AppleiOS 18

Apple estaria em negociações com o Google para usar a infraestrutura do Gemini no iOS 18

Segundo informações divulgadas por Mark Gurman da Bloomberg, a Apple estaria atualmente em negociações com o Google para incorporar a engine de inteligência artificial Gemini nos dispositivos iPhone.

Mas ao contrário do que muitos veículos de comunicação estão divulgando, a ideia pode não ser integrar o Gemini ao iOS e sim usar a estrutura em nuvem do Google para a Apple oferecer sua própria solução de Inteligência Artificial.

Conforme relatado, Apple e Google estão em “negociações ativas” para possibilitar que a Apple licencie os modelos de linguagem generativa do Google, com o objetivo de implementar novas funcionalidades no iOS 18.

No entanto, as empresas ainda não definiram os termos específicos da parceria, incluindo aspectos de marca e implementação técnica.

A Apple precisa do Google

Com o lançamento do iOS 18 previsto para setembro deste ano, a Apple almeja introduzir capacidades avançadas de IA no sistema operacional do iPhone, com um foco especial em funcionalidades que operam de forma autônoma, sem necessidade de conexão com a internet.

Os esforços da Apple com LLM parecem direcionados para o processamento no dispositivo, mas existem algumas tarefas de IA que requerem computador na nuvem, e a Apple simplesmente não tem (e provavelmente não quer construir) a infraestrutura para isso.

Para suportar recursos adicionais baseados na nuvem, como a criação de imagens e redação de textos a partir de comandos simples, a Apple busca um parceiro com a infraestrutura necessária já estabelecida.

quem acredite que somente o Google poderia lidar com tais recursos se incorporados ao iOS. A OpenAI, criadora do ChatGPT, atualmente está enfrentando problemas de altíssima carga em alguns momentos, e a avalanche de tráfego que viria da integração no iOS teria tudo para só piorar a situação.

Desenvolvendo a própria IA

A Apple tem desenvolvido internamente tecnologias de IA generativa, tipo um “Apple GPT”, e também trabalhado no framework “Ajax” para modelos de linguagem de grande escala.

A empresa investe milhões diariamente em pesquisa de IA conversacional.

No entanto, frente aos avanços de empresas concorrentes, a parceria com o Google pode ser um acelerador neste processo de se estabelecer no já tão competitivo mercado de IA.

Botão Voltar ao topo