intenção é de apenas colocar a Maçã a par deste detalhe, deixando claro que a permanência do app é irregular. Porém, ele aproveita para dar uma cutucada, ao dizer que tem consciência que os usuários de iPhone e iPad serão privados de usar o VLC por culpa da política restritiva da loja de aplicativos.

Se você ainda não pegou o seu, corra.

via

Botão Voltar ao topo