Muitos leitores estão tendo problema ao tentar atualizar o iOS no iTunes ou diretamente nos seus iPhones ou iPads. Mas o que em princípio parecia um problema nos servidores da Apple, na verdade pode ser culpa do seu provedor brasileiro de internet. Se for o seu caso, veja aqui como solucionar isso.

Segundo nosso leitor Marcelo Hallais, alguns provedores famosos aqui no Brasil (como NET e TVA) bloqueiam os servidores da Apple devido à grande demanda em épocas de atualização. Isso é ilegal e, se você perguntar elas negarão até a morte, mas o fato é que, trocando a configuração DNS, o download acontece sem nenhum problema. Isto é um fato.

Portanto, aprenda agora como mudar seu DNS no iPhone, iPad ou computador, permitindo que qualquer um possa fazer. Usaremos como exemplo o serviço gratuito OpenDNS, pois o do Google não funcionou bem em alguns casos.

Esta manipulação não tem nenhum custo e não prejudica em nada a sua rede Wi-Fi no qual está acostumado a se conectar. Pode, em alguns casos, até mesmo melhorar sua conexão.

Trocando o DNS no iPhone, iPod ou iPad

Siga o passo a passo para trocar o DNS no seu aparelho:

Passo 1: Abra o aplicativo Ajustes, no menu Wi-Fi.

Passo 2: Escolha a sua rede e toque no botão azul, com a seta.

Passo 3: Você verá o campo DNS, com alguns números já presentes. Toque nele e apague-os (se você quiser se garantir, copie-os e cole no aplicativo Notas, como segurança).

Escreva os seguintes números, relativos ao OpenDNS, assim como eles aparecem aqui:

208.67.222.222, 208.67.220.220

Passo 4: Toque no botão “Redes Wi-Fi” na barra superior, para voltar à lista de redes. Seu aparelho deve então se conectar com as novas configurações.

Pronto. Tente novamente atualizar o sistema e, provavelmente, ele não apresentará mais problemas. :)