Legal essa App Store Brasil, mas… cadê os jogos?
Pois é, foi uma das primeiras perguntas que nos fizemos e logo percebemos que nós no Brasil não temos acesso à todos os aplicativos liberados para o público americano. Mas por que isso? Injustiça?

Bom, as causas não são muito claras, mas o fato é que nem todos os aplicativos estão disponíveis em todos os países, alguns são limitados geograficamente. Mas ficamos sem nenhum jogo? Pois é, o problema é que todos os jogos eletrônicos vendidos no país precisam de autorização do Ministério da Justiça

Mas enquanto o ministro não libera, que tal se inscrever na App Store americana para ter acesso à todos os aplicativos que a brasileira não tem? Ou na da Uruguaia, para usar um cartão internacional brasileiro?

Vimos pela internet alguns métodos, mas nenhum nos satisfez. A maioria usa sites que divulgam códigos para músicas gratuitas. O problema é que esses códigos têm limite de tempo, e aí o nosso tutorial logo ficaria defasado.

Até que descobrimos um método de inscrição fácil na App Store. Não precisa pegar código, visitar site, nada disso. Uma solução simples, como já é típico aqui do Blog. E para demonstrá-la, fizemos um pequeno vídeo explicativo. Para ficar mais fácil de explicar, você precisará visualizar a barra lateral que sempre existiu no iTunes, mas que na nova versão 11 ela ficou escondida. Abra o iTunes e se ela ainda não estiver visível, aperte as teclas CTRL+S (isso no Windows; se você usa Mac, vá no menu Visualizar e selecione Mostrar Barra Lateral).

O bom de abrir uma conta na loja dos Estados Unidos é que você leva, de quebra, a possibilidade de baixar as capas dos CDs diretamente no iTunes, além de poder pegar a música gratuita da semana disponibilizada pela iTunes Store a cada 7 dias. Legal, não é?

Obviamente, como você optou por não informar o número do cartão de crédito (pois somente os americanos são aceitos, internacional do Brasil não vale), você só poderá baixar os aplicativos gratuitos. Você pode colocar créditos comprando Gift Cards do iTunes no eBay ou Mercado Livre. Mas tome muito cuidado para não ser enganado nestes lugares, procure sempre alguém que mostre muita segurança (um site no qual confiamos bastante é esse aqui).

NOTAS:
- Este truque vale para abrir contas em qualquer país
- A Apple ultimamente alterou seu sistema de identificação de endereços, obrigando a fornecer um endereço que realmente exista. Por isso, é importante procurar no Google o endereço exato de um restaurante ou loja existente.
- Pode-se fazer várias contas diferentes, mas cada uma precisa de um endereço email diferente
- Caso você não encontre a opção NONE, você pulou alguma parte, pois o processo continua o mesmo, a Apple não mudou nada.
- Na hora de escolher no Google um endereço americano qualquer, escolha um CEP de um Estado que não cobre imposto local. Veja a lista deles aqui.
- Se você está tendo problema do tipo “Este aplicativo nao está autorizado a executar neste computador”, procure no iTunes o menu LOJA e escolha a opção “Autorizar este computador”.
- É importante ter sempre o último iTunes instalado: http://www.itunes.com.