Notícias

Apple registra novos recordes em resultados fiscais do 3º trimestre de 2014

iPhone 5s

A Apple divulgou hoje os resultados do período fiscal que terminou em 28 de junho de 2014, e mostrou mais uma vez um recorde de vendas de iPhones, em relação ao mesmo período do ano passado.

Durante o período a Apple vendeu 35,2 milhões de iPhones, 13,2 milhões de iPads, 4,4 milhões de Macs e 2,9 milhões de iPods. A receita ficou em U$37,4 bilhões com lucro líquido de U$7,7 bilhões.

receitaQ3 iPhonesQ3 iPadsQ3

Em um comunicado à imprensa, Tim Cook disse:

“Nosso faturamento recorde para o trimestre de junho foi alimentado pelas fortes vendas de iPhones e Macs e a o crescimento contínuo da receita vinda do ecossistema da Apple, conduzindo nosso maior crescimento de ganhos por ação nos últimos sete trimestres. Nós estamos muito empolgados com o lançamento vindouro do iOS 8 e do OS X Yosemite, e também de novos produtos e serviços que mal vemos a hora de apresentar.”

Neste mesmo comunicado, Luca Maestri, novo CFO da Apple e substituto de Peter Oppenheimer disse: “Nós geramos U$10,3 bilhões em fluxo de caixa das nossas operações e devolvemos mais de U$8 bilhões para os nossos acionistas através de dividendos e recompras de ações durante o trimestre de Junho. Já usamos mais de U$74 bilhões dos nossos U$130 bilhões dedicados ao programa de recompra de ações a 6 trimestres da sua conclusão“.

É curioso notar que, enquanto as vendas de iPhone não param de crescer, a venda de iPads mais uma vez sofreu uma queda em relação ao mesmo período do ano passado. Isso aconteceu já no último relatório, em abril.

Alguns dados interessantes surgiram durante a conferência telefônica que Cook e Maestri fizeram com investidores e analistas:

  • As vendas internacionais representaram 59% das vendas no período.
  • O iTunes é o negócio com crescimento mais rápido para a Apple graças à renda vinda da App Store
  • Mais de 50% dos iPads vendidos são para novos clientes.
  • A Apple fez 29 aquisições de empresas desde o ano fiscal de 2013. E 5 delas aconteceram nos últimos 3 meses.
  • 100.000 iPads são usados por oficiais do governo da Suécia.
  • A Nestlé usa 25.000 iPhones em todo o mundo.
  • A App Store já conta com 75 bilhões de downloads cumulativos, e desenvolvedores já receberam U$20 bilhões, sendo que metade deste valor foi paga só nos últimos 12 meses.
  • 13 milhões de iPads já foram vendidos em todo o mundo até hoje para programas educacionais.

Agora vamos ver como os analistas conseguirão transformar estes números em más notícias a partir de amanhã. ;)

Botão Voltar ao topo