Notícias

Barrado pela Apple, AppGrátis aposta agora no Android

AppGrátis Android

Depois de ter o seu aplicativo barrado da App Store por promover outros aplicativos (isso é contra as regras da loja, mas diversos outros ainda fazem), os desenvolvedores do popular AppGrátis resolveram investir em outra faixa de público e estão lançando hoje sua versão para Android, no Google Play.

É um aplicativo popular (um dos mais baixados em 2012) que passa para a loja concorrente. Será interessante observar o que isso irá resultar no mercado de apps, pois parece claro que a App Store hoje não está mais tão sozinha como em alguns anos atrás. Será que este controle excessivo que a Apple impõe aos aplicativos terá ainda espaço por muito tempo? Se diversos desenvolvedores resolverem não acatarem mais as limitações da Apple e abandonarem a plataforma por encontrarem na concorrência um ambiente mais tranquilo para desenvolverem seus negócios, será que isso não limitará também nossas opções como usuários?

AppGrátis no Google Play

As regras da App Store são, por vezes, rígidas até demais. Por exemplo, se quiséssemos disponibilizar um aplicativo do Blog para nossos leitores e resolvêssemos colocar o óbvio nome de Aplicativo Blog do iPhone, ele seria imediatamente recusado pela Apple justamente por causa do nome. Ela barra qualquer nomenclatura que use uma marca registrada por ela (iPhone, iPad, iPod, iOS, etc).

É bem verdade que a Apple possui o direito sobre a marca iPhone (ainda não no Brasil), mas parece claro que nossa intenção nunca foi tomar a marca para nós e sim divulgar os produtos dela para milhares de brasileiros. Quantos de vocês não compraram iPhones ou iPads influenciados pelo que leram aqui no Blog?

Esta rigidez, que parece ser resultado de um excessivo senso de proteção, pode ser prejudicial para a loja se continuar assim por muito tempo. A concorrência está crescendo e ganhando cada vez mais espaço e se tornando uma alternativa interessante para os desenvolvedores. Se a Apple começar a fechar muitas portas, eles deixarão de investir em nossa plataforma e quem sairia perdendo seria nós, usuários.

Conteúdo original ® Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo