Notícias

Apple revela que guarda por 2 anos a gravação de tudo o que é dito para o assistente Siri

Siri em português
Não, o Siri ainda não entende o português. Imagem meramente ilustrativa.

Não é nada grave e não há motivo para nenhum escândalo. A Apple revelou para a revista Wired que grava registros do que os usuários dizem ao assistente virtual Siri, pelo período de 2 anos. Isso é feito para a melhoria do sistema.

O registro acontece da seguinte maneira: o usuário, ao usar o Siri, tem sua voz gravada e enviada para os servidores da Apple, que analisam o que foi dito e retornam a resposta para a questão feita (é por isso que a função só funciona com uma conexão internet). Mas este registro não é apagado imediatamente. A ele é associado um número aleatório, que mantém a gravação de forma anônima no banco de dados por 6 meses para ser utilizado no caso de você usar novamente a função. Isso ajuda ao servidor ser mais rápido na resposta, pois ele já interpretou anteriormente algumas palavras suas.

Esta gravação não é associada ao usuário e é feita de forma anônima. Ou seja, se ela quisesse, não poderia procurar por frases que você disse.

Depois de 6 meses, a gravação deixa de ser associada ao tal número aleatório e passa a fazer parte do banco de dados global, para que ele melhore o serviço naquele idioma. Depois de 2 anos da gravação realizada, ela é eliminada do banco de dados. É interessante notar que o próprio usuário pode apagar imediatamente todos os seus registros do banco de dados da Apple, simplesmente desabilitando a função Siri no aparelho.

Seja como for, os brasileiros ainda não tem o que se preocupar, pois a função ainda não está adaptada para nossa língua.

Vale lembrar que outros serviços como o Google guardam muito mais informações sobre seus usuários, nem sempre de forma anônima, e ninguém nunca pareceu se importar com isso.

fonte: Wired

Botão Voltar ao topo