Notícias

Falso alerta de vírus atinge alguns usuários de iPhone em sites brasileiros

Esta semana, alguns leitores nos tem reclamado de alguns avisos estranhos que começaram a aparecer ao acessar alguns sites pelo iPhone. Nestes avisos, um alerta falso diz que o aparelho está supostamente infectado com vírus e é necessário a instalação de um aplicativo. Mas tudo isso, claro, é falso.

Ainda não se sabe a razão deste aviso aparecer e nem como ele aparece. Não é para todos, mas muitos estão reclamando que ele está aparecendo ao visitar sites como a globo.com e do jornal O Globo. Em um único caso, um leitor diz ter visto também ao acessar o Blog do iPhone. Nós testamos o acesso a todos estes sites e não conseguimos reproduzir o problema em nosso iPhone.

Não sabemos ainda como esse scareware (que faz publicidade assustando o usuário) funciona, se é algo no código dos sites ou se tem a ver com o aparelho do usuário. Foi aberto um tópico em nosso fórum para tratar do assunto. Se você tiver alguma informação que nos ajude a resolver este mistério, por favor, contribua.

O usuário Vent deu uma pista que pode ser a causa do problema: envenenamento de DNS. Ou seja, as propagandas podem ser introduzidas na rede em que o usuário se conecta, e aí o site visitado não tem nada a ver com o problema, com os hackers escolhendo aqueles de maior tráfego. Há um artigo no próprio G1 falando nisso (leia e depois volte aqui para comentar).

Se você presenciar este aviso em algum site pelo iPhone ou iPad, não entre em pânico. Ele é falso e só quer te assustar. Neste caso, feche o Safari e limpe o cache do navegador (Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites) e tente mudar de rede. Se não for possível, mude o DNS do seu aparelho, com a ajuda deste tutorial.

É sempre bom lembrar, principalmente para os mais novos: o iPhone e o iPad não têm vírus e, por essa razão, não existe nenhum aplicativo externo capaz de funcionar como antivírus.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo